Encontré Joyas Espirituais 2021, Semana de 26 de julho a 1º de agosto, Deuteronômio 19 a 21, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 26 de julho a 1º de agosto de 2021, Deuteronômio 19 a 21.

Dt 21:19. Por que o tribunal local estava no portão da cidade? (it-2 1157 parágrafo 8).

Vemos que ao dizer "Portão" ele se refere ao espaço aberto que existia dentro da cidade próximo ao próprio portão, já que os portões eram os locais onde se proclamavam os decretos, pois era fácil conseguir testemunhas para um processo civil, tal como a venda de um imóvel, etc., uma vez que a maioria das pessoas entrava e saía durante o dia.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O facto do tribunal estar localizado na “Porta da cidade” foi muito apropriado, visto que se tratava de um espaço aberto e público. Por exemplo, as portas lêem a lei para o povo e decretos foram proclamados. Além disso, como as portas são locais por onde as pessoas entram e saem, era fácil conseguir testemunhas para um processo civil, como a venda de um imóvel. Portanto, ter o tribunal local na porta ajudou os juízes a agirem com cuidado e justiça, qualidades que às vezes desaparecem quando as audiências secretas são realizadas a portas fechadas. É por isso que os juízes tinham um lugar perto da porta onde eles poderiam presidir confortavelmente.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

DEUTERONÔMIO 19: 1,2, Este texto me ensina que, assim como Jeová apoiou seu povo de seus inimigos e quando os destruiu, deu-lhes suas terras para que pudessem viver, da mesma forma quando o novo mundo vier, Jeová nos protegerá durante O Armagedom e Ele nos darão a terra para que possamos viver eternamente em um paraíso.

DEUTERONÔMIO 19: 11,12, Este texto me ensina sobre a justiça de Jeová, visto que ele ditou leis sobre quando uma pessoa morria injustamente por causa das mãos de outra pessoa, vemos até que ele deu instruções específicas para cada tipo de morte injusta, para que possamos ter certeza de que no novo mundo estaremos seguros sob seu governo.

DEUTERONÔMIO 20:10, Neste texto vemos que Jeová é um Deus de paz, visto que ele mesmo promoveu e ensinou seu povo a sempre buscar a paz com as outras tribos por meio de um acordo, hoje sua organização também é reconhecida por ser muito pacífica, o que faz nós glorificamos seu grande nome.

DEUTERONÔMIO 19: 19,20, Neste texto vemos que Jeová ensinou seu povo a usar sabiamente as memórias naturais, visto que não deveriam cortar as árvores de seus inimigos que ainda davam frutos, visto que serviam de alimento, mas apenas as árvores que não estavam mais dando fruto, esta é mais uma prova de que no novo mundo teremos o suficiente para comer sob o governo de Deus.

DEUTERONÔMIO 21:14, Neste texto vemos que Jeová ensinou aos homens que nunca deveriam tratar mal ou humilhar nenhuma mulher, da mesma forma hoje, em sua organização todas as mulheres são respeitadas e valorizadas, visto que desempenham um grande papel no cumprimento do propósito de Deus de realizar a mensagem das boas novas para todo o mundo.

DEUTERONÔMIO 19: 18,21, Neste texto vemos que, no passado, se um filho era desobediente, teimoso e rebelde em obedecer às leis de Deus, então os próprios pais tinham que entregá-lo para ser morto, isso nos ensina que o mais importante em nossas vidas devem ser para que o povo de Deus não seja contaminado e que possamos prestar-lhes adoração pura.

Quando os israelitas aplicaram corretamente a lei "olho por olho", eles promoveram o que é a verdadeira justiça, uma vez que os juízes nomeados só poderiam decidir a punição após analisar as circunstâncias e o grau de intencionalidade do infrator, evitando assim impor punições excessivas ou excessivas. cruel. Isso me ensina - e mostra a maneira de pensar de Jeová e o quanto ele valoriza a justiça. Também nos ensina que aqueles que fazem o mal devem ser punidos "na medida certa" e servir como um impedimento para praticar o que é certo e corrigir qualquer espírito de vingança que possamos ter.

