A Sentinela de estudo, "Artigo 26", Semana de 30 de agosto a 5 de setembro de 2021, Podemos Participar na Obra de Fazer Discípulos?, Respostas.

A Sentinela de estudo, "Artigo 26", Semana de 30 de agosto a 5 de setembro de 2021, Podemos Participar na Obra de Fazer Discípulos?, Respostas.

1. O que Jeová fez por cada um de nós?

Ele nos atraiu para a verdade e agora, como discípulos de Cristo, temos a esperança da vida eterna. Este tem sido um processo desde que ouvimos as boas novas e alguém nos ajudou passando muito tempo nos ensinando a Bíblia. Devemos ser gratos a Jeová por usar alguém que nos ensina a verdade e permite que o sirvamos.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Jeová motivou alguém a pregar para nós na época para nos ensinar sobre a Bíblia, graças a isso, hoje temos a oportunidade de servi-lo, na esperança de viver para sempre.

2. O que iremos analisar neste artigo?

Discutiremos o que nos leva a participar da obra de fazer discípulos. Também como superar as dificuldades que nos impedem de dirigir um curso bíblico.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Discutiremos o que nos motiva a participar da obra de fazer discípulos. Também veremos como podemos superar as dificuldades que podem nos impedir de dirigir um curso bíblico. Mas primeiro vamos ver por que não devemos apenas pregar as boas novas, mas também ensinar.

JESUS ​​NOS ORDENOU PARA PREGAR E ENSINAR

3. Por que pregamos?

Foi uma ordem de Jesus quando ele estava na terra. Ele não apenas disse-lhes que pregassem as boas novas do reino, mas também lhes mostrou como fazê-lo. E ele falou sobre a reação quando as pessoas aceitam a mensagem ou quando a rejeitam. Ele indicou que essa pregação seria mundial.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Porque Jesus nos ordenou assim. Ele disse que seus discípulos deveriam pregar as boas novas do Reino e mostrou como fazer isso. Ele até explicou o que fazer quando as pessoas aceitam a mensagem do Reino e o que fazer quando a rejeitam.

4. De acordo com Mateus 28: 18-20, o que devemos fazer além de pregar a mensagem do Reino?

Ensine as pessoas a obedecer a tudo o que ele ordenou. E isso continuaria até a conclusão do sistema. Parece que este mandato abrangeu seus discípulos no futuro.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Além de pregar, eles deveriam ensinar, como Mateus 28:19 indica, que deveriam fazer discípulos, e sabemos que isso não era apenas para os discípulos do primeiro século, porque Jesus indicou que esta importante obra continuaria até hoje ". até a conclusão do sistema. " Portanto, esse mandato ainda se aplica hoje.

5. Que comparação Paulo usou em 1 Coríntios 3: 6-9 para mostrar a relação entre pregação e ensino?

Ao trabalho de fazer crescer as plantas, mostrar que não basta apenas plantar a semente, mas também cuidar dela, regá-la, estar atento ao seu crescimento.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Paulo comparou o trabalho de fazer discípulos com o trabalho de cultivar plantas, mostrando assim que semear não é suficiente. Ele disse aos coríntios: “Eu plantei, Apolo regou [...]. Com isso, indicou que não só plantamos as sementes, mas as regamos e temos muita consciência do seu crescimento.

6. O que implica nosso trabalho como professores?

Procuramos aqueles com a atitude certa para se tornarem discípulos de Cristo e obterem a vida eterna. Eles devem ser ajudados a: 1. compreender, 2. aceitar, 3. aplicar o que aprenderam da Bíblia. Todos podemos colaborar no crescimento dos alunos. O professor gastará muito tempo e energia ajudando o aluno a quebrar crenças e práticas contrárias à Bíblia.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Envolve primeiro procurar a pessoa, depois temos que ajudá-la 1) Entender, 2) Aceitar e 3) Aplicar o que está aprendendo na Bíblia. E é uma obra não só do mestre, mas também de toda a congregação, porque o amor lhe mostrará que encontrou os verdadeiros discípulos de Jesus. Isso exigirá, por parte do professor, o parto, não apenas por algumas semanas, mas mesmo por muitos meses ou anos.

