Estudo da Sentinela, Semana de 12 a 18 de julho de 2021, Nada será um obstáculo para os justos, Respostas sublinhadas.
Estudo da Sentinela, 12 a 18 de julho de 2021, Nada Será um Obstáculo para os Justos, Respostas Sublinhadas
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZRHDQDJzAOwf2hQ-zEqrvfG3tGpzYvoCfhCxD4muyaUCR7aOr5mEH4t4Bb9z6Vip8wO2rrYmUat9DiaPmG6i0sVPMKk8UPfaswsBFDuho4p5UT0wo1zBQ2CxWCjB70UHy6n4hPjAXn_I/s320/2021401_univ_cnt_2_md_optimized.jpg)
1, 2. a) O que escreveu um sociólogo em certo livro? b) O que iremos analisar neste artigo?
Hoje, milhões de pessoas dizem que acreditam em Jesus, mas não aceitam o que ele ensinou (2 Timóteo 4: 3, 4). De fato, em certo livro, um sociólogo escreveu: “Se houvesse outro Jesus entre nós hoje que dissesse as coisas da maneira que Jesus disse ..., nós O rejeitaríamos como as pessoas faziam há dois mil anos? [...] A resposta seria sim ”.
No primeiro século, muitos ouviram o que Jesus ensinou e o viram realizar milagres, mas se recusaram a colocar sua fé nele. Por quê? No artigo anterior vimos quatro razões, e neste veremos mais quatro. Também veremos por que alguns rejeitam os discípulos de Jesus hoje e o que nos ajudará a não tropeçar.
ILUSTRAÇÃO:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEja7fgbewVQ-ds4QceafjXeocVKIewzgMFFSPj0MHtnjA-MN4Vcyw2v-DpnQDLc6w0M47WqG1ryi6ASkw5NbcvTYRDHhVJlKnSDKsr4zvfaz6OFbrTzkXaqbqPT-9SlborvXF9IZBBNG1M/s320/2021401_univ_cnt_1_md_optimized.jpg)
Jesus reclinou-se à mesa e comendo com Mateus e outros cobradores de impostos. Na porta, vários líderes religiosos estão murmurando.
Muitos rejeitaram Jesus por causa das pessoas com quem ele se associava. Que razão semelhante leva alguns a tropeçar hoje? (Ver parágrafo 3). *
3. Por que algumas pessoas rejeitaram Jesus?
Quando Jesus estava na terra, ele se relacionava com todos os tipos de pessoas. Ele comia com os ricos e poderosos, mas também passava muito do seu tempo com os pobres e desfavorecidos. Além disso, ele mostrou compaixão por aqueles a quem muitos chamavam de pecadores. Algumas pessoas orgulhosas tropeçaram no que Jesus fez. Eles perguntaram a seus discípulos: "Por que vocês comem e bebem com cobradores de impostos e pecadores?" Jesus disse-lhes: “Os saudáveis não precisam de médico, mas os doentes sim. Não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento ”(Lucas 5: 29-32).
4. De acordo com o que o profeta Isaías disse, o que os judeus não deveriam ter perdido?
O que a Bíblia diz? Muito antes de o Messias vir à Terra, Isaías profetizou que o mundo não o aceitaria. Ele escreveu: “Era um homem desprezado e evitado pelo povo [...]. Era como se seu rosto estivesse escondido de nós. Ele foi desprezado, e nós o consideramos sem valor ”(Isaías 53: 3). De acordo com essa profecia, o Messias seria “evitado pelo povo”, então os judeus do primeiro século não deveriam ter se surpreendido com a rejeição de Jesus.
5. O que muitas pessoas pensam dos discípulos de Jesus?
É o mesmo hoje? Sim. Muitos líderes religiosos adoram receber paroquianos ricos, intelectuais e importantes na comunidade de braços abertos, independentemente de sua moralidade ou estilo de vida não estar de acordo com o que a Bíblia diz. Esses mesmos líderes religiosos desprezam os servos de Jeová, que o servem com entusiasmo e se mantêm moralmente limpos, porque este mundo não os considera importantes. Como Paulo disse, Deus escolheu aqueles que são desprezados (1 Cor. 1: 26-29). Mas todos os seus servos fiéis são valiosos para Jeová.
