Estudo de A Sentinela, semana de 19 a 25 de julho de 2021, Continue sendo positivo no ministério, respostas sublinhadas.

Estudo da Sentinela, 19 a 25 de julho de 2021, Continue a Ser Positivo no Ministério, Respostas Sublinhadas.

1. Que exemplo Jesus deu a seus discípulos, e o que eles fizeram? (Veja a imagem da capa).

QUANDO Jesus estava na terra, ele sempre foi positivo em seu ministério e deseja que seus discípulos tenham a mesma atitude (João 4:35, 36). Enquanto Jesus estava com seus discípulos, eles pregaram com entusiasmo (Lucas 10: 1, 5-11, 17). Mas eles perderam o desejo de pregar por um tempo quando seu professor foi preso e morto (João 16:32). Depois de ressuscitar, Jesus os incentivou a se concentrar na pregação. E, quando ele já estava no céu, eles pregaram com tanto entusiasmo que seus inimigos reclamaram: "Eles encheram Jerusalém com os seus ensinamentos" (Atos 5:28).

2. Como Jeová tem abençoado a pregação?

Jesus dirigiu a pregação dos cristãos do primeiro século e, com a bênção de Jeová, muitas pessoas aceitaram sua mensagem. Por exemplo, no Pentecostes de 33 DC, cerca de 3.000 foram batizados (Atos 2:41). E o número de discípulos continuou aumentando tremendamente (Atos 6: 7). Agora, Jesus predisse que mais pessoas aceitariam as boas novas nos últimos dias (João 14:12; Atos 1: 8).

3, 4. a) Por que pregar pode ser difícil em alguns lugares? b) O que iremos analisar neste artigo?

Todos nós nos esforçamos para ser positivos no ministério. Em alguns lugares isso é fácil, pois há muitas pessoas que querem estudar a Bíblia. Na verdade, são tantos que os irmãos têm que fazer listas de espera! Mas em outras partes do mundo, as coisas não são tão fáceis para os publicadores, pois encontram poucas pessoas em suas casas, e as que encontram podem ter pouco interesse na Bíblia.

Se moramos em um lugar onde a pregação é difícil, as sugestões que veremos neste artigo podem nos ajudar. Analisaremos o que alguns irmãos têm feito para poder falar com mais pessoas e por que podemos continuar a ser positivos no ministério, mesmo que as pessoas não respondam bem.

VAMOS MANTER POSITIVOS SE NÃO CONSEGUEMOS ENCONTRAR PESSOAS

5. Quais são as dificuldades de muitas Testemunhas de Jeová?

Muitas Testemunhas de Jeová acham cada vez mais difícil falar com as pessoas em casa. Alguns moram em áreas onde há muitos prédios de apartamentos de alta segurança ou condomínios fechados. Pode haver porteiro ou segurança que não permite a entrada de ninguém que não tenha sido convidado por algum dos residentes. Em outros lugares, os irmãos podem ir de casa em casa sem muitos problemas, mas encontram poucas pessoas. Existem também publicadores que pregam em áreas rurais ou isoladas, onde poucas pessoas vivem. Eles podem ter que viajar longas distâncias para falar com alguém e, quando chegam, descobrem que não estão em casa. Se nos encontrarmos em alguma dessas situações, o que podemos fazer para não desistir e começar a falar com mais pessoas?

6. Em que a pregação se compara à pesca?

Jesus comparou a pregação à pesca (Marcos 1:17). Um pescador pode passar dias sem pegar um único peixe, mas não desiste, se adapta. Mude os horários, lugares ou métodos. Podemos fazer o mesmo no ministério. Vejamos algumas sugestões.

ILUSTRAÇÃO:

Em áreas onde é difícil para nós encontrar pessoas em suas casas, vamos tentar pregar em horários diferentes, em lugares diferentes ou com métodos diferentes. (Veja os parágrafos 7-10). *

7. O que pode acontecer se pregarmos em horários diferentes?

Vamos mudar o horário. Falaremos para mais pessoas se pregarmos nos horários em que é mais provável que estejam em casa. Afinal, todo mundo vai para casa mais cedo ou mais tarde. Muitos irmãos pregam à tarde ou à noite porque encontram mais pessoas. Além disso, nessas ocasiões, as pessoas podem estar mais relaxadas e querer conversar mais. Ou podemos tentar fazer o mesmo que um velho chamado David. Quando ele já está pregando em um território há algum tempo, ele e seu parceiro batem novamente em portas que ninguém abriu na primeira vez. Ele diz: "Estou surpreso com a quantidade de pessoas em casa quando ligamos pela segunda vez."

