Estudo da Sentinela, semana de 28 de junho a 4 de julho de 2021, Jeová ama cada um de seus servos, respostas sublinhadas.

Estudo da Sentinela, 28 de junho a 4 de julho de 2021, Jeová ama cada um de seus servos, respostas sublinhadas.

1. O que Jeová vê quando olha para seu povo?

quanto nos deixa felizes saber que “Jeová se agrada de seu povo”! (Salmos 149: 4). Ele olha nossas boas qualidades, vê nosso potencial e nos dá sua amizade. Enquanto formos fiéis a ele, ele sempre estará perto de nós (João 6:44).

2. Por que é difícil para alguns irmãos acreditar que Jeová os ama?

Alguém pode dizer: "Sei que Jeová ama seu povo em geral, mas como sei que ele me ama?" Por que alguns irmãos podem fazer essa pergunta? Vamos ver o que Oksana, * que teve uma infância difícil, diz: “Quando fui batizada e fui pioneira, fiquei muito feliz. Mas, 15 anos depois, memórias muito dolorosas começaram a me invadir. Cheguei à conclusão de que não tinha mais a aprovação de Jeová e que não merecia ser amado por ele. " Um pioneiro chamado Yua, que também teve uma infância difícil, conta: "Dediquei minha vida a Jeová porque queria fazê-lo feliz, mas estava convencido de que ele nunca poderia me amar."

3. A que perguntas responderemos neste artigo?

Como essas duas irmãs fiéis, podemos amar profundamente a Jeová, mas achar difícil acreditar que ele nos ama. Neste artigo, responderemos a essas duas perguntas: por que devemos nos convencer de que ele realmente nos ama? E o que podemos fazer quando sentimentos negativos nos invadem?

DUVIDAR O AMOR DE JEOVÁ É PERIGOSO

4. Por que é perigoso duvidar do amor de Jeová?

Se estivermos convencidos de que Jeová nos ama, nos sentiremos obrigados a dar-lhe o melhor de nós mesmos, não importa as dificuldades que enfrentemos na vida. Mas se duvidarmos de seu amor, "nossas forças irão falhar" (Provérbios 24:10). E se ficarmos desanimados e começarmos a acreditar que Jeová não nos ama, ficaremos indefesos contra os ataques de Satanás (Ef 6:16).

5. O que aconteceu com alguns irmãos que duvidaram do amor de Deus?

Alguns cristãos fiéis começaram a duvidar de que Jeová se importasse com eles e, como resultado, sua fé enfraqueceu. Um ancião chamado Tiago disse: “Embora eu estivesse servindo em Betel e gostasse de pregar em uma congregação de língua estrangeira, me perguntei se Jeová realmente aceitava meus sacrifícios. A certa altura, duvidei que ele estivesse ouvindo minhas orações. " Eva, que também serve em tempo integral, explica: “Percebi que duvidar do amor de Jeová é perigoso porque faz com que você pare de querer fazer coisas por ele e perca a alegria de servi-lo. Você entra em um círculo vicioso ”. E Michael, que é pioneiro regular e ancião, diz: "Se você não acredita que Deus se importa com você, aos poucos você está se afastando dele".

6. O que devemos fazer quando sentimentos negativos nos invadem?

Esses comentários nos ajudam a entender por que é tão perigoso duvidar do amor de Deus. O que devemos fazer quando sentimentos negativos nos invadem? Tire-os da nossa cabeça imediatamente. Peçamos a Jeová que nos dê sua paz e proteja nossos corações e mentes para que possamos nos livrar de “pensamentos perturbadores” (Salmos 139: 23; observe; Filipe 4: 6, 7). E não vamos esquecer que existem outros cristãos fiéis que também lutam contra sentimentos negativos. Até mesmo alguns servos de Jeová no passado se sentiam assim. Vamos ver o que podemos aprender com o exemplo do apóstolo Paulo.

O QUE APRENDEMOS COM O EXEMPLO DE PAULO

7. Que problemas Paulo teve?

Carregamos tantas responsabilidades que às vezes sentimos que não podemos lidar com todas elas? Foi assim que o apóstolo Paulo se sentiu. Ele disse que não estava preocupado com uma congregação, mas "com todas as congregações" (2 Coríntios 11: 23-28). Sofremos de uma doença crônica que muitas vezes nos rouba a alegria? Paulo estava muito frustrado porque não conseguia se livrar de um certo "espinho na carne", talvez algum problema de saúde (2 Cor. 12: 7-10). Ficamos desanimados com nossas imperfeições? Pablo às vezes também. Ele disse que estava muito infeliz porque o tempo todo tinha que lutar para fazer o que era certo (Rm 7: 21-24).

