Estudo de A Sentinela, Sempre agradecemos pelo resgate, semana de 21 a 27 de junho, Comentários e Respostas.

Estudo de A Sentinela, Sempre agradeça o resgate, 21 a 27 de junho, Comentários e Respostas.

1,2 O que é resgate e por que precisamos dele?

Resgate significa o pagamento que é feito para recuperar algo que foi perdido, que foi perdido? vida humana perfeita, então Jesus pagou com sua vida perfeita com seu sangue para que possamos recuperar essa vida perfeita.

E isso está de acordo com os padrões justos de Jeová porque, como diz Êxodo, a vida teria que ser dada por toda a vida e como a primeira carta aos Coríntios capítulo 15 versículo 22 diz por Adão, então a humanidade está morrendo, mas por meio de Cristo receberemos vida .

E que bom que é porque não temos culpa pelo que Adão fez naquela ocasião como este Romanos 5 12 e 14 diz que a morte se espalhou, explicando bem que o pecado teve um efeito progressivo e não simultâneo na humanidade, ou seja, nós não são participantes do pecado que Adão cometeu naquele dia, ele foi simplesmente herdado para nós.

E esse resgate que Jeová pagou com seu filho Jesus Cristo é para todos, porque em Marcos capítulo 10 versículo 45 diz que esse resgate é em troca de muitas pessoas, de modo que todos podemos nos beneficiar desse presente que Jeová e Jesus Cristo deram. 

3. De acordo com João 14:31 e 15:13, por que Jesus estava disposto a sacrificar sua vida humana perfeita?

O modo como o demos nessas duas passagens é por amor, pois ele diz que o amor que sentia por Jeová o levou a fazer exatamente o que lhe havia pedido para fazer e ele também diz que não havia amor maior do que entregar sua vida em nome de seus amigos, por isso ele amou a Jeová tanto quanto nos ama.

E graças a esse amor e lealdade que Jesus Cristo demonstrou, em breve poderemos ter o cumprimento que Jeová teve pelos seres humanos e pela Terra. 

Veremos também o exemplo de um escritor bíblico que apreciou profundamente o resgate e como nós também podemos mostrar gratidão e valorizar cada vez mais o sacrifício que Jeová e Jesus fizeram por nós. 

Por que Deus permitiu que Jesus sofresse?

4. Descreva como Jesus morreu.

Está muito bem comentado mas a imagem é muito explícita ajuda-nos muito, porque como vemos aí, é verdade que Jesus sofreu uma terrível provação e o colocaram em memória daquela coroa de espinhos para poderem zombar ele,Depois de ser chicoteado aquele chicote que vemos rasgar a pele das costas dele, mas além disso o fizeram carregar a árvore que era extremamente pesada para um homem que havia sofrido tanto e quando chega ao local eles o pregam e claro que ao levantá-lo então agora aquelas feridas se tornaram muito mais profundas e dolorosas a posição em que estava não o deixava respirar bem e com tudo e que nosso Senhor Jesus naquele momento ocupava sua mente para fazer a vontade de Jeová e continue a mostrar aquele profundo amor que sentia por seu pai e usou seu último suspiro para orar a ele.

E isso nos faz apreciar talvez mais o que estudamos na semana passada que depois de tudo isso carregando a tora nas costas literalmente desfiada, então podemos imaginar quando temos um corte na mão e tocamos algo apenas tocando e agora imaginamos um tora pesada em cima daquela quebrou para trás e ainda depois disso e depois de ser pendurado ele foi capaz de dar aquelas palavras que na semana passada pudemos aproveitar que ele ainda estava depois que ele estava pensando no benefício dos outros.

E no meio de tudo isso Jesus sabia que poderia se livrar da situação é o que Mateus 26:52 a 54 menciona que ele poderia pedir a várias legiões de anjos para protegê-lo, porém apesar disso ele tinha em mente claro o que era propósito a vontade de seu pai e claro o que o motivou foi um amor profundo. 

5. Para Jesus, o que foi pior do que a maneira como ele morreu?

Sim, para ele o fato do que o acusavam de blasfêmia era pior, mas era o que tinha a ver com blasfêmia contra Deus e era isso que o atormentava, então isso fez até ele vir e pedir a Jeová que o livrasse. , é o que lemos ontem em Mateus 26 que se ele, por favor, removesse aquele copo dele, ele ainda disse que a sua vontade não será feita, mas a de seu pai.

