A Sentinela de estudo, “Artigo 17”, Semana de 28 de junho a 4 de julho de 2021, “Jeová ama cada um dos seus servos”, Respostas.
COMENTÁRIOS: A Sentinela de estudo, "Artigo 17", Respostas de 28 de junho a 4 de julho de 2021.
1. O que Jeová vê quando olha para seu povo?
Pois bem, o Salmo 149: 4 diz-nos como Jeová nos vê “Quem se agrada do seu povo”, não olha para as nossas imperfeições, mas para as nossas qualidades.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em João 6:44 ele também deixa claro para nós que Jeová nos trouxe seu povo, para nos beneficiar do sacrifício de Cristo, ele nos trouxe individualmente, porque viu nosso potencial, e graças a isso também podemos ser amigos dele. Em outras palavras, olhe para nossos dons e habilidades que não são vistos à primeira vista.
Jeová vê todas as nossas boas qualidades e se alegra com seu povo e com a lealdade que ele demonstra. Ele vê todo o nosso potencial, nosso amor por ele e nosso esforço para nos mantermos firmes, por isso nos dá sua amizade, estando sempre perto de nós.
Quando Jeová nos vê, é como se estivesse olhando para esta bela foto. Veja as boas qualidades das pessoas, as nossas, uma linda família espiritual fiel a Deus, onde o amor está acima de todas as coisas.
2. Por que é difícil para alguns irmãos acreditar que Jeová os ama?
Muitos de nossos irmãos acham difícil acreditar que Jeová individualmente ama cada um de seus servos; Acham que em geral ele os ama a todos, e esse pensamento costuma ocorrer quando, conforme nos é relatado em uma dessas experiências, às vezes foi sofrido desde a infância.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A irmã Oksana relata que, quando foi batizada, tornou-se pioneira e ficou muito feliz. Mas, 15 anos depois, lembranças que foram muito dolorosas para ela a invadiram, e ela concluiu que Jeová não a aprovava e que, portanto, ela não merecia ser amada. Esse raciocínio é o que as pessoas que sofrem passam a ter, e que, como vemos, pode surgir depois de um longo tempo servindo a Deus.
E outra experiência é a de outra pioneira chamada Yua, ela também relata que teve uma infância difícil; e ela havia dedicado sua vida a Jeová porque queria fazê-lo feliz, mas estava convencida de que Jeová nunca poderia amá-la. Assim vemos que a pessoa que muito sofreu, principalmente na infância, tem dificuldade em acreditar no amor que se oferece, principalmente se é de Deus, porque talvez possa vir a pensar e onde estava Deus que não o ajudou Eu?
Para alguns irmãos, devido às suas situações pessoais, aos problemas que tiveram ou tiveram, ou como passaram a infância ou certas facetas da vida que os marcaram. Eles têm dificuldade em acreditar que Jeová os ama em particular, mas ele ama. Jeová ama a todos nós igualmente quando lhe mostramos o mesmo amor.
3. A que perguntas responderemos neste artigo?
Este artigo responderá a duas perguntas essenciais, para permanecer fiel no serviço de Deus, e uma delas é: Por que devemos nos convencer de que ele realmente nos ama? O que podemos fazer quando sentimentos negativos nos invadem?
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Talvez, como essas duas irmãs que vimos no parágrafo anterior, tenhamos dificuldade em acreditar que Jeová nos ama, embora o amemos profundamente. É por isso que este artigo será muito útil, para que possamos corrigir essa forma de pensar.
Serão duas perguntas: "por que devemos nos convencer de que ele realmente nos ama?" e "o que podemos fazer quando sentimentos negativos nos invadem?"
Duvidar do amor de Jeová é perigoso
4. Por que é perigoso duvidar do amor de Jeová?
É muito perigoso duvidar de que Jeová nos ama, porque, como Provérbios 24:10 diz que podemos não ter forças para continuar a servir a Jeová, o pessimismo nos roubará a energia de que precisamos para melhorar a situação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
É por isso que devemos estar convencidos do amor de Jeová por nós, porque só assim daremos o nosso melhor, mesmo que passemos por dificuldades em nossa vida, saber que Jeová nos ama nos tornará fortes para suportar o que vier.