6. O que Jesus disse em Mateus 11:25, 26, e como podemos seguir seu exemplo?
O que o ajudará a evitar tropeços? (Leia Mateus 11:25, 26). Não deixe que a opinião do mundo sobre os servos de Deus o afete. Aceite que Jeová só usa aqueles que são humildes para fazer a sua vontade (Salmos 138: 6). E pense em tudo o que ele conseguiu usando pessoas que não são nem sábias nem intelectuais para o mundo.
JESUS NEGOU OS FALSOS ENSINAMENTOS
7. Por que Jesus chamou os fariseus de hipócritas e como eles reagiram?
Sem medo, Jesus denunciou o que os líderes religiosos de seu tempo estavam fazendo. Por exemplo, ele chamou os fariseus de hipócritas porque eles estavam mais preocupados em lavar as mãos do que em cuidar de seus pais (Mt 15: 1-11). Aparentemente, os discípulos de Jesus ficaram tão surpresos que lhe disseram: "Você sabia que os fariseus ficaram ofendidos ao ouvir o que você disse?" Jesus respondeu: “Toda planta que não foi plantada por meu Pai celestial será arrancada. Portanto, deixe-os. Guias cegos são o que são. E se um cego guiar outro cego, os dois cairão na cova ”(Mateus 15: 12-14; nota). Embora os líderes religiosos estivessem furiosos com Jesus, ele não parava de dizer a verdade.
8. Como Jesus mostrou que Deus não aceita todas as crenças religiosas?
Jesus também denunciou os falsos ensinos. Ele não disse que Deus aceita todas as crenças religiosas. Em vez disso, ele disse que muitos seguiriam o caminho largo que leva à destruição, enquanto apenas alguns seguiriam o caminho estreito que conduz à vida (Mt 7:13, 14). Ele deixou claro que alguns alegariam servir a Deus, mas na realidade não o fariam. Por isso, ele deu o seguinte aviso: “Cuidado com os falsos profetas, que se aproximam de vocês disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos famintos. Você os reconhecerá pelos seus frutos ”(Mt 7: 15-20).
ILUSTRAÇÃO:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhouXXGNqnZ2KBDSk4FUWoc9E6TMctAy8afecrp9Fc1btQy2qIqS7xpOMbUkvZLvQIB7A-ae6Hc8kG98r5uKmu-VIzfDXZQIllSNNF7Y_H5Yuvt64qUuH_OX316WDl85LBOtD8W4ZAPHfQ/s320/2021401_univ_cnt_2_md_optimized.jpg)
Jesus expulsando alguns mercadores do templo, que se apressaram em tirar suas mercadorias e animais do caminho.
Muitos rejeitaram Jesus porque ele condenou práticas e crenças falsas. Que razão semelhante leva alguns a tropeçar hoje? (Veja o parágrafo 9.) *
9. Cite alguns dos falsos ensinos que Jesus denunciou.
O que a Bíblia diz? Uma profecia bíblica predisse que a devoção à casa de Jeová queimaria dentro do Messias (Sal. 69: 9; João 2: 14-17). Essa devoção levou Jesus a denunciar os falsos ensinos e práticas religiosas. Por exemplo, os fariseus acreditavam que a alma é imortal, mas Jesus ensinou que os mortos estão dormindo (João 11:11). Os saduceus não acreditavam na ressurreição, mas Jesus ressuscitou seu amigo Lázaro (João 11:43, 44; Atos 23: 8). E os fariseus atribuíam tudo ao destino e a Deus, mas Jesus ensinou que o homem pode decidir se deve ou não servir a Deus (Mt 11.28).
10. Por que o que ensinamos faz muitas pessoas tropeçarem?
É o mesmo hoje? Sim. Muitas pessoas tropeçam porque o que ensinamos na Bíblia expõe idéias religiosas falsas. Os líderes religiosos ensinam às pessoas que Deus pune os ímpios no inferno e, dessa forma, eles os têm sob seu controle. Aqueles de nós que servem a Jeová, um Deus de amor, denunciam esse falso ensino. As religiões também ensinam que a alma é imortal. Se isso fosse verdade, a ressurreição não seria necessária. Mas ensinamos que esta não é uma crença bíblica. Por outro lado, ao contrário de muitas religiões que acreditam na predestinação, ensinamos que todos temos liberdade de escolha e podemos decidir se servimos a Deus. Como os líderes religiosos reagem? Eles costumam ficar furiosos.
