TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sábado, 31 de julho de 2021, dê instruções a um homem sábio, e ele se tornará mais sábio (Prov. 9: 9).

TEXTO DIÁRIO, Hoje é sábado, 31 de julho de 2021

Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021

Sábado, 31 de julho de 2021

Dê instruções a um homem sábio e ele se tornará mais sábio (Pv 9: 9).

Os anciãos não se esquivam de mostrar aos irmãos princípios bíblicos que os ajudarão a ter um bom desempenho. Por que é tão importante que você seja corajoso e fale quando necessário? Vejamos o exemplo do Sumo Sacerdote Eli. Ele tinha dois filhos que amava muito. Mas esses homens não respeitaram a Jeová. Eles tinham uma posição importante no tabernáculo, pois eram sacerdotes. No entanto, eles abusaram de sua autoridade, demonstraram grande desrespeito pelas ofertas de Jeová e cometeram atos sexuais imorais descaradamente. - 1 Sam. 2: 12-17, 22. De acordo com a Lei de Moisés, eles mereciam morrer, mas Eli foi permissivo. Ele simplesmente os repreendeu gentilmente e permitiu que continuassem a servir no tabernáculo (Deuteronômio 21: 18-21). O que Jeová achou disso? Ele disse a Eli: "Por que você continua honrando seus filhos mais do que a mim?" Então ele decidiu acabar com aqueles dois homens maus (1 Sam. 2:29, 34). w20.03 19 pars. Quatro cinco

7. Por que Abigail falou com Davi?

Abigail era esposa de Nabal, um homem rico que possuía muitas terras. Quando Davi e seus homens estavam fugindo do Rei Saul, eles passaram algum tempo com os pastores de Nabal e protegeram seus rebanhos dos ataques de ladrões. Nabal gostou dessa ajuda? Não. Quando Davi lhe pediu para dar comida e água aos seus homens, Nabal ficou furioso, gritou com eles e os insultou (1 Sam. 25: 5-8, 10-12, 14). Como resultado, Davi disse que destruiria todos os homens da casa de Nabal (1 Sam. 25:13, 22). Como esse infortúnio poderia ser evitado? Abigail percebeu que era hora de falar. Com coragem, ele foi ao encontro de Davi e seus 400 homens armados, famintos e furiosos, e falou com ele.

8. O que aprendemos com o que Abigail fez?

Quando Abigail falou com David, ela o fez com coragem e respeito, e de uma forma convincente. Embora ela não fosse culpada pela situação desagradável, ela se desculpou com David. Ela reconheceu suas boas qualidades e confiou que Jeová a ajudaria. - 1 Sam. 25:24, 26, 28, 33, 34. Como ela, devemos ter a coragem de falar se vemos que alguém vai cometer um erro grave (Salmo 141: 5). Devemos ser respeitosos, mas também determinados. Quando aconselhamos amorosamente alguém que precisa, mostramos que somos bons amigos (Pv 27:17).

9, 10. O que os anciãos devem ter em mente ao aconselhar outros?

É especialmente importante que os anciãos tenham a coragem de falar com aqueles que fazem um movimento errado (Gálatas 6: 1). Eles são humildes e sabem que, por serem imperfeitos, podem um dia precisar de conselhos. Mas eles não permitem que isso os impeça de corrigir os necessitados (2 Timóteo 4: 2; Tito 1: 9). Quando aconselham alguém, esforçam-se para ensiná-lo com habilidade e paciência. Eles amam seus irmãos e, portanto, desejam ajudá-los (Pv 13:24). Mas o principal interesse deles é honrar a Jeová por manter seus padrões e proteger a congregação contra o mal. - Atos 20:28.

Até agora vimos quando devemos falar. Mas às vezes é melhor não dizer nada. Que dificuldades podem surgir nessas situações?

Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

Comentários