Se estivermos desanimados e pensando que Jeová não nos ama, ficaremos vulneráveis e indefesos ao ataque de Satanás, por isso aí na carta aos Efésios encontramos o conselho de Paulo; Efésios 6:16: ´ “Pega no grande escudo da fé, com o qual podereis apagar todas as flechas do Maligno”. Nossa fé pode nos proteger de duvidar do amor de Deus.
É perigoso porque ficaremos sem forças, como nos diz Provérbios 24:10. Ser fraco e fraco na fé nos torna vulneráveis aos ataques de Satanás e podemos tropeçar seriamente em Deus, realmente enfraquecendo nossa amizade com ele. É por isso que, como diz Efésios 6:16, temos que nos agarrar ao grande escudo da fé o tempo todo.
5. O que aconteceu com alguns irmãos que duvidaram do amor de Deus?
Alguns irmãos que duvidavam do amor de Deus por eles começaram a duvidar que eles realmente importassem para ele e sua fé enfraqueceu, então aconteceu com um homem velho chamado Tiago, ele nos diz que embora ele servisse em Betel e estivesse em uma congregação de outro idioma no qual gostava de pregar, ele até se perguntava se Jeová aceitaria seus sacrifícios, ele até duvidava que Deus ouvia suas orações.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Além disso, outra irmã chamada Eva, também pioneira de tempo integral, disse que começou a duvidar do amor de Jeová, mas percebeu que isso era perigoso, porque ela não queria mais fazer coisas para Deus. e nem alegria em servi-lo, ele disse que isso era entrar como um círculo vicioso.
A mesma coisa aconteceu com outro ancião que também é pioneiro regular, chamado Michael, que disse: "Se você não acredita que Deus se importa com você, aos poucos você está se afastando dele".
Por exemplo, o irmão James, que servia em Betel, pregava em outro idioma e gostava muito do serviço que prestava a Deus, chegou a pensar que Jeová não estava ouvindo suas orações.
A irmã Eva, que também serve em tempo integral, é outro exemplo de como é perigoso duvidar que Deus nos ame, porque isso faz com que você faça menos por ele e se aproxime de um círculo vicioso do mundo onde Jeová não está em primeiro lugar. vidas, você também perde a alegria de servi-lo. Exatamente como o irmão Michael diz, você pode gradualmente se afastar dele.
6. O que devemos fazer quando sentimentos negativos nos invadem?
Analisar os comentários desses irmãos deve nos ajudar a não duvidar do amor de Deus, porque é muito perigoso
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Algo que devemos fazer, quando esses sentimentos negativos vierem a nós, é tirá-los rapidamente da nossa cabeça e orar para que Jeová nos dê sua paz, como diz Filipenses 4: 6, 7 e sejamos libertos de "pensamentos perturbadores" como o nota sobre o Salmo 139: 23.
Muitos irmãos fiéis hoje lutam com esse tipo de pensamento negativo e se identificam com as experiências desses irmãos que nos contam como se sentiram em certas ocasiões, e algo que os consolou é saber que até os servos de Jeová no passado pensavam assim.
Pode ser muito fácil dizer e não tão fácil fazer. Mas o que devemos fazer é eliminar imediatamente esses tipos de pensamentos. Para fazer isso, talvez tenhamos de saber como, porque nem sempre é fácil. É por isso que temos muitas coisas que nos ajudam, o próprio Jeová por meio de nossas orações e o exemplo de outros irmãos que também lutam contra sentimentos negativos e são um exemplo de como superar situações difíceis.
O Salmo 139: 23 nos exorta a sermos exaustivamente examinados por Jeová. É bom que façamos esses exames minuciosamente de vez em quando, para que possamos ver qual é a situação do nosso coração e possamos ver o que as coisas estão nos perturbando e devemos mudar com a ajuda de Deus e de nossa família espiritual.
O texto citado de Filipenses 4: 6,7 é muito claro. Embora pensemos que como podemos ter sentimentos ou pensamentos como este se somos cristãos, que estamos falhando completamente com Deus ... temos que lembrar que somos imperfeitos e que Satanás é muito hábil em prender as pessoas ... com isso em mente, façamos o que diz o texto, não Fiquemos angustiados e transmitamos nossos pedidos e pedidos em oração a Jeová por ajuda.