11. Como Jesus disse em João 8: 45-47, o que Deus espera de seus servos?
O que o ajudará a evitar tropeços? Se você ama a verdade, você deve aceitar o que Deus diz (leia João 8: 45-47). Ao contrário do que Satanás fez, permaneça fiel à verdade e nunca traia suas crenças (João 8:44). Deus espera que seus servos sigam o exemplo de Jesus, por isso ele lhes diz: “Odeiem o que é mau; apegue-se ao que é bom ”(Rom. 12: 9; Heb. 1: 9).
ILUSTRAÇÃO:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjl9wNsc2u_QX-8-w_mX8MKW-QXxOJuoVNJ6SF0ffDX6NrXnxXn4S0rVm02lik6Fh-7cFaMHhcBVUwIly9gQIwMkN16qpGI1sbZ7zKQIhkLPinpEt8Gmel-m6jXG24UNLXrKf4GRlwUx0g/s320/2021401_univ_cnt_3_md_optimized.jpg)
Jesus carregando sua estaca de tortura enquanto os soldados romanos o pressionam e muitas pessoas assistem.
Muitos rejeitaram Jesus porque ele morreu em uma árvore. Que razão semelhante leva alguns a tropeçar hoje? (Ver parágrafo 12). *
12. Por que a maneira como Jesus morreu fez muitos judeus tropeçarem?
Qual foi outra razão pela qual os judeus dos dias de Jesus tropeçaram? Paulo disse: “Nós pregamos a Cristo executado na árvore, algo que para os judeus é um obstáculo” (1 Coríntios 1:23; nota). Por que foi uma pedra de tropeço para eles? Porque eles pensaram que o fato de Jesus ter morrido em uma árvore era mais como um criminoso e pecador do que o Messias (Deuteronômio 21:22, 23).
13. O que aqueles que rejeitaram Jesus se recusaram a reconhecer?
Os judeus que rejeitaram Jesus não queriam reconhecer que ele era inocente, que foi vítima de falsas acusações e que foi tratado injustamente. O julgamento de Jesus foi uma farsa. A suprema corte judaica reuniu-se com pressa e não respeitou os procedimentos legais (Lucas 22:54; João 18:24). Em vez de ouvir imparcialmente as acusações e as evidências, os próprios juízes buscaram "algum falso testemunho contra Jesus para que o matassem". Como isso não funcionou, o sumo sacerdote tentou fazer com que Jesus dissesse algo que o tornasse culpado. Isso era totalmente ilegal (Mat. 26:59; Marcos 14: 55-64). E, depois que Jesus ressuscitou, esses juízes corruptos pagaram "uma boa quantidade de moedas de prata" aos soldados romanos que guardavam seu túmulo para mentir e justificar por que estava vazio (Mt 28: 11-15).
14. O que foi profetizado a respeito da morte do Messias?
O que a Bíblia diz? Embora muitos judeus nos dias de Jesus não esperassem que o Messias morresse, vejamos o que já foi profetizado: “Ele derramou a sua vida na morte e foi contado entre os pecadores; Ele carregou os pecados de muitas pessoas e pelos pecadores Ele intercedeu ”(Isaías 53:12). Portanto, a execução de Jesus como pecador não deu aos judeus razão para tropeçar.
15. Que acusações feitas contra as Testemunhas de Jeová têm feito alguns tropeçar?
É o mesmo hoje? Sem dúvida. Como Jesus, as Testemunhas de Jeová foram acusadas e condenadas injustamente. Vejamos alguns exemplos. Na América, durante as décadas de 1930 e 1940, tivemos que ir aos tribunais várias vezes para defender nosso direito de adorar a Deus em liberdade. Alguns juízes demonstraram abertamente que tinham preconceito contra nós. Em Quebec (Canadá), a Igreja e o Estado uniram forças para se opor ao nosso trabalho. Muitos publicadores foram presos apenas por falarem a outras pessoas sobre o Reino de Deus. Na Alemanha, muitos jovens fiéis foram assassinados pelo regime nazista. E, nos últimos anos, muitos irmãos na Rússia foram condenados e presos por falar a Bíblia, algo que as autoridades consideram atividade extremista.
16. Como mostra 1 João 4: 1, por que não devemos ser enganados pelas mentiras ditas a respeito dos servos de Jeová?
O que o ajudará a evitar tropeços? Descubra os fatos. No Sermão da Montanha, Jesus advertiu que algumas pessoas mentiriam e diriam “todos os tipos de coisas ruins” sobre seus discípulos (Mateus 5:11). Todas essas mentiras vêm de Satanás. Ele cuida para que nossos inimigos espalhem calúnias sobre aqueles de nós que amam a verdade (Ap 12: 9, 10). Rejeite essas mentiras e nunca deixe que elas o assustem ou enfraqueçam sua fé (leia 1 João 4: 1).