E ele foi acusado pelas pessoas de que se antes adoravam a Jeová de maneira correta e sabiam quem era Jeová, então para eles dizerem isso a Jesus Cristo todos vão pensar que se ele fizesse isso seria algo doloroso para ele, porque Jesus Cristo nunca realmente queria ofender a Jeová.

E sabemos que esta acusação o preocupou muito porque em Mateus 26 ele mesmo diz que estava tão angustiado que sentiu que estava morrendo e que de fato naquele momento se concentrou em orar a Jeová e ao fazê-lo apresentava uma condição em que um suava sangue, uma condição conhecida como hematidrose, ou seja, ele estava tão angustiado que tudo nessa época o fazia apresentar todos esses tipos de alterações. 

6. Por que Jesus teve que ser pendurado em uma árvore?

Era para libertar os judeus de uma maldição, quando Jeová lhes deu a lei, eles prometeram obedecê-la, mas receberam a maldição porque haviam prometido que obedeceriam, mas mesmo assim não o fizeram, a isso também foi adicionado a condenação do pecado de Adão e por serem descendentes dele não podiam fazer isso perfeitamente, como conseqüência eles estavam sob esta lei ou aquela maldição da lei, então para eliminá-la Jesus teve que ser pendurado em uma árvore como um criminoso.

Lembre-se que a Bíblia explica que por sermos pecadores todos merecemos a morte e na lei havia pecados que estipulavam a pena de morte e alguns dos que foram executados eram pendurados em uma árvore e a lei explicava claramente que todos que estavam em uma árvore ele era uma pessoa amaldiçoada. 

7. Qual é a segunda razão pela qual Deus permitiu que seu Filho sofresse?

Se esses sofrimentos serviram de preparação para o papel que ele assumiria no futuro como sumo sacerdote, é claro que foi perfeito, mas ao enfrentar provas tão extremas como enfrentar a própria morte, isso o preparou para compreender como os seres humanos imperfeitos também se submeteram a mesmo com tanta pressão para nos tornarmos leais a Jeová, então, quando Jesus nos vê nessa situação como nosso sumo sacerdote, ele tem mais capacidade para nos entender e ajudar.

Hebreus capítulo 2 versículo 17 diz que ele teve que se tornar como seus irmãos em tudo para ser um sumo sacerdote misericordioso, que a empatia lhe permite ter misericórdia e no final ele diz que ele mesmo sofreu quando o colocaram à prova e é qualificados para ajudar aqueles que são colocados à prova.

E o fato de que Jeová teria permitido que Jesus sofresse também tem um resultado em nós em Hebreus 4:16, diz então vamos nos aproximar com confiança, então saber que ele tem essa empatia produz em nós confiança para nos aproximarmos dele.

E tudo o que Cristo fez tudo o que sofreu por exemplo Jesus sabe o que é chorar porque Hebreus 5: 7 diz que ele derramou lágrimas fez pedidos com altos gritos, ele pode justamente sentir pena de nós porque conhece muito bem os sentimentos que vivenciamos ou que ele mesmo os experimentou. 

8. Qual é a terceira razão pela qual Deus permitiu que Jesus fosse testado até o limite?

Bem, porque Satanás duvidou que haja um único ser humano que possa ser leal a Jeová se for posto à prova, então Jesus suportando fielmente aquele terrível sofrimento demonstrou que um homem perfeito que tem livre arbítrio pode ser totalmente fiel a Jeová, independentemente das dificuldades que o diabo lhe causa, é por isso que Jeová permitiu que Jesus fosse testado.

E sem dúvida Jesus nos deu um exemplo de lealdade para que até nos perguntemos se o imitamos de maneira que Jeová também se convença de que seremos leais mesmo que sejamos testados até o limite.

E aquela prova que foi ao limite também foi experimentada por Jó, que era um humano imperfeito, porém, ele mostrou lealdade e mostrou a todos nós que podemos ser fiéis e leais a Jeová nesse sentido. 

Em Jó 2: 4 o diabo acusou por dizer que o homem vai dar tudo o que tem para salvar sua vida, ele não usou o nome de Jó, mas sim o homem falou no lugar do nome de Jó, ou seja, ele questionou a integridade de cada ser humano, continua a fazer essa acusação hoje, é claro, já que quando foi expulso do céu a Bíblia diz que Satanás continua a ser o acusador de nossos irmãos que os acusa dia e noite, então ele continua a questionar nossa integridade, mas o que Jó e Jesus Cristo nos deixou um bom exemplo. 

