TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje terça-feira, 20 de julho de 2021, Há companheiros dispostos a se destruir, mas há um amigo que é mais apegado do que um irmão (Pv 18:24).
TEXTO DIÁRIO, terça-feira de hoje, 20 de julho de 2021
Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021
Terça-feira, 20 de julho de 2021
Existem companheiros dispostos a se separar, mas existe um amigo que é mais apegado do que um irmão (Pv 18:24).
Se alguém já nos machucou, podemos achar difícil nos abrir para os outros (Pv 18:19). Também pode parecer que não temos tempo ou energia para cultivar amizades íntimas. Mas não devemos desistir. Se quisermos que nossos irmãos nos apoiem quando as provações vierem, temos que aprender a confiar a eles agora o que pensamos e sentimos. Essa é a chave para fazer amigos verdadeiros (1 Pedro 1:22). Jesus mostrou que confiava em seus amigos, comunicando-se livremente com eles (João 15:15). Podemos copiar seu exemplo falando a outras pessoas sobre nossas alegrias, preocupações e decepções. Por outro lado, devemos ouvir atentamente quando alguém nos fala, pois assim podemos perceber que compartilham nossa maneira de pensar e sentir, e que temos muitos objetivos em comum. Se dermos o primeiro passo para ter conversas sinceras e amorosas, nossas amizades ficarão mais próximas (Pv 27: 9). w19.11 4 pars. 8, 9
O que Jeová disse a Jeremias para fazer, e por que essa missão fortaleceu a amizade entre Jeremias e Baruque?
Jeremias corajosamente advertiu os israelitas sobre o que aconteceria a Jerusalém (Jer. 25: 3). Em outra tentativa de motivar o povo a se arrepender, Jeová disse a Jeremias que escrevesse suas advertências em um rolo (Jer. 36: 1-4). Ele e Baruch colaboraram ombro a ombro provavelmente por vários meses para realizar esta tarefa que Deus havia confiado a eles. Sem dúvida, eles tiveram conversas durante aquele período que fortaleceram sua fé.
Por que sabemos que Baruque era um bom amigo de Jeremias?
Quando chegou a hora de revelar o conteúdo do rolo, Jeremias confiou essa tarefa a seu amigo Baruque (Jr 36: 5, 6). Isso foi corajoso e cumpriu a missão perigosa. Podemos imaginar o quão orgulhoso Jeremias deve ter ficado quando seu amigo foi ao pátio do templo e leu o livro diante do povo? (Jer. 36: 8-10). Quando os príncipes de Judá souberam o que Baruque havia feito, ordenaram que ele lesse o livro para eles (Jr 36:14, 15). Então, eles decidiram contar ao rei Jeoiaquim o que Jeremias havia dito. Com consideração, deram a Baruque um conselho muito oportuno: “Ide e escondei-vos, vós e Jeremias; ninguém saiba onde estão ”(Jer. 36: 16-19).
Como Jeremias e Baruque reagiram à oposição?
Quando o rei Jeoiaquim ouviu o que Jeremias havia escrito, ficou tão furioso que queimou o livro e mandou prender o profeta e seu secretário. Mas Jeremias não estava com medo. Ele pegou outro rolo, deu-o a Baruque e ditou-lhe a mensagem de Jeová. Assim, Baruque escreveu "todas as palavras do livro que o rei Jeoiaquim de Judá queimou" (Jr 36: 26-28, 32).
O que provavelmente aconteceu com Jeremias e Baruque quando trabalharam juntos?
Muitas vezes, um vínculo especial é formado entre pessoas que vivem juntas uma prova. Portanto, quando Jeremias e Baruque reescreveram juntos o rolo que o perverso rei Jeoiaquim queimou, é lógico que sua amizade se fortaleceu. O que aprendemos com esses dois homens fiéis?
Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário