Estude A Sentinela, "Artigo 21", Semana de 26 de julho a 1º de agosto de 2021, Jeová nos dará força, respostas.

COMENTÁRIOS: A Sentinela de estudo, "Artigo 21", Respostas de 26 de julho a 1º de agosto de 2021.

1, 2. Que dificuldades muitas Testemunhas enfrentam?

Alguns precisam de coragem para pregar, seja porque o trabalho é restrito ou até proibido. Além disso, passam por problemas que podem ser desanimadores: longas horas de trabalho, doença, velhice, sentimentos de inutilidade.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Muitos têm dificuldade em cumprir plenamente seu ministério. Alguns porque vivem em países onde o trabalho é restrito ou proibido. Outros passam por circunstâncias que os desanimam, como ter que trabalhar muitas horas, cansaço nos fins de semana para pregar. E há aqueles que sofrem de uma doença crônica que os impede de fazer o que gostariam.

Temos o exemplo de uma irmã chamada Maria que diz que sua luta é contra os sentimentos negativos, essa luta é tão grande que a deixa emocionalmente exausta. Depois disso, você se sente culpado porque isso rouba de você o tempo e a energia que você poderia dedicar ao ministério. Portanto, podemos concluir que existem muitas razões pelas quais certamente precisamos de força para continuar.

3. O que iremos analisar neste artigo?

Como Jeová ajuda a ter forças para enfrentar os problemas que surgem e vamos analisar a vida de Paulo e Timóteo.

RESPOSTA OPCIONAL

Neste artigo, discutiremos como Jeová nos ajuda. Mas primeiro veremos como ele fortaleceu Paulo e Timóteo para cumprir seu ministério, apesar das dificuldades.

FORÇAS PARA CONTINUAR A PREGAR

4. Que situações difíceis Paulo enfrentou?

Espancamentos, presos, apedrejados, lutando contra sentimentos negativos, um espinho na carne.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Paulo enfrentou terrível oposição, o que o levou a ser espancado, apedrejado e preso. Ele também lutou contra sentimentos negativos que o faziam sentir-se menos do que os outros apóstolos e tinha algo que ele chamava de espinho na carne que o fazia pedir fervorosamente a Jeová que o tirasse porque ele o fazia porque o fazia sofrer muito.

ILUSTRAÇÃO:

O que ajudou Paulo a cumprir seu ministério? (Veja os parágrafos 5 e 6.) *

5. O que Paulo alcançou apesar das dificuldades?

Com a força que Jeová lhe deu, ele defendeu com entusiasmo as boas novas, apesar de estar sob prisão domiciliar. Ele pregou para os guardas que cuidavam dele. Ele escreveu algumas cartas sob inspiração. Ele deu um bom exemplo para os cristãos.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Apesar das dificuldades, ele continuou a cumprir seu ministério, portanto, enquanto estava em prisão domiciliar, defendeu as boas novas perante os líderes judeus e talvez alguns funcionários do governo. Ele também pregou para a Guarda Pretoriana e para todos os que o visitaram. E ao mesmo tempo ele escreveu cartas que têm beneficiado os cristãos até hoje.

Em Filipenses 1:12 podemos ver como ele se concentrou no positivo e não no que talvez ele queria fazer, por isso ele diz que esse sofrimento conseguiu manter seu foco sem desanimar.

6. De acordo com 2 Coríntios 12: 9, 10, o que ajudou Paulo a cumprir seu ministério?

2 Coríntios 12: 9,10 Mas ele me disse: "Minha benignidade imerecida já te basta, porque o meu poder se mostra na fraqueza." Portanto, terei prazer em me gabar de minhas fraquezas, para que o poder de Cristo continue sobre mim como uma tenda. 10 Portanto, fico feliz por ter fraquezas, por receber insultos e por sofrer necessidades, perseguições e dificuldades por causa de Cristo. Porque, quando estou fraco, então sou poderoso.

COMENTÁRIO ADICIONAL

O espírito santo deu-lhe força para cumprir plenamente seu ministério, apesar de todos os problemas que enfrentou.

Paulo reconheceu que suportou não por sua própria força, mas porque Jeová o ajudou com seu espírito santo, Jeová não o deixou sozinho, mas deu-lhe a força de que precisava para cumprir plenamente seu ministério. E ele percebeu que é por isso que ele disse quando eu sou fraco, então sou poderoso.

ILUSTRAÇÃO:

Timothy tem um pergaminho nas mãos e está conversando com vários homens mais velhos que ele.

O que ajudou Timóteo a cumprir seu ministério? (Veja o parágrafo 7.) *

7. Que problemas Timóteo teve de superar para cumprir seu ministério?

Lute contra sua maneira de pensar por causa de sua idade. Ele ficava doente com frequência. Mas o espírito santo o ajudaria a pregar as boas novas e a encorajar os irmãos.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Timóteo teve que superar aquela sensação de não estar à altura do que lhe era pedido. Às vezes, ele ia visitar congregações e, aparentemente, não era totalmente apreciado. Ele também sofria de constantes problemas de saúde, relacionados ao estômago, então ele também tinha que lidar com dificuldades.