O que aprendemos com o exemplo de Paulo
7. Que problemas Paulo teve?
Paulo é um exemplo claro de que às vezes ele ficava desanimado, porque tinha muitas responsabilidades. 2 Coríntios 11: 23-28 nos diz que não apenas uma congregação era sua preocupação; "Mas por todas as congregações."
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Paulo também se sentiu muito frustrado porque, como 2 Coríntios 12: 7-10 nos diz, ele tinha um "espinho na carne" do qual ele não conseguia se livrar, uma Torre de Vigia do ano 84/15/12 14, diz que " Provavelmente se referia a alguma dificuldade em relação aos olhos. Ele pediu em oração que essa dificuldade fosse removida, mas seu pedido não foi atendido ”. No entanto, Paulo tinha em mente seu objetivo, apesar da doença física, e continuou, sem pensar que Deus não o amava.
Por tudo que acabamos de nos contar sobre o apóstolo Paulo, se às vezes nos sentimos desanimados, lembremo-nos de que Paulo também deve ter se sentido assim, e às vezes ele se sentia infeliz porque era uma luta constante querer fazer a coisa certa , como Romanos 7:21 diz -24. A confiança em Jeová o ajudou a continuar com seus problemas, aperfeiçoando assim suas fraquezas.
Pablo tinha muitas coisas com ele, talvez mais do que uma única pessoa deveria enfrentar. Ele não se preocupa com uma congregação, mas com todas elas. Esse já é um peso grande que também aliado a outros, possivelmente com alguma doença e também lutava constantemente com a decepção, tinha que estar sempre lutando para fazer o que era certo.
Certamente nos sentimos identificados com Pablo de várias maneiras. Existem muitos problemas que temos hoje, embora possamos não estar no comando de uma ou várias congregações. Temos muitas responsabilidades e pessoas a nosso cargo de cuidar e proteger, junto com os atuais problemas materiais e de saúde e a pressão deste sistema, nos vemos refletidos na mesma situação extrema de Pablo.
8. O que ajudou Paulo a continuar servindo a Jeová apesar dos problemas?
O que ajudou Paulo a continuar em seu serviço a Deus foi: sua fé inabalável no resgate, e porque ele conhecia a promessa de Jesus para TODOS que mostram fé nele; você terá vida eterna. Como diz João 3:16.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Podemos dizer que Paulo, apesar de ter problemas semelhantes aos nossos e apesar de sua imperfeição, estava convencido de que Jeová está sempre “pronto a perdoar”, como diz o Salmo 86: 5.
Apesar de seus problemas, Paulo não se sentia inútil, ele sabia que Jeová via seus sofrimentos e que eles não eram importantes em comparação com a glória que ele receberia como recompensa por sua fidelidade. um grande exemplo para nós para que nunca sejamos oprimidos por problemas, mas continuemos como Paulo focado em nossa recompensa.
Paulo superou todos os seus medos e deficiências humanas por sua grande fé no que João 3:16 diz: "Ninguém que mostrar fé nele seja destruído." Sim, Pablo tinha uma fé inabalável no Resgate. Paulo conhecia suas limitações e defeitos, mas sua fé era ainda mais forte do que esses temores, e Jeová está disposto a perdoar a todos que têm essa fé e se arrependem de coração, vamos imitar essa fé de Paulo.
9. O que as palavras de Paulo registradas em Gálatas 2:20 nos ensinam?
Essas palavras de Gálatas 2:20 nos ensinam que as ações de Jeová mostram que ele nos ama, e Paulo entendeu isso claramente porque disse: "O filho de Deus me amou e se entregou por mim." Em nenhum momento ele pensou que Deus tivesse limites no seu amor, como se amasse mais e menos a si mesmo os outros irmãos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Paulo sabia que era Deus quem havia enviado seu filho para morrer por ele, porque sabia que Jeová o amava muito e isso ele sentia de maneira muito pessoal, por isso pôde dizer essas palavras ditas aos gálatas.
