A Sentinela de estudo, "Artigo 24," Semana de 16 a 22 de agosto de 2021, Podemos escapar das armadilhas de Satanás, Respostas.

A Sentinela de estudo, "Artigo 24," Semana 16-22 de agosto de 2021, Podemos escapar das armadilhas de Satanás, Respostas.

Podemos escapar das armadilhas de Satanás

“Fuja da armadilha do Diabo” (2 TIM. 2:26).

1. Como Satanás se parece com um caçador?

Os caçadores estudam o lugar por onde os animais andam e de acordo com isso também os costumes e a armadilha que deve ser armada, satanás, ele também é o mesmo, ele nos estuda para ver o que gostamos, o que não gostamos, onde nós estamos nos movendo, estamos vendo o que estamos fazendo constantemente e o que nos atrai. E depois de ver todos os nossos movimentos, use a armadilha apropriada para nos pegar de surpresa como fazem os caçadores.

2. Quais são as duas armadilhas mais eficazes de Satanás?

O orgulho e a ganância satanás os têm usado por milhares de anos, desde o início do primeiro casal humano. Por isso, sempre deu-lhe bons resultados e continua a fazê-lo, na ilustração correspondente ao parágrafo na parte em que indica que o orgulho e a ganância foram duas das armadilhas mais eficazes de satanás, e aí é mencionado na nota sobre a descrição Nas imagens com atitude orgulhosa, um irmão rejeita um bom conselho e nessa mesma imagem um dos idosos se surpreende ao se surpreender com a forma como ele o rejeita, e na outra fotografia uma irmã que tem muitas coisas sente o desejo de comprar ainda mais, e no centro vemos lá como alguém caiu na armadilha, isso é o que Satanás está tentando fazer conosco hoje.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Com uma atitude orgulhosa, um irmão rejeita um conselho que lhe foi dado por dois anciãos. 2. Um homem que pisou em uma armadilha está pendurado de cabeça para baixo. 3. Uma irmã carregando várias sacolas de compras olha ansiosamente para a vitrine de uma loja.

Orgulho e ganância têm sido duas das armadilhas mais eficazes de Satanás. (Ver parágrafo 2). *

3. Por que Jeová incluiu na Bíblia exemplos de pessoas que cederam ao orgulho e à ganância?

O propósito é que a gente aprenda com essas vivências já que servem de advertência, falamos porque foram servos que tiveram muita experiência, muitos deles ainda caíram e o objetivo é que devemos tirar os devidos ensinamentos dessas histórias, aí temos algumas ilustrações combinadas a partir da descrição das imagens, pois ali podemos perceber que tanto um anjo de Deus quanto o rei Uzias ficaram orgulhosos, a ganância levou Evan a comer da árvore proibida, o rei Davi cometeu adultério a Judas para roubar dinheiro. Nessas experiências que veremos a seguir, extrairemos as lições necessárias para cuidar para não cair nessas perigosas armadilhas que são o orgulho e a ganância.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: exemplos de orgulho e ganância. Satanás, Rei Uzias, Eva, Rei Davi e Judas Iscariotes. As cenas são repetidas nos parágrafos 4, 7, 9, 10 e 12.

A Bíblia contém exemplos que nos ajudam a evitar ou escapar das armadilhas do Diabo. (Ver parágrafo 3). *

A ARMADILHA DO ORGULHO

4. A que o orgulho pode nos levar?

Como Provérbios 16:18 indica no parágrafo, o orgulho vem antes de cair, e esta expressão pode ser interpretada como "perder a vida eterna", e Satanás quer que nos orgulhemos para que nos afastemos de Jeová e percamos toda a esperança Não importa quantos anos de serviço fiel a Jeová que temos, qualquer um de nós pode cair na armadilha do orgulho.

ILUSTRAÇÃO

Satanás observando Adão e Eva desfrutarem a vida no Jardim do Éden. (Ver parágrafo 4).

5. De acordo com Eclesiastes 7:16, 20, como o orgulhoso se comporta?

No versículo 16 ele menciona que eles são excessivamente sábios, o que significa que se tornam egoístas e têm tendência a culpar a Jeová ou também aos irmãos, mas pelo conceito pessoal deles não o são, e disso temos certeza, porque no versículo 20 ele menciona que na terra não há um justo que sempre faça o bem e nunca peca. Portanto, não reconhecem seus erros e acreditam que a melhor forma de fazer as coisas é de acordo com seus critérios, e essa atitude é manifestada por pessoas orgulhosas.