FORÇAS PARA SER FIEL APESAR DE PROBLEMAS

8. Como Jeová nos fortalece hoje?

Por meio da oração, da Bíblia, de nossos irmãos e do ministério.

RESPOSTA OPCIONAL

Jeová nos fortalece por meio da oração, da Bíblia, de nossos irmãos e do ministério.

ILUSTRAÇÃO:

Um irmão orando.

Jeová nos fortalece por meio da oração. (Veja o parágrafo 9.)

9. Como a oração nos ajuda?

Jonnie: "Quando a pressão estava me esmagando, o que sempre me ajudou foi ser específico em minhas orações"

Ronald: “A oração me permite abrir amplamente meu coração a Jeová. Eu sei que ele me entende melhor do que ninguém, até eu mesmo.

COMENTÁRIO ADICIONAL

A oração nos permite abrir o coração a Jeová, confiantes de que ele nos ouve e nos compreende. Johnnie, que teve que cuidar de seus pais e de sua esposa ao mesmo tempo quando eles adoeceram, e então teve que passar pela dor de perder sua mãe e esperar a lenta recuperação de seu pai e sua esposa, diz que seja específico em suas orações é o que ele ajudou, ele podia sentir a força que Jeová lhe deu para perseverar.

Romanos 8: 26,27 nos assegura que, mesmo que não possamos encontrar palavras para expressar a Jeová o que sentimos, neste caso mais uma vez o espírito santo vem em nosso auxílio e implora por nós. Isso nos mostra que Jeová providenciou todos os meios de que precisamos para nos valer de sua ajuda.

ILUSTRAÇÃO:

Uma irmã lendo a Bíblia.

Jeová nos dá força por meio da Bíblia. (Ver parágrafo 10).

10. De acordo com Hebreus 4:12, por que ler a Bíblia e meditar nela é tão importante?

Hebreus 4:12 Porque a palavra de Deus é viva e opera com poder. É mais afiada do que qualquer espada de dois gumes e penetra para separar a alma do espírito e as juntas da medula, e é capaz de revelar os pensamentos e intenções do coração.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Quando lemos e meditamos sobre isso, ganhamos força e conforto.

Visto que a Bíblia é inspirada por Deus e usa seu espírito, quando lemos uma passagem e meditamos nela, Jeová pode usar seu espírito para nos ajudar a entender como ele se aplica à nossa situação. Isso sem dúvida nos fortalecerá e nos dará o conforto tão necessário.

11. Como a Bíblia fortaleceu uma irmã que estava sofrendo?

Uma irmã viúva foi sugerida a ler o livro de Jó. Por dizer que esse servo de Jeová era negativo, ele percebeu que isso também era uma atitude e ele tinha forças para lidar com sua dor.

RESPOSTA OPCIONAL

Para essa irmã que ficou viúva, um velho sugeriu que a leitura do livro de Jó a ajudaria. Quando o fez, sua primeira reação foi criticar Jó por seu pensamento. Eu o via como alguém negativo. Mas então ele percebeu que sua atitude era muito parecida com a de Jó. Portanto, corrigir seu ponto de vista deu-lhe forças para lidar com a dor de perder o marido.

ILUSTRAÇÃO:

Um irmão, várias irmãs e algumas crianças conversam e sorriem.

Jeová nos dá força por meio de nossos irmãos. (Ver parágrafo 12)

12. Como Jeová usa nossos irmãos para nos fortalecer?

Maria: “Jeová me ajudou por meio de irmãos e irmãs que nem sabiam o que eu estava passando. Eles me deram um comentário encorajador ou me enviaram um cartão, e isso era exatamente o que eu precisava.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Os irmãos podem nos ajudar com suas palavras ou experiências. Maria, que, como vimos, sofre de sentimentos negativos, eles a ajudaram mesmo sem saber o que ela está passando, fizeram comentários encorajadores, enviaram cartões. Ele também aprendeu com outras pessoas que passaram por situações semelhantes. E os anciãos a fizeram sentir que a congregação a considera valiosa.

13. Como podemos fortalecer uns aos outros nas reuniões?

Diga aos irmãos o quanto os amamos e agradecemos pelo que fazem. Para uma irmã que está criando seus filhos sozinha na verdade, um velho disse: “Você não pode imaginar o quanto nos encoraja vê-la aqui. Ele sempre tem seus seis filhos prontos e com comentários prontos ”.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Podemos nos fortalecer com palavras de incentivo, por exemplo, podemos tomar a iniciativa e dizer aos nossos irmãos o quanto os amamos e como somos gratos pelo que eles fazem, em muitas ocasiões o que nossos irmãos precisam é se sentir amados e reconhecidos para continuar.