O AMOR NOS MOTIVA A FAZER DISCÍPULOS

7. Por que participamos da obra de pregação e fazer discípulos?

Primeiro porque amamos a Jeová. Esse amor nos levou a ir de casa em casa. Embora para alguns não seja fácil fazê-lo. Na primeira vez, muitos ficaram nervosos quando se tratava de pregar, mas graças à ajuda de Jeová, eles conseguiram controlar os nervos, e isso também pode ser aplicado ao oferecer um curso bíblico.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Embora seja uma ordem, não o fazemos por obrigação, mas por amor a Jeová. E embora possamos já ter superado muitos medos que sentíamos, se ainda precisamos superar algo, Jeová também está lá atento para nos ajudar, só temos que pedir ajuda a ele, portanto, ele não só nos ajudará nessas lutas, mas também fortalecerá nosso desejo de fazer discípulos.

8. De acordo com Marcos 6:34, por que mais ensinamos a verdade às pessoas?

Porque amamos as pessoas. Como Jesus, devemos entender a necessidade das pessoas e ajudá-las a ter esperança. O amor e a compaixão nos impelem a ajudá-los e é por isso que devemos oferecer-lhes um curso bíblico.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Nós os ensinamos também porque os amamos. Em Marcos 6,34, vemos que embora Jesus quisesse descansar, preferiu ensiná-los e dar-lhes esperança, o mesmo acontece hoje, nosso amor e compaixão pelas pessoas do território, também nos impele a ajudá-las. E entendemos que a melhor maneira de fazer isso é ensinando-lhes a Bíblia.

9. De acordo com Filipenses 2:13, como Jeová pode nos ajudar?

Se pedirmos sua ajuda, você pode nos ajudar a encontrar uma pessoa que queira estudar a Bíblia, já que ela responde às orações que estão de acordo com sua vontade.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Se o nosso problema tem a ver com o fato de não querermos nos comprometer em ficar tanto tempo com alguém, ou seja, não temos vontade, segundo Filipenses 2:13 Jeová pode nos ajudar nisso, ele pode dar nos o desejo de participar neste trabalho se o pedirmos em oração.

COMO PODEMOS SUPERAR OUTRAS DIFICULDADES

10, 11. Por que talvez não ousemos dar um curso bíblico?

Talvez nossas circunstâncias precisem ser examinadas e ajustadas. Temos que nos adaptar, fazer por telefone ou internet, ou em horários que as pessoas possam fazer.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Talvez não o façamos porque não nos sentimos capazes, ou parece que nossas circunstâncias nos limitam. Porém, vimos nesta pandemia que podemos fazer online, pelo telefone, sem sair de casa, se não podemos, seja pela nossa saúde ou pela idade. Mesmo esses métodos podem nos ajudar se a pessoa quiser estudar muito cedo ou muito tarde da noite.

12. Se acharmos que não estamos qualificados para ensinar, quais são as três coisas que fortalecerão nossa confiança?

Jeová sabe que somos qualificados para ensinar. Jesus ordenou que ensinássemos e tem autoridade para fazê-lo. Podemos pedir ajuda a publicadores experientes e aprender com eles quando dirigem um curso bíblico.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Devemos pensar que, primeiro, Jeová pensa que somos qualificados para ensinar outros. Em segundo lugar, Jesus, que tem "toda autoridade no céu e na terra", ordenou que ensinássemos. E terceiro, não estamos sozinhos. Jeová nos ajudará a saber o que dizer.

13. Por que devemos estar dispostos a nos adaptar?

A forma como administramos os cursos e a publicação que usamos mudou. Portanto, devemos preparar as aulas e direcioná-las de uma forma diferente. Lemos menos, conversamos mais e usamos ferramentas eletrônicas. Peçamos ajuda, se necessário, para nos ajustarmos à maneira como devemos.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Pois assim desfrutaremos mais do serviço, e fazê-lo de uma maneira nova, como estamos fazendo agora, resultará em uma lufada de ar fresco não só para o aluno, mas para nós.

