Estudo da Sentinela, semana de 26 de julho a 1º de agosto de 2021, Jeová nos dará forças, respostas sublinhadas.
Estudo da Sentinela, 26 de julho a 1º de agosto de 2021, Jeová nos dará força, respostas sublinhadas.
1, 2. Que dificuldades muitas Testemunhas enfrentam?
O APÓSTOLO Paulo encorajou Timóteo - e por extensão todos os cristãos - a cumprir plenamente seu ministério (2 Timóteo 4: 5). Todos nós nos esforçamos para seguir esse conselho, mas nem sempre é fácil. Muitos de nossos irmãos precisam de muita coragem para sair e pregar (2 Timóteo 4: 2). Veja, por exemplo, quem mora em lugares onde nosso trabalho é restrito ou mesmo proibido. Eles colocam sua liberdade em risco toda vez que participam do ministério.
Os servos de Jeová enfrentam uma grande variedade de problemas que podem desanimá-los. Muitos têm que trabalhar longas horas apenas para fornecer o básico para suas famílias. Eles gostariam de fazer mais no ministério, mas no final da semana eles têm pouca energia sobrando. Outros podem fazer pouco no serviço de Jeová por causa de doenças crônicas ou enfermidades da idade; alguns podem nem mesmo conseguir sair de casa. E também há aqueles que lutam o tempo todo com sentimentos de inutilidade. Uma irmã do Oriente Médio chamada Mary * diz: “Minha luta contra os sentimentos negativos é tão grande que me deixa emocionalmente esgotada. Depois me sinto culpado porque isso me rouba o tempo e a energia que poderia dedicar ao ministério ”.
3. O que iremos analisar neste artigo?
Sejam quais forem os problemas que tivermos, Jeová nos dará forças para enfrentá-los e continuar a servi-lo tanto quanto as circunstâncias permitirem. Neste artigo, discutiremos como Jeová nos ajuda. Mas primeiro vamos ver como ele fortaleceu Paulo e Timóteo para cumprir seu ministério, apesar das dificuldades.
FORÇAS PARA CONTINUAR A PREGAR
4. Que situações difíceis Paulo enfrentou?
Pablo enfrentou muitas situações difíceis. Ele precisava de força, especialmente quando foi espancado, apedrejado e jogado na prisão (2 Coríntios 11: 23-25). Ele não teve problemas em admitir que às vezes tinha que lutar contra sentimentos negativos (Rom. 7:18, 19, 24). Além disso, ele pediu desesperadamente a Deus que removesse um certo “espinho na carne” de que ele estava sofrendo (2 Coríntios 12: 7, 8).
ILUSTRAÇÃO:
O que ajudou Paulo a cumprir seu ministério? (Veja os parágrafos 5 e 6.) *
5. O que Paulo alcançou apesar das dificuldades?
Jeová deu poderes a Paulo para realizar seu ministério apesar das dificuldades. Vamos pensar em tudo o que o apóstolo realizou. Por exemplo, enquanto estava em prisão domiciliar em Roma, ele defendeu com entusiasmo as boas novas aos líderes judeus e talvez a alguns oficiais do governo (Atos 28:17; Filipenses 4:21, 22). Ele também pregou para a guarda pretoriana e para todos os que o visitavam (Atos 28:30, 31; Filipenses 1:13). Foi nessa mesma época que Deus usou Paulo para escrever certas cartas que têm beneficiado os cristãos desde aquela época até os dias atuais. E, graças ao seu exemplo, os irmãos na congregação em Roma se sentiram fortalecidos e mostraram “mais coragem para falar a palavra de Deus sem medo” (Filipenses 1:14). Embora ele nem sempre pudesse fazer o que queria,
6. De acordo com 2 Coríntios 12: 9, 10, o que ajudou Paulo a cumprir seu ministério?
Paulo sabia que tudo o que ele fazia no serviço de Jeová não era graças à sua própria força, mas ao que Deus lhe deu. É por isso que ele escreveu que o poder de Deus “é plenamente demonstrado na fraqueza” (leia 2 Coríntios 12: 9, 10). Por meio de seu espírito santo, Jeová deu poderes a Paulo para cumprir plenamente seu ministério, apesar da perseguição, prisão e outros problemas.
ILUSTRAÇÃO:
Timothy tem um pergaminho nas mãos e está conversando com vários homens mais velhos.
O que ajudou Timóteo a cumprir seu ministério? (Veja o parágrafo 7.) *
7. Que problemas Timóteo teve de superar para cumprir seu ministério?
O jovem Timóteo também dependia do poder de Deus para cumprir seu ministério. Por exemplo, ele acompanhou Paulo em longas viagens missionárias. Além disso, o apóstolo o enviou em outras ocasiões para visitar e encorajar algumas congregações (1 Cor. 4:17). Talvez Timóteo tenha achado que a tarefa era grande demais para ele. Talvez seja por isso que Paulo lhe disse: "Não deixe ninguém desprezar a sua juventude" (1 Timóteo 4:12). Por outro lado, naquela época, Timóteo também tinha um espinho cravado na carne, pois a Bíblia diz que ele ficava doente com frequência (1 Timóteo 5:23). Mas Timóteo sabia que o poderoso espírito santo de Jeová lhe daria a força de que precisava para pregar as boas novas e servir a seus irmãos. - 2 Tim. 1: 7.
