Encontré Joyas Espirituais: 23 a 29 de agosto de 2021, Deuteronômio 29 a 30.
Vamos Encontrar Pérolas Escondidas (10 min.)
Dt 29: 4. Por que o mau exemplo dos israelitas serve de advertência? (it-2.527).
Porque nos mostra que Jeová permite que os ouvidos espirituais dos desobedientes sejam embotados como os israelitas teimosos e desobedientes que tinham 'ouvidos incircuncisos', ou seja, ouvidos fechados que os impediam de ouvir. Em vez disso, Jeová dá ouvidos de compreensão e obediência aos que o procuram. O apóstolo Paulo predisse que haveria um tempo em que alguns cristãos se afastariam da fé e não iriam querer ouvir a verdade da palavra de Deus, mas prefeririam ter seus ouvidos 'dotados' de coisas agradáveis e, portanto, ouviriam para falsos mestres. Portanto, é um aviso para estarmos em guarda contra esse perigo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Por nos fazer ver como é importante estarmos dispostos a ouvir e aceitar o que Jeová nos ordena, não podemos ser como alguns que preferiram ter os ouvidos dotados de coisas agradáveis, sem se importar de serem falsos mestres. Esses israelitas e alguns cristãos do primeiro século deixaram a Jeová por causa dessa atitude, devemos evitar que o mesmo aconteça conosco.
Os israelitas com o tempo se tornariam teimosos e desobedientes, por isso passariam a ter ouvidos que não ouviam no sentido espiritual, ou seja, não prestariam atenção às palavras de Deus e isso os faria sofrer tristes consequências, no caso dos cristãos O mesmo também pode acontecer, pois por não querer ouvir a verdade da Palavra de Deus, o cristão pode se tornar teimoso e desobediente ao ensino saudável, por isso não permitimos que nossos ouvidos se tornem surdos no sentido espiritual.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
Deuteronômio 30: 2-5. Jeová insistiu que os israelitas "se voltassem para ele"; além disso, mostra-lhes o caminho que devem seguir para voltar do exílio e reconquistar o seu favor. Isso me ENSINA: que Jeová deseja que os pecadores "voltem para Ele" e está disposto a perdoá-los. Portanto, à luz dos princípios bíblicos, eles devem obedecer e se conformar com sinceridade aos padrões divinos, assim terão a possibilidade de voltar a ocupar um lugar entre os devotados servos de Deus e, sobretudo, reconquistarão o seu favor. É realmente um prazer saber que Jeová dá paz e esperança aos que desejam 'voltar para ele'. Se o fizerem, Ele e nós os receberemos de braços abertos.
Deuteronômio 29: 26-28. Quando os israelitas adoraram outros deuses, a fúria, a raiva e a indignação de Jeová aumentaram por causa da gravidade desse pecado. Isso me ENSINA: que quando Jeová fica zangado, sempre fica claro por quê. E mesmo nesses momentos, Ele sempre age com justiça. Jeová nos disse claramente o que o incomoda, então cabe a nós evitar as atitudes e ações que provocam sua ira e indignação. Saber o que ele gosta e o que não gosta deve nos motivar a ter um profundo respeito por ele, pois indica que ele só vai desencadear sua fúria contra aqueles que insistem em fazer o mal.
Deuteronômio 29:29. Moisés disse que "as coisas reveladas" pertenciam aos israelitas. Isso porque Jeová lhes deu informações suficientes por meio da lei para que a conhecessem e seguissem. Isso me ENSINA: que Jeová também tem sido muito generoso conosco porque nos “revelou as verdades” por meio de sua palavra, a Bíblia. Ele nos ensina sobre os propósitos de Jeová, incluindo uma esperança maravilhosa para seres humanos obedientes. Portanto, vamos estudar a Bíblia regularmente e aplicá-la em nossa vida, mostrando assim apreço pelas “coisas reveladas” que vêm de Jeová.
