TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 2 a 8 de agosto de 2021, “A Lei provou que Jeová cuida dos animais”, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 2 a 8 de agosto de 2021: “A Lei mostrou que Jeová se preocupa com os animais”, Discurso.

“A Lei mostrou que Jeová cuida dos animais” (10 min.)

A cada dia que passa, ficamos maravilhados com a criação de Jeová e vemos quanto amor Ele tem em nos dar coisas que não são essenciais para a vida. Porém, se quisermos curtir nossas vidas, podemos falar de um pôr-do-sol de comida. E os animais? cada coisa tem seu propósito e cada coisa tem sua lei a cumprir.

Portanto, nesta seção de Tesouros da Bíblia veremos o título: “A lei mostrou que Jeová se preocupa com os animais” É triste, mas o ser humano dá por certo que as coisas que estão ao seu redor são sua propriedade. E não é assim.

É por isso que o cuidado com os animais, o tratamento dado a eles, foi tão distorcido. Podemos citar situações em que o abuso é demonstrado contra eles, por exemplo, coisas como brigas de cães tornaram-se como esportes ou briga de galos, fazendo com que lutassem até morrer. Ou touradas. Onde muitos gostam de ver um animal sofrer.

O que Jeová pensará disso? O que Jeová pensava antes? E o que continua a provar isso? e o que ele espera, é claro, de nós. Vamos revisar três pontos, três textos bíblicos que nos ajudam a ver como Jeová demonstrou que se importava com sua criação. Neste caso, de animais. Vamos examinar a lei que ele disse em Deuteronômio capítulo 22 e versículo 4.

Deuteronômio 22: 4 

"Se você vir o burro ou o touro do seu irmão cair na estrada, não finja que não viu. Você definitivamente deve ajudá-lo a levantá-lo.

É muito comum em muitos lugares que os animais ainda sejam usados ​​para o transporte de cargas. E aqui o texto é muito claro. Se alguém viu o animal, neste caso o burro ou o touro, que não é propriedade deles, mas de outrem e este animal caiu com sua carga sobre ele, deve ajudá-lo, mesmo que não seja sua propriedade, diz Jeová.

Naquela época e até agora, até mesmo muitos desses animais carregam seu peso corporal. Portanto, era quase impossível para ele levantar com aquele peso. Jeová estava lá, demonstrando claramente que esses animais tinham que ser bem tratados.

Hoje o ser humano também precisa disso, não queremos sobrecarregar o peso de algum animal que temos para usar se moramos no campo, Jeová continua mantendo sua posição sobre isso. O que pensar até de coisas minúsculas como pássaros? O que Jeová pensou? Vamos ver o que é indicado em Deuteronômio, capítulo 22, versículos 6 e 7.

Deuteronômio 22: 6,7

“Se em uma estrada você encontrar um ninho com filhotes ou ovos, seja na árvore ou no chão, e a mãe estiver deitada sobre os filhotes ou sobre os ovos, não leve a mãe e os filhotes. 7 você pode ficar com os filhotes, mas certifique-se de deixar a mãe ir, faça assim para que te dê bem e você viva muito.

Novamente, nesta lei, Jeová mostra que cuida dos animais. A situação apresentada aqui é que Jeová não estava proibindo os humanos de se beneficiarem desses animais, talvez para se alimentar, mas também estava indicando que eles deveriam mostrar consideração, por quê? o que vemos nesses versículos indica que a mãe, neste caso o pássaro, está nos filhotes ou nos ovos.

Por que os pássaros não fogem? Geralmente é uma forma de proteger o ninho ou os filhotes. Esse é o instinto protetor de sua prole. Jeová permitiu que o israelita ficasse com os ovos, mas o estava forçando a libertar a mãe. Por quê? Porque ela poderia ter mais filhos e não estamos falando aqui, foi uma decisão fazer ou não.

Como vemos no final do versículo 7, Jeová lhe disse: "Faça assim, para que tudo vá bem para você e você viva por muito tempo." Foi um aviso claro de Jeová. Hoje nós também queremos continuar a mostrar que até mesmo pelas menores coisas na criação de Jeová, queremos mostrar consideração.

Podemos ensinar as crianças em nossas casas a cuidar dos animais e não maltratá-los, às vezes até os pais ou parentes podem se deliciar ao ver uma criança maltratar um pobre animal. Já vi esses animais quando estão com as crianças, porque estão dispostos a aguentar tudo. E, claro, na maioria dos casos, eles suportam. Em alguns outros, eles reagem defendendo-se.

Precisamos que das crianças, jovens e adultos realmente saibamos mostrar que cuidamos dos animais, algo que Jeová criou e que também merece nossa consideração. Outra maneira, como Jeová indicou que os israelitas deveriam considerar os animais, agora se encontra em Deuteronômio capítulo 22 e versículo 10.

Deuteronômio 22:10

"Não coloque um touro e um burro para arar juntos"

É possível que não tenhamos esses tipos de animais ou campos para arar, mas é quase comum que todos nós tenhamos um animal doméstico. O que Jeová espera que façamos? Em Provérbios, capítulo 12 e versículo 10.

Provérbios 12:10

Os justos cuidam de seus animais domésticos, mas, no caso dos ímpios, até sua misericórdia é cruel.

Se temos um animal pequeno aos nossos cuidados, devemos dar-lhe o tratamento devido, o tratamento que Jeová exige de nós como seres humanos. Se cuidarmos de um desses animais, porque também precisamos demonstrar a mesma postura de Jeová somos feitos à imagem de Jeová.

Portanto, queremos mostrar o mesmo apreço pela criação de Deus. Ensinemos nossos familiares, mesmo os menores, a saber como cuidar, proteger e tratar adequadamente os animais sob nossos cuidados.

Isso nos faz pensar que se em algum momento nos derem um animal para criar e percebermos que não temos as condições para fazê-lo, ou talvez se for um animal que possa causar danos aos nossos entes queridos, é melhor abster-se de aceitá-lo ou possuí-lo.

É melhor, também, que inculquemos nossos familiares a dar tratamento adequado a essa criação de Jeová. Se ele pensa assim, se sempre pensou a ponto de dar leis específicas aos seres humanos, isso mostra que Jeová realmente deseja cuidar de sua criação e deseja que nós também cuidemos dela.

Vamos fazer o melhor para pensar como Jeová. Vamos mostrar que realmente cuidamos de nossos animais no comando e que isso também reflete nosso profundo respeito e amor por Jeová e sua criação.

Comentários