Estudo da Sentinela, semana de 17 a 23 de maio de 2021, Fortalecendo-nos pela leitura da Bíblia, Respostas sublinhadas.
Estudo da Sentinela, 17-23 de maio de 2021, Como Fortalecemos Lemos a Bíblia, Respostas sublinhadas.
1. Que tipo de provações os servos de Jeová enfrentam?
1 ESTAMOS passando por um teste difícil? Talvez algum irmão na congregação tenha nos machucado (Tiago 3: 2). Ou podemos ser ridicularizados por nossos colegas estudantes na escola ou no trabalho porque servimos a Jeová . - 1 Ped. 4: 3, 4. E se alguém em nossa família estiver tentando nos fazer parar de ir às reuniões ou de falar a outras pessoas sobre nossa fé? (Mat. 10:35, 36). Se o teste está nos fazendo sofrer muito, podemos ser tentados a jogar a toalha. Mas podemos ter certeza de que, seja qual for o nosso problema, Jeová nos dará sabedoria e força para lidar com ele.
2. De acordo com Romanos 15: 4, que efeito pode o lendo a Palavra de Deus?
2 Em sua Palavra, Jeová nos deu explicações detalhadas de como humanos imperfeitos lidavam com situações difíceis. Ele fez isso para que possamos aprender com eles. Isso é o que o apóstolo Paulo escreveu por inspiração em Romanos 15: 4 (leia). Ler essas histórias pode nos dar conforto e esperança. Mas, para isso, não basta apenas ler a Bíblia. Devemos permitir que o que lemos molde nosso pensamento e alcance nossos corações. Quando precisamos de ajuda para saber como lidar com um problema, podemos seguir este método: 1) orar, 2) imaginar, 3) meditar e 4) aplicar. A seguir, analisaremos em que consiste cada uma dessas quatro etapas. * E então usaremos esse método para aprender com duas histórias bíblicas: uma sobre o rei Davi e outra sobre o apóstolo Paulo.
3. Antes de começarmos a ler a Bíblia, o que devemos fazer e por quê?
3 Ore. Antes de começarmos a ler a Bíblia, peçamos a Jeová a ajuda para aproveitar ao máximo o que lemos . Por exemplo, se estamos procurando um conselho para resolver um problema, peça a ele que nos ajude a encontrar os princípios orientadores em sua Palavra (Fp 4: 6, 7; Tiago 1: 5).
ILUSTRAÇÃO
Antes de começarmos a ler a Bíblia, peçamos a Jeová a ajuda para tirar o máximo proveito do que lemos (ver parágrafo 3).
4. O que pode nos ajudar a dar vida a uma história bíblica?
4 2) Imagine. A capacidade de ver com a imaginação é uma dádiva maravilhosa de Jeová. Para dar vida a uma história bíblica, vamos imaginar a cena e tentar nos ver no lugar do personagem principal. Vamos tentar ver as coisas que ele viu e sentir as emoções que deve ter sentido.
ILUSTRAÇÃO
A mesma irmã imagina como seria estar no lugar de Pablo quando ele escreveu uma carta na prisão. Vamos tentar nos ver no lugar do personagem principal da história bíblica (ver parágrafo 4).
5. O que é meditação e o que nos ajudará a fazê-lo?
5 3) Medite. Meditar é pensar cuidadosamente sobre o que lemos e o que isso pode nos ensinar. Isso nos ajuda a conectar ideias e entender melhor o assunto . Ler a Bíblia sem meditar é como olhar as peças de um quebra-cabeça espalhadas sobre uma mesa, mas não colocadas juntas. Meditar é como colocar cada peça em seu lugar para ver a imagem completa. Algo que nos ajudará a meditar é encontrar a resposta para perguntas como estas: “O que esse personagem fez para resolver o seu problema? Como Jeová o ajudou? Como posso usar as lições que aprendi para suportar minhas provações?
