TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 17 a 23 de maio de 2021, “Devem expulsar [...] todos os habitantes da terra”, Discurso Preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA: 17-23 de maio de 2021, “Devem expulsar [...] todos os habitantes da terra”, Discurso.
“Eles têm que expulsar [...] todos os habitantes da terra” (10 min.)
A sociedade de hoje contém muitos perigos para o cristão, e eles conseguiram escondê-los ou embrulhá-los como se fossem papel de embrulho. As pessoas com quem vivemos realizam muitas práticas imorais como se fossem normais e rotineiras.
Além do mais, eles o consideram estranho ou o discriminam se você não pensa como eles e faz o mesmo. De fato, defender que certas práticas sexuais são imorais e impuras e que não têm a aprovação de Jeová nos torna alvos de seu ódio e maldade.
A pressão social e de grupo é muito forte em relação ao povo de Deus, em relação a todos nós e talvez ainda maior contra os nossos jovens. Que talvez, devido à sua menor experiência e idade, procurem se encaixar um pouco mais entre seus “amigos” ou companheiros não cristãos. Este é um perigo real.
Muitos de nossos jovens cristãos passam mais tempo com esses jovens dia após dia na escola do que com sua família e família espiritual. Lutando dia após dia contra o que se acredita ser normal, isso se desgasta, e se desgasta muito.
Ninguém disse que o teste era fácil. Os enfrentados pelos israelitas não foram, e eles cometeram muitos pecados contra Jeová. Queremos aprender com seu exemplo, não fazer o mesmo.
Diz-se que você aprende com os erros. Erros como esses já eram cometidos nos tempos antigos, vamos aprender com eles para que não os cometamos hoje. Não queremos fazer nada para desonrar o nome de Deus, queremos que Jeová sempre veja em nós um servo justo e leal.
Para isso, precisamos eliminar de nossas vidas, de nosso meio, de nosso contexto social tudo o que vai contra as normas divinas e pode ser uma pedra de tropeço e uma fraqueza espiritual de nossa fé, conforme citado no texto que vamos para ler, Números 33:52, que diz: "Você deve expulsar diante de você todos os habitantes da terra e destruir todas as suas figuras de pedra e todas as suas estátuas de metal, e você deve demolir todos os seus lugares sagrados altos."
De acordo com o texto lido, Jeová ordenou aos israelitas que destruíssem toda a idolatria e hipocrisia que existia na sociedade ao seu redor. Destrua qualquer coisa que possa mantê-los longe da Terra Prometida. Muitos deles já haviam tropeçado em muitos israelitas com as técnicas do baalismo para seduzir os homens de Israel.
Os lugares altos que são mencionados neste texto, eram lugares localizados no topo de uma colina ou plataformas nas sombras de árvores ou cidades para realizar seus cultos pagãos às suas falsas divindades e outras práticas imorais. Esses lugares foram equipados com todos os tipos de instrumentos para seus ritos pagãos, como altares, postes sagrados, imagens, incensários e outros.
Jeová ordenou isso aos israelitas. Não devemos pensar que é algo que aconteceu naquela época, isso está muito presente. Poderíamos comparar esses lugares altos com muitos lugares onde vivemos hoje. Por exemplo, a sala de computadores de uma escola é um lugar que pode ser muito mais perigoso do que isso para nossos jovens.
São lugares onde têm internet, computadores e colegas que não têm vergonha de pesquisar nada no Google. Os jovens cristãos, sob a pressão e influência de seus colegas, estão a poucos cliques do mouse de serem capazes de sujar sua consciência limpa e espiritual e cometer um erro que leva ao pecado.
Não só os nossos jovens, mas todos nós ... nos diferentes ambientes em que nos movemos. Com parentes não cristãos, no trabalho, na rua ... em toda parte pode haver lugares altos com uma série de instrumentos e pessoas que podem sujar nossa consciência, que podem nos pressionar a fazer algo que é imoral aos olhos de Jeová, enquanto que é normal para eles.
Sem ir mais longe, poderíamos ter um lugar alto como este em nossas mãos, que é onde seguramos nossos telefones. Um telefone celular é muito útil e nós o usamos o tempo todo para o bem, mas se o usamos mal, muitas coisas podem ser feitas que não são aceitáveis para Deus.