14. a) O que devemos lembrar se nosso território for difícil? b) Como 1 Coríntios 3: 6, 7 nos encoraja?

a) As circunstâncias podem mudar e quem não demonstrou interesse agora o mostra.

b) Reconhecemos que Jeová cuida para que a semente cresça e quer que continuemos a plantar e regar. Ele nos abençoará por nossos esforços e não por nossos resultados.

COMENTÁRIO ADICIONAL

a) Devemos lembrar que as circunstâncias das pessoas podem mudar de um dia para o outro, para que alguns que hoje rejeitam possam, no futuro, reconhecer suas necessidades espirituais.

b) 1 Coríntios nos encoraja, pois nos lembra que Jeová é o Dono da colheita e embora queira que continuemos a plantar e regar, é ele quem se encarrega de fazer crescer a semente.

VAMOS DESFRUTAR DA ALEGRIA DE FAZER DISCÍPULOS

ILUSTRAÇÃO:

Série de imagens: um homem se torna um discípulo. 1. O homem está sentado em casa após um dia cansativo de trabalho. 2. Um casal prega para ele à noite. 3. O irmão que pregou para ele o ensina sobre a Bíblia. 4. O homem é batizado. 5. O irmão recém-batizado prega a outro homem. 6. Casamento, irmão e homem comem juntos no Paraíso.

Que efeito o que pregamos e ensinamos pode ter na vida de uma pessoa? (Veja os parágrafos 15-17). *

15. Como Jeová se sente quando uma pessoa aceita um curso bíblico e aplica o que está aprendendo?

Ele fica feliz quando alguém quer aprender com ele. Em 2020, quase 8 milhões de cursos bíblicos foram realizados e isso o deixou muito feliz.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Jeová fica muito feliz, como indica Provérbios 25: 15,16, quando alguém se torna sábio, seu coração se alegra, o mais profundo de seu ser se enche de alegria.

16. Que meta podemos estabelecer para nós mesmos?

Comece e conduza pelo menos um curso bíblico. Podemos conversar e oferecê-lo em qualquer ocasião que for aconselhável.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Poderíamos definir uma meta para iniciar e executar pelo menos um curso.

17. Como nos sentiremos se conseguirmos dirigir um curso bíblico?

Feliz pela honra que isso traz. Como o apóstolo Paulo, reconheceremos que eles são nossa coroa de alegria em nosso serviço fiel a Jeová.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Ficaremos felizes, como Paulo se sentiu, que depois de ajudar muitos de Tessalônica a se tornarem cristãos, disse entre outras coisas: Vós sois a nossa glória e felicidade. Nós sentiremos o mesmo.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Por que devemos pregar e ensinar as boas novas?

Porque Jesus ordenou fazer isso para pregar em todo o mundo e ensinar tudo o que ele ordenou. Ele disse isso não apenas aos seus apóstolos, mas a todos os seus discípulos.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Por ser um mandamento, Jesus deixou claro que seus discípulos deveriam pregar e ensinar aos outros e, embora tenha dito a seus discípulos no primeiro século, ele também nos inclui porque disse que essa obra continuaria até os últimos dias.

O que nos leva a fazer discípulos?

Nosso amor a Jeová e às pessoas que precisam de esperança e felicidade.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Somos movidos pelo amor a Jeová e pelas pessoas.

Como podemos superar as dificuldades que podem nos impedir de dirigir um curso bíblico?

Adapte-se para ajudá-los nas horas em que podem fazer um curso bíblico. Peça a ajuda de irmãos com experiência para nos ajudar a direcionar um curso na forma como o faz e com os novos instrumentos que temos e considere que as circunstâncias mudam.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Podemos pensar em dirigir o curso bíblico por telefone ou online, devemos lembrar também que Jeová nos considera capazes de fazer isso e temos a ajuda de Jesus. E, devemos estar dispostos a nos adaptar, isso nos fará desfrutar mais do serviço. Devemos lembrar também que as circunstâncias mudam e as pessoas podem aceitar, e é Jeová quem faz a semente acreditar.

Comentários