Encontré Joyas Espirituais: 21 a 27 de junho de 2021, Deuteronômio 7 a 8, Respostas.
Dt 8: 3. Que lição podemos aprender de Jeová dando maná aos israelitas? (w04 2/1 13 par. 4).
A lição de que os israelitas deviam ser obedientes a ele e que sua vida dependia não apenas do pão ou da comida que consumiam para satisfazer suas necessidades, mas conforme mencionado no texto "em toda expressão da boca de Jeová", isto é, alimento importante, o espiritual.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Além disso, a forma como Jeová provia o maná não só fornecia aos israelitas alimento físico, mas também lições espirituais, já que por um lado, eles tinham que colher sua quantidade de alimento "dia a dia", mas se acumulassem mais. do que o necessário de dia, as sobras começaram a cheirar mal e produzir vermes (Êxodo 16: 4, 20). Mas isso não aconteceu no sexto dia, pois naquele dia eles tiveram que colher o dobro para poderem cobrir as necessidades do sábado (Êxodo 16: 5, 23, 24), o que é um claro exemplo da importância de obedecer a Jeová.
E um exemplo disso é o de Jesus, pois apesar de estar com fome devido a um longo jejum, ele resistiu à tentação de satanás quando ele praticamente lhe “pediu” que transformasse as pedras em pão e citou as palavras de Mateus 4: 4; "O homem não deve viver apenas de pão, mas de toda expressão que sai da boca de Jeová."
Aprendemos que também precisamos de alimento espiritual diário para permanecermos fortes e edificar nossa fé. Pois desta forma seremos capazes de resistir às tentações que podem ser apresentadas a nós. Pois o homem não vive só de pão, mas de toda expressão que sai da boca de Jeová.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
Deuteronômio 7: 1-6 fala do momento em que Deus separou a antiga nação de Israel das nações que adoravam falsos deuses para que a adoração pura fosse protegida e até advertiu seu povo para não se associar a eles. Isso me ensina que, como um verdadeiro servo de Jeová, devo me manter separado do mundo, da política, das religiões falsas, da imoralidade, das coisas materiais e de tudo que desonra a Jeová, pois devo dar-lhe adoração exclusiva e, assim, obedecer ao que Jesus mencionou em João 17: 16 "não ser parte do mundo, assim como ele não era."
Deuteronômio 7: 9 Quando os israelitas estavam no Monte Sinai, Moisés mencionou as palavras registradas em Deuteronômio 7: 9 que nos dão a garantia de que "Jeová é um Deus fiel" para as pessoas que ouvem seus mandamentos e sem Ele sem dúvida se preocupa e se concentra sobre o bem-estar de seus servos, é por isso que, como cristãos, devemos nos esforçar para ser leais e obedecer a sua orientação e instrução, tendo a certeza de que Jeová cumprirá as promessas que nos faz, mostrando assim sua fidelidade a nós.
Deuteronômio 7:15 vemos uma das promessas maravilhosas que Jeová nos faz, eliminando todas as doenças e sofrimentos, isso me motiva a continuar servindo a Jeová fielmente, pois se agirmos da maneira que lhe agrada, Jeová nos encherá de bênçãos como esta .
Deuteronômio 8:25, 26 fala sobre como, nos tempos antigos, para distribuir convenientemente as posições de serviço dos levitas e, levando em consideração a idade, os homens mais velhos eram removidos do serviço obrigatório, mas podiam se oferecer para ajudar outros levitas. Embora ninguém esteja se aposentando de seu trabalho como proclamador do Reino hoje, o princípio implícito nesta lei nos ensina que um cristão cuja idade avançada o impede de cumprir certos deveres pode participar de outros aspectos do serviço ao seu alcance.
Deuteronômio 8: 11-14 fala sobre como Jeová avisou os israelitas antes de entrarem na terra prometida para não esquecê-lo e guardar seus mandamentos. Esse aviso é útil para nós hoje, pois se definirmos nossas prioridades de maneira errada podemos nos concentrar em coisas como materialismo, diversão , trabalho e outras atividades, deixando o espiritual por último, por isso devemos ter cuidado e fazer um autoexame de consciência para que a principal prioridade da nossa vida seja a adoração e o serviço a Jeová.
