Estudo de Livro de Congregação, Semana de 19 a 25 de julho de 2021, Capítulo 11, Parágrafos 1-8, Análise de Vídeo e Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 19-25 de julho de 2021, Capítulo 11, Parágrafos 1-8, Análise de Vídeo e Respostas.

Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 11 par. 1-8 e vídeo.

ANÁLISE DO VÍDEO E RESPOSTAS AOS PARÁGRAFOS

Jeová designou o “escravo fiel e sábio” como vigia. Nos tempos bíblicos, as sentinelas tocavam a buzina ou davam um sinal de alarme ao se aproximar de um perigo e dar avisos não era a única obra das sentinelas, Jeová designou o profeta Ezequiel como sentinela.

Leia Ezequiel 33: 7 comigo e observe o que Jeová lhe pediu que fizesse: “Tu, filho do homem, designei vigia para a casa de Israel; e, quando você ouvir uma palavra da minha boca, você vai avisá-los de mim ».

O capítulo que você está prestes a estudar no livro Adoração Pura é baseado nesse versículo. Este capítulo é intitulado "Eu te designei uma sentinela." Ao estudar essas informações, você aprenderá o que mais se espera de uma sentinela e também obterá uma melhor compreensão da personalidade de Jeová.

 Procure a resposta a estas perguntas: Que qualidades motivam Jeová a designar sentinelas? Que dois tipos de mensagens os sentinelas anunciam? E o que você precisa fazer para apoiar a adoração pura? 

A verdade é que cumprir a missão que Jeová nos deu pode ser difícil, mas tenha certeza de que "O escravo fiel e sábio" valoriza sua ajuda e apoio e você também pode ter certeza de que Jeová valoriza seu trabalho árduo e sua resistência e lealdade. As informações que você está prestes a estudar lhe darão coragem e o ajudarão a fazer sua parte para defender a adoração pura.

"Eu nomeei você um sentinela"

1.O que as sentinelas de Jeová fizeram durante anos, e o que aconteceu no final em Jerusalém?

Por mais de 100 anos, as sentinelas ou profetas anunciaram que a Babilônia iria destruir Jerusalém, e chegou o dia em que isso aconteceria, primeiro eles começaram a cercar toda Jerusalém para que não pudessem escapar e depois de muitos meses, os soldados cruzaram as paredes e destruíram o templo e os habitantes.

2.3 A) Qual é a situação que os habitantes da Terra enfrentam hoje?

Hoje todos os habitantes da terra se encontram em uma situação semelhante a Jerusalém, pois como eles, a destruição de todos os que têm fé é iminente, porque Jeová usará seus anjos para executar as sentenças, e nós somos como essas sentinelas e nós continue a alertar as pessoas sobre o que vai acontecer.

2,3 B) A que perguntas respondemos?

Responderemos às seguintes perguntas:

Por que Jeová designou vigias?

Que tipo de mensagem as sentinelas proclamam?

Quem fez este trabalho?

E qual é o nosso papel nisso tudo?

«Você vai avisá-los de mim»

4. Por que Jeová designou vigias? (Veja o desenho no início)

Como vemos na ilustração, uma sentinela foi colocada no topo das paredes, Jeová não apenas para alarmar o povo dos perigos ou ataques que o povo poderia receber, mas para protegê-los, visto que cuidava deles e queria salvar suas vidas.

5,6 Que fato específico destaca a justiça de Jeová?

Destaca que ele não apenas olha para o seu povo como um todo, mas também nos avalia individualmente, por exemplo, naquela época, Jeová não tratava os israelitas como se fossem um bando de rebeldes, mas viu quem eram seus servos fiéis e aqueles não.

7. Que critérios Jeová usa para julgar as pessoas?

Vemos que quando Jeová responsabiliza alguém, ele não baseia sua decisão no que essa pessoa fez no passado, mas no que ele faz depois de ouvir as advertências, ou seja, não importa o quão ruim a pessoa tenha feito, se ela mudar e ficar do lado de Jeová, então Jeová o julgará independentemente de quaisquer pecados que tenha cometido.

8. Que outro fato destaca o senso de justiça de Jeová?

Vemos que Jeová sempre avisa com antecedência, por exemplo, Ezequiel começou a profetizar cerca de seis anos antes de o exército babilônico destruir Jerusalém; Também hoje, a mensagem das boas novas já existe há muitos anos, e muitos tiveram a oportunidade de estar do lado de Jeová.

Comentários