Estudo da Sentinela, O que aprendemos com as últimas palavras de Jesus?, Semana 14 a 20 de junho, Comentários e Respostas.
Estudo da Sentinela, ¿O que aprendemos com as últimas palavras de Jesus?, 14 a 20 de junho, Comentários e Respostas.
1, 2. Em que circunstâncias Jesus disse suas últimas palavras antes de morrer?
Ele foi condenado por um crime que não cometeu, foi falsamente acusado e as circunstâncias em que se encontra não são muito agradáveis, as pessoas zombam dele estão torturando-o ele está pregado a uma árvore ele tem as mãos e os pés cruzado e toda vez que tentar respirar sente uma dor terrível.
E essas circunstâncias só foram vividas pelos piores criminosos da época, portanto podemos imaginar a dor física que sentiu e também o estresse mental em que se encontrava ao proferir suas últimas palavras.
E é importante que ouçamos estas palavras de Jesus porque é um mandamento de Jeová de acordo com Mateus 17: 5 ele tem o endosso de seu pai o que Jesus diz, pois queremos ouvi-lo muito útil.
"Pai, perdoe-os"
3. A quem Jesus estava se referindo quando disse: “Pai, perdoa-lhes”?
Sim, provavelmente se referia aos soldados romanos que o torturaram e pregaram na árvore, embora também seja possível, de acordo com Atos 2:36 a 38, que ele estivesse se referindo a algumas das pessoas que exigiram sua morte, mas que de acordo com a história, mais tarde, coloque a fé nele.
E algo muito interessante é que como diz a primeira carta de Pedro 2:23, Cristo teve a oportunidade de retribuir insultos ou ameaçá-los, mas não o fez, não se encheu de ressentimento ou amargura, pelo contrário, perguntou Jeová para eles.
Se as injustiças que Jesus Cristo sofreu não permitiram que ele ficasse amargo ou cheio de ressentimento, se ele não pedisse a seu pai que perdoasse os responsáveis por sua morte.
4. O que Jesus nos ensinou por estar disposto a perdoar seus inimigos?
Que mesmo nas circunstâncias mais difíceis e mesmo se formos maltratados, devemos estar dispostos a perdoar.
E isso pode ser mais difícil quando é nossa família que se volta contra nós ou que não é a favor de nossas crenças não nos apóia, mas algo que pode nos ajudar é o que Colossenses 3:13 diz que Jeová nos perdoou generosamente e devemos fazer o mesmo; portanto, em vez de guardar rancor, devemos fazer o mesmo que Jesus fez, pedindo a Jeová que nos ajude a perdoá-los.
E algo interessante que podemos notar é que na realidade essas pessoas estavam tirando a própria vida dele, mas mesmo nesta situação vemos que Jesus Cristo não só os perdoou, mas também tomou ações positivas para o benefício daqueles que o estavam machucando ao pedir por eles. e como Efésios 4:32 diz, ele veio tratá-los com bondade, ternura e compaixão.
Salmo 37: 8; Efésios 4: 31-32 | Sim, de fato, o comentário da irmã é muito interessante porque ela reconhece que se pode magoar quando se sente talvez essas coisas da família, mas ela diz que significa que eu decido me livrar do ressentimento, no Salmo 37: 8 ela dizer deixar de lado a raiva, renunciar à raiva é dizer que talvez alguém a tenha no começo, mas tem que deixar que ela desista e, assim, ser capaz de ter um relacionamento melhor com Jeová.
A ideia que o parágrafo nos transmite é muito interessante porque no final se a amargura e esse ressentimento permanecem em nós, aqueles que sofrem somos nós mesmos, daí a importância então de decidirmos descartar o ressentimento ou amargura que há para qualquer situação .
Imaginamos um pouco, não foi nada que Jesus Cristo passou ou viveu, ele tratou da maneira mais atroz que podemos imaginar, será muito pouco o que as pessoas farão contra nós comparado ao que aquele Jesus Cristo vivemos, mas se aprendermos com seu exemplo, não vamos permitir que esse tipo de circunstâncias torne nossa vida amarga.
