Encontré Joyas Espirituais 2021, Semana de 16 a 22 de agosto, Deuteronômio 27-28, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 16 a 22 de agosto de 2021, Deuteronômio 27 a 28.

Vamos Encontrar Pérolas Escondidas (10 min.)

Dt 27:17. Por que a Lei proibia o movimento das placas que marcavam os limites do vizinho? (it-1 1160).

Uma vez que os proprietários geralmente dependiam da produção de suas terras, mover um marco histórico significaria privar outra pessoa de parte de seu sustento. Essa ação equivalia a um roubo, e era assim que se via nos tempos antigos.

No entanto, havia pessoas sem escrúpulos que cometeram tais abusos e, nos dias de Oséias, os príncipes de Judá eram comparados àqueles que estavam recuando uma fronteira.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A lei de Jeová dizia que todo aquele que retrocedesse "o marco ou marca de seu semelhante" era amaldiçoado. A razão era porque os proprietários geralmente dependiam da produção de suas terras, e alguém retirar um cartaz significaria privar essa pessoa de parte de seu sustento. Essa ação resultou em roubo, então Jeová os proibiu de se mudar

Porque mover as placas seria uma violação da integridade da propriedade e do terreno da pessoa afetada, seria privar a outra pessoa de seus meios de subsistência, por isso mover as placas que marcavam os limites era considerado um roubo flagrante.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

Deuteronômio 27: 12,13 Mais de um milhão de pessoas, homens, mulheres e crianças, pertencentes a seis das tribos de Israel, estão em frente ao Monte Guerizim. Do outro lado do vale, aproximadamente o mesmo número de pessoas, pertencentes às outras seis tribos, está enfrentando o Monte Ebal.

Deuteronômio 27:16 Mais de um milhão de vozes responderam em uníssono à sua aceitação desse lembrete. Muitos dos que entrariam na Terra Prometida seriam crianças e jovens nascidos no deserto e isso faria com que a nova qualidade de vida fizesse com que seus pais os desprezassem.

Hoje, os idosos são vistos como um fardo e poucos os respeitam. Queremos continuar a mostrar nosso apreço a nossos pais, independentemente de sua idade ou educação.

Uma das maldições cairia sobre aquele israelita que tratasse seu pai ou mãe com desprezo, esse aviso era para evitar violar o quinto mandamento que trata de honrar pai e mãe, Jeová esperava que o israelita guardasse o quinto mandamento, visto que os pais agem como representantes de Deus e por obedecer a esse mandamento os filhos honraram e obedeceram tanto ao Criador quanto ao povo a quem Ele conferiu autoridade, independentemente de nossa idade, devemos sempre respeitar nossos pais.

Deuteronômio 28: 9,10 A esta nação escolhida, Jeová disse pela boca de seu profeta Amós: "Só tu conheceste de todas as famílias da terra." Não apenas a nação foi identificada pelo Seu nome, mas Ele também a conhecia pelo nome.

O povo de Jeová é amplamente reconhecido como exclusivo de Deus. Ensino, conduta e atividade no ministério caracterizam você como separado para Ele. As Testemunhas de Jeová são reconhecidas por todos como diferentes em todos os sentidos.

Deuteronômio 28:45 Os israelitas se alegraram quando agradaram a Deus. Mas o que aconteceu quando eles o desobedeceram? eles foram avisados ​​das consequências de seus erros. As bênçãos e invocações do mal deixaram claro quem eram e quem não eram os servos de Jeová.

As invocações do mal também confirmaram que os princípios e propósitos de Deus não podem ser tratados com desrespeito ou desdém. Visto que os israelitas não acataram as advertências de Jeová sobre a desolação e o exílio, Jerusalém tornou-se "uma invocação do mal a todas as nações da terra". Portanto, vamos obedecer a Deus e desfrutar de seu favor. A alegria é uma das muitas bênçãos divinas que os piedosos recebem.

