Estudo de Livro de Congregação, Semana de 21 a 27 de junho de 2021, Capítulo 9, Parágrafos 33-39 e Quadro 9E, Respostas.
Estudo de Livro de Congregação, 21-27 de junho de 2021, Capítulo 9, Parágrafos 33-39 e Caixa 9E, Respostas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 9 par. 33-39 e Box 9E.
33-35. a) O que a profecia de Ezequiel 36:35 significava para os exilados judeus?
Para Ezequiel e os judeus, significava o fim do cativeiro tanto literal quanto espiritualmente, portanto, eles não esperavam um paraíso como o Jardim do Éden ao ouvir as palavras de Ezequiel 36:35, eles entenderam que Jeová estava garantindo-lhes que restaurarei sua terra e seria transformado em um lugar fértil e bonito.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Para eles era uma grande esperança, pois embora não esperassem um cumprimento literal do Jardim do Éden, se esta terra que estava desolada, destruída e corrompida fosse fixada em uma terra que era bela e fértil onde poderiam viver em paz e não faltou nada.
Esses judeus exilados começaram a ver os primeiros sinais de que Deus voltaria para restaurar a adoração pura que foi tão destruída e que havia apenas corrupção moral. A começar por uma terra onde pudessem regressar e viver sem faltar nada. O cativeiro espiritual a que foram submetidos terminaria e isso gerou grande entusiasmo neles.
b) O que esta profecia significa para o povo de Deus hoje? (Veja também o quadro "Os tempos da restauração de todas as coisas".)
Compreendemos que as palavras de Ezequiel têm uma realização espiritual, pois vivemos em uma Terra restaurada em um sentido espiritual e somos pessoas justas, nossa vida se concentra no serviço sagrado.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Como os judeus exilados, não esperamos um cumprimento literal, mas há um cumprimento espiritual em nossos dias. Na verdade, desfrutamos de melhores condições do que aqueles judeus exilados, vivemos em uma terra espiritualmente restaurada e que vivemos cada vez mais protegidos em um paraíso espiritual com nossos irmãos e congregações.
Este paraíso espiritual alheio ao resto do sistema, alheio ao que vivemos no dia a dia se deve ao fato de que cada um de nós, irmãos e irmãs cristãos, colocamos em prática todos os dias de nossas vidas a verdade que aprendemos e estudamos. na Bíblia. Viver retamente de acordo com os padrões justos e valores morais de Deus permite este paraíso espiritual hoje.
A vida de todos os servos fiéis de Jeová gira em torno de seu serviço sagrado. É por isso que nos sentimos seguros com nossos irmãos nas congregações, porque sabemos que eles são diferentes do mundo e podemos nos sentir protegidos e confiantes na companhia da congregação.
Desfrutamos de um paraíso espiritual cada vez mais paradisíaco porque cada vez mais nos aproximamos da vontade de Jeová com a Terra, como vemos na caixa. Já em 1914 Jesus foi coroado Rei, vivemos nos últimos dias e dentro virá o Armagedom com o seu reinado de mil anos até que dê origem ao paraíso eterno que tanto esperávamos.
Em 1919 a restauração espiritual do povo de Deus começou e será durante o seu reinado dos mil anos após o Armagedom quando Jesus terminará de restaurar todas as coisas e benefícios físicos na Terra a todos para honrar o nome de Deus, onde será curado os enfermos e os os idosos serão rejuvenescidos, a segunda ressurreição prometida da Bíblia acontecerá, nos tornaremos cada vez mais perfeitos fisicamente e a terra acabará se tornando um paraíso.
36, 37. Que promessas serão cumpridas no futuro Paraíso?
Após o Armagedom, Jesus continuará com seu trabalho de restauração que incluirá a terra em um sentido literal durante seu reinado de 1000 anos, a terra será transformada em um paraíso como o Jardim do Éden, que é como Jeová queria desde o início e Jesus os prometeu ao malfeitor em Lucas 23:43, então a primeira coisa que você verá é o paraíso.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Mais uma promessa que Jeová cumprirá é Ezequiel 34:25: "Farei um pacto de paz com as minhas ovelhas e com as feras e as minhas ovelhas estarão seguras e dormirão no bosque." Então, sem medo, eles caminharão sozinhos na mata admirando sua beleza, até dormirão e acordarão descansados e seguros sem nenhum perigo.
Uma das primeiras é que a Terra neste ponto se tornará literalmente um paraíso eterno, um verdadeiro Jardim do Éden, exatamente como Jeová queria no início. Haverá harmonia, paz e segurança para todos. Como Ezequiel 34:25 diz, não haverá mais feras e as pessoas viverão em paz.
