A Sentinela de estudo, "Artigo 19", Semana de 12 a 18 de julho de 2021, Nada será um obstáculo para os justos, Respostas.

The Study Watchtower, "Article 19", July 12-18, 2021, Nada será um obstáculo para os justos, Respostas.

1, 2. a) O que escreveu um sociólogo em certo livro? 

Um sociólogo escreveu sobre Jesus que, sem realidade, alguém como Jesus existia e dizia as coisas exatamente como ele as dizia. Planteó esta pregunta ¿Lo rechazaríamos tal como lo hicieron las personas hace 2000 años?, la respuesta es un contundente sí, pues como sabemos en el siglo primero, muchos escucharon lo que Jesús enseñó y lo vieron hacer milagros pero se negaron a poner su fe no.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ele escreveu que "Se houvesse outro Jesus entre nós hoje que disse coisas como ele disse, nós o rejeitaríamos assim como as pessoas fizeram há dois mil anos." 

1, 2.b) O que analisaremos neste artigo?

Veremos 4 razões pelas quais muitos se recusaram a colocar sua fé em Jesus no passado. e também porque alguns rejeitam seus discípulos hoje e isso nos ajudará a não tropeçar.

RESPOSTA OPCIONAL

Veremos mais quatro razões pelas quais muitas pessoas se recusaram a ter fé em Jesus, embora o tenham ouvido e visto milagres. E também veremos por que alguns rejeitam os discípulos de Jesus hoje e o que nos ajudará a não tropeçar.

1) JESUS ​​FOI IMPARCIAL

3. Por que algumas pessoas rejeitaram Jesus?

Eles o rejeitaram por uma qualidade muito valiosa que ele demonstrou "Justiça". ele se relacionava com os ricos e os pobres, os justos e os pecadores. Isso foi algo que muitos não entenderam, pois os incomodava vê-lo comer com gente de má fama, o que nos levou a tropeçar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Eles rejeitaram Jesus porque Ele era imparcial. Ele se relacionava com todos os tipos de pessoas: os ricos, os poderosos, os pobres e os desprivilegiados. Algo muito notável sobre ele foi que ele mostrou compaixão por aqueles que muitos chamavam de pecadores, por isso, os orgulhosos escribas e fariseus tropeçaram e até perguntaram aos seus discípulos por que comiam e bebiam com coletores de impostos e pecadores? Jesus respondeu "que não veio chamar justos, mas pecadores, para que se arrependam".

ILUSTRAÇÃO

Jesus reclinou-se à mesa e comendo com Mateus e outros cobradores de impostos. Na porta, vários líderes religiosos estão murmurando. Muitos rejeitaram Jesus por causa das pessoas com quem ele se associava. Que razão semelhante leva alguns a tropeçar hoje? (Ver parágrafo 3). 

4. De acordo com o que o profeta Isaías disse, o que os judeus não deveriam ter perdido?

Ele não deveria ter ficado surpreso ao ser rejeitado, como a profecia de Isaías 53: 3 indicava isso. De acordo com essa profecia, o Messias seria “desprezado e evitado pelo povo”, então os judeus do primeiro século não deveriam ter se surpreendido com a rejeição de Jesus.

RESPOSTA OPCIONAL

De acordo com a profecia de Isaías 53: 3, a maioria das pessoas consideraria o Messias "sem valor" e seria "evitado pelo povo", portanto, os judeus do primeiro século não deveriam ter se surpreendido com o fato de Jesus ter sido "desprezado e rejeitado" .

5. O que muitas pessoas pensam dos discípulos de Jesus?

Eles os consideram insignificantes porque são pessoas humildes, não importa se são moralmente limpos, eles preferem pessoas ricas em intelectuais, não importa que sua moralidade ou estilo de vida seja contra o que a bíblia ensina. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, embora certamente para o povo deste mundo os servos de Jeová sejam de pouco valor e, portanto, os desprezem, Jeová conforme indicado 1 cor. 1: 26-29 foi quem os escolheu, o que mostra que a sua maneira de ver as pessoas é muito diferente da do ser humano.

