Estudo de Livro de Congregação, Semana de 28 de junho a 4 de julho de 2021, Capítulo 10, Vídeo dos parágrafos 1-7, Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 28 de junho a 4 de julho de 2021, Capítulo 10, Vídeo dos parágrafos 1-7, Respostas.

Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 10 paras. 1-7 e vídeo.

1-3 O que deixa os judeus exilados no escuro?

Eles são deixados nessa condição pela triste notícia trazida por um homem que escapou de Jerusalém, "A cidade caiu" seu amado templo, sua cidade, sua terra, "TUDO" foi destruído, tudo que eles amavam foi destruído por os babilônios têm muita dificuldade em acreditar nisso e não têm mais esperança (Ezequiel 33:21). 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Durante anos, disseram-lhes que Jerusalém seria destruída, eles não deram ouvidos, não queriam acreditar, Jeová não permitiria que fosse isso que eles disseram, sua atitude era dura como um muro, então agora sua realidade é angustiante e de coração partido. Que voltas a vida deu! 

Os judeus exilados encerraram seus espíritos no chão quando souberam que sua amada terra, sua cidade, com seu templo onde adoravam a Deus, havia sido destruída. Tudo havia sido destruído e isso lhes causou um grande pesar e desânimo.

A destruição de Jerusalém foi predita muitos anos antes e constantemente por Ezequiel. Ninguém acreditou, eles achavam que Jeová não permitiria e que, mesmo quando sitiados, eles resistiriam. Mas não foi assim, aconteceu exatamente como Jeová havia indicado a Ezequiel. Os judeus não estavam preparados para este evento, mas porque não acreditavam nele. Ainda assim, as esperanças não estão perdidas porque Ezequiel recebe uma nova visão chocante que será cumprida no futuro.

"Profetiza sobre estes ossos" e "profetiza ao vento"

4. Que detalhes da visão chamaram a atenção de Ezequiel?

Que detalhes da visão chamaram a atenção de Ezequiel quando o profeta caminhava entre os ossos? Duas coisas chamam sua atenção ao ver que estavam muito secos e o número de ossos, visto que eram muitos, Jeová lhe pergunta: “Viverão de novo? ”O profeta Ezequiel responde:“ Soberano Senhor Jeová tu és aquele que sabe ”.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová diz a Ezequiel o que está escrito em Ezequiel 37: 1-10 e assim o leva através de uma visão a uma planície onde há ossos por toda parte e Ezequiel passa entre eles. Isso causa um grande impacto nele e ele acaba sentando na planície.

Ezequiel ficou chocado com o grande número de ossos e com o estado em que se encontravam. Jeová o fez andar em uma planície cheia deles para que sentisse a profundidade do impacto da visão que teria. Dessa forma, ele garantiu que Ezequiel sentisse e conhecesse a importância e o histórico dessa visão.

5. Que duas ordens Jeová deu a Ezequiel? E o que aconteceu quando Ezequiel cumpriu essas ordens?

Foram ordens que marcaram uma restauração progressiva dos ossos que lhes disse que viveriam novamente e que o vento sopra dos quatro ventos para que esses mortos possam viver novamente. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Após essas ordens, o barulho intenso indicava que os ossos se juntavam e que neles havia tendões de carne e pele e quando o vento soprava, o sopro entrava neles e quando estavam vivos se levantavam, formando assim um exército. 

Jeová disse primeiro a Ezequiel que profetizasse sobre os ossos que se juntaram, tendo tendões e sendo cobertos de carne. E que eles terminariam de ganhar vida quando seu fôlego viesse após o segundo comando, quando ele disse a Ezequiel para agora profetizar ao vento. Com essa segunda ordem, os ossos já com a carne passaram a viver, a se levantar, a formar um grande exército.

"Nossos ossos estão secos e nossa esperança se esvaiu"

6. Que palavras de Jeová ajudaram Ezequiel a entender o que a visão significa?

Jeová através do seu profeta diz: “Estes ossos são toda a casa de Israel”, ouvir estas palavras causa grande tristeza entre os exilados “Jerusalém foi destruída” e é como se eles fossem causar a sua morte, por isso choram e lamentam por sua amada cidade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ao ouvirem as palavras de Jeová, eles permanecem mortos e dizem: “Nossos ossos estão secos e nossa esperança se desvaneceu.” Essa visão em seus olhos é fúnebre, como diz Jeremias 34:20, somente Jeová pode lhes dar consolo e esperança. mensagem radiante.

Esta visão, junto com o que havia acontecido com a destruição de Jerusalém, os judeus exilados não tinham mais esperança e disseram que seus ossos estão secos e a esperança se desvaneceu, que eles foram completamente eliminados. Jeová ajuda Ezequiel a entender com essa visão que são os ossos de toda a nação de Israel que há grande esperança para Israel por trás desse evento tão fúnebre.

7. Que garantia as palavras de Jeová deram em Ezequiel 37: 12-14? E como essa garantia fez o povo de Deus no exílio se sentir?

Jeová lhes diz: “Abrirei as tuas sepulturas e os trarei de volta à sua terra, povo meu” (Ezequiel 37:12). Assim, Jeová garante que os reavivará e os trará para sua amada terra.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E por que essas palavras encorajam os exilados que estão sem esperança, porque foi Jeová quem fez a promessa de restauração de acordo com o versículo 14 de Ezequiel 37: "Eu, Jeová, o disse e o fiz." 

Jeová deu aos judeus exilados a garantia de que os ressuscitaria, os traria de volta à sua amada terra, e que viveriam felizes ali novamente. Esses judeus, que não tinham mais esperança, terão se sentido muito consolados, felizes e calmos com a garantia de Jeová que também os chamou de “meu povo” novamente.

Comentários