6. O que o que aconteceu com uma irmã da Holanda nos ensina?

Essa irmã não suportava as imperfeições dos irmãos, chegou a ponto de dizer ao marido que queria mudar de congregação, pois não queria mais estar perto deles. No entanto, eles assistiram ao programa JW Broadcasting em março de 2016, onde sugestões foram dadas para lidar com as imperfeições dos outros, entenderam que ela estava agindo de forma errada e percebeu que tinha que ser humilde e reconhecer seus próprios erros em vez de tentando mudar os irmãos da congregação. Por isso, ajudei-o a perceber que precisava colocar Jeová em primeiro lugar, que não vê os nossos erros com uma lupa, mas tenta encobrir os erros dos que fazem as correções necessárias, pois está disposto a nos perdoar e nos ensina que devemos também fazer o mesmo com os outros.

7. O que aconteceu ao rei Uzias?

Embora tivesse habilidade em estratégias militares, porém com o tempo ele se tornou arrogante porque tentou fazer algo que não estava autorizado a fazer, que era oferecer incenso no altar de Jeová, o que só era permitido aos sacerdotes, como vemos em o desenho que está colocado aqui na revista, estão chamando a atenção dele, pois sendo o rei devem ter tido muita coragem para fazê-lo. No entanto, eles obedeceram a Jeová e sua atitude de rejeição ao chamado por atenção fez com que Jeová o punisse com lepra, visto que o relato de 2 Crônicas 2: 6 indica que ele morreu leproso.

ILUSTRAÇÃO

O rei Uzias carregando um incensário nas mãos enquanto o sumo sacerdote e outros sacerdotes tentam detê-lo. (Veja o parágrafo 7.)

8. Como 1 Coríntios 4: 6, 7 nos ajuda a evitar o orgulho?

Aqui, José é dado como exemplo, um homem idoso que era muito experiente e altamente respeitado era tão respeitado que até o superintendente de circuito o consultou sobre algumas coisas, mas ele disse que confiava em sua habilidade e experiência e deixou Jeová de lado e não acatou as advertências e conselhos de Jeová. Como dizia o primeiro Coríntios 4,6,7, o que recebemos nós recebemos, então não há motivo para nos orgulharmos, pois "Não são habilidades inatas" ou que "Somos melhores que os outros", é graças a Jeová que nós têm tais talentos e habilidades. Então por não dar atenção foi expulso, anos depois foi readmitido e reconhece que realmente Jeová deve sempre ser louvado por tudo o que temos, claramente o texto coríntio dizia que você tem que não recebeu,

A ARMADILHA DA Ganância

9. O que Satanás e Eva fizeram por causa da ganância?

Satanás é um exemplo claro de ser ganancioso porque tinha muitos privilégios. Excelentes privilégios! Mas ele queria mais, queria ter a adoração que pertence apenas a Jeová. Então ele tentou instilar nos outros, e foi o que aconteceu com Eva, porque Satanás instilou nela o mesmo desejo voraz, com tanto amor que Jeová havia permitido que ela vivesse em um lugar lindo, livre de problemas, livre de doenças , e a única coisa que Jeová pediu foi que não comessem de uma só árvore, assim como ela queria mais satanás, não respeito a vontade de Jeová e como se vê no desenho, ela achou que reconsiderou, comeu da árvore, então ela pecou e as consequências todos nós os conhecemos e os sofremos.

ILUSTRAÇÃO

Eva ouvindo o Diabo, que está usando uma cobra para falar com ele de uma árvore. (Veja o parágrafo 9.)

10. Como o Rei Davi caiu na armadilha da ganância?

Jeová também lhe dera tudo o que tinha riqueza, prestígio e vitórias sobre seus inimigos. Então, como ele mesmo reconheceu que tinha mais do que podia contar, mas tornou-se ganancioso ao observar uma mulher e que tinha várias esposas, esta mulher era casada, seu nome era Urias era seu marido, Davi queria ter relações com Ela cometeu adultério, ela engravidou e para tentar esconder seu pecado ela até providenciou a morte de Urias, como está escrito aqui. E ele pagou caro de acordo com o relato de 2 Samuel, eventualmente ele confessou seu pecado assim que foi desmascarado ele se arrependeu e Jeová o perdoou.

ILUSTRAÇÃO

Rei David assistindo de seu telhado ao anoitecer. (Ver parágrafo 10).

11. De acordo com Efésios 5: 3, 4, qual é o antídoto para a ganância?

O antídoto para a ganância é sempre ser grato por tudo que Jeová nos deu, por isso precisamos meditar em tudo que vem de Deus. Ensinamos nossos alunos a fazerem para que pensem em algo belo todos os dias e dêem graças a Jeová, devemos também fazer exatamente o mesmo, por isso o versículo 4 diz que devemos ser gratos a Jeová.