A maioria das pessoas despreza os servos de Jeová porque não nos consideram importantes; nos rejeitam porque nos esforçamos para servi-lo como Ele nos ordena e nos mantemos moralmente limpos. Mas sabemos que Jeová escolhe aqueles que são desprezados e todos nós temos valor para ele.

6. O que Jesus disse em Mateus 11:25, 26, e como podemos seguir seu exemplo?

O Salmo 138: 6 corrobora o fato de que Jeová valoriza muito o humilde, ao contrário do mundo que considera a humildade um defeito ou um sinal de fraqueza para Jeová, não é assim, é o que ele busca nos amigos . 

RESPOSTA OPCIONAL

Neste texto, Jesus louva a Jeová porque “revelou valiosas verdades às criancinhas, isto é, aos humildes, mas as escondeu dos intelectuais e sábios deste mundo”. Isso deve nos fazer refletir e não permitir que sejamos afetados pelas opiniões das pessoas do mundo, ao contrário, deve nos motivar a nos esforçarmos para ser sempre humildes, pois Jeová nos usa para fazer a sua vontade, mas os orgulhosos, sábios e intelectuais de este mundo "ele os vê de longe", como diz o Salmo 138: 6.

2) JESUS ​​NEGOU OS FALSOS ENSINAMENTOS

7. Por que Jesus chamou os fariseus de hipócritas e como eles reagiram?

Ele os chamava assim porque para eles era mais importante para eles, por exemplo, lavar as mãos do que cuidar de seus pais, Seus próprios ensinamentos sobre o que eles consideravam justo era mais importante do que o que a Lei realmente ensinava. Portanto, a reação ao que Jesus disse a eles que estava na Lei foi simplesmente tropeçar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jesus chamou os fariseus de "hipócritas e guias cegos" por seus falsos ensinos e erros. Por exemplo, eles estavam mais preocupados em cumprir o rito cerimonial de limpeza de lavar as mãos do que em cuidar de seus pais. Ao fazer isso, deram mais importância às tradições e ignoraram os mandamentos de Deus. Por causa disso, Jesus ficou indignado com eles e os chamou de hipócritas. A reação deles foi ficar com raiva de Jesus, mas, apesar disso, ele não parava de dizer a verdade e denunciá-los.

8. Como Jesus mostrou que Deus não aceita todas as crenças religiosas?

Ele os mostrou claramente quando disse que muitos seguiriam pelo caminho largo que leva à destruição, enquanto poucos seguiriam o caminho estreito que conduz à vida. Mostrando que alguns alegariam servir a Deus, mas na realidade não o fariam.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jesus em Mateus 7: 13,14 disse: que “só existem dois caminhos, um estreito que conduz à vida e o outro é largo que conduz à destruição”, por isso o nosso modo de viver e o nosso culto mostram se estamos a servir Deus da maneira certa. Além disso, em Mateus 7: 15-20, ele deu uma advertência clara dizendo "cuidado com os falsos profetas que estão disfarçados de ovelhas, mas na verdade são lobos vorazes expostos por seus frutos ruins". Isso nos mostra que Jeová não aceita todas as crenças religiosas.

9. Cite alguns dos falsos ensinos que Jesus denunciou.

Jesus denunciou a falsidade da imortalidade da alma, crença que os fariseus defendiam, ensinou que os mortos estão dormindo. Com a ressurreição de Lázaro, ele também demonstrou que a ressurreição é um ensino correto, embora muitos neguem. Ele também ensinou que o destino não existe, todo mundo decide se vai servir a Deus ou não.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Três desses falsos ensinamentos são mencionados no parágrafo:

1) Os fariseus acreditavam que a alma é imortal, mas Jesus, quando Lázaro morreu, ensinou e disse que "os mortos estão dormindo".

2) Outra seita religiosa, os saduceus, não acreditava na ressurreição, mas Jesus ao "ressuscitar seu amigo Lázaro" mostrou como essa esperança é real.

