Faca Seu Melhor No Ministerio: 17 a 23 de maio de 2021, Discurso, Lição 13, Tarefa preparada.
Sem dúvida, as leituras bíblicas semanais nos permitem ver como a nação de Israel evoluiu, de um povo que saiu da escravidão no Egito e que parecia militarmente fraco, para ser uma nação que alcançou vitória após vitória derrotando todos os seus inimigos, este poderia ser apreciado quando, por exemplo, os israelitas derrotaram cinco reis de Midiã e todo o seu exército ou quando eles foram a Gileade e a capturaram e expulsaram os amorreus que estavam nela.
Antes de os israelitas tomarem posse de Canaã, a terra que Deus havia prometido a Abraão, eles disseram o seguinte em Deuteronômio 7: 1, 2: Nós apreciamos quem também estaria envolvido nessas guerras? Por dar sua aprovação e bênção, Jeová Deus estava mostrando que estaria ao lado de seu povo, seria ele quem garantiria a vitória ao exército hebreu e obviamente também apoiaria os líderes desse exército, Moisés em seus últimos anos como líder do povo e mais tarde com Josué, que seria uma espécie de estrategista geral e militar.
Josué 10:40 diz o seguinte, Jeová aprovou e apoiou as guerras de Israel e como em qualquer guerra, existe o lado inimigo que é derrotado, vendo o método eficiente de conquista dos israelitas, o apoio divino que receberam de Jeová E quando lendo frases como "Acabou com tudo o que respirava", podemos nos perguntar: Foi esta uma conquista cruel em que Israel subjugou avidamente nações estrangeiras? A resposta é NÃO, pois as guerras cumpriram um propósito que Jeová havia estabelecido.
Vamos nos lembrar novamente como eram aquelas nações que foram derrotadas pelos israelitas, vamos ler por exemplo Números 33:25, essas nações foram atormentadas pela idolatria e nesses rituais pagãos era frequente ver derramamento de sangue e práticas sexuais degradantes, e até mesmo sacrificar seus próprios filhos dos deuses, é por causa dessas ações que Jeová, movido por seus sentidos de santidade, justiça e amor ao seu povo, que removeu todos os vestígios de sujeira daquela terra. Agora, isso significa que Jeová fez os israelitas destruírem “tudo que respira”? Nem, porque Jeová sondou o coração de cada um de seus habitantes e poupou aqueles que queriam abandonar aquele modo de viver e servi-lo.
Por fim, o que aprendemos do fato de que Jeová abençoou as guerras de Israel? Primeiro, que Jeová está do lado de seu povo, segundo que ele sempre agiu com base no senso de santidade e justiça deles, terceiro que Deus sempre agirá em favor de seu pessoas tanto hoje como no futuro e quarto que, motivado por seu amor, dá oportunidade a todos aqueles que desejam servi-lo e assim podem estar seguros durante a guerra mais importante da história, o Armagedom, quando termina com os ímpios e permite o apenas ocupe uma Terra limpa.
Comentários
Postar um comentário