TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 21 a 27 de junho de 2021, “Não estabeleça nenhuma aliança matrimonial com eles”, Discurso Preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA 21 - 27 junho: "Não forme nenhuma aliança matrimonial com eles", Speech.
“Não estabeleça aliança matrimonial com eles” (10 min.)
A sagrada instituição do casamento é um presente de Jeová e espera muitas bênçãos e benefícios para os cônjuges. Esta sagrada instituição não é mais para a sociedade de hoje, onde muitas pessoas não acreditam nem precisam se casar, onde não respeitam os dons que Deus nos deu e que só podem acontecer nesta sagrada união.
Toda essa devassidão que existe no atual sistema material e imoral causa terríveis consequências e problemas que acabam destruindo famílias, pessoas e crianças. A instituição do casamento é um dos grandes dons que Deus nos dá para nosso benefício, porque Ele não quer nos ver sofrer, mas ser felizes em família.
Portanto, a opinião de Jeová sobre casamento, relações sexuais, vida familiar com filhos etc. não mudou, e o casamento continua sagrado e a única estrutura legal válida em que essas atividades podem ser realizadas para a satisfação de ambos os cônjuges.
A degradação moral que existe hoje tenta subestimar esta união sagrada que Deus instituiu e tenta rir dela. A sociedade de hoje prega vale tudo sem ter que ser casado, e isso não pode ser. Cristãos fiéis e limpos vêem essa situação de fora e também estamos cientes de todos os problemas que são gerados por não obedecermos a este princípio sagrado que Deus nos dá por meio da Bíblia.
Quem não acredita em Deus não entende por que certas coisas são reservadas apenas para o casamento, já que em sua vida é normal fazer isso a qualquer momento. Além disso, por não compartilharem nossos mesmos valores cristãos, eles não entendem muitos aspectos de nossa vida em nosso serviço sagrado a Deus.
Por exemplo, por que devemos pregar o nome de Deus assiduamente, por que nas reuniões, na oração, no nosso estudo rotineiro da Bíblia, por que não celebrar certos feriados, etc. Existe uma bipolaridade tão oposta e clara de valores morais que não é possível casar com uma pessoa fora do Senhor e isso não representa uma pedra de tropeço em alguns aspectos de nossa fé.
Jeová, em sua imensa sabedoria, sabia disso e alertou sobre isso. Além do mais, ele deixou isso bem claro e deu aos israelitas a ordem de se casarem apenas com aquelas pessoas que também adorassem a Deus da maneira que eles o faziam.
Isso não mudou. A Bíblia nos dá o mandato de casar no Senhor, com um cônjuge que compartilhe nossas mesmas crenças e estilo de vida. Só assim seremos felizes, continuaremos ao lado de Jeová e estaremos obedecendo a ele.
VAMOS LER: Deuteronômio 7: 3
"Não estabeleça nenhuma aliança matrimonial com eles. Não case suas filhas com seus filhos ou case seus filhos com suas filhas"
Jeová sabia que Satanás usaria essa armadilha para corromper os israelitas, de modo que eles se casassem com esses homens ou mulheres e gradualmente adorassem seus falsos deuses ou gastassem menos tempo em sua dedicação e adoração pura.
Por não compartilhar a mesma moral, valores cristãos e o mesmo serviço sagrado a Deus, haveria pressão para que eles fizessem o que seu cônjuge não cristão quer, deixando Deus de lado. Jeová avisou que se eles se casassem fora do senhor, eles se distanciariam dele e acabariam servindo a outros deuses, ou colocando outras coisas e entretenimento em primeiro lugar.
O perigo era grande e os problemas e consequências, muitos. Jeová não quer que soframos, ele quer o melhor para nós. E esses tipos de alianças matrimoniais não são. A proteção que Deus nos dá se perde, além de ser uma presa fácil para os inimigos quando perdemos o favor de Jeová.
Satanás sabe melhor do que ninguém como nos atacar, às vezes diretamente e outras ele trabalha com paciência e com o tempo, para que entre em nossos corações sem perceber até que seja tarde demais e deixemos de servir a Deus.