ILUSTRAÇÃO:

Uma pregação do casamento. Na primeira porta, eles não encontram o homem que mora ali porque ele está trabalhando. Mais tarde, eles conseguem falar com ele, visitando-o novamente ao anoitecer.

Em áreas onde é difícil para nós encontrar pessoas em suas casas, vamos tentar pregar em horários diferentes. (Veja os parágrafos 7 e 8).

8. Como podemos aplicar Eclesiastes 11: 6 no ministério?

O texto temático deste artigo nos lembra que não devemos desistir (leia Eclesiastes 11: 6). David, mencionado no parágrafo anterior, não desistiu. Depois de muitas tentativas, ele finalmente conseguiu encontrar alguém em uma determinada casa. Era sobre um homem que estava interessado em falar sobre a Bíblia e disse: "Moro aqui há cerca de oito anos e esta é a primeira vez que vejo uma Testemunha de Jeová à minha porta." David explica: "Aprendi que quando você finalmente encontra pessoas em suas casas, muitas delas ouvem a mensagem."

ILUSTRAÇÃO:

O mesmo casal não consegue encontrar uma mulher em casa porque ela está em uma consulta médica no hospital. Mais tarde, eles conseguiram falar com ela pregando com as carroças perto do hospital.

Em áreas onde é difícil para nós encontrar pessoas em suas casas, vamos tentar pregar em lugares diferentes. (Veja o parágrafo 9.)

9. O que alguns irmãos fazem para falar com pessoas que não encontram em casa?

Vamos mudar os lugares. Alguns publicadores tentaram pregar em diferentes lugares para falar com pessoas que não podiam encontrar em casa. Por exemplo, em áreas onde há grandes edifícios onde você não pode pregar de casa em casa, pregar nas ruas e com carrinhos tem valido a pena. Graças a isso, os irmãos podem conversar cara a cara com pessoas que antes eram impossíveis de alcançar. Muitos editores também notaram que as pessoas estão mais dispostas a falar ou aceitar publicações em parques, mercados e áreas comerciais. Floiran, superintendente de circuito da Bolívia, diz: “Vamos aos mercados e lojas entre uma e três da tarde, quando os vendedores estão menos ocupados. Normalmente temos boas conversas e até iniciamos cursos bíblicos. "

ILUSTRAÇÃO:

O mesmo casal não consegue encontrar uma mulher em casa porque ela está no supermercado. Mais tarde, eles conseguem falar com ela ao telefone.

Em áreas onde é difícil para nós encontrar pessoas em suas casas, vamos tentar pregar com métodos diferentes. (Ver parágrafo 10).

10. Que métodos podemos usar para falar com todos?

Vamos mudar os métodos. Vamos imaginar que tentamos continuamente falar com alguém do território. Fomos à sua casa em momentos diferentes, mas não o encontramos. Que outros métodos podemos usar? Uma irmã chamada Katarína diz: "Escrevo cartas para quem não encontro em casa e conto o que teria dito pessoalmente". O que isso nos ensina? Que devemos tentar métodos diferentes para alcançar todas as pessoas no território.

 VAMOS MANTER POSITIVOS SE AS PESSOAS NÃO QUEREM OUVIR-NOS

11. Por que algumas pessoas não querem ouvir nossa mensagem?

Algumas pessoas não querem ouvir nossa mensagem. Eles acham que não precisam aprender sobre Deus ou a Bíblia. Eles podem não acreditar em Deus por causa de todo o sofrimento no mundo e podem rejeitar a Bíblia porque vêem que os líderes religiosos não praticam o que pregam. Outros estão tão concentrados no trabalho, na família ou nos problemas que não percebem que a Bíblia pode ajudá-los. Como podemos permanecer positivos quando tantas pessoas não veem a importância de nossa mensagem?

