Estudo de Livro de Congregação, Semana 31 de maio a 6 de junho de 2021, Capítulo 9, Parágrafos, 10-17, Respostas.
Estudo de Livro de Congregação, 31 de maio a 6 de junho de 2021, Capítulo 9, Parágrafos. 10-17, Respostas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 9 par. 10-17.
10.11 Como a parábola de Jesus sobre o trigo e o joio se cumpriu a partir do segundo século?
Foi literalmente cumprido, pois com a morte do apóstolo João, conforme predito, Satanás semeou joio entre os verdadeiros cristãos. Isso causou grande dor a Jeová, porque ele viu como a congregação que seu filho fundou era idólatra, tinha práticas pagãs, adotava ensinos falsos e filosofias mundanas de origem satânica.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Nesta época sombria, a cristandade estava no controle, mas havia verdadeiros cristãos semelhantes ao trigo. Eles lutaram bravamente, embora tenham sido vítimas do ridículo e da perseguição, mas ainda assim mostraram seu amor a Jeová por serem fiéis.
Começou a se cumprir após a morte de Juan. O joio estava poluindo a congregação em um ritmo muito rápido e com grande poder até que deu origem à cristandade e ao império da falsa religião Babilônia, a Grande. Mesmo com essa corrupção e período de trevas, houve muitos cristãos verdadeiros, o trigo limpo, que tiveram que suportar vendo tudo isso mais a perseguição e a humilhação para com eles.
A cristandade esteve no controle por séculos, mas esses cristãos verdadeiros, como os exilados judeus, confiaram plenamente em Jeová e suportaram toda essa tribulação. Eles lutaram com falsas doutrinas, contra o escárnio e a perseguição como vemos na imagem, mas permaneceram fiéis a Deus. Jeová estava com eles e lhes deu esperança.
"Minha fúria vai acabar"
12,13 No tempo de Ezequiel, por que Jeová parou de se indignar com seu povo exilado?
Visto que Jeová viu que havia servos fiéis entre os exilados e eles continuaram a apoiar a adoração pura, precisamente Ezequiel, Daniel e os 3 hebreus são um exemplo disso.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O banimento dos judeus infiéis os motivou a se arrepender, rogando que Jeová os perdoasse e os abençoasse novamente. A oração de Daniel reflete os sentimentos de milhares de exilados.
Em Ezequiel 5:13 é claramente afirmado que a fúria de Jeová acabaria e isso porque entre eles havia fiéis judeus exilados. E havia judeus infiéis que se arrependeram sinceramente durante o exílio e imploraram a Deus que os perdoasse. Esses judeus que sofreram com toda a corrupção estavam muito entusiasmados com as profecias de libertação e restauração que Deus deu por meio de Ezequiel.
14 Por que Jeová faria seus servos voltarem para sua terra?
Porque havia chegado o tempo de Jeová santificar seu nome perante as nações e, assim, os babilônios veriam quão superior Jeová é perante seus deuses entre eles marduk, como diz Ezequiel 36:22.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ezequiel por inspiração divina transmitiu cinco promessas ao povo de Deus no exílio, das quais saberemos seu significado e maior cumprimento.
A segunda razão para a libertação dos judeus exilados arrependidos e daqueles que permaneceram fiéis é para a santificação do grande nome de Deus. Os babilônios estavam completamente convencidos de que seus deuses, como Marduck, eram mais poderosos do que Jeová, quando não eram nada para ele. Chegara a hora de Jeová santificar seu nome perante todas as nações rebeldes.
15 Como seria a adoração dos judeus se eles voltassem para sua terra?
Jeová Deus predisse por meio de Ezequiel que, ao devolver os judeus que haviam estado no exílio, eles lhe dariam adoração totalmente pura, obtendo assim as bênçãos prometidas em Ezequiel 11:18.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová cumpre suas promessas e na adoração pura não há lugar para idolatria e práticas repulsivas, pois isso nos afasta de Jeová e corrompe sua adoração.
Seria uma adoração pura novamente. Os judeus exilados restabeleceriam uma adoração pura longe de toda contaminação, corrupção, idolatria e eu apostaria que isso existia na religião falsa. Uma nova adoração pura seria instituída, uma devoção exclusiva conforme Jeová merece e exige.
O retorno do estabelecimento da adoração pura seria o primeiro e mais importante passo no cumprimento das outras bênçãos que veremos agora que Jeová prometeu a seu povo fiel. Nesta primeira promessa, ele acaba com a idolatria e todas as outras práticas repugnantes da religião falsa.
16 Que promessa Jeová fez a respeito da terra de seu povo?
Jeová prometeu a seu povo durante o exílio: “Eu lhes darei a terra de Israel”, de acordo com o que Ezequiel 11:17 diz, essa promessa era valiosa para seu povo porque em Babilônia eles não tinham esperança de retornar à sua amada terra.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A promessa de Jeová é que a terra seria fértil eles teriam trabalho produtivo fome e miséria seriam esquecidos sua fidelidade de forma amorosa seria recompensada por Jeová, como Ezequiel 36:30 menciona.
Jeová prometeu a seus servos exilados que lhes daria a terra de Israel. Esta era uma grande esperança para eles, não passariam mais fome, nem sofreriam a vergonha e a miséria que a fome causa e o escárnio dos babilônios para com sua precariedade acabaria. Além disso, seria uma terra abundante e fértil, pois não poderia ser de outra forma para seus servos fiéis. Sem dúvida, uma grande esperança para esses servos fiéis.
17 O que o povo de Deus faria novamente?
Ele voltaria e daria ofertas e sacrifícios a Jeová como parte de sua adoração pura, e Jeová os aceitaria desde que fossem obedientes e espiritualmente puros como seu povo escolhido.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová, em Ezequiel 20:40 prometeu: "Toda a casa de Israel, tudo isso me servirá e terei prazer com os seus primeiros frutos em todas as suas coisas sagradas para o povo eles terão o perdão dos seus pecados e eles terão mantenha-se perto do seu Deus Jeová ". Este texto mostra que a adoração pura seria realmente restaurada e haveria bênçãos para o povo de Deus.
Jeová aceitaria mais uma vez ofertas e sacrifícios, desde que fossem com as intenções corretas e puras de parte de seus servos fiéis e leais, conforme estudamos nos capítulos anteriores deste livro. Essas ofertas e sacrifícios eram uma parte fundamental da adoração israelita, e seria mais uma vez possível para esses servos fiéis e para sua proximidade e fortalecimento de sua fé em Deus.
O povo de Deus poderia retornar por meio dessas ofertas e sacrifícios para pedir perdão dos pecados e faltas que poderiam ocorrer e manter um relacionamento próximo e íntimo com Deus. Ofertas e sacrifícios que seriam desenvolvidos por servos fiéis, obedientes e puros, sem dar origem a nenhum jota de contaminação como ocorria anteriormente.
Gratidão pela ajuda
ResponderExcluirMuito obrigada.Foi uma grande ajuda.Sinceros agradecimentos.
ResponderExcluir