Neste texto, somos informados que as coisas ocultas pertencem a Jeová nosso Deus, mas as coisas reveladas nos pertencem, de acordo com o contexto das palavras de Moisés, as coisas reveladas de que ele falou tinham a ver com o pacto da Lei e que as coisas reveladas carregavam responsabilidades e quem não cumprisse tais responsabilidades resultaria em Jeová disciplinar seu povo, hoje Jeová continua a lançar muita luz sobre as coisas reveladas, o que prova que sua bênção está sobre a congregação cristã hoje.
Deuteronômio 30: 6. Jeová promete aos israelitas arrependidos e seus descendentes "purificar seus corações" para que o sirvam e continuem vivos. Isso me ENSINA: que por causa de nossa imperfeição, precisamos pedir a Jeová todos os dias que "purifique nossos corações" hoje é um grande desafio, mas se permitirmos que o conselho divino alcance o mais profundo de nossos pensamentos e emoções, Ele o ajudará a servir Jeová do jeito que ele gosta, prometendo nos manter vivos agora e "vida sem fim" no futuro.
Com a ajuda de Jeová, todo servo seu pode purificar seu coração, o que significa livrar-se de tudo o que pensa, afeições ou motivos que sejam desagradáveis e impuros aos olhos de Jeová e que entorpecem o coração, isso não se faz realizando uma cortado no corpo, mas por extirpar os maus desejos e idéias que mostram orgulho, como acreditar que alguém é superior aos outros, ao contrário, um cristão que purificou seu coração demonstra isso sendo capaz de suportar provações e permanecendo firme na fé.
Deuteronômio 30:20. Jeová incentivou Israel a "servi-lo por muito tempo na terra que prometeu dar aos seus antepassados Abraão, Isaque e Jacó". Dessa forma, cada geração sucessiva de israelitas poderia ter residido na Terra Prometida. Isso me ENSINA: que o lema deste mundo "viver apenas para o presente" é muito diferente do ponto de vista de Jeová. Nosso Deus nos lembra que "Ele é Eterno" e que devemos servi-Lo pensando na eternidade. Assim, nosso serviço a Ele não será apenas por agora, nem por uma vida limitada, ao contrário, nós O serviremos por toda a eternidade e geração após geração.
Deuteronômio 29:18. Jeová pediu aos israelitas que "certifiquem-se de que nenhum homem ou mulher, família ou tribo, desvie o coração Dele e deixe de servi-Lo". Isso me ENSINA: como é importante, hoje, que todos os verdadeiros cristãos se ajudem e encorajem uns aos outros a não recuar e começar a "se afastar de Jeová". Satanás tenta a todo custo destruir nossa fé e fazer nosso coração se afastar de Jeová, mas não devemos permitir isso, antes, certifique-se de ler e meditar profundamente nas Sagradas Escrituras, isso nos ajudará a estarmos unidos e sempre servir Jeová.
Deuteronômio 29: 22-25. Jeová avisa os israelitas desobedientes que os punirá com pragas e usará elementos como enxofre, sal e fogo contra eles, indicando destruição total. Isso me ENSINA: que o Altíssimo não tolerará a desobediência e a maldade para sempre. Jeová estabeleceu um dia de ajuste de contas, em que é possível para ele usar elementos como enxofre, sal e fogo para que os iníquos sejam completamente destruídos. Se quisermos escapar dessa destruição total, temos de usar e obedecer aos arranjos de Jeová para a salvação.
Deuteronômio 30:11. Aqui podemos ver que Jeová não é um Deus frio que nos pede coisas impossíveis, ao contrário, seus requisitos para servi-lo são razoáveis e podem ser satisfeitos, por isso nunca devemos duvidar que podemos servi-lo na altura que ele pede, porque ele é nosso Deus, criador, então ele não apenas nos conhece, mas nos ama.
Deuteronômio 29: 1-8. Moisés lembra aos israelitas as muitas vezes em que eles próprios testemunharam a ajuda e a proteção de Jeová, isso para fortalecê-los. Isso me ensina que lembrar como Jeová nos ajudou no passado nos dará fé de que ele não fará isso de novo e nos convencerá de que não temos motivos para duvidar de nosso amoroso Deus.
Deuteronômio 30:15. Esse texto me ensina que, embora Jeová seja nosso criador, ele não nos obriga a servi-lo, podemos escolher obedecê-lo e receber suas bênçãos ou desobedecer e arcar com as consequências; em ambos os casos, a decisão é exclusivamente nossa.
