Estudo de Livro de Congregação, Semana 26 de julho a 1º de agosto de 2021, Capítulo 11, Parágrafos, 9-17, Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 26 de julho a 1º de agosto de 2021, Capítulo 11, Parágrafos. 9-17, Respostas.

Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 11 par. 9-17.

9. Como Jeová demonstrou amor leal?

Vemos que, embora os israelitas vez após vez tenham dado as costas a Jeová e adorado falsos deuses, Jeová ainda demonstrou amor leal ao enviar sentinelas não apenas para advertir os justos, mas também os iníquos, aqueles a quem feriram seus sentimentos e contaminaram seus reputação.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Então vemos que Jeová apesar da deslealdade dos israelitas, não os desistiu rapidamente, mas buscou a reconciliação, visto que como mencionado em Ezequiel 33:11, Jeová não gosta da morte de seus inimigos, mas eles gostam quando eles mudam seu curso de vida.

Enviando sentinelas para alertar a todos, apesar de Israel ter se afastado de Jeová. A espada era a última opção. Ele nunca gostou da morte de ninguém.

10, 11. O que podemos aprender ao ver como Jeová tratou seu povo?

Podemos aprender que quando pregamos às pessoas não devemos ver isso como uma mensagem massiva, mas como pessoas com sua própria identidade, nem devemos julgar uma pessoa e pensar que ela não merece levar a mensagem por causa de seu passado, seu aparência física, origem, classe social ou modo de falar.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Também aprendemos que não devemos pensar que, visto que servimos a Jeová por anos no passado, agora podemos relaxar, visto que temos as mesmas tendências para pecar que qualquer outra pessoa, por isso não devemos baixar a guarda, mas manter uma atitude humilde e obediente.

Devemos ver as pessoas para quem pregamos como indivíduos. Não queremos imaginar que eles não queiram ouvir a verdade por causa de sua origem, condição social, aparência física, etc. Não devemos usar nossas boas ações passadas como desculpa para o mal. Devemos permanecer humildes e obedientes.

12. Se cometemos pecados graves no passado, o que devemos ter em mente?

Devemos ter em mente que Jeová é um Deus de amor e que nossos pecados são grandes demais para que Deus nos perdoe, e podemos nos lembrar do exemplo dos israelitas, já que Jeová estava disposto a perdoá-los, embora muitos o tivessem traído vezes.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Que Jeová é um Deus de amor e não de vingança. Mas quem vai punir aqueles que pecam e não se arrependem. Se fizermos isso, Jeová perdoará nossos pecados, não importa quão grande seja a prova dos pecados perdoados dos israelitas rebeldes.

"Fale com os filhos do seu povo"

13, 14. a) Que tipo de mensagem as sentinelas deveriam anunciar? 

Vemos que eles devem proclamar advertências ou advertências, mas também boas novas. 

COMENTÁRIO ADICIONAL

Ezequiel 33: 2,3: "Filho do homem, fale aos filhos do seu povo e diga-lhes:" Suponha que eu ordene uma espada contra um país e todo o povo daquele país escolha um homem e faça dele seu sentinela, 3 e Ele vê a espada vindo contra o país, toca a buzina e avisa o povo.

Principalmente dando avisos, mas também deram boas notícias

b) Que mensagens Isaías proclamou?

Por exemplo, por volta de 778-732 aC, Isaías avisou ao povo que os babilônios conquistariam Jerusalém e levariam seus habitantes ao exílio, mas também anunciou que a adoração verdadeira seria restaurada. 

COMENTÁRIO ADICIONAL

Ele avisou os israelitas que eles seriam conquistados pelos babilônios e seriam levados ao exílio. Mas ele também disse que Jeová os traria de volta a Jerusalém para restaurar a adoração pura.

15. Que mensagens Jeremias anunciou?

Vemos que durante os anos 647 e 580 antes de nossa era, Jeremias fez um trabalho extraordinário de advertir os israelitas iníquos sobre as calamidades que Jeová os enviaria, mas também anunciou boas novas, como a de que o povo de Deus voltaria a sua terra e que a adoração pura seria restaurada lá.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Embora o acusassem de ser um pássaro de mau agouro, que só dava más notícias. O que ele fez foi advertir o que Jeová traria como conseqüência de seus erros. Mas também deu boas novas sobre a restauração da adoração pura.

16. Como a mensagem de Ezequiel ajudou os judeus cativos?

Durante os anos 613 e 591 antes de nossa era, Ezequiel avisou fortemente o povo de Israel sobre a destruição que cairia sobre eles, desta forma não só avisou que Jeová puniria os apóstatas, mas também a sua mensagem os ajudou a permanecer espiritualmente despertos e prontos para tudo o que teria que ser feito.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Alertá-los sobre o que estava por vir e ajudou a mantê-los espiritualmente fortes e alertas. Os netos e filhos dos israelitas que ouviram voltaram após 70 anos de exílio. Confirmando a adoração pura em Jerusalém.

17. Quando Jeová designa sentinelas?

Vemos que sempre que algo crucial vai acontecer relacionado ao cumprimento de seu propósito, Jeová designa sentinelas para advertir os iníquos e anunciar as boas novas, exatamente o que está sendo feito hoje, e cada um de nós faz o trabalho das sentinelas à medida que trazem o boas notícias para todas as pessoas.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Sempre que algo importante está para acontecer relacionado ao cumprimento de seu propósito, ele nomeia sentinelas para alertar os ímpios e anunciar as boas novas.

Comentários