Deuteronômio 28: 3 O israelita que obedecesse a Jeová seria abençoado, morasse na cidade ou no campo. Isso me ENSINA: que a bênção de Jeová não depende de onde você está ou de onde foi designado. Alguns cristãos podem se sentir presos porque desejam servir a Jeová em um lugar diferente. Outros estão desanimados ou desanimados porque não têm um compromisso ou porque as circunstâncias não os permitem participar mais no ministério. No entanto, devemos lembrar que, se ouvirmos e obedecermos a Jeová, teremos sua bênção não importa onde estejamos ou onde estivermos.

Deuteronômio 28: 4 Esse texto usa o pronome pessoal "seu", indicando que o israelita obediente desfrutaria "pessoalmente" das bênçãos faladas por Jeová. Isso me ENSINA: que quando nos sentimos oprimidos por problemas ou sentimentos de inadequação, é bom parar por um momento e refletir sobre as “bênçãos pessoais” que Jeová nos deu e nos dará no futuro. Meditar sobre como Jeová deseja nos abençoar "individualmente" revive a alegria perdida e nos ajuda a continuar a servi-lo de todo o coração e motivados por um coração cheio de gratidão.

Deuteronômio 27: 13-15 Desta forma, Moisés mais uma vez "repete e avisa" o povo de Israel sobre o resultado da desobediência e as maldições que cairiam sobre eles por suas más ações. Isso me ENSINA: quão necessárias são "as repetições das advertências que Jeová deixou em sua palavra a Bíblia". O objetivo desses não é apenas expor informações, mas compreender, lembrar e colocar em prática o que nos é dito para evitar calamidades e maldições divinas. Portanto, não nos cansemos de ouvir e obedecer às advertências contínuas, pois fazer isso significa vida eterna em um mundo maravilhoso.

Deuteronômio 28: 5: 17 Visto que a vasilha para amassar era uma peça importante para o preparo do "pão de cada dia", é óbvio que a bênção de Jeová sobre ela significava uma quantidade suficiente de comida no lar, enquanto a maldição de ter comida literal diária. No entanto, devemos lembrar que "o pão da vida", Jesus Cristo, é uma provisão muito mais valiosa. Por isso, se não queremos sofrer de fome espiritual, obedeçamos às leis de Deus para que possamos desfrutar "pão em abundância por toda a eternidade".

Deuteronômio 28:47 Os israelitas que não serviam a Jeová com alegria mostraram que havia algo errado em seu coração e que não apreciavam a benevolência de Jeová. Isso me ENSINA: que para ter "verdadeira alegria" é preciso ter uma consciência limpa, uma atitude positiva e grata em relação às bênçãos e privilégios que Deus nos deu. Portanto, se desaceleramos e não sentimos alegria, devemos orar a Jeová para nos dar seu espírito santo, esta força poderosa nos ajudará a ter estabilidade espiritual e reacender tanto o amor que tínhamos no início quanto a alegria de coração .

Deuteronômio 28:39 Moisés profetizou que a apostasia de Israel faria com que até mesmo suas vinhas literais secassem. E, um único verme no tronco principal pode comer o interior e fazer a videira murchar em alguns dias. Isso me ENSINA: que em um sentido espiritual é o mesmo, o efeito negativo e mortal que dúvidas apóstatas, reclamações, idéias e falsos ensinos colocam em perigo a espiritualidade de outros. Para evitar ser enganados, devemos aprender a identificar "o padrão de palavras salutares" que nos protege daqueles que "pervertem as boas novas sobre o Cristo". Portanto, não vamos lidar com apóstatas!

Deuteronômio 28:36 Moisés avisa os israelitas sobre as consequências da rebelião contra Jeová. Eles seriam levados ao exílio, onde viveriam no meio de nações pagãs e "seria difícil para eles manter a integridade a Deus". Isso me ENSINA: em que circunstâncias semelhantes, Jesus disse que seus seguidores "não fazem parte do mundo." O cristão fiel deve "superar a difícil prova de manter a integridade a Jeová" e não adotar os costumes, atitudes e práticas antibíblicas deste mundo. Mas entendemos que nossa posição não é negociável: nossa lealdade pertence a Jeová.