12. Como podemos aplicar Filipenses 2: 4 no ministério?

Vamos mostrar interesse nas pessoas. Muitas pessoas que a princípio não quiseram ouvir nossa mensagem, mais tarde aceitaram porque viram que a testemunha demonstrava interesse sincero por elas (leia Filipenses 2: 4). Por exemplo, Davi, mencionado anteriormente, diz: "Se alguém disser que não está interessado, colocamos de lado a Bíblia ou as publicações e tentamos descobrir por que ele pensa assim". As pessoas percebem quando alguém se preocupa com elas. Eles podem esquecer o que dissemos, mas certamente se lembrarão de como os fizemos sentir. Mesmo que a pessoa não nos deixe falar, podemos mostrar com a nossa atitude e com os nossos gestos que nos interessamos por ela.

13. Como podemos tornar nossa mensagem mais prática para as pessoas?

Uma maneira de mostrar que nos preocupamos com as pessoas é adaptando nossa mensagem para torná-la mais prática e envolvente para elas. Por exemplo, vemos algo que indique que a pessoa tem filhos? Os pais podem se interessar por conselhos da Bíblia para criar os filhos ou para uma família mais feliz. E se virmos que há várias fechaduras em uma porta? Podemos conversar com a pessoa sobre o crime e a insegurança no mundo e explicar que esses problemas desaparecerão para sempre. Em todo caso, cada vez que alguém nos ouve, tentemos fazê-lo entender como a Bíblia pode ajudá-lo. Katarína, citada no parágrafo 10, diz: “Penso em como a verdade me ajudou”. Dessa forma, ele se expressa com convicção e as pessoas percebem.

14. De acordo com o que Provérbios 27:17 diz, como a pregação acompanhada nos beneficia?

Vamos aproveitar a ajuda de outras pessoas. No primeiro século, Paulo ensinou a Timóteo seus métodos de pregação e ensino e o encorajou a usar esses métodos para ajudar outros (1 Coríntios 4:17). Como Timóteo, podemos aprender muito com a experiência dos irmãos na congregação (leia Provérbios 27:17). Veja o exemplo de um irmão chamado Shawn, que por algum tempo foi pioneiro em uma área rural onde a maioria das pessoas estava feliz com sua religião. O que te ajudou a não desanimar? Ele diz: “Sempre que possível, pregaria junto. Aproveitamos o tempo que demorávamos para ir de uma casa a outra para conversar sobre como poderíamos melhorar nossa maneira de ensinar. Por exemplo, poderíamos revisar a conversa que tivemos com uma pessoa,

15. Por que é tão importante orar quando vamos pregar?

Peçamos ajuda a Jeová. Sempre que vamos pregar, oremos para que Jeová nos guie. Sem a ajuda de seu poderoso espírito santo, nada poderíamos fazer (Salmos 127: 1; Lucas 11:13). Quando pedimos a ajuda de Jeová, sejamos específicos. Por exemplo, vamos pedir a ele que nos ajude a encontrar alguém que tenha a atitude certa e queira ouvir. Então vamos fazer nossa parte e pregar para o máximo de pessoas que pudermos.

16. Por que o estudo pessoal é tão necessário para ter sucesso no ministério?

Vamos reservar um tempo para o estudo pessoal. A Palavra de Deus diz: "Vede vós mesmos qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Rom. 12: 2). Quanto mais convencidos estamos da verdade sobre Deus, com mais confiança falamos sobre isso no ministério. Katarína diz: “Há algum tempo, percebi que precisava fortalecer minha fé em alguns ensinos básicos da Bíblia. Portanto, estudei exaustivamente as evidências que confirmam que existe um Criador, que a Bíblia é a Palavra de Deus e que Deus tem uma organização que O representa hoje. " Katarína diz que seu estudo pessoal a ajudou a fortalecer sua fé e a gostar mais de pregar.