12. O que Judas Iscariotes fez por causa da ganância?

Pois bem, de acordo com o relato bíblico, sabemos que ele era uma pessoa de boas qualidades, por isso Jesus o escolheu como um de seus apóstolos, se soubesse que era ganancioso desde o início não o teria escolhido porque era um pessoa de confiança, também é. Por isso também foi encarregado da caixa onde ficava o dinheiro usado para a pregação, o escravo compara aqui com as doações para a obra mundial que se recebem hoje. Jesus disse a todos igualmente para tomarem cuidado com a ganância, mas Judas a ignorou e começou a roubar.

ILUSTRAÇÃO

Judas Iscariotes roubando uma moeda do mealheiro e colocando-a em uma bolsa. (Ver parágrafo 12).

13. Em que ponto Judas mostrou que havia se tornado ganancioso?

A história que João 12: 2-6 expõe, indica que Jesus estava em uma casa onde estava Simão o leproso, Maria também estava lá e sua irmã Marta Maria diz que ele se levanta e derrama um óleo perfumado caríssimo na cabeça de Jesus e Judas e os outros ficaram indignados e reclamaram, eles viram isso como um desperdício, eles possivelmente pensaram em geral que aquele dinheiro poderia ter sido usado para continuar na pregação, mas Judas segundo o relato bíblico tinha outro motivo e a bíblia descreve ele aqui como um ladrão e queria roubar dinheiro da caixa, logo depois que ele veio para trair seu mestre a Jesus por 30 moedas um mínimo mínimo o que um escravo foi vendido. 

14. Como um casal aplicou as palavras de Lucas 16:13?

A experiência que lemos no parágrafo 14 indica que esses irmãos tinham uma grande dívida com um banco, e eles receberam um emprego em outro país que cobriria essa dívida. Eles até passaram a ver isso como uma bênção de Jeová, mas então eles entenderam o ponto, se aceitassem, isso tiraria seu tempo de serviço a Deus, então o que eles fizeram foi rejeitar e logo apareceu um trabalho em seu próprio país e passaram a atender às suas necessidades, por isso dizem que estão muito felizes com Jeová e não com o dinheiro, embora seja necessário, mas não o tornaram seu senhor.

EVITE AS ARMADILHAS DE SATANÁS

15. Por que temos certeza de que é possível escapar das armadilhas de Satanás?

Na segunda carta a Timóteo 2:26, ​​o apóstolo Paulo disse: Recupere-se no julgamento e escape da armadilha do diabo. Portanto, a possível prova disso é o Rei Davi ao se arrepender, ele reconquistou a amizade com Jeová e mostrou que era apreciado ou grato a Jeová, por isso temos certeza de que é possível escapar das armadilhas de Satanás.

16. O que nos ajudará a evitar as armadilhas de Satanás?

Peça a ajuda de Jeová para que ele nos permita detectar os sinais de orgulho e ganância e, claro, uma vez detectados, aja para não cair nas redes de Satanás. 

17. O que acontecerá em breve com nosso inimigo, o Diabo?

Ele logo será amarrado e destruído até que queiramos ter cuidado para não cair em suas armadilhas, porque ele não só quer se destruir, mas também quer que muitos mais sejam destruídos, devemos cuidar do orgulho e da ganância para detectar quando há o menor detalhe em relação a isso que queremos fazer como diz Tiago 4: 7, oponha-se a ele e ele fugirá de nós. 

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que o exemplo do rei Uzias nos ensina sobre o orgulho?

Não queremos confiar em nossas habilidades como aquelas que Uzias tinha para a guerra, elas podem nos fazer pensar que não precisamos de Jeová ou que podemos fazer coisas que não estamos autorizados a fazer, e que quando somos aconselhados a corrigir os erros evitamos ditas dicas. Se não agirmos assim, não teremos problemas como Uzias, que lhe custaram a vida.

O que os exemplos do Rei Davi e Judas Iscariotes nos ensinam sobre a ganância?

Que devemos ser gratos pelo que Jeová nos dá, que é o caso do Rei Davi e no caso de Judas, devemos considerar as situações que surgem e nos afastar da ganância ou querer ter cada vez mais, como aconteceu no caso Judas e que ele cometeu um pecado imperdoável. 

Por que temos certeza de que podemos escapar das armadilhas de Satanás?

Visto que a Bíblia diz isso, como 2 Timóteo 2:26 mencionou, você pode escapar das armadilhas de Satanás, e a prova disso é que o rei Davi se arrependeu e conseguiu reconquistar sua amizade com Jeová, este exemplo nos ensina que, se é possível fugir de as redes do diabo.

Comentários

Postar um comentário