ILUSTRAÇÃO:

Uma irmã pregando por carta.

Jeová nos dá força por meio do ministério. (Ver parágrafo 14)

14. Que efeito a pregação tem sobre nós?

Independentemente da reação daqueles de nós que pregam, pregar nos faz bem. Quando um membro da família de Stacy foi expulso, o ministério o ajudou a lidar com sentimentos de culpa: “Naquela época, Jeová me deu um estudante da Bíblia que progredia muito rapidamente, e isso foi muito encorajador. O que dá mais estabilidade à minha vida é sair para pregar.

COMENTÁRIO ADICIONAL

A pregação nos faz sentir bem e nos conforta, independentemente de as pessoas ouvirem ou não, focar nas necessidades espirituais das pessoas coloca nossos problemas de lado e nos faz sentir felizes.

15. O que o que Maria disse nos ensina?

"As verdades da Bíblia são elegantemente simples e são essas verdades que mudam a vida das pessoas." Jeová nos usa de acordo com nossa vontade. E ele está feliz conosco por nosso esforço.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Mary mudou-se para uma congregação de outro idioma, ela diz que se sentiu inútil, pois mal conseguia fazer um simples comentário ou ler um versículo da Bíblia ou dar um folheto sobre pregação. Mas ela corrigiu seu pensamento, percebendo que Jeová poderia usá-la independentemente de suas limitações de linguagem. Se fizermos o que podemos, Jeová ficará feliz.

16. O que dará força aos que estão confinados em casa?

Ele observa nosso desejo de participar e pode apresentar oportunidades de testemunhar a outras pessoas. Devemos observar o que Jeová está fazendo por nós agora e ser felizes.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Algo que lhes dará força é ver como Jeová os está ajudando agora, não comprar o que podiam fazer antes, só então terão forças para suportar qualquer provação sem perder a alegria.

17. Como mostra Eclesiastes 11: 6, por que devemos continuar a pregar, embora não vejamos resultados imediatos?

Eclesiastes 11: 6 Semeia a sua semente pela manhã, e não deixe as suas mãos descansar até a tarde; Bem, você não sabe qual dará bons resultados, este ou aquele, ou se ambos serão bons.

COMENTÁRIO ADICIONAL

A irmã Bárbara, de 80 anos, enviou um envelope com uma revisita.O que Deus fez por você? Ele caiu nas mãos de um casal que não era mais testemunha. Após 27 anos, eles voltaram à verdade.

Visto que não sabemos onde a semente que plantamos pode germinar, é disso que Jeová cuida, embora ele espere que façamos nosso trabalho.

ILUSTRAÇÃO:

Série de imagens: Quatro maneiras pelas quais Jeová nos fortalece. As imagens aparecem neste artigo entre os parágrafos 9 e 14.

Jeová nos fortalece por meio de 1) oração, 2) Bíblia, 3) nossos irmãos e irmãs e 4) ministério. (Veja os parágrafos 9, 10, 12 e 14.)

18. O que devemos fazer para que Jeová nos dê forças?

Vamos aproveitar o que Ele nos dá para nos encorajar e nunca parar de nos apoiar Nele.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Devemos fazer bom uso das coisas que ele nos deu, como a oração, a Bíblia, nossos irmãos e o ministério. Ao fazer isso, mostraremos que estamos confiantes de que você tem a capacidade e o desejo de nos ajudar.

COMO ESTAS COISAS NOS DÃO FORÇA?

Oração e leitura da Bíblia

Jeová nos convida a falar com ele, a ser específicos nas orações. Ler a Bíblia dá conforto e força. Ele pode nos ajudar com seu espírito a entender como um certo versículo bíblico se aplica à nossa situação pela qual estamos passando.

COMENTÁRIO ADICIONAL

A oração permite que nos comuniquemos abertamente com Jeová e expressemos o que sentimos por ele com plena confiança de que ele nos ouve e nos compreende, dando-nos o que precisamos.

Quando lemos a Bíblia e meditamos nela, Jeová pode usar seu espírito santo para nos ajudar a entender como ele se aplica à nossa situação e obter a força e o consolo necessários.

Nossos irmãos

Eles podem fazer ou nos dizer algo que nos encoraje e nós também podemos encorajar outras pessoas que precisam tanto disso.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Os irmãos, como Maria indica, podem mesmo sem saber suprir aquela necessidade que temos, no caso deles a fizeram se sentir amada e valorizada, exatamente o que ela precisava.

O Ministério

Independentemente da reação das pessoas, o ministério sempre nos encorajará. A simplicidade da mensagem agradará o coração disposto, e Jeová nos usará como achar adequado para cumprir seu propósito.

COMENTÁRIO ADICIONAL

O ministério nos permite focar nas necessidades espirituais das pessoas, e não em nossos problemas, o que nos dá estabilidade. E se Jeová nos permitir um estudo progressivo, certamente nos ajudará muito mais do que ajudou Stacy.

Comentários