NOSSA VIDA CRISTÃ 2021, Semana de 10 a 16 de maio, Vídeo, Criação nos dá aulas de resistência, Análise e Respostas.
NOSSA VIDA CRISTÃ, 10-16 de maio de 2021, Vídeo, Criação dá-nos lições de perseverança, Análise e Respostas.
A criação nos dá aulas de resistência (15 min.): Análise com o público. Reproduza o vídeo. Em seguida, faça estas perguntas para cada animal e árvore apresentados neste vídeo:
O camelo (Camelus)
O que isso nos ensina sobre resistência?
Essa resistência é fortalecida por estarmos preparados para tempos difíceis. E é graças à sua grande corcova que abriga gordura e água é que o camelo pode suportar meses sem beber água.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O que é importante resistir, aproveitar os momentos de abundância. No caso do camelo, é capaz de beber até 95 litros em poucos minutos.
O camelo vive em um ambiente muito hostil para qualquer pessoa. Jeová criou o camelo com uma série de qualidades para que ele agüentasse essas condições adversas, pudesse passar meses sem beber água e a gordura de sua corcova lhe desse a energia de que precisava para suportar. O camelo aproveita bem a sua energia e raciona os seus recursos, temos também que racionar as forças.
Jeová criou o camelo com várias características para que pudesse viver no deserto. De aquí podemos sacar una lección sobre el aguante, y es que Jehová no dejará que suframos más allá de lo que podamos soportar, no lo hace ni con los animales, a quienes creó con características determinadas para que tuvieran el aguante que necesitaban según su estilo de vida.
Como podemos mostrar essa mesma resistência?
Como o camelo, devemos ter em mente e coração todas as coisas boas que Jeová faz por nós, para que, quando passarmos por dificuldades, todas as coisas boas que Jeová fez por nós nos dêem forças para perseverar.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Também nos ensina que devemos aproveitar a abundância de alimento espiritual que temos agora e nos alimentar ao máximo para que, em tempos de tribulação, suportemos a possível escassez de alimento espiritual que nossos inimigos causam.
O camelo se abastece de sua corcunda, também temos que nos munir de conhecimentos para enfrentar as provas deste sistema hostil. Esse conhecimento nos permitirá racionar nossos esforços e energias, e isso nos dará a resistência de que precisamos em determinados momentos.
Um camelo viaja longas distâncias quase sem comida ou bebida. Quando ele tem a oportunidade de fazer isso, ele a aproveita e se abastece bem. Este sistema também é hostil e nos ataca constantemente. Por isso, como a corcova do camelo, devemos nutrir-nos de conhecimentos bíblicos que nos permitam racionar nossos esforços antes das provações e aproveitar as oportunidades que temos para nos fortalecer com nossos irmãos de alimento espiritual.
O pinheiro de longa duração (Pinus longaeva)
O que isso nos ensina sobre resistência?
Ensina-nos que para aguentar muito tempo sem as condições ideais, não só é importante a aparência que os outros veem, mas talvez o mais importante é ter boas raízes que nos fortaleçam e resistam aos diferentes ataques da vida.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Embora as condições de vida não sejam ideais, o pinheiro de longa duração consegue não apenas sobreviver, mas crescer bem a 3.000 metros acima do nível do mar.
O pinheiro de longa vida não só sobrevive em condições extremas, quando outras plantas não sobrevivem, mas também prospera neste ambiente árido. Uma das chaves está em suas raízes. Nos ensina que devemos ter uma base sólida de conhecimento, alimento e fé espiritual que nos permita ter a resistência necessária para sobreviver neste sistema, e não só isso, mas prosperar como servos de Deus.
