Estudo A Sentinela, semana de 21 a 27 de junho de 2021, Sempre agradeçamos pelo resgate , Respostas sublinhadas.

Estudo da Sentinela, 21 a 27 de junho de 2021, Sempre agradeça pelo resgate, Respostas sublinhadas.

1, 2. O que é resgate e por que precisamos dele?

quando Adão - que era perfeito - pecou, ​​ele perdeu a oportunidade de ele e seus filhos viverem para sempre. O que Adão fez foi sem desculpa, pois ele pecou voluntariamente. Ele merecia morrer. Mas e seus filhos? Eles não tiveram nada a ver com o pecado de Adão (Rom. 5:12, 14). Algo poderia ser feito para resgatá-los da pena de morte? Claro que sim. Pouco depois de Adão pecar, Jeová revelou como resgataria milhões de descendentes de Adão da maldição do pecado e da morte (Gênesis 3:15). No devido tempo, Jeová enviaria seu Filho do céu “para dar a sua vida em resgate em troca de muitas pessoas” (Marcos 10:45; João 6:51).

Qual é o resgate? Nas Escrituras Gregas Cristãs, é o preço que Jesus pagou para recuperar o que Adão havia perdido (1 Coríntios 15:22). Por que precisamos disso? Porque, de acordo com a Lei, o padrão de justiça de Jeová exigia que “se dê a vida por toda a vida” (Êxodo 21:23, 24). Adam perdeu sua vida humana perfeita. Portanto, para cumprir o padrão de justiça divina, Jesus teve que entregar sua vida humana perfeita (Rom. 5:17). Desta forma, ele se torna o "Pai da Eternidade" de todos os que colocam sua fé no resgate (Is 9: 6; Rom. 3:23, 24).

3. De acordo com João 14:31 e 15:13, por que Jesus estava disposto a sacrificar sua vida humana perfeita?

Jesus estava disposto a sacrificar sua vida por seu grande amor por seu Pai e por nós (leia João 14:31; 15:13). Esse mesmo amor o motivou a ser leal até a morte e a fazer a vontade de seu pai. Como resultado, o propósito original de Jeová para os seres humanos e para a Terra será cumprido. Neste artigo, veremos por que Deus permitiu que Jesus sofresse tanto antes de morrer. Também revisaremos brevemente o exemplo de um escritor bíblico que ficou profundamente grato pelo resgate. E, por fim, discutiremos como nós também podemos mostrar nossa gratidão e valorizar cada vez mais o sacrifício que Jeová e Jesus fizeram por nós.

ILUSTRAÇÃO

Pense em tudo que Jesus sofreu para pagar o resgate. (Ver parágrafo 4).

4. Descreva como Jesus morreu.

Vamos tentar imaginar como foi o último dia de Jesus na terra. Ele se permitiu ser preso e espancado impiedosamente pelos soldados romanos, embora pudesse ter convocado várias legiões de anjos para protegê-lo (Mat. 26: 52-54; João 18: 3; 19: 1). Eles o chicotearam com um chicote que rasgou sua carne. Depois, eles o fizeram carregar uma vara pesada nas costas ensanguentadas. Jesus começou a arrastar a árvore até o local de execução. Mas logo os soldados romanos forçaram um homem a carregá-lo para ele (Mt 27:32). Quando Jesus finalmente chegou ao lugar onde morreria, seus algozes pregaram suas mãos e pés na árvore. O peso de seu corpo estava abrindo ainda mais as feridas dos pregos. Enquanto seus amigos e sua mãe sofriam e choravam, os governantes judeus zombavam de Jesus (Lucas 23: 32-38; João 19:25). Essa agonia durou horas. Seu coração e pulmões estavam no limite de suas forças, e ele estava cada vez mais difícil de respirar. Sabendo que tinha sido leal, em seu último suspiro orou a Jeová. Então, ele abaixou a cabeça e deu sua vida (Marcos 15:37; Lucas 23:46; João 10:17, 18; 19:30). Que morte lenta, dolorosa e humilhante!

5. Para Jesus, o que foi pior do que a maneira como ele morreu?

Para Jesus, o pior não foi a forma como morreu, mas a acusação pela qual foi executado. Eles o acusaram falsamente de blasfêmia, isto é, desrespeitar a Deus ou seu nome (Mt 26: 64-66). A ideia de ser acusado de blasfêmia atormentava tanto Jesus que ele esperava que seu Pai o livrasse daquela humilhação (Mt 26:38, 39, 42). Por que Jeová permitiu que seu querido Filho sofresse e morresse? Vejamos três razões.