"Você estará comigo no paraíso"
5. O que Jesus prometeu a um dos criminosos ao lado dele, e por que ele fez essa promessa?
Jesus prometeu a este criminoso, garanto-vos hoje, estarás comigo no paraíso e ele o fez porque embora no início também zombasse de Jesus Cristo, pouco depois reconheceu que Jesus era mesmo o messias e que se tornaria rei e É por isso que ele diz a ele Jesus, lembre-se de mim quando você entrar no seu reino.
Ele estava demonstrando um perdão sincero porque faz essa promessa de uma forma pessoal, ele não diz simplesmente a ele porque se você vai poder se beneficiar do resgate como toda a humanidade, ele diz que você estará comigo incluindo você mesmo nisso promessa pessoal, então eu estava vendo o arrependimento a mudança sincera e ele estava disposto a perdoá-lo de coração.
E outro motivo pelo qual Jesus fez essa promessa é porque ele sabe que Jeová é misericordioso e realmente sabia o que estava no coração dessa pessoa.
6. O que aprendemos com o que Jesus disse ao criminoso?
É importante que Jesus tivesse a mente de seu pai para que ele entendesse bem os motivos e sentimentos de Jeová ao expressar essas palavras, deu-lhe a oportunidade de que milhares de pessoas que cometeram um erro entre eles muitos discípulos que naquele momento estavam pedindo por sua morte, mas no futuro iriam mudar eles poderiam obter um perdão, então isso nos ajuda até agora em nosso tempo.
E talvez no passado também cometemos um pecado ou muitos pecados graves, mas como o Salmo 51: 1 diz aí, se destaca que a misericórdia ou o perdão de Jeová é imenso e é por isso que podemos confiar que ele apagará ou como ele diz no final a partir do versículo, ele pode apagar completamente nossos pecados, então, quando paramos de fazer o mal e nos arrependemos verdadeiramente, podemos nos sentir com a consciência limpa e, claro, feliz.
Sim, e também é reconfortante porque esse homem estava apenas começando a acreditar, então às vezes, como todos os sentimentos de culpa, pode ser difícil para nós acreditar que Jeová nos ama e nos perdoa, mas se esse homem pudesse se beneficiar com o resgate como primeiro João 2: 1 diz e 2 nós também porque temos um ajudador que é Jesus Cristo.
Algo que nos ajuda a lembrar parte do significado da palavra misericórdia, é um sentimento acompanhado de um desejo de ajudar ou aliviar uma dor e Jeová Jesus sabem do sofrimento que como humanidade estamos passando, temos ou temos passado através de, a definição também inclui ser benevolente no julgamento, mas às vezes somos um pouco mais duros do que Jeová nos vê, mas lembrar disso nos ajuda a entender o tipo de amor e grande misericórdia que eles têm por nós.
"Aí está o seu filho", "Aí está a sua mãe"
7. De acordo com João 19:26, 27, o que Jesus disse a Maria e João, e por quê?
Ele disse a Maria que você tem seu filho e Juan disse que você tem sua mãe, ele fez isso porque amava muito Maria e queria que ela fosse bem cuidada e, além disso, confiava muito em Juan.
Não devemos esquecer a cena em que Jesus está na árvore, ele está sofrendo de uma dor terrível, respirando com muita dor e ainda assim ele não está pensando em si mesmo, ele está pensando em sua mãe no cuidado espiritual, Jesus está pensando nela para satisfazer uma necessidade que grande exemplo nos deixou.
Y aunque Jesús tenía más hermanos estos podrían cubrir sus necesidades materiales, Jesús no solamente se interesó por eso también se interesó por el bienestar espiritual y eso fue así porque consideraban a Juan como su familia, entonces es un buen punto en el que podemos meditar cada um de nós.
E podemos dizer também que Jesus o fez por gratidão, esta mulher cuidou dele desde pequeno e já estava lá no dia em que ele ia morrer, sem dúvida também o fez porque sentia profunda gratidão por isso. mulher.
8. O que aprendemos com o que Jesus disse a Maria e João?
Se o que aprendemos é que nossas famílias podem ter aqueles que nos abandonam por sermos Testemunhas de Jeová, mas nos consola saber que dentro da organização de Jeová podemos encontrar mães espirituais para pais espirituais ou podemos nos tornar filhos espirituais, isso pode ser. as congregações talvez conheçamos irmãos que por decidirem ser Testemunhas de Jeová seus pais os abandonam, mas dentro da congregação encontram entes espirituais entes queridos, então, como Jesus disse, se ficarmos perto de Jeová e de sua organização receberemos 100 vezes mais do que o que perdemos.
