Encontré Joyas Espirituais 2021, Semana De 30 de agosto a 5 de setembro, Deuteronômio 31 a 32, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 30 de agosto a 5 de setembro de 2021, Deuteronômio 31 a 32.

Vamos Encontrar Pérolas Escondidas (10 min.)

31:12 de Dt. Como os pais podem colocar esse princípio em prática? (w04 15/9 27 par. 11)

Neste texto está escrito que “todo o povo de Israel, homens, mulheres e crianças se reuniram com o propósito de ouvir e aprender a temer a Jeová”. Portanto, assim como aconteceu no caso dos israelitas, os servos de Deus hoje, especialmente nós pais, temos a responsabilidade de que nossos filhos, sejam eles crianças ou jovens, estejam nas reuniões congregacionais para “ouvir e aprender. A temer a Jeová .

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sentar com seus filhos nas reuniões. Desta forma, garantirão que ouçam a palavra de Deus, aprendam e sigam as suas orientações, beneficiando a todos e fortalecendo a fé de toda a família.

Pois os pais devem ensinar os filhos a se esforçarem para ouvir e aprender o que é dito nas reuniões e a se comportar de maneira digna e cortês nas reuniões e no salão do Reino.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

Deuteronômio 31:30. Moisés recitou do "início ao fim a letra da canção" para toda a nação de Israel, não era apenas uma bela poesia, mas também tinha a intenção de ajudá-los a entender que o que a letra dizia era baseado em eventos verdadeiros. Isso me ENSINA: que hoje é igual, as letras das canções pretendem nos ajudar a compreender o que representa a vida cristã: as alegrias, as bênçãos, as tristezas, os medos e as decepções. E, acima de tudo, destaca como nosso "amoroso Deus Jeová" deve ser louvado e glorificado por toda a eternidade.

Deuteronômio 32: 4. Moisés é um homem digno de imitação: errou, aceitou a disciplina de Jeová e continuou a confiar nele, até o fim disse que “Jeová era fiel, justo e reto”. Isso me ENSINA: que, se cometemos um erro e fomos disciplinados, não devemos chegar ao extremo de nos ressentir ou reclamar, nem devemos permitir que a culpa nos faça sentir indignos diante de Jeová. Em vez disso, continuemos a confiar em Jeová e a seguir seus padrões supremos porque ele é um “Deus fiel, justo e justo” que está disposto a abençoar todos os que se arrependam de coração.

Nesta parte do cântico de Moisés, podemos apreciar como ele entendeu a justiça de Jeová ao declarar que ela é justa e correta, a justiça de Jeová, como as outras facetas de sua personalidade única, é perfeita, sem qualquer deficiência e não é nem muito equilibrada nem muito tolerante nem muito severa, então podemos reconhecer que Jeová é perfeito em seu senso de justiça e podemos confiar nessa justiça e que ele saberá o momento certo quando cumprirei sua sentença contra todos os que desafiam sua autoridade.

Deuteronômio 31: 6. Quando os israelitas estavam na entrada da Terra Prometida, era muito apropriado que Moisés lhes dissesse para serem fortes e corajosos, porque Jeová estava indo com eles e não os abandonaria. Isso me ENSINA: que hoje é o mesmo, estamos no limiar de um novo mundo, por isso é muito apropriado que o "escravo fiel" nos incentive a ser fortes, corajosos, pois confiamos totalmente em Jeová, para que possamos siga em frente através do deserto deste mundo perverso de Satanás. Certamente, quando atingirmos a meta, seremos recompensados ​​por manter a força, a coragem, a fé e a confiança em nosso Deus, Jeová.

Moisés encorajou o povo a não confiar em Jeová apenas para a satisfação de suas necessidades materiais, mas em um sentido mais amplo, eles deveriam se lembrar que ele fornecia a tempo o que eles precisavam para viver, ele os guiava por meio de uma nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite, esperava-se que os habitantes da terra resistissem, mas Jeová havia marchado com seu povo por décadas, então não havia motivo para temer, os israelitas tinham muitos motivos para confiar em Jeová.