Um escritor bíblico que apreciou profundamente o resgate

9. Que exemplo o apóstolo João deu para nós?

Sem dúvida, foi um exemplo extraordinário de fé e perseverança como o parágrafo pregado sobre o resgate por mais de 60 anos aponta e quando ele tinha quase 100 anos em uma idade tão avançada, ele foi exilado e preso em Patmos, havia a necessidade de ele sofrer todas essas coisas? Bem, à primeira vista, pode-se dizer não, mas o que moveu João foi o amor e a apreciação que ele sentia por Jesus e o que ele tinha feito por ele e por toda a humanidade.

Algo interessante sobre o exemplo do apóstolo Paulo é que não era um povo que o considerava uma ameaça, era um império que o considerava uma ameaça, então sua pregação foi bastante entusiástica.

E é notável que Juan não pensasse que por causa de sua idade avançada havia pouco que pudesse fazer ou ele recuou não não não nada disso o impediu de continuar a mostrar aquela fé e aquela resistência, então se o mesmo acontecesse naquela época com Juan com O maior motivo pelo qual hoje devemos ver o apoio que Jeová nos dá para agirmos exatamente como ele, para continuarmos a demonstrar fé e perseverança mesmo nas circunstâncias que temos de viver. 

10. Como João mostrou sua gratidão pelo resgate nos livros bíblicos que escreveu?

Bem, fazendo mais de 100 referências sobre o resgate e os benefícios que ele traz, um exemplo que o parágrafo mostra é que ele escreveu lá em 1 João 2: 1, 2 se alguém comete um pecado temos um ajudante que está ao lado do Pai Jesus Cristo, aquele que se refere apenas ao resgate que deu por nós e também destacou a importância de dar testemunho de Jesus.

Como podemos mostrar nossa gratidão pelo resgate?

11. O que pode nos ajudar a não cair em tentação?

Além de pedir forças a Jeová, podemos meditar em tudo o que Jeová e Jesus fizeram por nós, tudo o que eles sacrificaram.

Se não dissermos que bem posso fazer e depois peço perdão porque existe o resgate, não queremos ofender a Jeová ou a Jesus Cristo que deu a oportunidade de estar vivo e agradar o seu coração.

E precisamente essa reflexão sincera pensar sobre o que Jeová e Jesus Cristo fizeram por nós faz com que nosso coração cresça sentimentos de gratidão e, ao mesmo tempo, a gratidão nos faz desenvolver lealdade e obediência a essa pessoa, então essas são as qualidades que precisamos ser capaz de resistir à tentação. 

ILUSTRAÇÃO

Se existe tal coisa, você vê como nossos irmãos o apreço que sentem pelo resgate os faz rejeitar a tentação, por exemplo, o primeiro irmão, vemos como ele imediatamente remove de sua visão imagens que talvez imagens inadequadas estejam alcançando seu telefone ou celular telefone e ele com determinação rejeita, no caso do jovem na escola ele resiste à tentação de aceitar cigarros de tabaco e o apreço do último irmão pelo resgate o faz rejeitar qualquer tipo de suborno para que possamos resistir à tentação quando apreciamos tudo isso Jesus fez conosco. 

12. Como podemos seguir o conselho que lemos em 1 João 3: 16-18?

Demonstrar bem amor também pelos nossos irmãos, porque se Jesus Cristo mostrou amor por eles também por nós podemos seguir o exemplo de Jesus Cristo e isso podemos fazer é ajudá-los quando estão doentes também quando estão passando por duras provações.

E estamos analisando o exemplo de João alguém que agradeceu profundamente pelo resgate e vemos como no versículo 16 ele usa isso como uma razão pela qual devemos mostrar amor aos nossos irmãos, porque ele diz ali que conhecemos o amor porque Ele colocou para baixo sua vida por nós, de modo que deve nos levar a tomar ações que demonstrem esse mesmo tipo de amor.

E esse amor se reflete no tratamento que se dá aos irmãos, por exemplo em Efésios capítulo 4 versículo 29 ele nos diz ou nos encoraja que tudo o que dizemos não é para corromper, mas sim para encorajar ou edificar, então quando tratamos bem para nossos irmãos que reflete que somos gratos pelo resgate de Cristo.

E ele também menciona que deve ser verdade é dizer que o que fazemos deve vir do amor que sentimos por nossos irmãos e o que fazemos por eles não deve ser fingido. 

13. Por que devemos perdoar?

A Bíblia explica que Jeová nos perdoou generosamente e nos lembramos que o perdão vem graças ao resgate, então, se Jeová nos perdoa, ele se esquece de que somos obrigados a perdoar nossos irmãos.