A verdade é que é um verdadeiro privilégio poder ter esta família, por isso é bom que sempre meditemos em como podemos colaborar para que essa família continue unida para que continue a ser um refúgio para que quando parentes rejeitar nossos irmãos, eles podem alcançar esta família e se sentir bem-vindos.
Também para aqueles que estão estudando a Bíblia e começando a se aproximar da congregação, é importante que eles encontrem os irmãos que conhecem a congregação porque pode ser que eles estejam na transição de alguns parentes ou conhecidos que rejeitam esses alunos por suas novas crenças, mas para que possam perceber que a Congregação é um ninho de amor verdadeiro que os ajudará a dar os passos necessários para entrar nesta grande família universal.
E nesse momento de pandemia, sem dúvida, a pergunta do final deste parágrafo nos faz refletir sobre como nos sentimos por fazer parte desta família amorosa e nada mais fazemos do que seguir as primeiras palavras de Pedro 2,17 a seguir. .. ter amor por toda a irmandade procurando meios de sustentar nossos irmãos e também sentindo o amor que eles têm por cada um de nós.
"Meu Deus, por que você me abandonou?"
9. O que as palavras de Jesus registradas em Mateus 27:46 nos ensinam?
Primeiro, Cristo estava cumprindo uma profecia do Salmo 22: 1, mas eles também se lembram do desafio de Satanás registrado em Jó 1:10, onde ele disse que Jó era fiel a Jeová porque tinha uma cerca protetora, bem, Jesus não tinha tê-lo e Ele deixou claro com o que disse.
Se este artigo é interessante porque nos dá 6 possíveis razões pelas quais Jesus expressou essas palavras e é que alguém pode pensar que segundos antes de morrer ele estava lamentando que estava se arrependendo, mas não é o caso, ele estava realmente pensando em Jeová que era pensando sobre uma questão de lealdade que ele estava deixando claro.
Essa referência diz algo interessante que ele não disse porque havia perdido a fé, sabia que tinha que cumprir o objetivo, o vinho morreu, ele teve que dar a vida em resgate de toda a humanidade e provavelmente disse assim porque ele sentiu dor porque o que estava sofrendo era humano, então essa é provavelmente uma das razões pelas quais ele disse essas palavras.
10. Que lições podemos aprender do que Jesus disse a seu Pai?
Se uma lição que podemos aprender é que não devemos esperar que Jeová nos tenha como uma cerca protetora e que nada jamais acontecerá conosco, porque Mateus 16:24 e 25 deixa bem claro para nós o caminho que decidimos seguir. renunciamos a nós mesmos e sabemos que, se Cristo sofreu, também teremos de sofrer, mas temos a certeza de que Jeová cuidará de nós e nunca permitirá que passemos por uma prova que jamais suportaremos.
Isso nos faz pensar que é muito possível que soframos injustiças como as sofridas por Jesus Cristo e Jeová não agiu para protegê-lo imediatamente, então Jeová não vai agir assim conosco também, a verdade das coisas é que nós temos um mundo que é. Opõe-se a nossa obra como servos de Jeová à obra que fazemos para declarar a verdade, e é lógico que Satanás e seu sistema são contra nós.
E a Bíblia mostra que também os servos fiéis do passado passaram por muitas provações, muitos problemas e se perguntaram por que Jeová os permitia sofrer, por exemplo, há o exemplo de Habacuque que vivia numa época de grande maldade em Judá e até temia por sua vida É por isso que ele disse em Habacuque 1: 3 porque você me faz ver tantas coisas ruins, podemos sentir tão claro quanto entendemos na Bíblia que Jeová permite o mal por um motivo, mas tudo muda quando somos nós que sofrer, é quando nos perguntamos por que ele permite a Jeová que eu sofro e que Jeová não vê como falta de fé, mas nos ocupamos consolo e ele não pode dar.
E também algo bom, o consolo que Jeová nos dá é que também podemos ser usados por ele para consolar outros como a Bíblia diz em 2 Coríntios 1: 4 ele nos consola para que nos consolemos com o consolo que recebemos de Deus, então é uma string.