Moisés advertiu os israelitas sobre as terríveis conseqüências da rebelião contra Jeová e sua Lei, infelizmente, séculos depois, eles sofreriam as conseqüências de suas más ações e os israelitas tornaram-se cativos na Babilônia e tiveram que viver entre pessoas que adoravam muitos deuses, eles. Seria difícil manter a integridade a Jeová, visto que alguns deles foram forçados a adotar nomes babilônios, sem dúvida viver nessas circunstâncias representava um verdadeiro desafio para os judeus exilados.

Deuteronômio 27: 5. Jeová ordenou aos israelitas que construíssem um altar de pedra bruta para ele depois de cruzar o rio Jordão e essa ordem foi cumprida quando Josué construiu o altar no Monte Ebal, mas no final deste texto foi declarado que eles não deveriam usar instrumentos de ferro quando fazendo este altar, isso pode ser devido ao fato de que naquela época os israelitas ainda não estavam qualificados para trabalhar com ferro, o uso de ferramentas de ferro poderia indicar que eles faziam uso da cooperação e capacidade de outras nações.

Deuteronômio 27: 11-13. De acordo com as instruções de Moisés, as tribos de Israel se reuniriam nas montanhas Guerizim e Ebal sob a direção de Josué logo após cruzar o rio Jordão para ouvir as bênçãos que receberiam se obedecessem e as maldições que os aguardariam se o desobedecessem . as tribos de Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim se levantaram para ouvir as bênçãos e as outras seis tribos ouviriam as maldições, isso não significa que algumas tribos seriam abençoadas e as outras amaldiçoadas, eles simplesmente foram designados para que caminho.

Deuteronômio 27:26. Outra das maldições que os israelitas sofreriam seria por não respeitarem as palavras da Lei e não obedecê-las, Jeová repetiu em muitas ocasiões as consequências que os israelitas teriam caso não cumprissem seus mandatos, mas examinassem a história do israelita. nação podemos ver que O povo várias vezes não deu ouvidos a esses avisos e por isso sofreu as conseqüências da maldição, Jeová é como um pai justo, pois alertou seu povo para não errar, mas em vista de sua constante desobediência ele teve que dar-lhes uma punição merecida.

Deuteronômio 28: 1-6. Pouco antes de os israelitas entrarem na Terra Prometida, Jeová garantiu que eles teriam grande prosperidade e segurança se obedecessem à sua voz, entre essas bênçãos está a garantia de gozar de segurança tanto como se estivessem na cidade como se estivessem no campo Teriam alimento farto e até mesmo muitos bens graças às bênçãos de Jeová e notariam que Deus assegurou que essas bênçãos os alcançariam, enfatizando assim que seu cumprimento estava totalmente garantido.

Deuteronômio 28:12. Aqui é mencionado que Jeová abrirá seu armazém, referindo-se ao céu, para abençoar tudo o que é feito na terra que os israelitas deveriam ocupar, visto que os céus físicos desempenham um papel vital em sustentar a vida na terra e torná-la próspera por meio da luz do sol , chuva, orvalho, vento refrescante e outros benefícios atmosféricos, foi poeticamente dito que o céu é o rico armazém de Jeová, com isso podemos aprender que Jeová é muito generoso com seus servos e está disposto a abrir suas portas para abençoar seus servos.

Deuteronômio 28: 15-20. Assim como os israelitas ouviram as bênçãos que receberiam por adorar a Jeová e obedecê-lo, eles também ouviram as maldições que sofreriam se não o fizessem e era exatamente o oposto das bênçãos, por exemplo, seriam expostos a vários perigos tanto nas cidades como nos campos não teriam o que precisavam para se alimentar, veriam com seus próprios olhos como tudo que lhes pertencia ia diminuindo gradativamente, sem dúvida aquelas maldições os fariam entender que desobedecer a Jeová teria resultados catastróficos .

Comentários