Uma grande tranquilidade que teremos neste paraíso e também um grande privilégio é que poderemos passear com todo tipo de animais que hoje podem ser perigosos, podemos dormir em qualquer lugar. Podemos ter certeza que não conseguiremos viver por causa de qualquer perigo e isso gera uma grande tranquilidade, como será lindo.
38. Qual é a sensação de pensar sobre o cumprimento da promessa de Ezequiel 28:26?
Jeová nos dá segurança nas palavras de Ezequiel 28:26. “Eles vão viver em segurança, vão plantar vinhas e vão construir, pois o mal e o desprezo serão coisas do passado, haverá paz no mundo inteiro”.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O sentimento de muitos será de profunda gratidão e responsabilidade por cuidar do planeta e suprir as necessidades básicas e de nossa família sem inimigos ao nosso redor.
Estar despreocupado e acordar sem eles é incrível. Acordar de manhã, todos os dias e saber que a única coisa que faremos é curtir a vida, fazer um trabalho gratificante e estar com nossa família e entes queridos será uma sensação incrível, desfrutaremos de autêntica paz e segurança.
Hoje, para muitas famílias, é um quebra-cabeça atender às necessidades físicas e pessoais de cada um dos membros da unidade familiar. isso não existirá mais nem teremos mais preocupações, viveremos com tudo coberto e aproveitando o fruto do nosso trabalho, uma vida que será verdadeiramente vida.
39. Que garantia você tem de que as profecias sobre o Paraíso se cumprirão?
A autoridade que Jeová deu a Jesus e assim restaurou a adoração pura em nossos dias nos garante firmemente que Jeová cumprirá suas promessas feitas em Ezequiel para o futuro.
Uma garantia firme é a restauração da adoração pura na época mais sombria da história, o que prova que Jesus tem autoridade de Jeová para cumprir as profecias do futuro paraíso terrestre.
Nos tempos antigos, como nesta época dos judeus exilados, a situação era ainda pior. Apesar de todos os ataques intensos de Satanás, Jesus recebeu autoridade de Jeová e a adoração pura foi restaurada em nossos dias, não temos dúvidas de que todas as profecias sobre o Paraíso se cumprirão.
Adoração pura e você
Como era a vida dos judeus durante o exílio na Babilônia? E por que Jeová finalmente os libertou?
A vida dos judeus exilados foi muito difícil. Os babilônios zombaram deles e até pediram canções que mostrassem a derrota do povo de Deus. Chegou um momento em que a fúria de Jeová acabou e ele os libertou. Por um lado, porque havia judeus fiéis, outros judeus infiéis reconsideraram e retomaram o curso da fidelidade. E, por outro lado, já era hora de Jeová mais uma vez santificar seu grande nome.
Como a congregação cristã foi contaminada? E que situação semelhante ao exílio dos judeus na Babilônia os servos de Deus viviam?
A congregação cristã havia sido advertida em várias ocasiões, mas eles continuaram em seu caminho de rebelião e continuaram a se rebelar vez após vez. Eles eram um povo rebelde, amante da idolatria e da infidelidade. Essas situações se repetiram com outros servos de Deus e eles ficaram surdos aos avisos que eram feitos sobre homens perigosos e como eles poderiam contaminar a adoração pura.
Que promessas de restauração Jeová fez por meio de Ezequiel? E como eles foram cumpridos nos verdadeiros cristãos nos últimos dias?
Foram cinco promessas, o fim da idolatria e das práticas repulsivas em geral, uma volta ao lar, ofertas a Jeová, o fim dos pastores maus e uma nova unidade de seu povo. Vemos isso em nossos dias com a restauração da adoração pura, uma terra que nos dá o alimento espiritual de que precisamos, ofertas públicas como nossa pregação, cristãos liderando a congregação e cuidando de nós, e a unidade que vemos em nossas reuniões e assembléias. , por exemplo.
Que profecias de restauração você deseja ver cumpridas no Paraíso?
(Pergunta pessoal) Podemos ajudar-nos mutuamente com a caixa 9E. Como ver a Terra transformada em um paraíso, a progressiva perfeição física, a ressurreição de nossos entes queridos, o rejuvenescimento dos idosos, o fim das doenças, etc.
Como podemos mostrar que valorizamos tudo o que Jeová fez para restaurar a adoração pura em nossos dias?
Podemos mostrar que valorizamos tudo o que Jeová faz por nós de muitas maneiras. Podemos resumir que nossa adoração é pura em todos os sentidos, sempre fiel e leal, em primeiro lugar. A perfeição não existe, mas sempre podemos melhorar nosso serviço sagrado a Jeová e nos dar mais e melhor em todas as facetas de nossa vida cristã na sociedade atual, com nossa família, irmãos e pessoas.
Comentários
Postar um comentário