E uma das razões pelas quais às vezes é difícil para nós perdoar é porque o que experimentamos vem de um de nossos irmãos precisamente, mas aqui devemos ou queremos aplicar o mesmo princípio com Jeová, aproximamo-lo de seu trono de misericórdia graças a o sacrifício de Cristo, por isso queremos dar essa mesma possibilidade aos nossos irmãos que podem aproximar-se de nós com tranquilidade, sabendo que podem receber o nosso perdão e nós também deles. 

Como podemos valorizar cada vez mais o resgate?

14. O que nos ajudará a valorizar mais o resgate?

Bem, agradeço a Jeová pelo resgate, é o que faz Joanna, uma irmã de 83 anos que mora na Índia, ela diz que acho importante mencionar o resgate nas minhas orações e todos os dias agradecer a Jeová por isso, assim como Em nossas orações pessoais, também podemos dizer a Jeová que perdoe nossos erros que cometemos todos os dias, pois é graças ao resgate que somos gratos por isso.

E fico impressionado ao pensar nos erros que cometemos especificamente porque isso nos ajudará a ver o quanto precisamos do perdão de Jeová diariamente.

E quando se trata de um pecado grave, pedimos ajuda aos anciãos, mas eles aplicam a mesma fórmula, nos ouvem e nos aconselham a orar conosco pedindo perdão a Jeová graças ao sacrifício de Jesus. 

15. Por que devemos reservar tempo para ler e ponderar sobre o resgate?

Quanto mais meditamos sobre algo que apreciamos para nós, parece muito mais real e é o que o parágrafo nos convida a fazer, devemos meditar muito sobre o sacrifício de Jesus e assim desenvolveremos um amor mais profundo por ele e pelos seus. pai.

Bem, também podemos propor conhecer melhor aquele que fez o resgate que Jeová foi possível, isso nos ajudará a amá-lo mais e quanto mais amarmos a Jeová, mais teremos vontade de agradá-lo. 

16. Como ensinar outras pessoas sobre o resgate nos beneficia?

Bem, valorizamos mais isso do que Jeová fez esse ensino dessa doutrina porque investigamos, vemos ilustrações, entendemos conceitos então isso não ajuda a explicá-lo e então valorizamos mais.

E também temos muitas ferramentas para explicar sobre o resgate, por exemplo, a lição quatro da brochura das boas novas de Deus intitulada quem é Jesus Cristo, também temos o livro que a Bíblia nos ensina no capítulo 5 intitulado o maior presente de Deus do resgate. algumas das ferramentas que temos, mas são muitas. 

ILUSTRAÇÃO

Esta imagem ilustra o que Jesus fez na noite anterior à sua morte uma refeição simples, pão e vinho, mas com muito significado que todos os anos nos lembramos exatamente da mesma data em que ele morreu em 14 de nisã, não importa se estamos e podemos seja em uma sala de estar. Kingdom ou se estivermos em nossas casas assistindo a um discurso gravado, mas todos nós comparecemos à comemoração anual da morte de Jesus. 

17. Por que o resgate é o maior presente de Deus para a humanidade?

É uma dádiva, visto que, sendo imperfeitos, podemos ter e desfrutar uma amizade com Jeová e, no nível de toda a humanidade, as obras do diabo serão completamente desfeitas e que o propósito de Jeová de transformar a Terra num paraíso será cumprido. 

O que você responderia?

Qual é o resgate?

Quando fala de resgate nas escrituras gregas cristãs, refere-se ao preço que Jesus teve que pagar para recuperar o que Adão havia perdido em uma vida humana perfeita.

Por que Jesus teve que sofrer e morrer?

Um de acordo com Gálatas 3:13 para remover a maldição dos judeus por não persistirem na lei de Deus, 2 por Jó 1: 9 quando Satanás disse que Jó temeu a Deus por nada, então os seres humanos podem permanecer leais a Jeová sob os testes mais difíceis Jesus provou sim e terceiro em Hebreus 2:18 para se transformar em um sumo sacerdote misericordioso que entende nossos testes.

Como podemos valorizar cada vez mais o resgate?

Se pudermos fazer isso agradecendo a Jeová pelo resgate pensando todos os dias nos erros que cometemos durante o dia e assim seremos gratos por Jeová ter dado seu filho e por ele também querer dar sua vida, meditando também em o resgate e ver tudo o que Jesus e Jeová fizeram por nós e também ensinar outros sobre o resgate farão nosso amor crescer ainda mais por eles e o valorizamos ainda mais. 

E que boa sugestão prática poder incluir a questão do resgate em nosso estudo pessoal que, sem dúvida, nos fará apreciá-la ao longo do ano.

Comentários

Postar um comentário