Este parágrafo também nos ajuda a mentalizar a nós mesmos por que sofremos coisas como aquelas pelas quais Jesus passou, pois pode ser a qualquer momento na verdade esperamos por eles esperamos pela grande tribulação nossos irmãos na Rússia e outros países foram cruelmente maltratados que temos vi cenas mas tem gente que dá a vida Por uma causa morrem por um país, gosto de refletir sobre o que Mateus 16:24 e 25 diz por que Jesus nos convida a sermos meus seguidores, e é verdade que vais sofrer, mas veja o que você vai ganhar, então que maior causa para perder a nossa vida do que seguir a Jesus e ser fiel a Jeová.
"Tenho sede"
11. Por que Jesus disse as palavras que lemos em João 19:28?
Porque em virtude do que Jesus havia sofrido era lógico que ele estava com muita sede naquele momento e também para que a escritura do Salmo 22:15 fosse cumprida.
12. O que aprendemos com Jesus dizendo que estava com sede?
Ele era um homem mais forte nessa época da terra, mas ainda não via isso como uma fraqueza para pedir ajuda, pelo contrário a força era sua confiança em Jeová, mas ele pediu ajuda, então agora ele dá um bom exemplo para todos nós.
E essa recomendação é tão bonita hoje mais do que nunca porque como não vamos para a sala de aula, às vezes não podemos saber se nossos irmãos realmente se importam com alguma coisa, então eu gosto muito do que o parágrafo diz aqui no final porque diz que os irmãos não podem leia nossas mentes para que eles não saibam que precisamos de ajuda a menos que lhes digamos, então se nos sentirmos desanimados, um irmão não deve se sentir mal conversando com um homem velho um amigo maduro envie-lhe uma mensagem que podemos conversar podemos conectar por videoconferência porque realmente todos durante este tempo, precisamos de encorajamento.
Então a ideia que não se transmite aqui e que nos incentiva a pensar se da próxima vez que alguém se aproximar de nós e nos perguntar, eles demoram a nos perguntar como não devemos ter medo e não pensar que é uma fraqueza contar eles como nós somos, pode ser que necessitemos o que este irmão nos diz é a ajuda que vem de Jeová, então faremos bem em pensar que todos nós precisamos de ajuda.
E é bom lembrar que nossos irmãos nos amam muito, essa pandemia não nos separa deles, pelo contrário, estamos mais unidos com irmãos e amigos e algo muito bom que Provérbios 17:17 menciona é que eles estão sempre em todos os momentos para nos ajudar, é bom lembrar que quando temos uma angústia, uma dificuldade ou adoecemos, eles sempre estarão prontos para nos ajudar.
"Foi cumprido!"
13. O que Jesus alcançou por permanecer leal até a morte?
Ele realizou coisas maravilhosas, uma das quais foi deixar claro que Satanás é um mentiroso.
Graças também à lealdade deles e a esse sacrifício, uma porta foi aberta para os seres humanos para que possamos ter a esperança de viver para sempre e de ter um belo relacionamento com Jeová.
Sim, como um terceiro Jesus defendeu a soberania de Jeová e o bom nome de seu pai.
14. Explique como devemos viver cada dia.
O irmão Maxwell, professor da Escola Bíblica de Gileade, explicou que devemos vivê-la como uma oportunidade de mostrar a Jeová que o amamos e que queremos ser leais a ele. Na verdade, ele explica como se fosse a última chance que você tem porque ninguém sabe se haverá amanhã, por isso queremos viver cada dia com integridade, mostrando a Jeová que queremos estar ao seu lado.
Amo-os Amo as palavras do irmão amigo porque nos mostram que realmente não sabemos o que será da nossa vida amanhã, por isso queremos aproveitar ao máximo cada dia e dedicar o nosso tempo a atividades que dêem verdadeiro valor ao nosso. Podemos imitar seu exemplo como servo de Deus que correu até o fim e foi leal até o fim para que cada um de nós pudesse provar que Satanás é um mentiroso e ficaria feliz em indicar o nome de Jeová.
Sim e ser leal a Jeová não implica apenas evitar o mal, mas também talvez por respeitar os padrões de segurança que a organização está nos dando naquele momento, também atendendo diligentemente às nossas designações que a organização nos dá, colocando nosso coração, sem dúvida, cumprindo ocupados nisto Isso nos mantém protegidos e fortalece nossa amizade e lealdade a Jeová.
