Encontré Joyas Espirituais : 31 de maio a 6 de junho de 2021, Deuteronômio 1 a 2, Respostas.
Vamos Encontrar Pérolas Escondidas (10 min.)
Dt 1:19; 2: 7. Como Jeová cuidou de seu povo durante os 40 anos em que viajaram pelo “grande e terrível deserto”? (w13 15/9 9 ¶9)
Mostrando repetidamente que eles podiam confiar nele e em suas instruções. E isso ele fazia por meio de uma coluna de nuvem durante o dia e outra de fogo à noite como um lembrete de que os estava apoiando e guiando por aquela terra inóspita, além de suprir todas as suas necessidades básicas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Esta nuvem provavelmente era visível de qualquer lugar do acampamento. Toda a casa de Israel viu que a nuvem do Senhor estava sobre o tabernáculo durante o dia, preparando-se para levantar acampamento, e à noite a coluna de fogo permitia que eles vissem para onde deveriam ir.
Embora Jeová não lhes dissesse em detalhes como iria dirigir, proteger e cuidar deles, ele não os negligenciou em nenhum momento, visto que nunca faltou água ou comida, “suas roupas não se desgastaram e seus pés nem sequer inchar. " (Neemias 9: 19-21.)
Embora Jeová não lhes tenha dito especificamente como iria dirigir, proteger e cuidar deles. Eles sempre tinham tudo de que precisavam, em alimentos e roupas. Eles não careciam de nada. Jeová havia mostrado repetidas vezes que podiam confiar nele, e suas instruções provavam isso. A nuvem de Deus estava sempre com eles, protegendo e guiando-os.
É um deserto que amedronta qualquer pessoa, que vive nele há 40 anos. E, como disse em Neemias, ninguém inchou os pés quando confiaram em Jeová. Ele pode não lhes dizer diretamente como iria liderar, proteger ou cuidar deles, mas não havia dúvida de que não o faria, como ele mostrou tantas vezes.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
Quando as pessoas se mudaram, elas a seguiram até o próximo acampamento e é provável que o local exato tenha sido escolhido em um lugar onde houvesse água e outros fatores necessários para um acampamento daquela proporção.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
Deuteronômio 1:16, 17 fala sobre os critérios divinos de justiça, que hoje são iguais aos do passado. Isso serve de guia para os irmãos a quem foi confiada a responsabilidade de servir em uma comissão judicativa. Eles não devem permitir que o favoritismo ou o medo do homem influenciem suas decisões, mas devem sempre ser tomados de maneira parcial e guiados pelas instruções de Jeová.
Deuteronômio 1: 3, encontramos a expressão "Moisés disse aos israelitas tudo o que Jeová lhe ordenara que lhes contasse". Apesar de servir como porta-voz de Jeová por vários anos (38 anos), Moisés continuou a cumprir essa designação com obediência e consistência. Sem dúvida, vale a pena imitar o exemplo de Moisés para todos nós que, graças a Jeová, temos uma designação na congregação.
Deuteronômio 1: 4, vemos como os israelitas derrotaram os reis Siom e Ogue. No entanto, em
Deuteronômio 2: 4-6, lemos que Jeová os proibiu de atacar as regiões do monte Seir. Isso porque na região de Seir viviam descendentes de Esaú, que eram, por assim dizer, parentes diretos dos israelitas. Disto podemos destacar a benignidade imerecida de Jeová em não colocar nações unidas por sangue para lutarem entre si.
Deuteronômio 1: 2, lemos como a jornada que os israelitas fizeram por 38 anos no deserto foi na verdade equivalente a apenas "onze dias de viagem". No entanto, os 38 anos no deserto foram o preço que pagaram por desobedecer a Jeová Deus. Da mesma forma, a desobediência ao nosso Deus Jeová às vezes tem um preço, às vezes é uma doença, casamentos infelizes, danos físicos ou emocionais. Meditemos sobre o castigo que Israel sofreu por sua desobediência e nos poupemos de momentos de sofrimento.
Deuteronômio 1:13, lemos como Moisés escolheu alguns homens para designá-los como juízes sobre Israel. Nesse mesmo versículo, encontramos as qualidades que buscamos para escolher esses homens. É mencionado que eles deveriam ser “sábios, prudentes e experientes”. Da mesma forma, hoje os irmãos escolhidos para liderar a congregação devem refletir esse tipo de qualidades e cuidar para que não deixem de manifestá-las.
Deuteronômio 1:28 nos oferece uma lição clara sobre comentários negativos. Nesse versículo, é feita menção de como o coração da nação de Israel estremeceu ao ouvir o relato desanimador de alguns que haviam sido enviados para espionar a terra. O resultado foi que toda aquela geração foi impedida de entrar naquela "boa terra". Ao contrário, devemos ter muito cuidado com os comentários negativos que podemos ouvir até dentro da mesma congregação, pois como os vimos pode enfraquecer a nossa fé e podemos reclamar da maneira como Jeová dirige a congregação.
Deuteronômio 1: 6-8. Jeová agora diz a seu povo que eles já estão aqui há algum tempo e que é hora de irem para a terra que ele prometeu a Abraão, Isaque e Jacó. Aprendemos com isso que Jeová sabe o que seu povo precisa na hora certa. Da mesma forma, Jeová trará a terra que nos prometeu na data em que decidiu ser a época ideal para seu povo atual.