Deuteronômio 8:18: "Deves lembrar-te de Jeová, teu Deus, porque ele é para ti o dador de poder para fazer riquezas." Com essas palavras, Jeová prometeu aos israelitas que, se eles o obedecessem, ele os tornaria uma nação próspera. Da mesma forma, a obediência a Jeová hoje nos enche de riquezas espirituais, além de sempre cuidar de nossas necessidades básicas, então isso me motiva a continuar obedecendo a Jeová por amor.
Deuteronômio 7: 1,2. Esses versículos nos dão a certeza do poder de Deus que fará exatamente o mesmo com seu povo presente quando chegar o momento do fim deste sistema. Por mais poderosos que sejam nossos adversários, todas as profecias e promessas da Bíblia serão cumpridas e a Terra se tornará um paraíso.
Deuteronômio 7: 3,4. Percebemos a importância e sabedoria de Deus com o mandamento de casar no Senhor. Não importa o quão boa uma pessoa possa nos parecer, por não compartilhar nossos mesmos valores morais, haverá problemas e isso pode prejudicar nosso relacionamento com Deus. Além disso, o casamento cristão é vitalício.
Deuteronômio 7: 6. Somos propriedade especial de Deus. E como um bem especial, como um povo separado, temos a responsabilidade de refleti-lo em todas as ações de nossas vidas. Um cristão deve se diferenciar do resto das pessoas em seu comportamento e nas decisões que são tomadas.
Deuteronômio 7: 7. Vemos que Jeová não escolheu essas pessoas porque eram as mais numerosas ou porque eram as mais fortes. Era a menor de todas as cidades. Isso deixa claro para nós que Jeová valoriza outras coisas muito mais profundamente, como o amor que sentimos por ele, assim, se o amarmos, temos a certeza de que ele nunca nos abandonará.
Deuteronômio 7:10. Todo aquele que odeia a Deus terá que pagar diretamente. Vendo a justiça que Deus terá que ser incrível, como seu nome é glorificado e santificado. E isso nos encoraja e nos dá força para continuar lutando contra as injustiças que sofremos, porque sabemos que chegará o dia em que a justiça de Deus será imposta.
Deuteronômio 7: 12,13. Que grande alegria podemos ter se amarmos a Jeová e obedecê-lo em tudo. Se o fizermos, ele nos garante que nos mostrará amor leal. Outros tipos de amor podem falhar na vida, mesmo quando não o esperávamos, mas o amor de Jeová sempre estará conosco e nos susterá.
Deuteronômio 7:18. Jeová nos diz claramente que não devemos ter medo. Nada. Porque ele sempre estará conosco. Podemos e devemos aplicar esse versículo a todas as facetas de nossa vida. Não temamos nada, nada do que está por vir ou qualquer coisa que estejamos sofrendo agora ... se sentirmos isso, busquemos o refúgio de Jeová.
Deuteronômio 8:11. A Bíblia nos diz que devemos ter cuidado para não nos esquecer de Jeová por toda a vida. O fato de termos mais ou menos bens materiais ou de sermos melhores financeiramente não pode de forma alguma significar que estamos substituindo Jeová. Ele deve estar sempre em primeiro lugar em nossas vidas.
Deuteronômio 8:14. Nunca devemos permitir que nosso coração se orgulhe, como diz esse versículo. Tudo o que temos na vida e tudo o que nos acontece é porque Jeová permitiu e nos orienta no caminho que devemos seguir. Devemos sempre agradecer e ter a Jeová em primeiro lugar.
Deuteronômio 8:19. Este versículo nos diz claramente o que acontece se nos esquecemos de Deus ou o colocamos em segundo lugar em relação a outras coisas. Como servos fiéis de Deus, sempre queremos permanecer firmes e fazer sua vontade por meio de nossa adoração pura e leal.
Comentários
Postar um comentário