ILUSTRAÇÃO
A irmã medita sobre o que leu na Bíblia com a ajuda do livro “Bearing Witness” do Reino de Deus. Vamos pensar cuidadosamente sobre o que lemos e o que isso pode nos ensinar (ver parágrafo 5).
6. Por que devemos aplicar o que aprendemos?
6 4) Aplicar. Jesus disse que se não aplicarmos o que aprendemos, seremos como um homem que constrói sua casa na areia. Você trabalha duro, mas seus esforços são inúteis. Por quê? Porque quando as tempestades e inundações vierem, a casa entrará em colapso (Mt 7: 24-27). Da mesma forma, se orarmos, imaginarmos e meditarmos, mas não aplicarmos o que aprendemos, nossos esforços terão sido em vão. Quando vierem provações ou perseguições, nossa fé não será forte o suficiente . Por outro lado, se estudarmos e aplicarmos o que aprendemos, tomaremos melhores decisões, teremos mais paz e nossa fé será fortalecida (Is 48:17, 18). Vamos seguir essas quatro etapas para ver o que podemos aprender com a história do Rei Davi.
ILUSTRAÇÃO
A irmã prega para uma mulher enquanto elas estão sentadas em um banco de parque. Vamos usar o que aprendemos para tomar decisões melhores, ter mais paz e fortalecer nossa fé (ver parágrafo 6).
O QUE PODEMOS APRENDER COM O REI DAVID?
7. Que história bíblica iremos analisar?
7 Algum amigo ou membro da família traiu nossa confiança? Nesse caso, será benéfico para nós revisar o relato de um filho do Rei Davi chamado Absalão, que traiu seu pai e tentou tirar o reino dele (2 Sam. 15: 5-14, 31; 18: 6-14 )
8. O que podemos fazer para ajudar a Jeová?
8 1) Ore. Com o relato em mente , digamos especificamente a Jeová como nos sentimos por sermos maltratados. - Salmo 6: 6-9. Então, vamos pedir a Ele que nos ajude a encontrar os princípios que nos mostram o que fazer.
9. Como você resumiria o relato de Davi e Absalão?
Imagine. Vamos pensar no que essa história nos conta e imaginar como tudo isso afetou o Rei Davi. Seu filho Absalão lutou durante anos para conquistar a afeição do povo (2 Sam. 15: 7). Quando ele achou que era a hora certa, ele enviou espiões por todo o Israel para preparar o povo para aceitá-lo como rei. Ele veio para convencer Aitofel, que era um amigo próximo e conselheiro de Davi, a se juntar à rebelião. Então Absalão se proclamou rei e tentou capturar e matar Davi, que talvez estivesse gravemente doente na época (Salmos 41: 1-9). Quando Davi soube de tudo, ele fugiu de Jerusalém. Finalmente, o exército de Absalão enfrentou homens leais a Davi. O exército rebelde perdeu e Absalão foi morto.
10. O que o rei Davi poderia ter feito?
10 A seguir, vamos imaginar como Davi deve ter se sentido. Ele amava Absalão e confiava em Aitofel. Mesmo assim, os dois o traíram. Eles lhe causaram muita dor e até tentaram matá-lo. Davi pode ter pensado que seus outros amigos também se juntaram a Absalão e desconfiar deles. Ele poderia ter se concentrado em seus sentimentos e tentado fugir do país sozinho. Ou, em desespero, ele poderia ter desistido . Mas ele não fez nada disso. Em vez disso, passou neste difícil teste. Como você pôde fazer isso?
11. O que o Rei Davi fez nessa situação difícil?
11 Medite. Que princípios podemos aprender com essa história? Podemos nos perguntar: "O que Davi fez para se ajudar?" Ele não permitiu que o medo o paralisasse ou o levasse a tomar decisões precipitadas e imprudentes. O que ele fez foi orar a Jeová pedindo ajuda. Ele também pediu ajuda a seus amigos. E quando ele tomava decisões, ele as colocava em ação rapidamente, sem adiar. Embora estivesse muito magoado, ele não se tornou amargo ou desconfiado. Ele continuou a confiar em Jeová e em seus amigos.