Deuteronômio 1:11. Naquela época o povo de Deus se multiplicava, eles se abençoavam para que se multiplicassem mil vezes mais. O povo de Deus hoje também é abençoado por se multiplicar e vemos como isso cresce ano após ano em todo o mundo. E é por isso que Deus nomeia muitos irmãos para liderá-los. Isso nos faz regozijar em ver como Deus cuida de nós o tempo todo.
Deuteronômio 1:16. Percebemos que a justiça se aplica a todos igualmente. Sobre um homem, seu irmão e até residentes estrangeiros, mulheres, viúvas e órfãos. Tanto o pequeno quanto o grande eram orelhas da mesma maneira. Aprendemos que não devemos menosprezar ninguém, todas as pessoas merecem o mesmo tratamento e justiça, sejam homens, mulheres ou crianças.
Deuteronômio 1:17, a primeira parte. A justiça de Deus não é parcial, mas universal e trata a todos com igualdade e com o mesmo respeito e dignidade. Devemos imitar essas qualidades, a palavra de uma criança vale o mesmo que a de um adulto, e devemos defender o mesmo. Se tratarmos todos os nossos irmãos da mesma forma, independente de sexo, idade ou raça, seremos imparciais conforme a justiça de Deus.
Deuteronômio 1:17, a segunda parte. Aqui fica claro que temos que ser humildes e saber quais são as nossas capacidades. Se nos é apresentado uma situação ou caso que excede as nossas qualidades e conhecimentos, o que devemos fazer é deixá-lo nas mãos de uma pessoa qualificada. Não finja que sabemos e tomamos decisões sem conhecer os fatos, isso seria agir de forma egoísta e não humilde.
Deuteronômio 1:21. Este versículo é muito claro e nos diz: "Não tenha medo nem fique apavorado." Quando estivermos passando por uma situação que nos cause medo ou angústia, vamos nos lembrar desse versículo. Não devemos ter medo de nada nem de ninguém, porque o espírito de Jeová está sobre nós.
Deuteronômio 1:23. Moisés achou que era uma boa sugestão, se a analisássemos poderíamos ter dito a mesma coisa, mas sabemos que o resultado não foi bom. Às vezes, boas sugestões acabam mal, não devemos tentar fazê-las funcionar. Se tomamos uma decisão que não está funcionando como deveria e pode nos fazer tropeçar, é sempre melhor recuar e mudar o curso para um melhor.
Deuteronômio 1:29, 30. Não há desafio que o povo de Deus não possa vencer, porque Jeová está à nossa frente. Não sejamos como os israelitas que mais uma vez não confiaram em seu poder. Se confiarmos em Deus em todas as decisões e situações de nossa vida, seremos capazes de superá-las e superar o medo.
Deuteronômio 1:35. Jeová purificou de seu povo toda a geração que não tinha fé nele e buscava mais seu próprio bem-estar e interesses. Embora nos machuque que isso esteja acontecendo hoje, podemos ter certeza de que Jeová também purificará de seu povo presente todos os apóstatas, infiéis ou mal intencionados em relação a seus irmãos.
Deuteronômio 1:39. Os filhos que ainda não conheciam o que é bom e o que é mau são os que entrarão na terra que ele lhes prometeu. Daqui aprendemos uma lição que costumamos usar muito sobre as crianças, que em certo sentido - sem ser ingênuos ou dar desculpas - devemos imitar certos aspectos, como não tentar saber o que não devemos, esquecer e perdoe como eles fazem, aproveite a vida despreocupada em união com Deus.
Deuteronômio 1: 41-43. Como eram esses israelitas? Eles eram teimosos. Primeiro eles reclamaram e temeram morrer por lutar contra o que não podiam. Jeová ficou zangado, e agora eles rapidamente começaram a lutar quando ele lhes disse para não irem e que não tinham mais sua aprovação. Eles não teriam tanto medo. Não sejamos teimosos como eles foram, se algo nos dizem, será por algo. Não vamos insistir em fazer o que sempre queremos.
Deuteronômio 2: 4-7. Vemos a sabedoria e o respeito de Deus. Jeová disse-lhes que ficariam com medo. Mas não por isso eles podiam fazer nada, ele disse para ter cuidado. Por um lado vemos a sabedoria de Deus, quando há medo uma pessoa fica mais imprevisível e por isso se preocupa. E, por outro lado, o respeito de Jeová. Eles tiveram que pagar por tudo que consumiram, não aproveitar esse medo e superar isso, é assim que Deus não age de forma diferente desse sistema.
Deuteronômio 2: 8, em sua última parte. Essas mudanças de curso nos ensinam que o caminho que conduz à vida eterna é estreito, com muitas pedras onde podemos tropeçar. Muitas vezes não podemos tomar a saída fácil ou o caminho reto, mas devemos mudar o curso para progredir. Não nos sentimos como se fosse um retrocesso ou um retrocesso, pelo contrário, estamos sendo cautelosos como Deus quer do seu povo.
Deuteronômio 2:30. O espírito de Deus permitiu que ele se tornasse teimoso para que fosse entregue em suas mãos. Quando passarmos em um teste, não vamos pensar: "por que isso está acontecendo comigo?" Se pensamentos como esses passarem por nossa mente, mudemos rapidamente de atitude, refletindo que esta provação pode ser um verdadeiro exemplo de testemunho de nossa fé e confiança em Jeová.
Obrigada pela ajuda, tirei muito proveito
ResponderExcluir