Estudo de Livro de Congregação, Semana de 17-23 de maio de 2021, Capítulo 8, Parágrafos, 23-27 e Quadro 8B, Respostas.
Estudo de Livro de Congregação, 17-23 de maio de 2021, Capítulo 8, Parágrafos. 23-27 e Caixa 8B, Respostas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 8 paras. 23-27 e Box 8B.
"David, meu servo, será seu chefe para sempre"
23. O que Jeová prometeu a respeito da reunificação da nação de Israel? E como ele cumpriu sua promessa?
Jeová prometeu, usando uma imagem de duas varas, que em sua mão havia apenas uma vara representando as doze tribos que se tornariam uma única nação. A unidade que foi alcançada então foi um pequeno avanço, pois a unidade maior será impressionante e durável.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová gosta de ver seu povo unido. Que todos possam atendê-lo juntos e não separadamente e por conta própria. É por isso que Jeová prometeu a reunificação da nação de Israel por meio de uma profecia usando duas varas. Estes se tornariam um.
O reino de Judá e o reino de Israel se tornariam uma só nação, como deveria ser. Esta profecia de reunificação teve seu primeiro cumprimento quando uniu a nação de Israel na Terra Prometida em 537 AC. Esta união nesta terra que Jeová prometeu a eles é uma prévia do que acontecerá quando o futuro Rei unir todos os servos verdadeiros sob sua orientação com laços tão fortes que durarão para sempre.
24. Que termos descritivos Jeová usa para se referir ao Rei messiânico? E como será o governo desse rei?
Jeová novamente se refere ao Messias prometido como "meu servo Davi", "um pastor" e "chefe". Mas agora ele também o chama de "rei".
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Este reinado nunca terá fim, será caracterizado pela unidade, seus súditos leais obedecerão às mesmas "decisões judiciais" e todos juntos "viverão na terra". Esse governo também tornará possível que seus súditos se sintam mais próximos de Jeová Deus, que fará “um pacto de paz” com esses súditos.
Na passagem de Ezequiel 37: 24-28, há 5 versículos não muito longos onde fica muito claro que não há outro igual ao Rei messiânico e a importância permanente dele é denotada. Aqui, os termos "meu servo Davi", "rei", "um pastor", "chefe" são usados. Nesta passagem, ele também é chamado de "rei". Sem dúvida, prazos que almejamos ver com a hora marcada.
25. Como a profecia sobre o Rei messiânico foi cumprida?
No Rei messiânico Jesus Cristo as profecias são cumpridas e a partir de 1919 os cristãos ungidos estão sob sua autoridade e em 1935 é reconhecida uma grande multidão que vem de nações, tribos, povos e línguas juntos formam um único rebanho sob a orientação de seu pastor.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová os abençoou com paz, portanto, independentemente de sua esperança ser celestial ou terrestre, todos lhe obedecem, formando assim uma família espiritual de alcance mundial.
Sabemos que desde 1914, Jesus é Rei e Pastor e uma parte foi cumprida quando em 1919 os cristãos ungidos foram colocados sob a autoridade de seu único pastor e Rei messiânico Jesus Cristo. E muito em breve será assim com a grande multidão de todas as nações, tribos, povos e línguas que aguardam a chegada deste Reino, para fazer parte deste rebanho único sob a direção de nosso único pastor.
Um povo solteiro que serve junto com Jeová como ele deseja. Porque, independentemente de nossa esperança de viver no céu ou na Terra, estamos todos sob a mesma autoridade e obedecemos às mesmas decisões judiciais e estatutos de Jeová, formando uma grande família espiritual unida.
RESPOSTAS BASEADAS NO FATO CAIXA 8B, "Três profecias sobre o Messias"
Na caixa 8B também vemos porque vivemos nos últimos dias. Os tempos designados das nações foram cumpridos com a chegada de Cristo, com direito legal ao trono após a perda do trono de Zedequias. E agora os últimos dias estão se cumprindo, todas as profecias do que aconteceria nestes dias estão se cumprindo. Além disso, em 1914 Jesus é coroado Rei e Pastor, em 1919 ele designou o escravo fiel e prudente e os fiéis ungidos reunidos sob sua autoridade. Agora, a grande multidão de outras ovelhas também precisa fazer isso.
26. O que você pode fazer para promover a unidade do paraíso espiritual?
Como parte de uma família mundial unida que oferece adoração pura a Jeová, mantemos o mesmo conjunto de crenças e o mesmo padrão de comportamento, ou seja, somos unidos na mesma mente e na mesma maneira de pensar. O segredo para permanecer unido é cultivar o amor em todas as suas facetas, como empatia, perdão e compaixão, pois a Bíblia diz que este é um vínculo perfeito de união.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Depende de todos nós manter a adoração pura e a unidade do povo de Deus. Nosso esforço para viver com justiça de acordo com as disposições judiciais que a Bíblia nos dá fará com que nos distinguamos da nação de Israel e estaremos sempre inteiros diante dos problemas e situações a que este sistema de coisas nos ataca.
Todos os irmãos e irmãs contribuem com seu grão de areia para que o povo de Deus seja uma grande e extensa praia limpa. Onde você respira ar puro espiritual e não há nada que contamine todos esses grãos de areia. Que nossa união seja tão forte quanto as ondas desta praia. Um lugar, uma família espiritual à qual todos nos orgulhamos de pertencer porque louva e honra o nome de Deus em todos os momentos.
27. a) Que sentimentos essas profecias messiânicas despertam em você? b) O que analisaremos nos próximos capítulos?
Sentimentos de gratidão, apreço e esperança para com nosso Rei Jesus Cristo, que alcançou a unidade do povo de Deus guiando-o com ternura. Analisaremos a questão da restauração mencionada no livro de Ezequiel.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Não há dúvida de que veremos um Reino como nunca vimos ou jamais existimos. Jesus, que ninguém duvida de seu direito legal de governar, estabelecerá um governo que será eterno, bem como suas grandes bênçãos. Só podemos mostrar gratidão e amor por tudo o que Jeová faz por nós; ele nunca negligencia ou esquece seu povo, mas traz o melhor para ele. Estamos felizes e alegres com isso e esperamos o cumprimento dessas profecias em breve.
ADORAÇÃO PURA E VOCÊ
Que lição você aprendeu com o enigma das grandes águias? (Ezequiel 17: 3-10)?
Essas profecias são muito encorajadoras, pois vemos o cumprimento exato que toda a palavra de Deus tem. Não importa o quão ruim a situação pareça, ou quanto poder uma pessoa má possa ter. Jeová e sua vontade triunfarão sobre tudo isso. E ele fará todos os ajustes necessários para remover todo o mal e proteger seu povo, bem como estabelecer seu reinado futuro e o novo mundo.
Depois de ler as profecias de Ezequiel sobre o Messias, você sente que sua confiança no Rei, Jesus Cristo, aumentou? Por quê?
Não temos dúvidas sobre o governo de Jesus, em todas as bênçãos que haverá, em como acabará com todos os sistemas anteriores de governos humanos. E este capítulo fortaleceu ainda mais nossa plena confiança em Jesus, em seu poder e em tudo o que ele fará por suas ovelhinhas.
O que você pode fazer para promover a paz e a unidade do paraíso espiritual?
Todos nós fazemos a nossa parte para que o povo de Deus continue unido e forte neste sistema. Para isso, todas as nossas ações devem ser baseadas na Bíblia, nossas palavras devem ser usadas para edificar os outros, e devemos sempre dedicar tempo para ajudar nossos irmãos, seja na congregação, no ministério ou mesmo nos momentos de relaxamento.
Comentários
Postar um comentário