Em Romanos 5: 8, Paulo diz: “Enquanto éramos ainda pecadores, Cristo morreu POR NÓS”. Assim Jeová mostrou seu amor em face do pecado do homem, e deu a vida de seu filho também PARA TODAS AS PESSOAS, o Deus de amor providenciou o que era necessário para que acreditássemos no seu amor, até mesmo a vida de seu filho amado.
Conforme lemos em Romanos 5: 8. Cristo morreu por nós. O amor de Jeová é por cada um de nós, e eles não têm limites. Não há maior demonstração de amor no mundo do que a de nosso Pai celestial por cada um de seus servos, não importa quantas imperfeições e defeitos eles possam ter, contanto que nos esforcemos e tenhamos fé no resgate e em tudo o que Jeová faz por nós.
10. O que Romanos 8:38, 39 nos ensina?
Essas palavras nos ensinam que, assim como Paulo estava convencido do poder do amor de Deus, também devemos estar individualmente convencidos de que "nada pode nos separar do amor de Deus".
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Paulo sabia que Jeová havia sido paciente com Israel e também com ele, porque havia mostrado misericórdia; Ele sabia que o amor de Deus não falha, disso Paulo estava convencido, e quando Paulo disse - que nada pode nos separar - ele incluiu todos nós que servimos a Deus com lealdade, mas depende de cada um de nós primeiro, estarmos convencidos de que nada nos separa do amor de Deus, sem dúvida esfriamos ou apagamos nosso amor a Jeová, porque Jeová não apagará seu amor por nós.
Por esta razão, como Paulo, façamos nossas as palavras de Romanos 8:32: "Se Jeová enviou seu filho para morrer POR MIM, não tenho razão para duvidar que ele me ama." Jeová nunca deixará de amar seus adoradores, especialmente depois de dar a eles a vida de seu amado filho.
Ela nos ensina que não há nada que possa nos separar do amor de Jeová por nós que está em Cristo Jesus por causa do sacrifício que ele fez por todos nós. Não há nada que possa quebrar o amor de nosso Pai por nós.
Às vezes achamos difícil pensar assim, talvez por causa do amor imperfeito que as pessoas sentem. Aconteceu com muitos de nós que nos apaixonamos por uma pessoa, e pensamos que seria o amor de nossas vidas que iríamos nos casar e de repente acabou. Essa insegurança não ocorre com o amor de Jeová por nós, porque, ao contrário do amor humano imperfeito, o amor de Deus é perfeito.
11. Embora Paulo tivesse cometido pecados, como os mencionados em 1 Timóteo 1: 12-15, por que ele tinha certeza de que Deus o amava?
Embora Paulo reconheça nesta carta a Timóteo que ele cometeu pecados graves e declarou que ele era “o pior dos pecadores”, ele ainda sentia que Jeová o amava; porque ele mesmo disse mais tarde aos Coríntios em 1 Coríntios 15:10 "Pela benignidade imerecida de Deus sou o que sou", reconhecendo assim que a bondade de Deus lhe mostrava que o amava.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em Atos 26:10, 11 Paulo continua relatando o que eram aquelas coisas que ele havia cometido como pecados, punindo verdadeiros cristãos e prendendo-os na prisão para renunciarem a sua fé, ele tinha ficado extremamente furioso com os cristãos, a ponto de persegui-los em cidades remotas. Certamente ele se arrependeu de seu passado, mas sabia que Cristo havia morrido por ele.Ele também disse em 1 Coríntios 15: 3 "Cristo morreu pelos nossos pecados."
Notamos que Paulo estava convencido de que Jeová o amava apesar de todos os seus erros e porque reconheceu que Jesus havia morrido por ele. Mas e nós? Também temos que reconhecer que Cristo morreu por nós e que graças a esse sacrifício hoje podemos ser amigos de Deus, porque como Atos 3:19 diz "Nós nos arrependemos e nossos pecados foram apagados" porque Deus fez nossos pecados ". neve "de acordo com Isaías 1:18. Portanto, assim como Paulo, vamos aprender a servir a Deus sem o peso da culpa e nunca duvidar do amor de Deus.