3) Os fariseus atribuíam tudo ao destino e a Deus, mas Jesus em Mateus 11:28 ensinou que "se decidirmos segui-lo, nossos fardos serão aliviados", o que nos mostra que todo ser humano pode decidir servir a Deus ou não .

ILUSTRAÇÃO

Jesus expulsando mercadores do templo, que se apressam em tirar suas mercadorias e animais do caminho. Muitos rejeitaram Jesus porque ele condenou práticas e crenças falsas. Que razão semelhante leva alguns a tropeçar hoje? (Veja o parágrafo 9.) *

10. Por que o que ensinamos faz muitas pessoas tropeçarem?

Porque não está de acordo com o que eles sempre acreditaram e com o que eles próprios ensinam. Crenças como o fogo do inferno deixam as pessoas com medo e sob seu controle, então ouvir que é um ensino falso que a bíblia não apóia faz com que fiquem com raiva e ao invés de retificar, elas tropeçam.

RESPOSTA OPCIONAL

Eles tropeçam porque o que ensinamos na Bíblia expõe idéias religiosas falsas. Por exemplo, a maioria dos líderes religiosos ensina que a alma é imortal, que Deus pune os ímpios no inferno e que somos predestinados, mas todos esses ensinamentos são antibíblicos. Quando mostramos a eles o que a Bíblia realmente ensina, eles não gostam e ficam com raiva de nós.

11. Como Jesus disse em João 8: 45-47, o que Deus espera de seus servos?

Jeová espera que seus servos imitem a Jesus e não a Satanás. Satanás não se manteve fiel à verdade e traiu suas crenças. Jesus não, ele estava disposto a defender a verdade, até o fim de sua vida, assim como nós devemos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová espera que seus servos amem a verdade e a aceitem. Por isso, nestes textos, Jesus disse: "que falou a verdade" e "quem é de Deus ouve as palavras de Deus ouve as palavras de Deus". Portanto, devemos seguir o exemplo de Jesus e permanecer fiéis à verdade.

12. Por que a maneira como Jesus morreu fez muitos judeus tropeçarem?

Porque eles pensaram que o fato de Jesus ter morrido em uma árvore era mais como um criminoso e um pecador do que o Messias prometido.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em 1 Coríntios 1:23 está escrito que “Jesus morrendo na árvore foi um obstáculo para os judeus”, porque para eles a maneira como alguém morreu revelou o tipo de pessoa que eles haviam sido. Portanto, de acordo com isso, para eles Jesus era um criminoso vil, um homem pecador, e não era apropriado que ele fosse o Messias.

ILUSTRAÇÃO

Jesus carregando sua estaca de tortura enquanto os soldados romanos o pressionam e muitas pessoas assistem. Muitos rejeitaram Jesus porque ele morreu em uma árvore. Que razão semelhante leva alguns a tropeçar hoje? (Ver parágrafo 12). *

3) JESUS ​​SUPORTOU A PERSEGUIÇÃO

13. O que aqueles que rejeitaram Jesus se recusaram a reconhecer?

Recusaram-se a admitir que era inocente, que foi vítima de falsas acusações e que foi tratado injustamente. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Eles buscaram um falso testemunho contra Jesus para que o matassem. E então, quando viram que ele havia ressuscitado, tentaram esconder, em vez de reconhecer que ele era realmente o filho de Deus. Eles se recusaram a reconhecer isso.

Eles não queriam reconhecer que Jesus era inocente, que foi vítima de falsas acusações, que foi tratado injustamente e que os procedimentos legais não foram respeitados, pelo contrário, os próprios juízes buscaram "algum falso testemunho contra Jesus para que eles Mate ele." E depois que ele foi morto e Jesus ressuscitou, esses juízes corruptos pagaram "uma boa quantidade de dinheiro" aos soldados romanos que guardavam seu túmulo para mentir e justificar por que estava vazio.

14. O que foi profetizado a respeito da morte do Messias?

Foi profetizado que ele seria contado entre os pecadores. Portanto, a execução de Jesus como pecador não deu aos judeus razão para tropeçar. Deve ter sido um motivo para acreditar nele.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em Isaías 53:12, a profecia dizia que "o Messias entregaria a sua vida até a morte e seria contado entre os pecadores". Portanto, a execução de Jesus como pecador já estava prevista e não dava aos judeus motivo para tropeçar.