6. Por que Jesus teve que ser pendurado em uma árvore?

Primeiro, Jesus teve que ser pendurado em uma árvore para libertar os judeus da maldição (Gl 3:10, 13). Eles receberam essa maldição porque prometeram obedecer à Lei de Deus e não o fizeram. A isso foi adicionada a condenação que eles herdaram pelo pecado de Adão (Rom. 5:12). A Lei que Deus deu a Israel afirmava que um homem que cometesse um pecado que merecia a pena de morte deveria ser executado. Mais tarde, em alguns casos, o cadáver foi pendurado em uma árvore (Deuteronômio 21:22, 23; 27:26). * Assim, ao ser pendurado em uma árvore, Jesus tornou possível que a própria nação que o rejeitou se beneficiasse de seu sacrifício.

7. Qual é a segunda razão pela qual Deus permitiu que seu Filho sofresse?

Em segundo lugar, Deus permitiu que seu Filho sofresse a fim de prepará-lo para seu papel como Sumo Sacerdote. Jesus experimentou como é difícil obedecer a Deus quando passa por severas provações. Ela sentiu tanta pressão que teve de pedir ajuda em oração "com altos gritos e lágrimas". Sem dúvida, depois de passar por uma angústia emocional tão intensa, Jesus nos entende e "está qualificado para ajudar os que são postos à prova". Somos muito gratos por Jeová ter designado um Sumo Sacerdote que “pode simpatizar com as nossas fraquezas”. - Heb. 2:17, 18; 4: 14-16; 5: 7-10.

8. Qual é a terceira razão pela qual Deus permitiu que Jesus fosse testado até o limite?

Terceiro, Jeová permitiu que Jesus sofresse tanto para responder a esta pergunta importante: Os seres humanos podem permanecer leais a Jeová mesmo sob as provas mais severas? Satanás diz não, pois afirma que servimos a Deus por egoísmo. Além disso, ele acredita que, como nosso ancestral Adão, não amamos a Jeová. - Jó 1: 9-11; 2: 4, 5. Visto que Jeová estava convencido de que seu Filho seria leal, ele permitiu que Jesus fosse testado até o limite. Por sua lealdade, Jesus provou que Satanás é um mentiroso.

UM ESCRITOR DA BÍBLIA QUE APRECIOU O RESGATE

9. Que exemplo o apóstolo João deu para nós?

O ensino do resgate fortaleceu a fé de muitos cristãos. Eles continuaram a pregar apesar da oposição e passaram por várias provações ao longo da vida. Vejamos o exemplo do apóstolo João. Ele pregou lealmente a verdade sobre Cristo e o resgate com certeza por mais de 60 anos. Ele tinha quase 100 anos quando o Império Romano o considerou uma ameaça tão grande que o exilaram para a ilha de Patmos. Qual foi o seu crime? “Fale sobre Deus” e “dê testemunho de Jesus” (Apocalipse 1: 9). Que exemplo extraordinário de fé e perseverança!

10. Como João mostrou sua gratidão pelo resgate nos livros bíblicos que escreveu?

Nos livros bíblicos que escreveu, João expressa seu profundo amor por Jesus e sua gratidão pelo resgate. Neles, ele faz mais de 100 referências ao resgate ou seus benefícios. Por exemplo, ele escreveu: “Se alguém comete um pecado, temos um ajudador que está com o Pai: Jesus Cristo, o justo” (1 João 2: 1, 2). Além disso, ele enfatizou a importância de "dar testemunho de Jesus" (Ap 19:10). É claro que Juan apreciou profundamente o resgate. Como podemos mostrar que sentimos o mesmo?

ILUSTRAÇÃO

Se realmente valorizarmos o resgate, resistiremos à tentação de pecar. (Ver parágrafo 11) *

11. O que pode nos ajudar a não cair em tentação?

Resista à tentação de pecar. Se realmente apreciarmos o resgate, não pensaremos: “Não preciso resistir à tentação. Posso pecar e depois pedir perdão ”. Em vez disso, quando nos deparamos com a tentação de fazer algo errado, diremos: “Não! Como poderia fazer algo assim depois de tudo o que Jeová e Jesus fizeram por mim? Além disso, podemos pedir força a Jeová e suplicar-lhe: “Não nos deixes cair em tentação” (Mat. 6:13).

12. Como podemos seguir o conselho que lemos em 1 João 3: 16-18?

Vamos amar nossos irmãos. Quando o fazemos, também mostramos gratidão pelo resgate, pois Jesus não deu a sua vida só por nós, mas também pelos nossos irmãos. Se ele estava disposto a morrer por eles, é porque os ama muito (leia 1 João 3: 16-18). A maneira como os tratamos é um reflexo de nosso amor por eles (Ef 4:29, 31-5: 2). Nós os ajudamos quando estão doentes ou passando por provações, como desastres naturais. Mas como devemos reagir quando um irmão faz ou diz algo que nos ofende?