Deuteronômio 31: 20-21. Jeová do céu observou a inclinação do ser humano, para que pudesse predizer que a nação de Israel, em geral, quebraria o pacto que ele havia feito com Ele. No entanto, Jeová esperava que cada pessoa respondesse ao seu conselho, e ali foram aqueles que fizeram. Isso me ENSINA: que embora Jeová tenha a capacidade de prever o futuro e saiba que todos os humanos, em geral, têm inclinação para o mal, Ele quer que cada um de nós use bem o livre arbítrio que nos deu e que escolhemos com sabedoria seus conselhos registrados na Bíblia, para que possamos obter a salvação e a vida eterna.

Deuteronômio 31: 24-26. Moisés fez com que homens fiéis cuidassem para que os registros originais da lei fossem preservados com segurança ao lado da arca do pacto de Jeová. Isso me ENSINA: que embora muitos escritos antigos tenham desaparecido e sido esquecidos, a Bíblia, que inclui o livro da lei, sobreviveu tanto à devastação do tempo quanto aos ataques de seus inimigos. Isso é possível porque Jeová se certificou de que ela fosse preservada por meio de cópias cuidadosas e precisas para que fossem um guia confiável hoje. Esta é a prova de que a Bíblia é a "palavra" que foi escrita à mão, mas "inspirada por Deus".

Deuteronômio 32:29. Moisés se dirige aos israelitas para encorajá-los a refletir e escolher com sabedoria a trajetória de suas vidas com o objetivo de que pensem “no fim do caminho ou como eles iriam terminar”. Isso me ENSINA: que, como viajantes neste mundo, precisamos refletir e decidir o rumo de nossa vida. Se quisermos ter sucesso, devemos pedir a orientação de Jeová e examinar o “mapa do caminho”, a Bíblia. Além disso, se virmos sinais que indicam que devemos mudar de rumo, não hesitemos em fazê-lo, lembrando que este caminho é estreito e difícil, mas seu destino final é a vida eterna.

Deuteronômio 32: 46-47. Moisés disse aos israelitas que levassem as advertências a sério porque não eram palavras vazias. Era vital que os ouvissem, e aqueles que o fizessem viveriam uma vida longa e próspera. Isso me ENSINA: que nós também devemos levar a sério e apegar-nos à valiosa palavra da verdade, a Bíblia junto com suas advertências. Tenhamos em mente que não são palavras vazias, mas superiores e valiosas que significam vida longa e próspera para quem as escuta e obedece. Portanto, não vamos permitir que nada nos distraia e prejudique nosso relacionamento com Jeová e nosso futuro eterno.

Ao longo dos 40 anos em que estiveram no deserto, Moisés se encarregou de comunicar a eles todas as leis e regulamentos que Jeová ordenou e que queria que o povo cumprisse, todas aquelas palavras garantiam vida e paz na nova região que eram. indo para morar, é por isso que era vital que eles os ouvissem, e aqueles que o fizeram tiveram uma vida longa e próspera, no caso dos israelitas podemos aprender a nos apegar à valiosa palavra da verdade da Bíblia e aproveitar as vantagens de aplicar seus conselhos em nossa vida.

Deuteronômio 31:21. Jeová diz aos israelitas o que eles fariam com tristeza, não indicando que deviam fazê-lo, mas apenas dizendo o que inevitavelmente aconteceria por causa do que estavam fazendo. E é lógico que assim seja, caso contrário não teríamos livre arbítrio.

Deuteronômio 32: 6. Mostra-nos que, embora os israelitas tivessem deficiências consideráveis, Jeová nunca os abandonou ou parou de amá-los; ele lhes deu estabilidade. Isso me ENSINA: que Jeová não nos abandonará quando estivermos passando por dificuldades, ou quando estivermos lutando contra más tendências, se continuarmos a lutar ao seu lado, ele continuará conosco e não nos deixará sozinhos.