15. Que acusações feitas contra as Testemunhas de Jeová têm feito alguns tropeçar?

Fomos falsamente acusados ​​perante juízes que demonstram ter preconceitos contra nós, em ocasiões Igreja e Estado se uniram apenas para se opor ao nosso trabalho, alguns irmãos são presos apenas por falarem do reino, e também temos sido acusados ​​de ser extremistas. e a bíblia. Isso fez com que muitos tropeçassem.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Por exemplo, nos Estados Unidos, durante as décadas de 1930 e 1940, tivemos que ir aos tribunais várias vezes para defender nosso direito de adorar a Deus em liberdade. Além disso, no Canadá, a igreja e o estado se uniram para se opor ao nosso trabalho e muitos publicadores foram para a prisão por pregar. Na Alemanha, muitos jovens fiéis foram assassinados pelo regime nazista. E, nos últimos anos, na Rússia muitos de nossos irmãos foram condenados e presos por falar da Bíblia, eles dizem que esta é uma atividade extremista, eles até proibiram a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas porque contém o nome Jeová .

16. Como mostra 1 João 4: 1, por que não devemos ser enganados pelas mentiras ditas a respeito dos servos de Jeová?

Porque durante muito tempo fomos avisados ​​de que isso aconteceria, pelo que devemos antes investigar os factos, devemos colocar à prova tudo o que ouvimos, é necessário que rejeitemos essas mentiras, só assim protegeremos a nossa fé. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Não devemos ser enganados porque por trás dessa armadilha está Satanás, que usa “muitos falsos profetas deste mundo” para caluniar e espalhar essas mentiras, com o objetivo de nos amedrontar e enfraquecer nossa fé. É melhor seguir o conselho de 1 João 4: 1 que diz: "Coloquemos à prova as mensagens inspiradas para ver se vêm de Deus".

17. Que efeito as coisas que aconteceram pouco antes da morte de Jesus podem ter sobre alguns?

Tudo o que aconteceu, por exemplo um dos seus 12 apóstolos o traindo, outro o negando 3 vezes e os outros o abandonando, poderia ter feito algum tropeço, porém, não foi assim, muitos não se surpreenderam, porque ele eu já havia dito que isso aconteceria. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Antes de morrer, Jesus foi traído por Judas, Pedro o negou três vezes e todos os outros apóstolos o abandonaram. Isso pode tropeçar e ter um efeito negativo, porque eles podem pensar que "se é isso que os apóstolos de Jesus fazem, é melhor não ser um deles".

18. Que profecias foram cumpridas pouco antes da morte de Jesus?

Pouco antes de morrer, Zacarias 11: 12,13 foi cumprido, o que indicava que ele seria vendido por 30 moedas de prata. Também Salmos 41: 9 que indicava que a traição seria da parte de um de seus amigos. E Zacarias 13.7 que disse que seus discípulos seriam dispersos assim que ele morresse.

RESPOSTA OPCIONAL

Por exemplo, Zacarias 11: 12,13 profetizou que "o Messias seria traído por 30 moedas de prata". No Salmo 41: 9 está escrito que esse traidor seria "alguém em quem confiava" ou um de seus amigos. E, em Zacarias 13: 7, o profeta escreveu: que "ferindo o pastor, o rebanho seria disperso". O cumprimento dessas profecias deveria ter fortalecido a fé de pessoas sinceras, mas foi o contrário, elas rejeitaram Jesus.

ILUSTRAÇÃO

Muitos rejeitaram Jesus porque Judas o traiu. Que razão semelhante leva alguns a tropeçar hoje? (Veja os parágrafos 17-18). *

19. O que as pessoas sinceras sabem?

Eles sabem que o que muitos fazem de falar mal das testemunhas e se tornarem apóstatas era algo que estava previsto para acontecer, então ao invés de serem enganados por essas pessoas, eles percebem que isso cumpre o que foi profetizado dos verdadeiros discípulos. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

As pessoas sinceras não se deixam enganar, pois sabem que as profecias dizem que em nosso tempo “haveria falsos cristos e falsos profetas”, que através dos diferentes meios de comunicação espalhariam reportagens negativas, meias verdades e mentiras flagrantes sobre nós.