12. Como Jeová ajudou Davi?
12 Como Jeová ajudou Davi? Se pesquisarmos, aprenderemos que Jeová lhe deu a força de que precisava para suportar essa provação. - Salmos 3: 1-8; Jeová abençoou as decisões que Davi tomou e também apoiou os amigos leais do rei enquanto lutavam para protegê-lo.
13. Como podemos seguir o exemplo de Davi se alguém nos magoar? (Mateus 18: 15-17).
13 4) Aplicar. Vamos nos perguntar: "Como posso seguir o exemplo de Davi?" Uma maneira é começar a trabalhar sem demora para resolver o problema. Dependendo das circunstâncias, podemos aplicar - diretamente ou por extensão - o conselho de Jesus encontrado em Mateus capítulo 18 (leia Mateus 18: 15-17). Mas não devemos nos deixar levar pelas emoções e tomar decisões precipitadas. Peçamos a Jeová calma e sabedoria para lidar com a situação. Não deixemos de confiar em nossos amigos e aceitemos a ajuda que eles nos oferecem (Pv 17:17). Mais importante ainda, sigamos o conselho que Jeová nos dá em sua Palavra. - Pro. 3: 5, 6.
O QUE PODEMOS APRENDER COM PAULO?
14. Em que situações a leitura de 2 Timóteo 1: 12-16 e 4: 6-11, 17-22 pode nos encorajar?
14 Nossa família se opõe a servirmos a Jeová? Ou vivemos em um país onde nosso trabalho é muito restrito ou até proibido? Nesse caso, podemos ser incentivados a ler 2 Timóteo 1: 12-16 e 4: 6-11, 17-22. * Paulo escreveu esta parte das Escrituras enquanto estava na prisão.
15. O que podemos pedir a Jeová?
15 Ore. Antes de ler esses versículos, falemos a Jeová sobre nosso problema e como nos sentimos. Vamos ser específicos. Portanto, peçamos a Jeová que nos ajude a encontrar princípios nos relatos de julgamento de Paulo para nos guiar em nosso caso.
16. Qual era a situação de Paulo?
16 Imagine. Vamos nos ver na situação de Paulo. Ele está na prisão em Roma. Apesar de já ter sido prisioneiro, desta vez tem a certeza de que será executado. Ele foi abandonado por alguns de seus companheiros e está totalmente exausto (2 Timóteo 1:15).
17. O que Paulo poderia ter feito?
17 Paulo poderia ter se concentrado no passado e pensado que, se tivesse tomado outras decisões, talvez não tivesse sido preso. Ele pode ter ficado ressentido com os homens da província da Ásia que o abandonaram e começaram a suspeitar de seus outros amigos. Mas ele não fez nada disso. Por que ela conseguiu continuar a confiar em seus amigos e em Jeová?
18. Que atitude Paulo teve?
18 Medite. Podemos nos perguntar: "O que Paulo fez para ajudar a si mesmo?" Sabendo que morreria em breve, ele não perdeu de vista o fato de que o mais importante era glorificar a Jeová. Além disso, ele continuou a procurar maneiras de encorajar outros e orar a Jeová com confiança . - 2 Tim. 1: 3. Ele não ficou obcecado com a ideia de que alguns o haviam abandonado, mas expressou sua profunda gratidão pelo amor e ajuda de seus amigos leais. Ele também continuou a estudar a Palavra de Deus (2 Tim. 3:16, 17; 4:13). Mais importante ainda, ele estava plenamente convencido de que Jeová e Jesus o amavam, não o haviam abandonado e recompensariam sua lealdade.