E o mundo também tem essa ideia, também diz: viva cada dia como se fosse seu último dia ou sua última chance, mas aqui você pode ver neste parágrafo a diferença na maneira que Jeová quer que pensemos, não se trata de viver o último dia para sermos felizes segundo este sistema que este mundo oferece, mas para nos tornarmos um bom nome perante Jeová e, como diz o parágrafo, então demonstrar que somos dignos de viver em seu novo mundo.
"Em suas mãos eu acendo meu espírito"
15. De acordo com Lucas 23:46, do que Jesus estava convencido?
De duas coisas em particular, uma sabia que seu futuro dependia de Jeová e também estava convencido de que seu pai sempre se lembraria dele.
16. O que aprendemos com o exemplo de Josué?
O que temos que confiar de todo o coração em Jeová é dizer que devemos confiar nele com todos os nossos pensamentos, nossa maneira de pensar e o exemplo desse jovem de 15 anos é muito interessante porque ele, por causa de sua lealdade a Jeová para não passar ou violar um princípio bíblico se recusou a aceitar tratamento médico, então ele tinha certeza que Jeová se lembraria dele no futuro, ele até disse a sua mãe que eu sei que Jeová vai me levantar, ele viu meu coração e eu Sei que eu realmente o amo, então ele Que também enfrentamos testes semelhantes podem ser de natureza física e espiritual, sabemos até que, se fizermos a coisa certa, agradamos a Jeová e somos leais, ele se lembrará de nós.
Por isso é importante que nos preparemos para possíveis situações que colocam nossa fé à prova e é por isso que o conselho que está no parágrafo no final de que um autoexame é muito sábio, analise se eu enfrentei um teste e minha vida está correndo o risco de manter a lealdade e a confiança em Jeová, meditar em textos como Provérbios 3: 5 fortalecerá nossa decisão de ser leal a Jeová, aconteça o que acontecer.
E Provérbios 3: 5 nos mostra que a confiança em Jeová vem ou começa de nossa mente e coração e todos os dias, com decisões, grandes ou pequenas, temos a oportunidade de demonstrar nossa confiança em Jeová, por isso é bom não apenas nos perguntarmos como essas em situações tão difíceis ou não esperar para estar nessas situações, mas a partir de agora já podemos nos examinar.
E assim como Jesus confiava plenamente que Jeová o ressuscitaria no caso de Josué, também vemos pela experiência relatada no despertar de que ele tinha essa firme convicção, fiquei muito impressionado com a história quando, em uma ocasião, seu irmão estava chorando porque deram as más notícias sobre a saúde de Josué, ele o conforta e diz a ele para parar de chorar aconteça o que acontecer, eu serei o vencedor, não se preocupe comigo e o artigo explica o que Josué quis dizer é que se ele se recuperasse de sua doença, ele o faria seria o vencedor, senão ele se recuperou e morreu e depois ressuscitou na terra do Céu. Obviamente ele seria o vencedor, sem dúvida é uma lição chocante para todos nós também.
17, 18. Que lições aprendemos? (Veja também o quadro “O que suas últimas palavras nos ensinam”).
Vimos que temos que perdoar os outros, talvez seja um membro da família, um amigo próximo, os oponentes que odiosamente querem nos prejudicar, temos que aprender a perdoar, mas também temos que confiar plenamente que Jeová está disposto a nos perdoar .
Sim, sobre isso mesmo falando sobre perdão às vezes pode acontecer que às vezes possamos dizer que temos motivos para não perdoar, por exemplo se nossas publicações nos quebram ou mesmo nos fazem mal físico podemos dizer como vou perdoar se não for fazer qualquer coisa de ruim, mas seguir o conselho de Colossenses 3:13 para perdoar, mesmo que tenhamos motivos para reclamar, nos beneficiará muito porque o ódio ou ressentimento que podemos armazenar em nossos corações não nos corromperá, mas colocaremos de lado o ressentimento e teremos uma vida feliz.
Numero 3 fala que você tem seu filho aí você tem sua mãe, eu aprendi uma coisa muito legal porque no texto dizia que o Juan a levou pra casa que é muito bom porque Jesus nunca pediu para ele fazer isso diretamente, ele só fala pra ele tomar cuidado dela Mas o relacionamento que eles tinham era tão próximo que ele assumia o comando, nossa família espiritual faria o mesmo por nós, por isso devemos aproveitar essa ajuda que temos.