ILUSTRAÇÃO:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIS3XYuky66NtDUn87ofwplU0OAqzj5mHmPH5FVPnOucvbosCEkhzPH2fw8tXNKYityOxpiwPdxwun8N8hx3m_QtWKsjpMPlwdjJGSualJ1TnbWHgJSWuM6Tl79WWKu_3q7IB4UkfRd0c/s320/2021401_univ_cnt_4_md_optimized.jpg)
Muitos rejeitaram Jesus porque Judas o traiu. Que razão semelhante leva alguns a tropeçar hoje? (Veja os parágrafos 17-18). *
17. Que efeito as coisas que aconteceram pouco antes da morte de Jesus tiveram sobre alguns?
Na noite antes de morrer, Jesus foi traído por um de seus 12 apóstolos. Outro o negou três vezes e todos o abandonaram (Mt 26: 14-16, 47, 56, 75). Mas isso não o surpreendeu, pois já havia dito que isso aconteceria (João 6:64; 13:21, 26, 38; 16:32). Vendo isso, alguns podem tropeçar e pensar: "Se é isso que os apóstolos de Jesus fazem, não quero ser um deles."
18. Que profecias foram cumpridas pouco antes da morte de Jesus?
O que a Bíblia diz? Séculos antes de Jesus vir à Terra, Jeová já havia dito em sua Palavra que o Messias seria traído por 30 moedas de prata (Zacarias 11:12, 13). O traidor seria um de seus amigos (Salmos 41: 9). Zacarias também escreveu: "Fere o pastor, e espalhe o rebanho" (Zacarias 13: 7). Pessoas sinceras não rejeitariam Jesus por todas essas coisas. Ao contrário, sua fé seria fortalecida quando visse que nele as profecias se cumpriram.
19. O que as pessoas sinceras sabem?
É o mesmo hoje? Sim. Algumas Testemunhas de Jeová conhecidas deixaram a verdade, se tornaram apóstatas e tentaram fazer com que outros fizessem o mesmo. Por meio da Internet e da mídia, eles espalharam reportagens negativas, meias-verdades e mentiras descaradas sobre nós. Mas as pessoas sinceras não se deixam enganar. Em vez disso, eles sabem que a Bíblia predisse que isso aconteceria (Mateus 24:24; 2 Pedro 2: 18-22).
20. O que o ajudará a não se deixar enganar por aqueles que abandonaram a verdade? (2 Timóteo 4: 4, 5).
O que o ajudará a evitar tropeços? Fortaleça sua fé por estudar regularmente, orar continuamente e se manter ocupado na obra que Jeová nos confiou. - Leia 2 Timóteo 4: 4, 5. Se você tiver fé, não entrará em pânico ao ouvir relatos negativos (Isaías 28:16). Seu amor a Jeová, à sua Palavra e a outros cristãos o ajudará a evitar ser enganado por aqueles que abandonaram a verdade.
21. Do que podemos ter certeza, embora a maioria das pessoas hoje rejeite nossa mensagem?
No primeiro século, muitos tropeçaram e rejeitaram Jesus. Mas muitos outros aceitaram. Entre eles estava pelo menos um membro do Sinédrio e até mesmo "um grande grupo de sacerdotes" (Atos 6: 7; Mat. 27: 57-60; Marcos 15:43). Da mesma forma, milhões de pessoas decidiram seguir Jesus hoje. Por quê? Porque eles conhecem as verdades da Bíblia e as amam. A Palavra de Deus diz: “Os que amam a tua lei gozam de paz abundante; nada será um obstáculo para eles ”(Salmo 119: 165).
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Por que as coisas que Jesus disse e fez algumas pessoas tropeçaram?
Porque ele era imparcial e relacionado com ricos e pobres, sem distinção. Porque ele não tinha medo de denunciar os falsos ensinos que eles aceitavam. Pela maneira de morrer como um criminoso. E até porque ele foi traído.
Por que muitas pessoas tropeçam hoje?
Eles tropeçam por motivos semelhantes. Porque não somos importantes ou reconhecidos do ponto de vista deles. Porque não apoiamos os ensinos que a Bíblia não ensina. Pelas acusações que fizeram contra nós. Por causa dos apóstatas.
O que o ajudará a não tropeçar?
Comentários
Postar um comentário