19. Como Jeová ajudou Paulo?
19 Jeová havia avisado Paulo que ele seria perseguido por ser cristão (Atos 21: 11-13). Como Jeová ajudou Paulo? Ele respondeu a suas orações e deu-lhe força (2 Timóteo 4:17). Ele também lhe garantiu que receberia a recompensa pela qual havia trabalhado tanto e incentivou os amigos leais de Pablo a lhe darem ajuda prática.
20. Como podemos imitar a fé que Paulo expressou em Romanos 8:38, 39?
20 Aplicar. Perguntemo-nos: "Como posso imitar Paulo?" Como Paulo, sabemos que seremos perseguidos por nossa fé (Marcos 10:29, 30). Para ser leais apesar das provações, precisamos orar a Jeová com confiança e ter bons hábitos de estudo. Não devemos esquecer que uma das coisas mais importantes que podemos fazer é glorificar a Jeová. Podemos ter certeza de que ele nunca nos abandonará e que ninguém pode fazer nada para impedi-lo de nos amar (leia Romanos 8:38, 39; Hb 13: 5, 6).
APRENDA COM OUTROS HOMENS E MULHERES NA BÍBLIA
21. O que ajudou Aya e Hector a superar seus problemas?
21 Quaisquer que sejam as nossas circunstâncias, os exemplos da Bíblia podem nos fortalecer. Por exemplo, Aya, uma pioneira do Japão, diz que a história de Jonas a ajudou a superar o medo de participar da pregação pública . Hector, um jovem da Indonésia que serve a Jeová, embora seus pais não sejam Testemunhas, diz que o exemplo de Ruth o ajuda a querer aprender mais sobre Jeová e servi-lo.
22. Como podemos obter o máximo dos vídeos e áudios bíblicos e da seção “Exemplos de fé”?
22 Onde podemos encontrar mais informações sobre personagens bíblicos que nos fortalecerão? Vídeos, reproduções de áudio e artigos na seção “Exemplos de fé” dão vida às histórias da Bíblia. * Antes de vermos, ouvirmos ou lermos essas informações bem documentadas, peçamos a Jeová que nos ajude a encontrar lições práticas para nossa vida. Vamos nos imaginar no lugar do personagem principal. Reflitamos sobre o que ele fez e como Jeová ajudou esse servo fiel a resolver seus problemas . A seguir, vamos aplicar o que aprendemos à nossa situação. Por fim, agradeçamos a Jeová pela ajuda que ele já nos deu e mostremos nossa gratidão por buscar oportunidades de encorajar e apoiar outros.
23. O que Jeová nos promete em Isaías 41:10, 13?
23 A vida neste mundo controlado por Satanás pode ser difícil, e às vezes não sabemos o que fazer (2 Timóteo 3: 1). Mas não precisamos nos preocupar ou ter medo. Jeová sabe o que estamos passando. Quando precisarmos de ajuda, ele promete nos segurar com sua poderosa mão direita (leia Isaías 41:10, 13). Temos certeza de que Jeová nos ajudará, e a Bíblia nos dará forças para superar quaisquer dificuldades.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Quais são as quatro etapas que nos ajudarão a obter o máximo dos exemplos bíblicos?
Ore, imagine, medite e aplique.
O que você aprendeu com os exemplos do Rei Davi e do Apóstolo Paulo?
Aprendi com o Rei Davi que, mesmo que haja pessoas próximas a mim ou irmãos na congregação que me tratem mal ou sem amor, não devo me permitir ficar paralisado de medo ou me levar a tomar decisões precipitadas e insensatas. O que tenho que fazer é orar a Jeová pedindo ajuda.
Sobre qual personagem bíblico você gostaria de estudar mais?
Aprendi com o apóstolo Paulo que, mesmo que passe por situações de oposição ou em que minha vida esteja em perigo, não devo perder de vista o fato de que o mais importante é dar glória a Jeová. Além disso, devo continuar a encontrar maneiras de encorajar outros e orar a Jeová com confiança.
Comentários
Postar um comentário