VAMOS LER: Deuteronômio 7: 4
“Porque eles farão seus filhos pararem de me servir para servir a outros deuses; então Jeová ficará zangado com você e rapidamente o aniquilará."
Hoje, eles podem não nos fazer servir a outros falsos deuses diretamente. Mas um exemplo muito claro são as diferentes celebrações que este sistema faz. Aniversários, Natal, carnavais, Semana Santa, etc., são todas as celebrações que todas ou quase todas as pessoas deste sistema fazem e que nós, como verdadeiros cristãos, não partilhamos.
Em um casamento com um cônjuge não cristão, é muito difícil evitar completamente algumas dessas celebrações e, se isso for feito, pode causar problemas com a outra pessoa, como ressentimentos e outros tipos de sentimentos. Pode acontecer como acabamos de ler em Deuteronômio e chegamos ao ponto de ver que é normal e que Jeová está zangado conosco.
Não queremos arriscar nosso relacionamento íntimo com Deus e por isso obedecemos a todos os seus mandamentos, casar no Senhor é um deles. Esse mandamento, como todos os outros, foi dado porque Jeová nos ama, nos ama e quer nos proteger em todos os momentos. Ele nunca quer nos ver tristes.
Os casamentos cristãos são muito mais felizes do que outros, e isso não é uma questão trivial. Nós verificamos e verificamos dia após dia. Em um casamento cristão com cristãos verdadeiros e servos fiéis e leais de Deus, não há lugar, infidelidade sexual ou engano não acontecem.
Os casamentos cristãos têm a garantia de que seu cônjuge sempre será leal ao outro e nunca cometerá adultério ou qualquer outra prática detestável. Isso certamente gera grande paz de espírito e reforça nossa total confiança em nosso cônjuge, tornando o casamento mais forte e feliz. Que grande bênção Jeová nos dá por podermos confiar plenamente em nosso cônjuge! Essa dúvida no mundo, em casamentos não cristãos, sempre existe e causa muitos problemas.
Salomão amava muito a Jeová e ainda pecou contra ele, conforme suas esposas estrangeiras o instavam e pressionavam. Quando Jeová nos diz para casarmos apenas com aqueles que o servem, é para não cometermos o mesmo erro. Para fazermos bem, para sermos felizes, para sermos dignos de confiança e amorosos.
Todos são bênçãos e somos muito gratos pela grande sabedoria de Jeová e por ele se importar tanto conosco, com nossas vidas e com nosso vínculo matrimonial.
Além disso, quando fazemos isso, obedecemos a Jeová e reconhecemos que Ele tem autoridade para nos dizer o que é certo e o que é errado.
A devassidão da sociedade não afeta um cristão fiel e leal a Deus. O ponto de vista de Jeová sobre o casamento, sobre a união sagrada que Ele ungiu, não mudou, por mais difícil que seja esse sistema. Além do mais, agora, mais do que nunca, é importante obedecer ao que a Bíblia nos diz.
VAMOS LER: 1 Coríntios 7:39
“A esposa está ligada ao marido enquanto ele estiver vivo. Mas, se o seu marido adormecer na morte, ele está livre para se casar com quem quiser, desde que seja no Senhor."
VAMOS LER: 2 Coríntios 6:14
“Não se coloque sob um jugo desigual com os incrédulos. Porque que relação a justiça e o mal têm? Ou o que a luz e as trevas têm em comum? "
Temos que escolher muito bem nosso cônjuge. Deve ser um cônjuge cristão que ame a Deus e se esforce em todos os aspectos de sua vida para cumprir sua vontade, mesmo que cometa erros e tenha defeitos, não há ninguém perfeito. Mas você precisa se esforçar para mudar, melhorar, fortalecer sua fé e ser um cônjuge melhor. Por obedecer a Jeová e seus mandamentos.
Dessa forma, nosso casamento será forte e terá a Jeová em primeiro lugar, estaremos sob um jugo matrimonial cristão como Deus quer para nós, para que tudo corra bem para nós, para que tenhamos muitas bênçãos para o resto de nossas vidas.
Comentários
Postar um comentário