Paulo não era perfeito, na verdade ele dizia que era o pior dos pecadores, sabemos o que ele fez no passado com os cristãos. Ele lamentou profundamente seus erros e estava convencido de que Cristo havia morrido por ele, por cada um de nós. E é por isso que, apesar das pedras de tropeço que possamos ter, nossa amizade com Jeová nunca será quebrada e ele sempre nos ama.
Pablo não viveu no passado, e isso é muito importante ter em mente. Embora às vezes seja muito difícil deixá-lo para trás ou até mesmo pensemos que ele nos persegue, devemos nos esforçar para continuar servindo a Deus. Porque para Jeová o que importa é o que fazemos agora e o que faremos no futuro para servi-lo e amá-lo, não que vivamos com remorso pelo passado que nos impede de fazer o melhor no nosso serviço.
12. De acordo com 1 João 3:19, 20, o que devemos fazer se acharmos que não temos valor ou não merecemos ser amados?
Se alguma vez esses sentimentos de que não merecemos ser amados e nosso coração imperfeito persiste nessa negatividade nos invadir, lembremo-nos deste texto que acabamos de ler, que nos lembra que Deus “é maior que o nosso coração e tudo sabe. "
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Talvez pensemos que nossos pecados não são cobertos pelo sacrifício de Jesus, mas não é assim, Jeová se nos ama, e nos perdoa por meio de seu filho, é o nosso coração que devemos nos convencer dessa verdade, podemos alcançá-la Se estudarmos a Bíblia todos os dias, orando regularmente, passando tempo com nossos amados irmãos, como fazemos hoje por meio do Zoom, nunca nos esqueceremos de que Jeová nos ama individualmente.
1 João 3: 19,20 nos diz que nossos corações podem nos condenar e, portanto, pensar assim, que somos inúteis. Mas também diz que Deus é maior do que nossos corações e sabe tudo. É verdade que não é fácil, mas devemos fazer com que o nosso coração o aceite e, por isso, devemos rezar regularmente e edificar-nos com os nossos irmãos.
Cada um de nós é muito valioso para Jeová e para muitas pessoas neste mundo. Mesmo que passemos por um momento de retração emocional ou depressão, temos que estar cientes de que sempre haverá pessoas que nos amarão e estarão conosco, e que Jeová está acima de todas as coisas, nos acompanhando em cada passo que damos .
Como o estudo, a oração e nossos irmãos nos ajudam
13. Como estudar a Palavra de Deus nos ajuda?
O estudo diário da palavra de Deus nos fará entender melhor e melhor a personalidade de Jeová, e poderemos ver o quanto ele nos ama. Bem, a meditação sobre o que está na Bíblia nos dá a garantia de que está escrito como 2 Timóteo 3:16 diz para “retificar as coisas” em nossas mentes e corações.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Um irmão idoso chamado Kevin conseguiu superar sua baixa autoestima quando começou a ler a Bíblia e o Salmo 103, que o ajudou a ver as coisas como são e a entender o que Jeová pensava dele, este Salmo escrito por Davi, tem um sentimento afetuoso de gratidão para com Jeová, certamente Davi reconheceu que Jeová o amava porque havia perdoado seus erros, como vemos que há passagens da Bíblia que podem nos ajudar a entender quão grande é o amor de Deus por nós.
O estudo da Palavra de Deus na Bíblia nos permite conhecer ainda melhor e mais profundamente a personalidade de Jeová e o quanto ele nos valoriza e nos ama. Ajuda-nos a pensar com mais clareza e retificar as coisas em nossa mente e coração que não são saudáveis.
Como vemos na caixa, manter uma boa rotina de estudo diário da Bíblia e meditação nos ajuda em muitas áreas. Nos dá tranquilidade, paz, nos permite conhecer melhor a Jeová e sua personalidade, ver como ele nos valoriza e a nós mesmos, nos ajuda na autoestima. O Salmo 103 ajudou muito Kevin, Oksana dia 27, se meditarmos e estudarmos a Bíblia todos os dias, isso certamente nos ajudará muito.
