TEXTO DIÁRIO, Hoje é segunda-feira, 26 de julho de 2021, que possamos confortar com o conforto que recebemos de Deus aqueles que estão sofrendo qualquer tipo de provação (2 Co 1: 4).

TEXTO DIÁRIO, hoje é segunda-feira, 26 de julho de 2021

Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021

Segunda-feira, 26 de julho de 2021

Que possamos confortar com o conforto que recebemos de Deus aqueles que estão passando por qualquer tipo de provação (2 Co 1: 4).

Não precisamos remexer para encontrar irmãos que precisam de conforto. Mas devemos encontrar maneiras de aliviar o sofrimento dos outros, apesar de nossos medos. Por exemplo, podemos ter medo de não saber o que dizer ou o que fazer com alguém que está sofrendo. Ainda assim, não há dúvida de que nosso interesse pelos outros pode fazer muito bem. Quanto mais nos aproximamos do fim deste sistema, pior será a situação do mundo e mais difícil será a vida nele (2 Tm 3:13). Além disso, somos imperfeitos e continuaremos a cometer erros. Por tudo isso, continuaremos precisando de conforto. O apóstolo Paulo foi capaz de perseverar fiel até o fim de sua vida graças em parte ao encorajamento que recebeu de seus irmãos. Por seguir seu exemplo, também ajudaremos nossos irmãos a serem fiéis a Jeová. - 1 Tes. 3: 2, 3. w20,01 12, 13 par. 17-19

Como 2 Timóteo 4:11 mostra que Paulo valorizava o serviço fiel de Marcos?

Marcos e Pablo tornaram-se amigos íntimos. Por que dizemos isso? Quando o apóstolo foi preso pela última vez em Roma, por volta do ano 65, ele escreveu sua segunda carta a Timóteo. Nele, ele pediu a Timóteo que fosse a Roma e levasse Marcos com ele (2 Timóteo 4:11). Não há dúvida de que valorizou o serviço fiel que Marcos prestou e por isso pediu para estar com ele nesses momentos decisivos. Marcos o ajudava de várias maneiras, talvez trazendo comida ou material de escrita. O apoio e o incentivo que Paulo recebeu certamente o ajudaram a perseverar nos dias que antecederam sua execução.

O que Mateus 7:12 nos ensina sobre como ajudar os outros?

(Leia Mateus 7:12). Quando passamos por dificuldades, ficamos muito gratos pela ajuda que nos é dada. Ryan, que repentinamente perdeu o pai em um trágico acidente, diz: “Há muitas coisas rotineiras que você acha impossível de fazer quando está com dor. A ajuda que os outros te dão significa muito para ti, mesmo que pareça insignificante ”.

Se formos observadores, veremos maneiras de ajudar. Voltemos ao caso de Peter e Kathryn, mencionado no parágrafo 6. Uma irmã decidiu ajudá-los a ir às consultas médicas. Visto que nenhum dos dois pôde dirigir novamente, a irmã arranjou um horário para os irmãos da congregação que se ofereceram para se revezarem para ver o médico. Qual foi o resultado? Kathryn diz: "Sentimos um peso sendo tirado de nós". Jamais minimizemos o quanto nossos simples gestos de gentileza podem trazer alívio ao sofredor.

Que lição importante podemos aprender com o exemplo de Marcos?

Voltemos ao exemplo de Marcos, do primeiro século. Não há dúvida de que ele estava muito ocupado. Ele havia recebido designações importantes de Jeová, como escrever um Evangelho. Apesar de tudo, demorou a consolar Pablo e teve a confiança de pedir sua ajuda. Ângela, que perdeu um parente em uma morte violenta, apreciou que aqueles que a consolaram tivessem essa mesma disposição. Ele diz: “Quando os irmãos realmente querem ajudá-lo, é fácil falar com eles. Eles não hesitam em ajudá-lo ou o fazem com relutância ”. Por isso, perguntamo-nos: "Os outros pensam em mim que estou sempre pronto a consolar os meus irmãos?"

Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.

Comentários