8. O que ajudou Paulo a continuar servindo a Jeová apesar dos problemas?

Apesar de tantas provações e dificuldades, Paulo continuou a servir a Jeová. De onde ele tirou sua força? Embora estivesse bastante ciente de suas deficiências, ele tinha uma fé inabalável no resgate. Além disso, ele estava bem ciente da promessa de Jesus de que todo aquele que mostrar fé nele terá a vida eterna (João 3:16; Rom. 6:23). Não havia dúvida de que Paulo tinha fé no resgate. Ele estava convencido de que Jeová está disposto a perdoar até mesmo aqueles que cometeram pecados graves, caso se arrependam (Sal. 86: 5).

9. O que as palavras de Paulo registradas em Gálatas 2:20 nos ensinam?

Paulo tinha fé que Deus o amava muito porque sabia que Deus havia enviado Jesus para morrer por ele. Vejamos as palavras consoladoras que encontramos no final de Gálatas 2:20 (leia). Paulo disse: “O Filho de Deus ... me amou e se entregou por mim”. Paulo não achava que o amor de Deus por ele tivesse um limite, como se dissesse: "Eu entendo por que Jeová ama meus irmãos, mas é impossível para ele me amar." Na verdade, ele lembrou aos romanos: "Enquanto éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós" (Rom. 5: 8). O amor de Deus não tem limites.

10. O que Romanos 8:38, 39 nos ensina?

(Leia Romanos 8:38, 39). Paulo estava totalmente convencido do poder do amor de Deus. Ele escreveu que nada "pode ​​nos separar do amor de Deus". Ele sabia que Jeová tinha sido muito paciente com a nação de Israel. E ele também sabia que ela tinha mostrado misericórdia. Em suma, Paulo estava dizendo: “Se Jeová enviou seu Filho para morrer por mim, não tenho razão para duvidar que ele me ama” (Rom. 8:32).

ILUSTRAÇÃO

O que conta para Deus é o que fazemos agora e no futuro, não os erros que cometemos no passado. (Ver parágrafo 11) *

11. Embora Paulo tivesse cometido pecados, como os mencionados em 1 Timóteo 1: 12-15, por que ele tinha certeza de que Deus o amava?

(Leia 1 Timóteo 1: 12-15). Certamente Pablo às vezes se sentia muito culpado por seu passado. Ele disse que era "o pior" dos pecadores, e com razão. Antes de aprender a verdade, ele perseguiu cruelmente os cristãos em muitas cidades, colocou alguns na prisão e apoiou a execução de outros (Atos 26:10, 11). Vamos imaginar que no passado você apoiou a execução de um casamento cristão e agora conhece o filho deles. Como você se sentiu? Pablo lamentou seus erros, mas sabia que não poderia mudar o passado. Ele se convenceu de que Cristo havia morrido por ele e escreveu com confiança: “Pela benignidade imerecida de Deus, sou o que sou” (1 Cor. 15: 3, 10). O que aprendemos? Que temos que nos convencer de que Cristo morreu por cada um de nós e, assim, tornou possível para nós ter uma amizade pessoal com Jeová (Atos 3:19).

12. De acordo com 1 João 3:19, 20, o que devemos fazer se acharmos que não temos valor ou não merecemos ser amados?

Às vezes, nosso coração imperfeito pode nos enganar fazendo-nos sentir que somos inúteis ou indignos de ser amados (leia 1 João 3:19, 20). Por causa disso, podemos chegar a pensar que o sacrifício de Jesus não pode cobrir nossos pecados. Quando nos sentirmos assim, lembremo-nos de que "Deus é maior do que o nosso coração". Embora possamos sentir que nosso Pai celestial não nos ama nem nos perdoa, a realidade é que ele nos ama e nos perdoa. Temos que convencer nosso coração a aceitá-lo. Para fazer isso, temos que estudar sua Palavra todos os dias, orar freqüentemente e passar tempo com os irmãos regularmente. Vamos ver por que essas três coisas são tão importantes.

COMO ESTUDO, ORAÇÃO E NOSSOS IRMÃOS NOS AJUDAM

13. Como estudar a Palavra de Deus nos ajuda? (Veja também o quadro “Como a Palavra de Deus o ajuda”).

Estude a Palavra de Deus todos os dias. Se fizermos isso, conheceremos cada vez melhor a bela personalidade de Jeová e perceberemos o quanto ele nos ama. Meditar a cada dia na Bíblia nos ajudará a pensar com mais clareza e “endireitar as coisas” em nossa mente e coração (2 Timóteo 3:16). Um homem idoso chamado Kevin, que lutava contra a baixa auto-estima, diz: "Ler o Salmo 103 e meditar nele me ajudou a ver as coisas como elas são e a entender o que Jeová realmente pensa de mim". Eva, mencionada no parágrafo 5, explica: “No final do dia, passo um pouco de tempo meditando em silêncio sobre como Jeová encara as coisas. Isso dá paz ao meu coração e fortalece minha fé.

