Faca Seu Melhor No Ministerio 2021, Semana 31 de maio a 6 de junho, Discurso, Lição 13, Tarefa preparada.

Faca Seu Melhor No Ministerio: 31 de maio - 6 de junho de 2021, Discurso, Lição 13, Tarefa preparada.




Fala (5 min.): W13 8/15 11 par. 7. Título: Não faça comentários negativos nem os ouça (th lec. 13).

Parece que existe um direito natural de todas as pessoas expressarem suas opiniões e criticarem nossas vidas ou o trabalho que fazemos com tanto esforço e dedicação, possivelmente quando essa pessoa tem as mesmas ou mais faltas do que aquelas de quem nos culpa. São tantos os comentários negativos que ouvimos hoje que podemos pensar que estamos acostumados e que não nos afeta mais. Isso geralmente não é verdade e, embora nos afete menos, continua a nos afetar inconscientemente e haverá ocasiões em que nos afetará ainda mais.

Requer muita experiência, reflexão, repensar as nossas ideias e concepção das pessoas para poder evitar comentários negativos e não nos afectar em nada, é algo muito difícil de conseguir. E, claro, estamos falando de pessoas que não conhecemos. Quando esse comentário vem de alguém próximo a quem consideramos um amigo, uma pessoa em quem podemos confiar e ser respeitável ou de um familiar ... isso nos afeta muito, pode até nos afundar.

Os israelitas estavam muito perto de alcançar a Terra Prometida. Fazia muito tempo para chegar até ela. Todos viram o que Jeová fez, o poder que ele tem para libertá-los da escravidão no Egito com as dez pragas, não apenas uma, mas dez demonstrações de seu imenso poder.

Além da interseção do Mar Vermelho com o faraó do Egito que se considerava um Deus. Jeová nunca os havia falhado, que justificativa eles teriam para fazer isso agora? Nenhum. Então, por que eles fizeram isso?

Por causa do relato negativo dado pelos espias que foram enviados, espias que os israelitas conheciam e que faziam parte de sua familia.

VAMOS LER Números 13:31.

Não podemos ir contra essas pessoas, porque são mais fortes do que nós"

Quem é mais poderoso do que Jeová? Certo. Os israelitas passaram por muito e sofreram muito. Aturamos muitos comentários ofensivos sem necessidade, podemos até dizer que estamos acostumados.

Os israelitas também estavam, mas naquela época, eles estavam felizes por estarem tão perto da Terra Prometida e de repente, todo esse espírito é destruído pelas palavras de alguns espiões que foram negativos porque viram suas limitações pessoais e não pensaram a respeito poder de Jeová.

Muitas vezes os comentários negativos que eles nos fazem são resultado das próprias limitações dessas pessoas, de seu ciúme ou de sua incapacidade de fazer e alcançar o que somos 

nos fazendo. Mas se cairmos na armadilha deles, que é outra armadilha que Satanás usa para nos desencorajar e nos rebaixar espiritualmente, podemos acabar como os israelitas.

VAMOS LER Deuteronômio 1:35

"Nenhum homem desta geração perversa verá a boa terra que jurei dar a seus pais"

Nosso único objetivo é cumprir a vontade e o propósito de Deus, e é por isso que fica muito claro que não devemos dar ouvidos a nenhum desses tipos de comentários, porque a única coisa que importa é o que Jeová pensa de nós. E ninguém pode nos dizer isso, porque ninguém é capaz de pensar como ele.

Nosso único guia e farol que ilumina as ações de nossa vida é aquele que encontramos em sua Palavra, a Bíblia. Tudo o mais que seja irrelevante e que diga que magoa ou enfraquece, faremos o possível para não escutar para que não nos afete, principalmente quando se trata de um amigo, de uma pessoa que respeitamos ou de um familiar ou mesmo de dentro o cristianismo congregacional, o que nunca deveria acontecer.

E lembremo-nos irmãos, que não só não basta não escutar. Assim como não gostamos e nos afeta, não sejamos instrumentos que Satanás usa para ferir e enfraquecer a fé de nossos irmãos. Já existe muito mal no mundo para nós, também, contribuirmos com nossas palavras para afundar nosso próximo.

Se é verdade que somos imperfeitos e que em algumas ocasiões podemos ir longe demais com nossas palavras e comentários, isso é muito perigoso e é um comportamento totalmente anticristão. Ninguém é perfeito, todos erramos, ninguém tem a verdade absoluta ou o conhecimento certo para cada situação. Se fizermos um comentário negativo, ele diz muito sobre nossa personalidade e nada de positivo.

Quando uma pessoa faz um comentário negativo, Satanás tem prazer em cumprir seu objetivo, e se vier de um cristão para qualquer pessoa, Satanás ficará mais feliz. Queremos dar esse sabor? Se há algo de que não gostamos no nosso vizinho, é falado com cordialidade. Tudo se resolve falando gentilmente, não criticando. Que todas as nossas palavras sejam como as de Efésios 4:29.

VAMOS LER Efésios 4:29

Que nenhuma palavra corrompida saia de sua boca. Em vez disso, tudo o que eles dizem serve para edificar os outros conforme necessário e para beneficiar aqueles que os ouvem. "

Não vamos dar ouvidos a comentários negativos, eles nos enfraquecem espiritual e mentalmente. Vamos aprender a não ser afetados e ficar longe de pessoas tóxicas. E não vamos ser um motivo para o nosso

irmãos nos consideram tóxicos, não ajudemos Satanás em sua maldade, não façamos comentários negativos ou critiquemos nosso próximo.


Comentários