Jeová por meio de Moisés apresentou duas opções aos israelitas, vida e o que é bom, e morte e o que é mau, ou seja, eles poderiam escolher obedecer a Deus e receber suas bênçãos ou desobedecê-lo e enfrentar as consequências, com isso podemos entender que Jeová não nos obriga a obedecê-lo e que a decisão que tomarmos seria somente nossa, mas quando virmos o carinho que Jeová tem por nós e as provas com que o tem mostrado, isso será o que nos motivará a escolher o opção que nos convém. garante uma vida feliz, obedecendo a Deus e recebendo suas bênçãos.
Deuteronômio 30: 19-20. Nos ensina que Jeová nos deixa escolher, ele nos diz qual é a melhor decisão e essa é escolher a vida. Fazemos isso por amar a Jeová, esse amor, por sua vez, nos levará a obedecê-lo e a ser leais a ele, e nos dará a melhor vida agora e a vida feliz e eterna no futuro.
Deuteronômio 30: 11-14. Este versículo nos mostra que para obedecer a Jeová só temos que querer, pois os seus mandamentos e o que ele nos pede estão ao alcance de todos, e isso porque Jeová não é um deus distante, mas acessível e próximo, então quem quiser pode ficar do seu lado
Deuteronômio 29: 1. Pouco antes de Israel entrar na Terra Prometida, Jeová fez um pacto com eles em que Moisés repetia e explicava grande parte da Lei, esse pacto tinha o objetivo de promover a lealdade a Jeová, explicando a Lei, bem como fazendo ajustes e enunciando certas leis necessárias para os israelitas, ao deixarem a vida nômade que tiveram por anos para se estabelecer em sua própria terra, esse pacto também serviria como um lembrete às futuras gerações de israelitas sobre a importância de obedecer e permanecer fiel a Jeová.
Deuteronômio 29: 10-13. Ao mencionar as pessoas, os chefes das tribos, os anciãos, os oficiais, todos os homens de Israel, as crianças, as esposas e os residentes estrangeiros no acampamento são mencionados para fazer um pacto com todos eles, independentemente de terem caído fora de uma função importante ou apenas coletar lenha ou tirar água, para Jeová cada um dos israelitas era importante para este pacto, da mesma forma, todos os que hoje constituem o povo de Jeová são muito importantes para Deus, visto que ele considera cada um deles valioso.
Deuteronômio 29:19. Este versículo alerta para um perigo e explica que se um israelita ouvisse as palavras do juramento e em seu coração orgulhoso dissesse que seguiria seus próprios caminhos em vez de seguir e confiar em Jeová, ele só sofreria calamidades devido às suas próprias decisões, com isso podemos entender por que É importante evitar o orgulho, visto que, por manifestarmos essa qualidade, estaremos confiando em nós mesmos em vez de permitir que Jeová dirija nossos passos.
Deuteronômio 30: 3-10. Nos versículos anteriores foi narrado o que aconteceria ao povo de Israel caso, devido à sua desobediência, eles fossem dispersos entre as outras nações, se demonstrassem estar verdadeiramente arrependidos, o próprio Jeová se encarregaria de trazê-los de volta para a terra onde leite e leite abundavam. mel, eles teriam mais do que perderam e o mais importante eles voltariam a ser o povo de Jeová e o serviriam de todo o coração e de toda a alma, essas palavras devem encorajaram muito o povo israelita quando eles estavam cativos na Babilônia.
Deuteronômio 30: 11-13. Podemos já ter pensado que obedecer a Deus não é uma tarefa fácil e que é até difícil entender o que ele espera de nós, mas como podemos ver nesses versículos notamos que Jeová não nos pede para fazer o impossível, mas sim que eles são razoáveis e que nós podemos. Além disso, não temos que vasculhar os céus ou a terra em busca de seus mandamentos, pelo contrário, podemos encontrá-los na Bíblia, de modo que podemos dizer com segurança que devemos obedecer a Jeová, se possível.
Excelente pesquisas… parabéns ao irmãos
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluir