Encontré Joyas Espirituais: 28 de junho a 4 de julho de 2021, Deuteronômio 9 a 10, Respostas.
Dt 9: 1-3. Embora os filhos de Anak fossem fortes e altos, por que os israelitas não deveriam ter medo deles? (it-1 133).
Porque contavam com Jeová, que os tirou do Egito e humilhou o poderoso Faraó e seus falsos deuses com as dez pragas. Eles também viram como Jeová cuidou deles durante a jornada no deserto e providenciou tudo de que precisavam.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Nestes "tempos críticos e difíceis de lidar", nós, como os israelitas, enfrentamos inimigos que nos ultrapassam de longe, como pressão moral, espiritual e, em alguns casos, física. No entanto, como diz o Salmo 9:10, se realmente conhecermos a Jeová e entendermos o que seu nome representa, confiaremos nele tanto quanto os israelitas fiéis.
E no nosso caso, alguns de nós podem pensar, bem, para os israelitas, com certeza era mais fácil confiar em Jeová, pois eles viram as dez pragas, o mar vermelho dividido em dois e muitos outros milagres. Mas, na realidade, cada um de nós hoje também tem grandes manifestações do poder de Deus, como as obras de criação de Jeová, incluindo o universo e seus bilhões de galáxias. E quanto às imensas forças físicas que dominam nossa vida diária, todos esses são sinais claros do grande poder de nosso Deus Jeová e contribuem para nossa plena confiança em Jeová.
Deuteronômio 9: 1-3: Ouça, oh, Israel. Hoje você vai atravessar o Jordão para entrar na terra e conquistar nações maiores e mais fortes que você, grandes cidades fortificadas até os céus, um povo de gente alta e forte, os filhos dos Anakim, que você já conhece e daqueles. que ouviram dizer 'Quem é capaz de enfrentar os filhos de Anac?'. Mas você deve saber hoje que Jeová, seu Deus, vai cruzar antes de você. Ele é um fogo voraz e os aniquilará. Ele os subjugará diante de seus olhos para que você possa rapidamente expulsá-los e destruí-los, como Jeová lhe prometeu. "
O relatório negativo que os espias deram não fez sentido e foi devido à falta de fé em Jeová e em tudo o que ele já havia feito por eles e demonstrado. Não importa o quão alta esta corrida extraordinária era, e não importa quão altas eram as muralhas da cidade. Jeová estava do lado deles e eles não teriam nada a temer, mas não tinham fé.
Como aconteceu naquela época, hoje podemos passar por momentos em nossas vidas que vemos muito complicados ou que nunca enfrentamos e tememos não poder resistir à gravidade desses problemas ou situação. Mas veremos, porque temos a Jeová, que não nos falte fé, como aconteceu aos israelitas depois deste relatório. Não há nada maior do que Jeová e Ele nos dará tudo de que precisamos para vencê-lo.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
Deuteronômio 9: 5 Jeová explica o motivo pelo qual expulsaria os cananeus de sua terra, e foi porque eles a contaminaram com sua imoralidade escandalosa: seu adultério, sua homossexualidade e seu derramamento de sangue inocente, o sangue de criaturas recém-nascidas. E as nações de hoje? Suas igrejas estão poluídas com a imoralidade e com isso estão poluindo a Terra. É por isso que eles também serão vomitados da Terra.
Deuteronômio 9: 7 diz: "Lembre-se e nunca se esqueça de como você provocou a Jeová, seu Deus, no deserto." Essas palavras podem nos oferecer uma lição valiosa; Não devemos esquecer os erros do passado, pois este pode ser o meio de aprender com eles e com as suas consequências. É verdade que, depois que Jeová perdoa nossos pecados, ele os esquece, mas não devemos esquecê-los completamente, pois correríamos o risco de cometê-los novamente.
Deuteronômio 9:10 é dito que as duas tábuas de pedra que continham as leis foram escritas com o dedo de Deus. No entanto, essa expressão é semelhante a quando, em sentido figurado, é dito que Deus fez milagres e criou os céus com seu "dedo" ou "dedos". Na verdade, nesses casos, a expressão "dedos" de Deus alude ao seu espírito santo ou força ativa.
Deuteronômio 9:16 fala sobre quando os israelitas fizeram um bezerro de ouro e começaram a adorá-lo. A obra Insight em seu volume 1, página 244, menciona que esse rito estava intimamente ligado ao culto de Mólek, um deus que às vezes era representado com a cabeça de um touro ou bezerro. Por esse motivo, a adoração do bezerro de ouro pelos israelitas era, aos olhos de Jeová, um pecado gravíssimo.
Deuteronômio 9:18, vemos como Moisés passou quarenta dias no Monte Sinai sem comer ou beber. Não há dúvida de que ele teve que contar com o apoio divino para que isso fosse possível. Isso nos deixa uma lição valiosa, visto que Jeová ajudou Moisés a cumprir essa designação, hoje ele também nos ajudará a cumprir as designações que nos são dadas, sejam quais forem as dificuldades que eles possam ter.
Deuteronômio 10:12 faz uma pergunta que nos envolve até hoje, diz: "O que Jeová, seu Deus, está pedindo de você?" Como Ele é o Soberano do universo, aquele que nos deu a vida e que nos mantém com ela, ele tem o direito de nos pedir o que quiser. Se há alguém que pode exigir obediência de nós, é ele. No entanto, ele não quer que o obedeçamos à força. Em vez disso, ele nos pede que sejamos "obedientes de coração".
Deuteronômio 9: 1. Os israelitas tiveram que enfrentar tempos e tempos difíceis. Nós também fazemos isso, e em breve será ainda mais difícil como, por exemplo, quando o Armagedom chegar, nossa mensagem de paz mudará e não será fácil. Não importa o quão difícil seja o futuro, não devemos esquecer nossa fé em Jeová, ele nos susterá aconteça o que acontecer.
Deuteronômio 9: 2. Poucas pessoas conseguiram se manter firmes diante desses filhos de Anac por serem uma raça extraordinária de grande altura e força. O povo de Deus sabe que é minoria no que diz respeito ao mundo, mas permanece firme, porque não há ninguém maior e mais poderoso do que Jeová, e isso nos dá segurança em nossa vida.
Deuteronômio 9: 3. Não importa os problemas que surjam ou a dificuldade deles. Se sempre colocarmos Jeová em primeiro lugar, ele seguirá em frente e nos dará a força e a ajuda de que precisamos para vencer qualquer provação que surgir em nosso caminho.
Deuteronômio 9: 4. Cultivar um amor profundo por Jeová é reconhecer, conforme lemos neste versículo, que tudo o que temos e realizamos em nossa vida é porque Jeová providenciou para nós e nós o colocamos em primeiro lugar. Se continuarmos fazendo isso, veremos quantas bênçãos Jeová nos dará.
Deuteronômio 9: 7. Jeová havia feito grandes coisas pelos israelitas, mas eles continuavam sendo um povo teimoso que falhou e pecou repetidas vezes. Não queremos ser iguais, queremos ser diferentes e verdadeiramente um povo à parte de Deus. Então, quando você trouxer o dia marcado, sejamos justos com seus olhos e nos sintamos felizes por nós.
Deuteronômio 9: 8. Jeová quase os aniquilou nessa situação, como em outras, mas não o fez. Mostra-nos a grande misericórdia, bondade e amor de nosso Pai celestial. Não queremos que nenhuma de nossas ações vá contra o que sua Palavra diz e dê a ele um motivo para estar com raiva de nós. Nosso amor por ele causa tanto medo que queremos obedecê-lo em todos os momentos.
Deuteronômio 9: 9. 40 dias e 40 noites, ele diz que não comeu nem bebeu água. Com isso aprendemos que, quando dedicamos nosso tempo ao nosso serviço a Deus, deve ser exclusivo para Deus, para Jeová. Não devemos nos permitir ser distraídos por outros aspectos secundários. Quando dedicamos nosso tempo a Jeová, deve ser de qualidade, honesto e sincero, sem distrações ou pensando em outras coisas irrelevantes.
Deuteronômio 9:12. 40 dias a cidade demorou a desviar-se novamente de seu caminho. Isso significa que devemos estar muito alertas, não importa o quanto pensemos que nossa fé é muito forte e suportará tudo. Porque de um momento para o outro, podemos estar nos desviando do caminho que tanto esforço nos levou a seguir, Satanás é muito astuto e pode nos fazer tropeçar sem perceber de um momento para o outro.
Deuteronômio 9: 17-19. Jeová ficou muito zangado e Moisés ficou zangado até que quebrou as tábuas que Deus havia escrito para ele. Mesmo assim, Jeová o ouviu novamente e evitou a aniquilação de seu povo. Isso nos mostra, de maneira prática, que não importa o quanto estejamos zangados, com ou sem razão, pelas ações de um irmão, nunca devemos desistir e ajudá-lo de qualquer maneira que pudermos, pois Jeová quer isso.
Deuteronômio 10: 1-2. Nestes versículos vemos a grande paciência de Jeová. Depois de 40 dias ele ia escrever a mesma coisa novamente nas tabelas que quebrou. Embora não queiramos testar a paciência de Jeová porque o amamos e o tememos, queremos obedecê-lo. Podemos ter certeza de que ele entende as pressões por que passamos e é paciente conosco e com nossos erros.
Deuteronômio 10:12. Jeová apenas pede que o amemos. Se tivermos um amor verdadeiro por nosso Pai celestial, tudo mais virá além, sentiremos respeito, medo e desejaremos obedecê-lo porque o amamos, queremos agradá-lo como nossos pais ou entes queridos. Se amarmos a Deus, ele nos amará e cuidará de nós em todos os momentos.
Deuteronômio 10:22. 70 pessoas e agora é tão numeroso quanto as estrelas no céu. Fazendo um paralelo com este versículo, se confiarmos em Jeová, amá-lo e obedecê-lo, não importa o quão pouco tenhamos no sentido material ou de qualquer outra forma, Jeová nos dará tudo o que precisamos em nossas vidas, tornando nossas bênçãos numerosos.
Deuteronômio 9: 2. Poucas pessoas conseguiram se manter firmes diante desses filhos de Anac por serem uma raça extraordinária de grande altura e força. O povo de Deus sabe que é minoria no que diz respeito ao mundo, mas permanece firme, porque não há ninguém maior e mais poderoso do que Jeová, e isso nos dá segurança em nossa vida
ResponderExcluir