TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 28 de junho a 4 de julho de 2021, “O que Jeová, teu Deus, está pedindo de você? ”, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA 28 de junho a 4 de julho de 2021: "O que Jeová, teu Deus, está pedindo de você?" , Fala.

"O que Jeová, seu Deus, está pedindo de você?" (10 minutos)

O que acontece quando sentimos amor verdadeiro por nosso futuro cônjuge? Uma das muitas coisas é que passamos as coisas para ele porque realmente o amamos. Sabemos que somos imperfeitos e, em certos momentos, cometeremos erros e também diremos coisas que não gostamos ou não entendemos.

Mesmo assim, esquecemos e perdoamos porque nosso amor é mais forte. Existem coisas para falar e mudar o que não gostamos. Tudo isso é possível porque nosso amor por essa pessoa é muito mais forte do que esses pequenos erros e imperfeições humanas.

Por Deus também sentimos amor, e neste caso é ainda mais diferente porque Jeová é perfeito, porque tudo o que ele nos diz é para o nosso bem em sua imensa sabedoria e nunca coloca sobre nós o peso de fazer o que ele nos diz. Por amor, ficamos perto Dele e fazemos o que a Bíblia nos diz.

Nesse sentido, Deus nunca nos deixará ou cometerá erros ... porque, ao contrário de nosso cônjuge, que é imperfeito, Jeová não o é. Com mais razão, custa-nos menos desenvolver uma relação íntima com ele, porque tudo o que ele nos diz é para nos proteger, para nos cuidar e para nos fortalecer. Ele não quer que soframos, mas sim que façamos bem.

Ao falarmos sobre coisas com nosso parceiro, com nosso marido ou esposa, devemos refletir e meditar no que a Bíblia nos diz para saber exatamente o que Jeová está pedindo de nós em cada momento de nossa vida. O que Jeová está pedindo que façamos? Como você quer que seja nosso relacionamento com ele?

Ao contrário de um relacionamento humano, é neste caso Jeová quem se esquece e perdoa nossos erros. Porque ele também nos ama e deseja que o façamos com um coração profundo e sincero. Portanto, lemos em Deuteronômio 10:12.

Deuteronômio 10:12

“Agora, ó Israel, o que Jeová, seu Deus, está pedindo de você? Ele só pede que você tema a Jeová, seu Deus, ande em todos os seus caminhos, que o ame, que sirva a Jeová, seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma "

O amor a Deus é a coisa mais importante que devemos cultivar em nossa vida, no caminho para o seu Reino. Esse amor profundo nos obriga a ter profundo respeito por nosso Pai celestial e a obedecê-lo em todos os momentos de nossa vida. Seguir seus caminhos e obedecê-lo porque não queremos fazer nada que o faça se sentir mal por nós.

Queremos que todas as ações, comportamentos e decisões de nossa vida sejam endossados ​​por ele, não queremos fazer nada para manchar seu santo nome ou dar-lhe um motivo para estar decepcionado conosco.

É por esta razão, por este amor profundo, por este respeito profundo que tememos a Deus neste sentido. Porque sabemos que somos imperfeitos e podemos cometer erros que nos levam a pecar seriamente com Ele e esta é a última coisa que queremos fazer em nossas vidas. Isso gera em nós um temor profundo por Jeová que nos estimula, nos encoraja e nos dá forças para permanecer obedientes em todas as áreas de nossa vida cristã.

Vemos que Jeová não nos pede nada impossível de alcançar, ele apenas nos pede o nosso amor, que o amemos assim como ele nos ama. Amamos nosso cônjuge imperfeito e damos nossa vida por ele. Mais uma razão para amarmos com mais intensidade e força nosso Pai celestial perfeito que está sempre zelando por nosso bem-estar e nos dá todas as bênçãos que temos na vida.

Moisés disse muito claramente: Jeová deseja que “o amemos e o sirvamos de todo o nosso coração e de toda a nossa alma”. Demonstramos esse amor por ele de muitas maneiras, uma delas é obedecendo-lhe e agindo de acordo com sua Palavra, a Bíblia, em todas as áreas e momentos de nossas vidas.

E, como já dissemos, esses mandamentos ou normas que a Bíblia nos dá não são imperfeitos ou equívocos. Eles são perfeitos, em sua imensa sabedoria, alguém que ninguém pode igualar ou jamais será. A sabedoria de nosso Criador que nos deixou essas disposições judiciais, mandatos e normas para nós, para nosso bem-estar, para que possamos fazer o bem.