14. Como a oração nos ajuda?

Ore freqüentemente (1 Tes. 5:17). Boas amizades baseiam-se em comunicação honesta e frequente, e isso também se aplica a Jeová. Quando lhe contamos o que sentimos, o que pensamos e o que nos preocupa, mostramos que confiamos nele e sabemos que ele nos ama (Salmos 94: 17-19; 1 João 5:14, 15). Yua, mencionado no segundo parágrafo, relata: “Quando oro, procuro não me limitar a dizer a Jeová o que fiz naquele dia. Abro meu coração para ele e digo tudo o que sinto. Em vez de ver Jeová como presidente de uma empresa, aos poucos aprendi a vê-lo como um pai que realmente ama seus filhos. " (Veja o quadro “Você leu?”).

15. Como Jeová mostra que se preocupa com cada um de nós?

Passe um tempo com nossos irmãos. Eles são um presente de Jeová (Tiago 1:17). Nosso Pai celestial mostra que cuida de cada um de nós, proporcionando-nos uma família espiritual de irmãos que “nos amam em todos os momentos” (Pv 17:17). Em sua carta aos colossenses, Paulo mencionou certos cristãos que o ajudaram e disse que eles “se tornaram uma fonte de grande conforto” para ele (Colossenses 4:10, 11). O próprio Jesus Cristo precisava e apreciava o apoio que recebeu de seus amigos, tanto anjos quanto seres humanos (Lucas 22:28, 43).

16. Como nossos irmãos nos ajudam a achegar-nos a Jeová?

Procuramos e aceitamos a ajuda de nossos irmãos na congregação? Dizer a um irmão maduro o que nos preocupa não é sinal de fraqueza; na verdade, pode ser uma proteção. Considere o que Tiago disse, mencionado no parágrafo 5: “Ter boas amizades com cristãos maduros tem sido um salva-vidas para mim. Quando os sentimentos negativos me invadem, esses queridos amigos me ouvem com paciência e me lembram que me amam. Por meio deles, percebo que Jeová me ama e cuida de mim. " Como é importante termos bons amigos na congregação!

PERMANECER NO AMOR DE JEOVÁ

17, 18. A quem devemos ouvir e por quê?

Satanás quer que desistamos e paremos de fazer o que é certo. Ele quer que pensemos que Jeová não nos ama e não nos considera bons o suficiente para nos salvar. Mas, como vimos, não há nada mais longe da verdade.

Jeová nos ama e valoriza muito cada um de seus servos. Se obedecermos a ele, sempre permaneceremos em seu amor, assim como Jesus (João 15:10). Portanto, não vamos dar ouvidos a Satanás ou ao nosso coração quando tentam nos convencer de que Jeová não nos ama. Em vez disso, ouçamos a Jeová, que nota as coisas boas em cada um de nós. Vamos nos convencer de que ele "está encantado com seu povo", incluindo você.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Por que devemos tirar qualquer dúvida de que Jeová nos ama?

Porque duvidar do amor de Deus é perigoso para nós, como diz Provérbios 24:10 “Podemos nos faltar forças” para continuar prestando serviço completo e a fé pode ser enfraquecida, como foi bem relatado nas experiências que analisamos neste estudo. Portanto, não devemos permitir que sentimentos negativos nos invadam, pedindo a ajuda de Jeová para proteger nosso coração e nos dar sua paz.

O que aprendemos do apóstolo Paulo e de muitos servos de Jeová hoje?

Paulo estava convencido de que nada poderia separá-lo do amor de Deus, como ele muito bem expressou em sua carta a Romanos 8: 38,39, ele sabia que Deus havia mostrado misericórdia com ele, graças ao resgate de Jesus, como diz Romanos 8: 32 E hoje devemos também estar convencidos em nossos corações que nada nos separará do amor de Deus, não permitamos que nossos corações nos façam sentir que somos inúteis, ou que não merecemos ser amados.

Como o estudo da Bíblia, a oração e nossos irmãos nos ajudam?

O estudo da Bíblia nos ajudará a meditar e a ver claramente que Jeová nos ama. A oração nos leva a confiar em Jeová, porque falamos com ele, e podemos dizer-lhe tudo, o que sentimos, pensamos ou nos preocupamos, 1 João 5: 14,15 diz claramente “que podemos pedir tudo o que está em de acordo com sua vontade ”e nos escute. E nossos irmãos na fé são um presente de Deus, eles nos ajudam quando a negatividade nos assalta, é muito importante ter amigos maduros na congregação, que nos façam ver que Jeová nos ama.

Comentários