13. Por que devemos perdoar?

Temos a tendência de guardar rancor daqueles que nos ofendem? (Lev. 19:18). Nesse caso, vamos colocar este conselho em prática: “Continue a apoiar-se e a perdoar generosamente, mesmo que um de vocês tenha motivo para reclamar do outro. Jeová generosamente perdoou você, então faça o mesmo ”(Col. 3:13). Cada vez que perdoamos um irmão, mostramos a nosso Pai celestial que realmente apreciamos o resgate. Como podemos valorizar cada vez mais esse dom de Deus?

COMO PODEMOS AVALIAR MAIS E MAIS O RESGATE?

14. O que nos ajudará a valorizar mais o resgate?

Agradeçamos a Jeová pelo resgate. Joanna, uma irmã de 83 anos que mora na Índia, diz: "Acho importante mencionar o resgate em minhas orações diárias e agradecer a Jeová por isso." Em nossas orações pessoais, pensemos nos erros que cometemos durante o dia e peçamos a Jeová que nos perdoe. Embora, se tivermos cometido um pecado grave, também teremos de pedir ajuda aos anciãos. Eles vão nos ouvir e nos aconselhar com amor usando a Bíblia. Além disso, eles orarão conosco e pedirão a Jeová que nos perdoe graças ao sacrifício de Jesus para que possamos nos recuperar espiritualmente (Tiago 5: 14-16).

15. Por que devemos reservar tempo para ler e ponderar sobre o resgate?

Vamos meditar sobre o resgate. Uma irmã de 73 anos chamada Rajamani diz: "Quando leio tudo o que Jesus sofreu, meus olhos se enchem de lágrimas." Nós também podemos ficar entusiasmados ao pensar no quanto o Filho de Deus sofreu. Porém, quanto mais meditamos no sacrifício que Jesus fez, mais o amaremos e a seu Pai. Para conseguir isso, por que não incluímos o resgate em nosso estudo pessoal?

ILUSTRAÇÃO

Por meio de uma refeição simples, Jesus mostrou aos seus discípulos como se lembrar de seu sacrifício. (Ver parágrafo 16)

16. Como ensinar outras pessoas sobre o resgate nos beneficia? (Veja a imagem da capa).

Vamos ensinar outras pessoas sobre resgate. Cada vez que falamos com outras pessoas sobre o resgate, nós o valorizamos mais. Temos ferramentas muito boas para explicar por que Jesus teve que morrer por nós. Por exemplo, podemos usar a Lição 4 da brochura Boas Novas de Deus, intitulada "Quem é Jesus Cristo?" Ou podemos usar o capítulo 5 do livro O que a Bíblia nos ensina ?, intitulado "O resgate, o maior presente de Deus". E a cada ano nossa gratidão pelo resgate aumenta à medida que comparecemos à Comemoração da morte de Jesus e convidamos entusiasticamente outras pessoas a fazer o mesmo. Que honra Jeová nos incumbiu de ensinar outros sobre seu Filho!

17. Por que o resgate é o maior presente de Deus para a humanidade?

Temos a convicção de que temos bons motivos para valorizar o resgate e não deixar de ser gratos por ele. O resgate possibilita que tenhamos uma boa amizade com Jeová, mesmo se formos imperfeitos. Graças ao resgate, as obras do Diabo serão completamente desfeitas (1 João 3: 8). Além disso, o propósito original de Jeová de que a Terra fosse um paraíso e que todos o amassem e servissem será cumprido. Portanto, procuremos, a cada dia, maneiras de mostrar nossa gratidão pelo resgate, o maior presente de Deus para a humanidade.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Qual é o resgate?

Resgate é o preço pago para libertar alguém de uma ameaça de morte. De acordo com a Bíblia, a morte entrou no mundo por meio de Adão. Em outras palavras, Adão passou o pecado a todos os seus descendentes e os sentenciou à morte, então todos nós precisamos de um resgate. Romanos 6,23 exemplifica muito bem: "O dom que Deus dá a vida eterna por Cristo Jesus nosso Senhor."

Por que Jesus teve que sofrer e morrer?

Ao contrário de nós, Jesus foi perfeito e nunca cometeu pecado, então ele não morreu para pagar pelos seus pecados, mas para pagar pelos pecados dos outros, ele sofreu uma morte violenta e humilhante de muita dor como vimos através deste estudo, Mas Jesus o fez por amor a nós e porque obedeceu a seu pai, dando sua vida para nos libertar do pecado e da morte.

Como podemos valorizar cada vez mais o resgate?

Podemos valorizar cada vez mais o resgate, mantendo-o presente a cada dia em nossas orações pessoais, reservando um tempo para ler mais sobre o resgate e meditar sobre o que significou esse dom que Deus nos deu, para podermos valorizá-lo muito mais e, acima de tudo, ensine a outros o que isso significa com as ferramentas que Jeová nos deu, uma brochura e um livro que falam sobre o que esse presente significa, e a maior prova de nossa gratidão pelo resgate é assistir à comemoração da morte de Jesus a cada ano e convidar outras pessoas para participar daquele evento, por isso sempre damos graças a Deus pelo resgate.

Comentários