Assim como outras plantas, morrem neste tipo de ambiente. No mundo, as pessoas que seguem a Deus são uma minoria. Vivemos cercados por todos os outros e isso é difícil para a nossa fé, porque eles nos pressionam a fazer as coisas com base em seus costumes e não na Bíblia. Imitar a perseverança desta árvore não apenas nos permitirá permanecer fiéis e leais, mas prosperaremos levando uma vida mais feliz quando outros não, porque somos guiados pela Bíblia.
Como podemos mostrar essa mesma resistência?
Temos que imitar a resistência que esta árvore tem, tornando nossas raízes espirituais fortes para que nenhum vento nos derrube ou nos faça tropeçar. Se o fizermos, prosperaremos pessoalmente e nos outros. Seremos mais felizes por sermos servos de Deus e sem tantos problemas, e será nossa oportunidade de testemunhar a outras pessoas com nosso exemplo de vida justa a Jeová.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Fortalecendo nossas raízes no povo de Jeová, isto é, tendo um estudo contínuo da palavra de Deus, assistindo às reuniões com frequência e pregando continuamente, assim nossas raízes espirituais serão fortes e poderemos resistir ao ataque de satanás.
Borboletas (lepidópteros)
O que isso nos ensina sobre resistência?
Eles nos ensinam que apesar de parecerem fracos e frágeis, grandes coisas podem ser alcançadas, como a polinização das flores ou uma migração maravilhosa onde viajam cerca de 4 mil quilômetros.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
As borboletas parecem fracas, mas são muito resistentes e muito importantes para a vida com sua polinização. Em seu processo migratório, eles viajam cerca de 4.000 km. Este é um grande feito de resistência para imitar, como quando temos que viajar longas distâncias em nosso serviço a Deus. As borboletas o fazem com grande resistência e são incumbidas da importante tarefa da polinização para salvar e criar vida, assim como nós, em busca dos dignos da vida eterna.
Eles também nos ensinam como, apesar de não terem asas ou corpo inteiro, são capazes de voar. É referido que existem borboletas que se adaptam às circunstâncias da vida apesar de terem perdido até 70% das asas.
Como podemos mostrar essa mesma resistência?
Que embora, como seres humanos, sejamos pequenos e fracos em comparação com todo o universo, nós, como as borboletas, podemos fazer grandes coisas, especialmente em favor do reino de Deus. Podemos pregar e fazer outras pessoas conhecerem nosso grande Deus Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Também podemos mostrar perseverança como borboletas ao aceitar as várias situações difíceis que enfrentamos e continuar a servir a Jeová. Assim como as borboletas conseguiram continuar suas atividades mesmo depois de perder 70% do corpo, podemos continuar a servir a Jeová apesar dos problemas físicos, emocionais ou de saúde.
Uma borboleta continua a lutar, se mover e realizar suas funções, embora tenha perdido 70% de suas asas. Outro grande exemplo de resistência. Problemas e situações podem nos afetar e podem nos causar muitos danos, eles podem até nos quebrar e pode levar algum tempo para que possamos nos recuperar totalmente emocional e espiritualmente. Mas, como as borboletas, embora estejamos com 30%, temos que continuar lutando e nos adaptando às circunstâncias difíceis.
Em nossos irmãos, vemos belas qualidades e nos sentimos atraídos por elas. São como uma borboleta, sempre abrem um sorriso, embora por dentro tenham muitos problemas e muitas coisas estejam quebradas. A perseverança deles neste sistema nos contagia e fazemos o mesmo com os outros irmãos porque nos adaptamos às situações, e não importa o que estejamos passando, sempre damos aos nossos irmãos um sorriso igual ao de uma borboleta, todos servos de Deus, Com nossos problemas, somos exemplos de resistência.
Andorinha-do-mar do Ártico (Sterna paradisaea)
O que isso nos ensina sobre resistência?
Apesar de serem aves de tamanho bastante normal, essas aves são capazes de fazer a mais longa jornada migratória conhecida por um animal.