Eles não são injustos, são muito justos, vem da justiça suprema de Jeová. E não são limitantes, permitem-nos divertir-nos de forma saudável. Cada norma bíblica é projetada para nossas vidas, para que possamos fazer bem, para que não tenhamos tantos problemas como vemos hoje.

Deuteronômio 10:13

"E que obedeças aos mandamentos e estatutos de Jeová que hoje te ordeno para o teu próprio bem"

O que vos envio hoje foi escrito há milhares de anos e continua a ser enviado a nós hoje porque ainda é útil, não mudou, porque a sabedoria de Deus não o muda é infinito. As leis terrenas deste sistema, destes governos mudam, e o fazem a cada poucos anos. Às vezes, acredita-se que é para melhor e outras para pior.

A Lei de Deus é mantida há anos e continua sendo tudo para o nosso bem, sem interesses ocultos. É assim que podemos ver na imagem do problema com o álcool e o fumo dessa pessoa. Quantas pessoas têm esse problema? Vários. Quantos procuraram ajuda para abandonar esse hábito? Vários. Quantos conseguiram? Não todas. Eles procuraram ajuda? Sim. Mas onde você está e sempre encontrou a melhor ajuda para este e muitos outros problemas? Exatamente, na Bíblia.

Como cristão, como sabemos, não recorremos a nenhum outro tipo de ajuda a não ser a Bíblia. Jeová já sabia que essas situações ocorreriam e nos diz como evitá-las. Esta pessoa na ilustração viu como a Bíblia mudou sua vida, como ele leva uma vida mais saudável e feliz, sem tantos problemas de saúde e financeiros.

Este é apenas um exemplo, e tem sido muitas pessoas com o mesmo problema que a Bíblia as ajudou a sair desse buraco. Até mesmo muitos de nossos irmãos atuais tiveram que fazer essas mudanças, outras semelhantes e outras ainda piores. E tudo graças à orientação de Jeová, porque tudo que ele nos ordena é para o nosso bem.

O que acontece com aqueles de nós que nasceram na verdade e não tiveram que lidar com a mudança desses hábitos prejudiciais? A Bíblia também nos ajuda muito, por exemplo, a não ter curiosidade sobre esses vícios mundanos e ficar longe dessas práticas. A Bíblia nos ensina que prevenir é melhor do que remediar. Tudo o que Jeová nos disser, independentemente da nossa situação, sempre será e é o melhor para nós e para nos manter perto dele.

Viver de acordo com as justas e sábias normas e leis de Deus evitará muitos problemas, decepções e teremos vidas mais saudáveis ​​e felizes, além de merecermos as grandes promessas que ele nos faz sob seu Reino e as profecias que se cumprirão em um quase na hora.

Além disso, este esforço que fazemos para estar sempre perto Dele e colocá-lo em primeiro lugar perante as tentações, testes e normas ou costumes deste sistema, é mútuo. Não se trata de um relacionamento unilateral ou de um amor não correspondido que talvez já tenha acontecido conosco. Jeová deseja que nos acheguemos a ele, ele deseja que o sirvamos, ele deseja nos amar como nós o amamos. Ele quer nos mostrar todo o seu amor conforme lemos em Deuteronômio 10:15:

Deuteronômio 10:15

"Mas Jeová só se aproximou de seus antepassados ​​e lhes mostrou seu amor, e dentre todos os povos ele escolheu vocês, seus descendentes, como vocês podem ver hoje."

É uma grande emoção que o Criador de todas as coisas queira que estejamos ao seu lado, queira nos amar e nos escolher como seu povo. Que grande satisfação sentimos saber que ele nunca nos abandonará, que depende de nós e do que fazemos para nos aproximarmos dele, que nos receberá sempre de mãos abertas e nos mostrará o seu amor sempre que lhe obedecermos, o que por sua vez tem repercussões. no nosso bem-estar, segurança e protecção.

Jeová não obriga ninguém a obedecê-lo. Pelo contrário, Ele age como este cônjuge que tanto nos ama e perdoa e esquece nossos erros, que embora sejamos escravos do pecado como Romanos 6:17 diz, Ele nos dá a oportunidade de ser obedientes de coração para que possamos aproxime-se Dele e faça parte disso, de sua cidade. Quando fazemos isso, quando decidimos dedicar nossa vida a Jeová, temos, como sabemos, a melhor vida possível.

Comentários