Outra lição importante é que devemos expressar o que sentimos e o que precisamos e não é necessariamente um sinal de fraqueza, mas deve ser expresso sem medo de nada.
Quando Jesus disse a este malfeitor que você estaria comigo no paraíso, isso refletiu o desejo de seu pai de mostrar misericórdia, se alguém na congregação fez algo que incomoda sua consciência e quer consertar as coisas com Jeová, ele deve buscar a ajuda dos anciãos que deveria confiar que Jeová deseja perdoá-lo usando os anciãos deve receber essa ajuda e assim restaurar seu relacionamento com Jeová.
Também aprendemos com a expressão Meu Deus, por que você me abandonou, que devemos ou não ficar confiantes demais, devemos nos preparar para enfrentar as provações porque Jeová nem sempre nos protegerá delas.
Como o número 6 também aprendemos com as palavras foi cumprido, ou seja, Jesus estava satisfeito por ter suportado tudo o que era necessário para permanecer leal e o fez desde o início até o último dia em que esteve na terra.
Sim também no ponto 7 quando Jesus Cristo disse em tuas mãos confio meu espírito aí podemos aprender que é digno de um servo de Jeová estarmos dispostos a colocar nossa vida nas mãos de Jeová e é que muitos irmãos o fazem agora nas congregações com Este problema da pandemia é permanecer leais e firmes eles se apegam a Jeová, eles sabem que sejam quais forem as circunstâncias que tenham de enfrentar no final do dia, aquele que confia em Jeová nos dá a garantia de que ninguém tira de nós.
Que lições aprendemos com o que Jesus disse em Lucas 23:34, 43, 46?
O versículo 34 nos lembra da importância do perdão que Jesus estava disposto a perdoar até mesmo aqueles que o mataram e aqueles que o insultaram, então também devemos mostrar essa disposição de perdoar as pessoas que nos tratam mal, incluindo nossos entes queridos, e pedir a ajuda de Jeová Ajude-os a nos perdoar e também a abrir seus corações e olhos para que em breve também possam ser amigos de Jeová.
Se em um dos parágrafos foram analisados Efésios 4:31 e 32 e também foi verdade que, ao decidirmos perdoar, optamos por não deixar que as coisas negativas tornem a nossa vida amarga, sem dúvida, uma lição valiosa para todos nós.
E é que devemos entender que Jeová entende quando talvez nos sentimos ofendidos que temos motivos para nos sentir assim, mas ele nos pergunta o que está no Salmo 37: 8 que renunciamos ao direito de exigir que uma justiça de tipo militar seja feita, mas que escolhemos nos libertar do ressentimento e isso será imitar a ele e a seu filho Jesus.
Que lições aprendemos com o que Jesus disse em Mateus 27:46?
Nos ajuda a mentalizar que no futuro passaremos por provas de que nem sempre teremos a cerca protetora de Jeová e que sofreremos injustiças, zombarias, maus-tratos e hoje mesmo com essa situação de pandemia de doenças, então saber disso nos ajuda a mentalize que não é que Jeová nos abandone, mas temos que passar por essas situações porque não pertencemos a este mundo.
Que lições aprendemos com o que Jesus disse em João 19: 26-28, 30?
Isso nos lembra o ponto 3 da caixa onde aprendemos que temos uma linda família espiritual e é assim que devemos ver, temos que vivê-la todos os dias, aprendemos que há muitos irmãos cujas famílias podem se opor a eles são testemunhas, mas têm uma família espiritual de que ele cuidará para que demonstre amor terno, mas também nos lembramos que primeiro Pedro 2:17 é um bom lembrete para aqueles de nós que, se tivermos uma família que seja Testemunha de Jeová, nós compartilhamos tudo com eles, não fugimos, temos uma família espiritual, vivemos com a congregação com os irmãos, passamos momentos agradáveis e curtimos este paraíso espiritual que temos.
E no versículo 30 onde Cristo disse que foi cumprido que ele poderia fazer isso porque foi leal até a morte, então vimos uma frase muito bonita que o irmão Amigo disse: viva cada dia como se fosse sua última chance de mostrar que você é digno para viver. sempre, essa é uma frase muito boa para se pensar.
Comentários
Postar um comentário