Esses lugares altos eram bem definidos e podiam ser facilmente identificados. Na verdade, o padrão dos israelitas era destruí-los. Os israelitas podiam localizar esses lugares e essas ferramentas ou utensílios. Hoje é ainda mais difícil, nem sempre é fácil identificar onde ou por que meios podemos ser colocados à prova, ou um lugar ou uma ferramenta a ser removida de nossa vida para continuarmos firmes em nossa adoração pura a Jeová.
A naturalidade desse sistema para fazer coisas imorais torna ainda mais difícil para um cristão. Mas devemos dar o nosso melhor, porque sabemos que Jeová vê tudo o que fazemos para nos manter íntegros em sua palavra justa e quais serão os benefícios. Vamos ler Números 33:53. "E eles vão ocupar a terra e viver nela, porque eu certamente lhes darei a terra como sua propriedade."
Na verdade, a recompensa pelo nosso trabalho árduo será eterna. Seremos dignos do Reino de Deus, as grandes promessas que Jeová nos fez serão cumpridas e ansiamos que se cumpram o mais rápido possível, principalmente com a degradação social e mundial que vemos todos os dias.
Até que chegue este dia, este momento inesquecível. Temos que nos manter firmes, temos que lutar contra a corrente do natural que esse sistema implantou. E para isso, devemos eliminar, destruir todo traço de mal, nocividade que envolve nossa vida e pode nos levar a cometer um ato impuro.
Os israelitas sabiam que tinham que destruir tudo isso, ou teriam muitos problemas. Mais do que eles tinham. Porque do contrário, seriam peças constantemente tropeçando e cairiam. Agora vamos ler Números 33: 55,56 “Porém, se você não expulsar os habitantes da terra antes de você, aqueles que você deixar lá serão como farpas em seus olhos e espinhos em seus lados, e eles vão assombrar você no terreno. no qual eles vão viver. E farei com você o que pretendia fazer com eles.
Se não acabarmos com as tentações deste sistema. Se não deixarmos claro nosso posicionamento sobre certos aspectos e questões sociais na escola, no trabalho ou nos ambientes familiares, continuaremos a ser pressionados e serão como esses estilhaços que a qualquer momento podem nos pegar desprevenidos ou em um momento baixo emocional. Isso pode nos levar a ter grandes problemas como poderia acontecer aos israelitas.
Se é verdade que muitas dessas coisas que citamos não são ruins em sua justa medida. Assistir a uma partida de futebol não é ruim, a menos que tenhamos que faltar a uma reunião, ou o façamos em um ambiente insalubre, ou celebremos a vitória ou aceitemos a derrota de uma forma não cristã. Os videogames são o mesmo caso.
Comprar roupas ou aparelhos eletrônicos de que gostamos não é ruim, desde que seja possível e que não implique um esforço extra que coloque em risco a economia familiar ou que implique mais horas de trabalho do que o natural para conseguir o que queremos.
Porque acima de todos esses bens materiais, o que queremos é o Reino de Deus. Um cristão deve ter em mente e muito presente que existem coisas em que não podemos ceder ou ultrapassar os limites, existem práticas imorais proibidas que são um sério perigo em nosso relacionamento com Deus.
E formas de entretenimento que não são proibidas a priori, mas que nosso uso também pode representar um perigo para o cristão.
Se não tomarmos cuidado com essas coisas, estaremos agindo como os israelitas, que não destruíram tudo o que Jeová disse e isso lhe causou sérios problemas. Houve mais mortes, violência, idolatria e imoralidade. Muitos receberam uma sentença de aniquilação e seriam vomitados do chão.
Para que isso não aconteça conosco, devemos ler e aplicar Tiago 1:21. "Portanto, remova toda sujeira e todos os vestígios do mal, e aceite com brandura que a palavra que pode te salvar crie raízes em você."
Sim, só a palavra de Deus pode nos salvar da decadência social que existe hoje e, para isso, devemos agradar a Jeová, distanciando-nos de tudo que vai contra seus padrões justos e morais ou de qualquer coisa que enfraqueça nosso relacionamento com ele.
Se nos esforçarmos para fazer isso, Jeová nos dará toda a força e ajuda de que precisamos para lutar contra a tendência natural pecaminosa e enfrentar todas as más influências que nos afetam diariamente.
Comentários
Postar um comentário