NOSSA VIDA CRISTÃ 2021, Semana de 31 de maio a 6 de junho de 2021, Vídeo, "Vamos nos preparar durante a parte final dos 'últimos dias", Análise e Respostas.
NOSSA VIDA CRISTÃ, 31 de maio a 6 de junho de 2021, Vídeo, "Vamos nos preparar para a parte final dos 'últimos dias", Análise e Respostas.
“Vamos estar prontos durante a parte final dos 'últimos dias'” (15 min.): Análise com a audiência por um homem idoso. Assista ao vídeo Como se preparar para desastres naturais. Se houver alguma sugestão do ramo ou corpo de anciãos, mencione-a.
Como podemos nos preparar espiritualmente para um desastre?
Cultivar um bom relacionamento com Jeová. Porque Ele é o Deus de todo o conforto, podemos ter certeza de que Ele pode nos encorajar quando passarmos por qualquer dificuldade.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
É claro que ter um bom relacionamento com Jeová não significa que Ele nos livrará milagrosamente das dificuldades que enfrentamos. O que ele fará é que, se pedirmos sua ajuda por meio da oração, seu espírito santo nos lembrará de passagens bíblicas encorajadoras.
Preparar-nos espiritualmente significa manter uma boa comunicação e um relacionamento próximo com Deus. Essa confiança que temos com ele será cada vez mais forte quanto mais próximos estivermos dele e ele nos dará todo o conforto que precisamos como um Deus do conforto que ele é, e a força para enfrentar as situações que surgirem.
Jeová nos consola e nos incentiva em todos os momentos difíceis. Não esperamos que isso os conserte milagrosamente, mas nos fornece todo o conhecimento, sabedoria, encorajamento e conforto de que precisamos. De uma forma ou de outra para lidar com esta situação.
O espírito santo de Deus, além de nos proteger e estar conosco sempre que pedimos e precisamos, ajuda-nos a nos guiar através da Bíblia, mostrando-nos princípios bíblicos úteis para cada situação. Desta forma, estamos mais preparados em todos os sentidos para enfrentar as adversidades.
Por que é importante manter uma boa comunicação com os idosos?
Porque, desta forma, ajudamos a garantir que um tempo valioso não seja perdido durante uma emergência. Porque talvez porque você esteja procurando alguns irmãos cujos contatos você não tem em dia, perde-se tempo para encontrar e ajudar outros irmãos que realmente precisam de ajuda.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Lembre-se do que Efésios 4: 8 diz: que Jeová deu “homens como presentes”. Aqui os anciãos são mencionados exatamente, e assim como quando damos algo a alguém, queremos que essa pessoa use, da mesma forma que Jeová quer que usemos ou aproveitemos os anciãos que ele colocou para nosso benefício. É por isso que é importante mantermos uma boa comunicação com os anciãos de nossa congregação.
Manter uma boa comunicação e, no mínimo, ter nossos dados de contato atualizados, evitará que um tempo valioso seja perdido em circunstâncias adversas ou evacuação onde o tempo é necessário. Além disso, se você precisar localizar um irmão, deve ter informações atualizadas.
Jeová é um Deus de ordem. Se o celular dos irmãos não estiver disponível ou não estiver atualizado. Será impossível organizar o povo de Deus diante de uma catástrofe ou adversidade. É por isso que um bom banco de dados de contatos atualizado é necessário.
Se o superintendente de nosso grupo não tiver nossas informações atualizadas ou não puder entrar em contato conosco, ele não saberá se estamos bem ou se precisamos de ajuda com algo como o irmão Bram disse. É muito importante estar acessível quando ocorre um desastre.
Por que é importante preparar um kit de emergência?
Porque geralmente após um desastre natural ou uma emergência em grande escala, produtos básicos como água, alimentos ou remédios acabam facilmente, então ter um kit de emergência com esses tipos de produtos nos ajudará a lidar com o tempo. Que leva tempo para restaurar o fornecimento de produtos básicos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Como diz Provérbios 22: 3, “Prudente é aquele que vê o perigo e se esconde”. Da mesma forma, todos devemos ver que vivemos em um sistema de coisas que mais cedo ou mais tarde entrará em colapso, por isso devemos ser prudentes e nos preparar para tempos de dificuldade.
Se ocorrer um desastre natural ou outro e tivermos que sair rapidamente de nossas casas. Não podemos ficar e pensar no que tenho de carregar, ou no que vou precisar, ou onde estava o que preciso agora. Ter uma mochila pronta com tudo que você precisa e básico vai nos proteger.
Por que é importante falar sobre os tipos de desastres que podem acontecer e o que fazer em cada caso?
Pois assim estaremos mais bem preparados para qualquer emergência. Isso é importante principalmente se tivermos filhos pequenos em casa, talvez devido à emergência que enfrentamos, nossos filhos estão separados de nós, então se eles já sabem o que fazer, um como pai e eles como filhos podemos ficar mais calmos .
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A cada desastre natural que pode ocorrer, e agora que acontecem com mais frequência, devemos atuar de forma diferente e conhecer os riscos de cada um. É bom que, por exemplo, na noite de culto familiar, se estude cada desastre, o que acontece em cada um e como agir. Planeje um mapa com pontos de interesse em nossa comunidade e outros planos, como um plano de emergência no caso de um membro da família se separar do grupo.
Se tivermos filhos, não importa a idade deles, eles devem estar cientes de que, se algo assim acontecer, é muito importante. Não é uma piada ou um jogo e as instruções dos pais devem ser seguidas. Ou se não for possível, sempre há a possibilidade de que a família continue dividida, que saibam agir de acordo com o plano que estudaram em família.
De que três maneiras podemos ajudar outras pessoas?
Se não somos aqueles que sofreram o desastre diretamente, mas outros de nossos irmãos na vizinhança, ou perto de onde moramos ou mesmo podemos nos mudar para ajudar. Podemos ajudá-los de três maneiras, orando por eles como costumamos fazer, oferecendo-nos para ajudar nos esforços de socorro ou contribuindo financeiramente para o trabalho mundial de ajuda a esses irmãos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Se quisermos ser voluntários para ajudar irmãos e irmãs quando ocorrerem desastres, devemos fazê-lo de maneira ordeira, como Deus deseja, em vez de agir por conta própria, o que pode gerar mais caos. É por isso que, como diz o irmão Bram, é melhor agir antes que eles ocorram, pedindo aos anciãos um pedido em que mostremos que estamos disponíveis em caso de desastre e que a ajuda seja bem organizada.
Como a pandemia COVID-19 me ensinou a estar bem preparado?
Não podemos evitar desastres naturais, nem podemos fazer nada sobre o COVID-19. Quase dois anos se passaram e ainda estamos lutando contra este vírus. Tem sido causa de muita dor, sofrimento e depressão. Sabemos que vivemos nos últimos dias, e esse vírus pode não ter nos surpreendido tanto quanto as outras pessoas, pois sabemos que a situação vai piorar. Mas, mesmo assim, vimos que não devemos deixar de fortalecer nossa confiança e fé em Jeová, ele é quem nos sustenta nestes momentos difíceis junto com seu povo.
Comentários
Postar um comentário