POR QUE CONTINUAMOS A SER POSITIVOS NO MINISTÉRIO

17. Por que Jesus manteve uma atitude positiva em seu ministério?

Jesus manteve uma atitude positiva e continuou a pregar, embora algumas pessoas não quisessem ouvir. Por que o fez? Ele sabia que as pessoas precisavam saber a verdade e queria ajudar o maior número de pessoas possível. Ele também sabia que algumas pessoas que inicialmente não queriam ouvir a mensagem do Reino acabariam por aceitá-la. Foi o que aconteceu com sua própria família. Durante os três anos e meio em que Jesus pregou, nenhum de seus irmãos se tornou seu discípulo (João 7: 5). Mas, após sua ressurreição, eles se tornaram cristãos (Atos 1:14).

18. Por que continuamos pregando?

Não sabemos quem acabará aceitando as verdades bíblicas que ensinamos. Algumas pessoas demoram mais para responder positivamente. Mesmo aqueles que não querem nos ouvir percebem nosso bom comportamento e atitude positiva, e podem eventualmente “glorificar a Deus” (1 Pedro 2:12).

19. De acordo com 1 Coríntios 3: 6, 7, o que devemos reconhecer?

Embora plantemos e regemos, devemos reconhecer que é Deus quem “o faz crescer” (leia 1 Coríntios 3: 6, 7). Um irmão da Etiópia chamado Getahun disse: “Por mais de 20 anos, fui a única Testemunha de Jeová em um território onde as pessoas raramente pregam. Mas agora existem 14 publicadores. 13 já foram batizados, incluindo minha esposa e nossos 3 filhos. As reuniões têm a participação média de 32 pessoas ”. Getahun fica feliz por não se cansar de pregar, mas esperou pacientemente que Jeová trouxesse pessoas sinceras para sua organização. - João 6:44.

20. De que forma somos como uma equipe de resgate?

Para Jeová, a vida de todas as pessoas é valiosa. Ele nos dá a honra de colaborar com seu Filho em reunir pessoas de todas as nações em sua aldeia antes do fim deste sistema (Ageu 2: 7). Quando pregamos, somos como membros de uma equipe de resgate enviada para libertar um grupo de pessoas que ficaram presas em uma mina. Mesmo que apenas alguns resgatadores encontrem pessoas vivas, o trabalho de todos é importante. O mesmo se aplica à pregação: não sabemos quantas pessoas ainda podem ser resgatadas do mundo de Satanás, mas Jeová pode usar qualquer um de nós para ajudá-las. Andreas, que mora na Bolívia, diz: “Sei que quando alguém conhece a verdade e é batizado, é graças ao trabalho de muitas pessoas”. Portanto, vamos nos esforçar para permanecer positivos no ministério. Se fizermos isso,

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que podemos fazer para falar com pessoas que são difíceis de encontrar em casa?

Podemos tentar em outro momento, mudar de lugar, por exemplo podemos ir a lugares onde se houver pessoas, existem pessoas como parques, ruas, ou podemos até mesmo mudar o método, escrever cartas para eles dizendo o que diríamos se nós falei com ela cara a cara, dá para ter um resultado muito bom.

Como podemos ajudar pessoas que a princípio parecem relutantes em ouvir as verdades bíblicas?

Podemos ajudá-los mostrando interesse. Adaptando nossa mensagem, falando sobre assuntos que podem interessar a você. Podemos usar nosso parceiro para nos dizer como melhorar, podemos orar a Jeová para nos dizer como melhorar, podemos orar a Jeová para nos dar seu espírito santo e também devemos dedicar tempo ao nosso estudo pessoal, porque isso nos permitirá para falar com mais convicção.

Por que continuamos a ser positivos no ministério?

Porque não sabemos quem acabará aceitando as verdades bíblicas que ensinamos. Algumas pessoas demoram mais para responder positivamente. Além disso, lembramos que é Deus quem faz essa semente crescer. E, por fim, por ser uma obra que salva vidas, Jeová pode usar qualquer um de nós para ajudar alguém.

Comentários

  1. Obrigada soberano Senhor Jeová, por esse alimento saboroso que salva vidas .Jamais esquecer que JEOVÁ faz cresce, todo merito pra Jeová. Que JEOVÁ nos abençoe. TENHA UMA BOA NOITE .

    ResponderExcluir

Postar um comentário