Deuteronômio 32:10. Jeová se refere a seu povo como a menina dos seus olhos, com essa metáfora ele mostra como eles são preciosos aos seus olhos e sua prontidão para agir quando o inimigo os toca. Isso nos permite perceber o quanto Jeová nos ama e cuida de nós. Portanto, se estivermos passando por uma situação difícil em que vemos nossa integridade em risco, lembremo-nos de que Jeová está conosco e agirá.

Deuteronômio 32:35. Jeová nos lembra que a vingança é dele, sabendo que isso deve nos motivar a nunca pagar o mal com o mal, não devemos nos vingar ou desejar calamidade para aqueles que nos prejudicam, fazer isso refletiria falta de confiança em Jeová que conhece cada assunto , e dará a cada um de acordo com suas ações.

Deuteronômio 32: 2. Jeová compara sua palavra com orvalho, como chuva suave sobre a grama, e assim deve ser a nossa pregação, ao falar com as pessoas devemos ser como o orvalho: delicado, refrescante e essencial para a vida das pessoas. Além disso, as pessoas devem ver nossas palavras como uma bênção. Se virmos nossa mensagem assim, com certeza falaremos de uma forma atenciosa e revigorante.

Deuteronômio 31: 2. Moisés reconheceu naquela época que o fim de sua vida havia chegado, ele teve uma vida longa e extraordinária, que pode ser dividida em três etapas, seus primeiros quarenta anos foram passados ​​no Egito, onde foi poderoso em suas palavras e ações, Pelos próximos quarenta anos ele residiu em Midiã, onde desenvolveu as qualidades espirituais necessárias para liderar o povo de Jeová e durante seus últimos quarenta anos ele liderou e governou os israelitas, sem dúvida uma vida na qual ele foi capaz de ter um relacionamento íntimo com Jeová. e deixando-nos um exemplo de fé digno de imitação.

Deuteronômio 31: 7, 8. Vemos que finalmente havia chegado a hora de Moisés ter um sucessor para guiar Israel durante o processo de conquista da Terra Prometida, esse escolhido foi Josué a quem Moisés deu certas instruções e encorajamento para que ele carregasse fora sua comissão com toda fidelidade e foi treinado nesse trabalho, Josué deve ter se sentido grato pela ajuda e treinamento que recebeu, aqueles que têm responsabilidades na congregação devem reconhecer que mais cedo ou mais tarde terão que treinar quem será seu substituto, para isso é preciso mostrar humildade.

Deuteronômio 31:23. Quando a hora de sua morte se aproximasse, Moisés teria que ficar com Josué na tenda de reunião, lá Jeová comissionaria Josué e confirmaria a designação como líder do povo de Israel que Moisés havia feito anteriormente quando impôs as mãos sobre ele , Da mesma forma, é Jeová quem continua a designar e confirmar a designação dos que servirão como anciãos nas congregações cristãs. A ajuda desses homens designados pelo espírito santo é de grande benefício para o povo de Jeová hoje.

Deuteronômio 32: 2, 3. Jeová ensinou a Moisés a letra de uma canção e ordenou que ele a ensinasse ao povo, por exemplo, podemos meditar na primeira parte da letra e vemos claramente que Jeová não quer que escondamos sua nomeá-lo ou tratá-lo como se fosse sagrado demais para pronunciar, ele deseja que o mundo inteiro saiba disso. Sem dúvida, foi uma grande honra para os israelitas ter Moisés ensinando-lhes sobre Jeová e seu glorioso nome, e para nós deve ser uma grande honra pregar as boas novas usando a Bíblia para ensinar as pessoas sobre o nome de Deus.

Deuteronômio 32:28, 29. Moisés reconheceu que com o tempo o povo poderia abandonar a Jeová sem pensar nas consequências de suas ações; nos séculos que se seguiram, o povo de Israel, bem como muitos de seus reis, ignoraram as advertências divinas ao demonstrar que falta de julgamento e sua incapacidade de compreensão, podemos evitar muita dor se antevermos cuidadosamente as possíveis consequências das decisões que tomamos na vida e por isso é importante pensar seriamente nas consequências das nossas decisões e dos nossos atos.

Comentários