14 Como a oração nos ajuda?
1 Tessalonicenses 5:17 diz “Ore constantemente”, este texto nos convida a conversar com Deus, a dizer-lhe o que sentimos ou pensamos ou talvez o que estamos preocupados, assim o deixamos saber que confiamos nele porque sabemos que ele ama nós.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A irmã Yua, que foi mencionada no segundo parágrafo, nos diz que quando ora a Deus, ela não apenas conta o que fez naquele dia, mas também abre seu coração e diz o que ela sente, ela não vê Jeová como um presidente de uma empresa, agora ela aprendeu a vê-lo como um pai que realmente ama seus filhos. Aqui na caixa Você leu? É sugerido que vejamos o livro “Vamos nos Achegar a Jeová” para nosso estudo pessoal e para poder sentir o mesmo que um leitor da Califórnia, EUA, sentiu “Que agora seu relacionamento com Jeová se enriqueceu e ela se sente Jeová, como seu amigo, e ela ama a Jeová por causa deste livro. "
Todas essas experiências nos ensinam uma lição encorajadora: Devemos estudar a palavra de Deus, com as ajudas manuais que Jeová nos deu, e fazê-lo sob oração, certamente também nos beneficiaremos como muitos irmãos fizeram, e fortaleceremos nosso relacionamento com Jeová, entendendo que ele realmente nos ama.
A oração é um grande dom que Deus nos deu, é o meio de que dispomos para fortalecer a nossa relação com ele porque permite uma comunicação sincera e frequente. Oremos constantemente, como diz 1 Tessalonicenses 5:17, é a única maneira de nos achegarmos a Jeová, conhecê-lo profundamente e amá-lo.
15. Como Jeová mostra que se preocupa com cada um de nós?
O interesse de Jeová em nós é que ele nos deu um presente maravilhoso, que eles são nossos irmãos amados na fé, são dons espirituais, são completos, nada lhes falta, como o discípulo Tiago bem expressou em Tiago 1:17. Portanto, nossos irmãos se tornam nossa família espiritual com a qual sempre podemos contar.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Paulo também notou o interesse de Jeová em dar-lhe irmãos cristãos para ajudá-lo. Na verdade, ele os menciona em Colossenses 4:10, 11 a “Aristarco, Marcos e Barnabé, que se tornaram colaboradores a favor do Reino e se tornaram uma fonte de grande conforto para ele ”. E certamente muitos de nós também tivemos experiências muito boas com irmãos que também foram uma dádiva em tempos de aflição, como Provérbios 17:17 diz “esta família espiritual ama em todos os momentos.
Mesmo o próprio Jesus tinha seus amigos, na noite de sua última Páscoa, seus apóstolos fiéis poderiam dizer em Lucas 22:28 "Vocês são aqueles que nas minhas provações permaneceram ao meu lado." E Jeová mostrou grande interesse em seu filho também em outra situação, enviando “anjos para fortalecê-lo”, como diz o versículo 43.
Jeová demonstra amor por nós de muitas maneiras e cuida de cada um de seus servos. Uma das maneiras, é que ninguém nunca está sozinho, uma grande família espiritual nos proporcionou vestidos com a nova personalidade, totalmente diferente do mundo. A congregação cristã é um grande presente que Jeová nos deu e mostra que se preocupa com o nosso bem-estar.
16. Como nossos irmãos nos ajudam a achegar-nos a Jeová?
Nossos irmãos maduros também podem nos ajudar quando temos sentimentos negativos, o que não quer dizer que isso seja um sinal de fraqueza, mas sim uma proteção ao buscarmos sua ajuda.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O caso de Tiago que foi mencionado no parágrafo 5 diz que “Ter boas amizades com cristãos maduros tem sido uma tábua de salvação para ele, porque quando sentimentos negativos o invadem, aqueles queridos amigos o ouvem com paciência e o lembram de que o amam, e assim ele pode perceber que Jeová o ama e se preocupa com ele. " É muito importante ter bons amigos na congregação! Contamos com seu amor incondicional, refletindo a mesma preocupação de Jeová.
Como disse o irmão James, nossos irmãos são como botes salva-vidas quando passamos por dificuldades. Eles nos ajudam de forma saudável e através da Bíblia, são nossos queridos amigos que sempre os temos por perto e podemos contar com eles para tudo, eles nos ouvirão com paciência e nos aconselharão através da Bíblia, nos dando o incentivo nós precisamos.
Permaneça no amor de Jeová
17,18 A quem devemos ouvir e por quê?