COMENTÁRIO ADICIONAL
O Arctic Tern constantemente passa sua vida fazendo a mais longa migração anual conhecida por um animal. De pólo a pólo, atravessando o oceano sem se perder. Acredita-se que eles podem sentir o campo magnético da Terra para não se perderem. Uma grande demonstração de resistência ano após ano enquanto completam esta longa jornada que lhes permite salvar suas vidas, criar sua família e ser felizes.
Como podemos mostrar essa mesma resistência?
Que assim como Jeová dotou as andorinhas do Ártico de uma maneira excepcional para orientá-las em suas viagens migratórias, Jeová sempre nos ajudará a cumprir as designações que Ele nos dá, mesmo que pareçam muito difíceis para nós.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Jeová dotou a andorinha do mar do Ártico para que pudesse se orientar e completar sua longa jornada com perseverança. Imitamos a andorinha-do-mar, permitindo que Jeová também nos guie e guie pelo longo caminho que conduz à vida eterna com perseverança e sem falhar, para isso confiaremos nele leal e fielmente; quem nos dará sua orientação.
Galispo armado (Vanellus armatus)
O que isso nos ensina sobre resistência?
Que apesar da dimensão das dificuldades que enfrenta, o abibe armado é capaz de as enfrentar com coragem e firmeza.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O abibe ensina-nos muito sobre resistência, protege sempre os seus filhotes e o seu ninho, por maior que seja o animal que se aproxima. Por maiores que sejam os nossos problemas, sempre faremos como lapidar e enfrentá-los, suportaremos a prova por mais que pensemos que ela nos ultrapassa.
O abibe permanece valentemente em sua posição, não importa o quão grande o problema esteja surgindo ou se aproximando. Não há nada mais importante do que proteger seus filhos. Como nós, não temos nada mais importante do que proteger nossa espiritualidade e a de nossa família, e permanecemos firmes, com perseverança, diante de qualquer prova que possa surgir.
Como podemos mostrar essa mesma resistência?
O abibe até, se necessário, com seu tamanho já atacou gente, elefantes e búfalos. Não tenhamos medo do que pode vir, sejamos como este pássaro e sua resistência às provações gigantescas que enfrenta. Sejamos sempre firmes e leais, se nos atacam, o faremos com a verdade e a orientação de Deus que sempre zela por nós, zela por nós e nos protege.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Não nos permitindo ser vencidos pela magnitude dos nossos problemas, devemos confiar em Jeová, que concede todas as boas dádivas e perfeitas, e Ele com certeza nos ajuda a enfrentá-los e vencê-los.
Acácia
O que isso nos ensina sobre resistência?
Que apesar de não viver em condições ideais a acácia sobrevive e sua madeira é uma das mais resistentes. Também nos ensina a importância da unidade para poder resistir, pois várias acácias se entrelaçam, o que as faz formar coberturas densas.
COMENTÁRIO ADICIONAL
A madeira de acácia é muito sólida, uma das mais. E muito resistente a insetos. Servos fiéis da antiguidade o usaram para construir edifícios importantes, como sabemos, incluindo a Tenda da Reunião ou o Tabernáculo de Jeová. Um grande exemplo para imitar a resistência desta árvore, desta madeira em nossas vidas.
Como podemos mostrar essa mesma resistência?
Aceitar a ajuda de outras pessoas. Assim como as acácias crescem juntas e se entrelaçam, devemos ficar perto da congregação e de nossos irmãos, mas acima de tudo de Jeová, só então nossa perseverança será mais forte.
COMENTÁRIO ADICIONAL
A acácia nos ensina a cultivar a mesma resistência sendo robusta como esta árvore, firme como sua madeira. E não é só isso, a acácia tem como mecanismo de defesa os espinhos e eles ficam muito próximos uns dos outros, formando uma cobertura. Essa mesma cobertura protetora é o que fazemos com nossos irmãos, tecendo nossa fé e amizade com eles, nosso mecanismo de defesa.
Comentários
Postar um comentário