20. O que o ajudará a não se deixar enganar por aqueles que abandonaram a verdade? (2 Timóteo 4: 4, 5).

Isso nos ajudará a manter a fé por estudar regularmente, orar continuamente e nos manter engajados na obra que Jeová nos confiou.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Em 2 Timóteo 4: 4, 5, ele diz "para que não sejamos enganados nem dêmos ouvidos a histórias falsas; antes, ele nos convida a exercer bom julgamento em todas as coisas e a estar ocupados no ministério". Portanto, estudar a Bíblia regularmente, orar constantemente, pregar e manter vivo nosso amor a Jeová e a nossos irmãos nos ajudará a não sermos enganados por aqueles que abandonaram a verdade.

21. Do que podemos ter certeza, embora a maioria das pessoas hoje rejeite nossa mensagem?

Podemos ter certeza de que, para quem conhece e ama a palavra de Deus, nada jamais será um obstáculo ou motivo para tropeçar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Devemos ter certeza de que, assim como no tempo de Jesus, houve pessoas sinceras que aceitaram isso, como José de Arimatéia que era membro do Sinédrio e também "um grande grupo de sacerdotes". Da mesma forma, milhões de pessoas hoje escolheram seguir Jesus porque conheceram e amaram as verdades da Bíblia e não permitiram que nada nem ninguém fosse um obstáculo para servir a Jeová e a Jesus.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Por que as coisas que Jesus disse e fez algumas pessoas tropeçaram?

Porque ele era imparcial e se relacionava com ricos e pobres, sem distinção. Porque ele não tinha medo de denunciar os falsos ensinos que eles aceitavam. Pela maneira de morrer como um criminoso. E até porque ele foi traído.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O que realmente fez essas pessoas tropeçarem foi a falta de fé, pois já estava previsto que Jesus seria imparcial e se relacionaria com todo tipo de pessoa. Também que seu zelo por Jeová o faria denunciar os falsos ensinos. Além disso, as profecias diziam que ele suportaria perseguição, morreria em uma árvore, seria traído e abandonado por seus apóstolos. Os judeus, vendo como todas essas profecias se cumpriram em Jesus, deveriam tê-los feito ter fé, mas foi o contrário, eles tropeçaram e rejeitaram Jesus.

Por que muitas pessoas tropeçam hoje?

Eles tropeçam por motivos semelhantes. Porque não somos importantes ou reconhecidos do ponto de vista deles. Porque não apoiamos os ensinos que a Bíblia não ensina. Pelas acusações que fizeram contra nós. Por causa dos apóstatas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Eles nos rejeitam:

1) Porque, como aconteceu com Jesus, “eles nos evitam pela maneira como adoramos a Deus e porque o servimos com entusiasmo e nos mantemos moralmente limpos”.

2) Porque ensinamos as verdades da Bíblia que expõem as falsas idéias religiosas que eles têm.

3) Porque, como Jesus, eles nos acusam e nos condenam injustamente. Como no caso da Rússia, muitos de nossos irmãos foram condenados e presos por falar sobre a Bíblia, algo que as autoridades consideram uma atividade extremista.

4) Porque eles vêem que, como Judas que traiu Jesus, eles conhecem algumas Testemunhas de Jeová que deixaram a verdade, se tornaram apóstatas e tentaram fazer com que outros fizessem o mesmo.

O que o ajudará a evitar tropeços?

Isso nos ajudará a nos ver como Jeová nos vê. Imite Jesus e não o diabo Investigue os fatos. Mantenha nossa fé forte.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O que me ajudará a não tropeçar é: manter forte minha fé e isso é conseguido estudando a Bíblia regularmente, orando constantemente, pregando e mantendo vivo nosso amor a Jeová aos nossos irmãos.

Comentários