FORÇAS PARA SER FIEL APESAR DOS PROBLEMAS
8. Como Jeová nos fortalece hoje?
Hoje, Jeová nos dá “poder além do normal” para que possamos continuar a servi-lo fielmente. - 2 Cor. 4: 7. Vamos discutir quatro coisas que Jeová nos deu para nos fortalecer e nos ajudar a ser fiéis a ele: oração, a Bíblia, nossos irmãos e irmãs e ministério.
ILUSTRAÇÃO:
Um irmão orando.
Jeová nos fortalece por meio da oração. (Veja o parágrafo 9.)
9. Como a oração nos ajuda?
A oração. Em Efésios 6:18, Paulo disse: "Continue orando o tempo todo." Se o fizermos, Deus nos fortalecerá. Jonnie, que mora na Bolívia, sentiu o apoio de Jeová quando passou por vários problemas. Seus pais e sua esposa adoeceram gravemente ao mesmo tempo. Cuidar dos três foi muito difícil Sua mãe faleceu e sua esposa e seu pai demoraram muito para se recuperarem das doenças. Jonnie relembra: "Quando a pressão estava me esmagando, o que sempre me ajudou foi ser específico em minhas orações. Jeová deu-lhe a força de que precisava para perseverar. No mesmo país, um velho chamado Ronald soube que sua mãe tinha câncer e faleceu um mês depois. O que o ajudou a continuar? Ele conta: “A oração me permite abrir amplamente o meu coração a Jeová. Eu sei que ele me entende melhor do que ninguém até do que eu ”. Às vezes, podemos nos sentir oprimidos ou não saber o que dizer em nossas orações, mas Jeová nos convida a falar com ele, mesmo que seja difícil para nós expressar nossos sentimentos em palavras (Rom. 8:26, 27).
ILUSTRAÇÃO:
Uma irmã lendo a Bíblia.
Jeová nos dá força por meio da Bíblia. (Ver parágrafo 10).
10. De acordo com Hebreus 4:12, por que ler a Bíblia e meditar nela é tão importante?
A Bíblia. Como Paulo, podemos ler as Escrituras para obter força e conforto (Rom. 15: 4). Quando lemos uma passagem e refletimos sobre ela, Jeová pode usar seu espírito para nos ajudar a entender como ela se aplica à nossa situação. - Leia Hebreus 4:12. Ronald, mencionado no parágrafo anterior, diz: “Estou feliz por ter adquirido o hábito de ler a Bíblia todas as noites. Penso muito nas qualidades de Jeová e no amor com que ele trata seus servos. Isso me ajuda a recuperar minhas forças ”.
11. Como a Bíblia fortaleceu uma irmã que estava sofrendo?
Meditar na Palavra de Deus nos ajuda a ver nossos problemas da perspectiva certa. Vejamos o caso de uma irmã que ficou viúva. Um velho sugeriu que ela lesse o livro de Jó e disse que isso a ajudaria. Quando o fez, sua primeira reação foi criticar Jó por seu pensamento. Em sua cabeça, ele disse: "Jó, mas como você é negativo!". Então ele percebeu que sua atitude se parecia muito com a de Jó. Isso a ajudou a corrigir seu ponto de vista e lhe deu forças para lidar com a dor de perder o marido.
ILUSTRAÇÃO:
Um irmão, várias irmãs e algumas crianças conversam e sorriem.
Jeová nos dá força por meio de nossos irmãos. (Ver parágrafo 12).
12. Como Jeová usa nossos irmãos para nos fortalecer?
Nossos irmãos. Jeová também nos fortalece por meio de nossos irmãos. Paulo escreveu que estava ansioso para ver seus irmãos espirituais para encorajar uns aos outros (Rom. 1:11, 12). Maria, mencionada no parágrafo 2, adora estar com outros cristãos. Ele conta: “Jeová me ajudou por meio de irmãos e irmãs que nem sabiam o que eu estava passando. Eles me deram um comentário encorajador ou me enviaram um cartão, e isso era exatamente o que eu precisava. Também me ajuda a conversar com irmãs que passaram por situações semelhantes e a aprender com sua experiência. E os anciãos sempre me fazem sentir que a congregação me considera valioso. "
13. Como podemos fortalecer uns aos outros nas reuniões?
Um dos melhores momentos para encorajar uns aos outros é nas reuniões. Quando participamos, podemos tomar a iniciativa de capacitar os outros, dizendo-lhes que os amamos e que apreciamos o que fazem. Por exemplo, antes de uma reunião, um velho chamado Pedro disse a uma irmã que não tinha o marido de verdade: “Você não pode imaginar como estamos entusiasmados em vê-la aqui. Ele sempre tem seus seis filhos prontos e com comentários prontos ”. Muito grata e com lágrimas nos olhos, ela respondeu: "Você não tem ideia do quanto eu precisava ouvir isso hoje."