DEUTERONÔMIO 20: 19,20, Um método militar amplamente usado pelas nações inimigas de Israel era cortar árvores frutíferas a fim de usar a madeira para construir muros de cerco, mas os israelitas foram proibidos de fazer isso, desta forma, Jeová estabeleceu limites para desmatamento e arruinando o meio ambiente. Isso me ensina: que em um futuro próximo Jeová nos oferece a esperança de que toda a humanidade viverá em harmonia com o meio ambiente. Por ordem divina, nós, humanos, iremos melhorar e cuidar da terra, em vez de explorá-la avidamente. Sim, as selvas têm um futuro e serão restauradas ao seu estado original!

DEUTERONOMIO 20:1,4, A los Israelitas se les aconsejó de no tener miedo de sus enemigos por ver que tenían caballos, carros y tropas más numerosas que ellos, más bien, se les invitó a confiar por completo en Jehová, quién les daría a vitória. Isso me ensina: que, da mesma forma, devemos reconhecer que nenhuma superpotência, mesmo com as armas nucleares mais sofisticadas, pode se igualar a Jeová. Nosso Deus pode e irá libertar seu povo. Portanto, vamos confiar e mostrar temor respeitoso ao Todo-poderoso e invencível Guerreiro: Jeová Deus, que nos salvará.

DEUTERONÔMIO 21: 18,21, Em Israel, raramente ocorriam casos de delinqüência juvenil, porque isso era considerado um assunto muito sério e poderia ser punido com a pena de morte. Isso me ensina: que ao contrário do que muitos dizem que essa lei era de extrema crueldade para com as crianças, ela nos mostra claramente que a justiça de Deus está perfeitamente equilibrada com a sua misericórdia, já que o filho rebelde e incorrigível foi levado a julgamento depois de ser repreendido repetidamente. Esta é a prova, então, de que: Jeová não é um Deus severo, mas, "Alguém de genuína justiça e misericórdia".

DEUTERONÔMIO 20: 5,8, Nestes textos é mencionado que Jeová concedeu pelo menos cinco isenções do serviço militar aos israelitas, mostrando assim seu interesse e como era atencioso com eles. Isso me ensina: que embora Jeová seja o Deus todo-poderoso, ele tem muita consideração pelos seres humanos imperfeitos. Ele nos trata com bondade e leva em consideração nossos sentimentos e necessidades. Portanto, imitando-o, devemos mostrar preocupação e consideração por aqueles que têm circunstâncias especiais, mesmo quando a tarefa que eles têm a cumprir é importante.

DEUTERONÔMIO 19:15, Em Israel, o testemunho de duas pessoas sobre o mesmo assunto forneceu evidências suficientes para a ação legal, o fato de que três o fizeram deu mais força ao depoimento e serviu para enfatizar ou esclarecer uma questão. Isso me ensina: que esse princípio também me ensina o quão avançado este princípio de Jeová disposto em sua palavra a Bíblia era devido à sua infinita sabedoria e justiça, então vamos nos esforçar para aplicá-los tanto em questões judiciais como em qualquer outra esfera de nossa vida. .

DEUTERONÔMIO 19: 18,21, Em Israel, as declarações das testemunhas eram vitais em uma investigação. Um israelita que fez uma acusação falsa contra seu irmão recebeu punição, então essa lei foi um poderoso incentivo para as pessoas dizerem a verdade. Isso me ensina: que da mesma forma, Jeová espera que nós, cristãos, ajamos com transparência e sempre falemos a verdade em qualquer área de nossa vida. A Bíblia diz que Jeová odeia "língua falsa". Portanto, se nosso maior incentivo é glorificar a Jeová e ter sua aprovação, obedeceremos a seus padrões e sempre contaremos a verdade.

Comentários