Devemos ouvir a Jeová porque ele nos ama e nos valoriza muito, porque aqui o único que quer que pensemos o contrário é Satanás, para que nos rendamos e não façamos o que é certo, este inimigo quer que pensemos que Deus não nos ama porque não nos considera bons o suficiente para nos salvar, mas essa não é a realidade.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Devemos também prestar atenção a Jeová, porque somente se obedecermos ao que João 15:10 diz: "Permaneceremos no seu amor", assim como Jesus permaneceu no amor de seu pai. Não dê ao diabo a chance de ouvi-lo, e menos ainda ao nosso coração imperfeito, que nada nos convence de que Deus não nos ama.
Ouçamos a Jeová, que nunca vê os nossos fracassos, porque só olha o que há de bom em cada um, e interiormente nos convencemos de que Deus ama seu povo e se deleita com ele, e nisso inclui a todos nós.
A Jeová, sempre a ele, porque aconteça o que acontecer, seu amor é perfeito para nós. Satanás só quer nos enganar e às vezes o faz por meio de nossos corações e sentimentos. Mas Jeová sempre olha para as nossas coisas boas e nos perdoa por erros cometidos no passado. Ele quer que estejamos sempre próximos, que tenhamos uma boa amizade, que o amemos, porque ele ama cada um de nós.
O que você responderia?
Por que devemos resolver qualquer dúvida de que Jeová nos ama?
Porque duvidar do amor de Deus é perigoso para nós, como diz Provérbios 24:10 “Podemos nos faltar forças” para continuar prestando serviço completo e a fé pode ser enfraquecida, como foi bem relatado nas experiências que analisamos neste estudo. Portanto, devemos não permitir que sentimentos negativos nos invadam, pedindo a ajuda de Jeová para proteger nosso coração e nos dar sua paz.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque se não o fizermos, pode acontecer conosco como os exemplos que vimos dos irmãos. Aos poucos podemos perder a alegria e a felicidade que sentimos em servi-lo e isso nos fará nos afastar de Jeová, entrando em um círculo vicioso em que Deus não está em primeiro lugar em nossas vidas.
O que aprendemos do apóstolo Paulo e de muitos servos de Jeová hoje?
Paulo estava convencido de que nada poderia separá-lo do amor de Deus, como ele muito bem expressou em sua carta a Romanos 8: 38,39, ele sabia que Deus havia mostrado misericórdia com ele, graças ao resgate de Jesus, como diz Romanos 8: 32 E hoje devemos também estar convencidos em nossos corações que nada nos separará do amor de Deus, não permitamos que nossos corações nos façam sentir que somos inúteis, ou que não merecemos ser amados.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Devemos nos esforçar para servir a Deus, não importa os erros que cometemos no passado. Precisamos continuar a lutar porque Jeová valoriza o que fazemos hoje e o que faremos no futuro em nosso serviço a ele. Ele deu seu filho por cada um de nós, para que possamos ter perdão por nossos erros do passado e continuarmos a amar o lado de Jeová. Não vamos viver no passado, vamos trabalhar agora para sermos melhores servos de Deus.
Como o estudo da Bíblia, a oração e nossos irmãos nos ajudam?
O estudo da Bíblia nos ajudará a meditar e a ver claramente que Jeová nos ama. A oração nos leva a confiar em Jeová, porque falamos com ele, e podemos dizer-lhe tudo, o que sentimos, pensamos ou nos preocupamos, 1 João 5: 14,15 diz claramente “que podemos pedir tudo o que está em de acordo com sua vontade ”e nos escute. E nossos irmãos na fé são um presente de Deus, eles nos ajudam quando a negatividade nos assalta, é muito importante ter amigos maduros na congregação, que nos façam ver que Jeová nos ama.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Meditar na Bíblia nos ajuda a conhecer ainda melhor e mais profundamente a personalidade de Jeová e tudo o que ele valoriza, ama e se preocupa conosco. Ele nos deu a oração e nossa família espiritual, ele nos deu os meios para nos comunicarmos com ele e fortalecer nossa amizade, e ele cuida de cada um de nós através de seus irmãos e irmãs para que nunca estejamos sós.
Comentários
Postar um comentário