ILUSTRAÇÃO:
Uma irmã pregando por carta.
Jeová nos fortalece por meio do ministério. (Ver parágrafo 14)
14. Que efeito a pregação tem sobre nós?
O Ministério. Pregar nos faz sentir bem e nos conforta, quer as pessoas dêem ouvidos à mensagem ou não (Pv 11:25). Uma irmã chamada Stacy verificou por si mesma. Quando um parente dela foi expulso, ela ficou arrasada. Ele ficou se perguntando se ela poderia ter feito outra coisa para ajudá-lo. Ele mal conseguia pensar em mais nada. O que o ajudou a flutuar? O Ministério. Ao sair para pregar, ele começou a se concentrar nas pessoas do território que precisavam de sua ajuda. Ele comenta: “Naquela época, Jeová me deu um estudante da Bíblia que progrediu muito rapidamente, e isso foi muito encorajador. O que dá mais estabilidade à minha vida é sair e pregar ”.
15. O que o que Maria disse nos ensina?
Podemos sentir que, devido às circunstâncias, não podemos fazer muito no ministério. Mas vamos lembrar que, se fizermos o melhor, Jeová ficará feliz conosco. Quando Mary, mencionada anteriormente, mudou-se para uma congregação de outro idioma, parecia que ela não poderia contribuir com quase nada. Ele explica: "Por um tempo, tudo que pude fazer foi oferecer um comentário simples ou ler um versículo da Bíblia ou dar um folheto sobre pregação." Comparado com aqueles que falavam bem a língua, ele se sentiu muito inútil. Mas então ela corrigiu seu pensamento, percebendo que Jeová poderia usá-la independentemente de suas limitações de linguagem. Ele diz: "As verdades da Bíblia são elegantemente simples e são essas verdades que mudam a vida das pessoas".
16. O que dará força aos que estão confinados em casa?
Mesmo que estejamos confinados em casa, Jeová vê e valoriza nosso desejo de participar da obra de pregação. Você pode abrir oportunidades de testemunhar para aqueles que cuidam de nós ou da equipe médica. Se compararmos o que fazemos agora com o que podíamos fazer antes, podemos entrar em colapso. Mas se olharmos como Jeová está nos ajudando agora, teremos a força de que precisamos para suportar qualquer provação sem perder a alegria.
17. Como mostra Eclesiastes 11: 6, por que devemos continuar a pregar, embora não vejamos resultados imediatos?
Não sabemos qual das sementes da verdade que plantamos pode criar raízes e começar a crescer (leia Eclesiastes 11: 6). Por exemplo, uma irmã de 80 anos chamada Bárbara prega regularmente por telefone e por carta. Em um dos envelopes, ele incluiu A Sentinela de 1. ° de março de 2014, que tem um artigo intitulado "O que Deus fez por você?" Sem saber, ele enviou a carta a um casal que havia deixado de ser Testemunha de Jeová. Eles lêem a revista inúmeras vezes. O marido sentiu como se Jeová estivesse falando diretamente com ele. Os dois começaram a assistir às reuniões novamente e, por fim - depois de mais de 27 anos - tornaram-se Testemunhas de Jeová novamente. Podemos imaginar como Barbara se sentiu encorajada e fortalecida ao ver resultados tão positivos? E tudo graças a uma única carta!
ILUSTRAÇÃO:
Série de imagens: Quatro maneiras pelas quais Jeová nos fortalece. As imagens aparecem neste artigo entre os parágrafos 9 e 14.
Jeová nos fortalece por meio de 1) oração, 2) Bíblia, 3) nossos irmãos e irmãs e 4) ministério. (Veja os parágrafos 9, 10, 12 e 14.)
18. O que devemos fazer para que Jeová nos dê forças?
Como vimos, Jeová nos dá muitas oportunidades de receber seu abundante poder. Vamos fazer bom uso das coisas que ele nos deu, como a oração, a Bíblia, nossos irmãos e o ministério. Ao fazer isso, mostraremos que estamos confiantes de que você tem a capacidade e o desejo de nos ajudar. Apoiemo-nos sempre em nosso Pai celestial, pois ele deseja "mostrar a sua força para com aqueles que o servem de coração pleno" (2 Crônicas 16: 9).
COMO ESTAS COISAS NOS DÃO FORÇA?
Oração e leitura da Bíblia
Nossos irmãos
O Ministério
Comentários
Postar um comentário