Encontré Joyas Espirituais: 17-23 de maio de 2021, Números 32-33, Respostas.
Encontré Joyas Espirituais (10 min.)
Núm 33:54. Como a terra foi distribuída entre as tribos de Israel? (it-2 238 parágrafo 2).
A localização geográfica das tribos foi distribuída por sorteio e embora fosse invariável, a extensão da herança foi ajustada de acordo com o tamanho da tribo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
É por isso que as fronteiras foram delimitadas e que a herança da tribo de Simeão foi tirada da tribo de Judá, foi reduzida a eles quando se viu que era grande demais para eles, então os descendentes de Simeão receberam a propriedade de suas terras em uma parte proporcional do que corresponde à tribo de Judá.
A localização foi feita por sorteio e a extensão de acordo com o tamanho da tribo proporcionalmente. Dessa forma, a distribuição seria justa para todos e todos teriam o que lhes era devido. Todos os tipos de mal-entendidos e disputas seriam evitados com esses dois critérios estabelecidos por Deus, denotando sua sabedoria e ordem em uma decisão tão importante.
A extensão foi feita proporcionalmente ao tamanho das tribos. Isso é por justiça, onde ninguém teria mais do que ninguém sem nenhum motivo ou justificativa, ou porque a terra era limitada, na verdade, Judá era visto como grande demais. Todos tinham o mesmo de acordo com seu tamanho, e não como acontece hoje, essa riqueza está nas mãos de poucos.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
Ressalte-se que o aumento ou diminuição da extensão da herança não foi determinado apenas pelo critério da proporcionalidade, visto que, por exemplo, a tribo de Dã, a segunda mais populosa, recebeu uma das menores extensões de terra, que indica que outros critérios devem ser levados em consideração, como o número de cidades da região, a orografia do terreno e a qualidade do solo para cultivo.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
Números 32: 1-5 fala sobre como a tribo de Gad pediu para se estabelecer na região pecuária a leste do Jordão, residindo ali implicava enfrentar grandes desafios, já que as tribos do lado oeste do rio tinham uma defesa natural contra invasões: o Vale do Jordão , mas Jacó assegurou-lhes que, se reagissem, os invasores se retirariam humilhante. Hoje, como cristãos, suportamos as pressões e fardos do sistema de Satanás e, embora não tenhamos proteção milagrosa para nos poupar da luta, permanecer espiritualmente fortes nos ajudará a nos defender de acordo com a orientação divina.
Em Números 33:52 , vemos como Jeová ordenou aos israelitas que expulsassem os habitantes da terra e suas imagens, visto que não deviam fazer pactos com esses habitantes, mas desobedeceram a Deus, cometeram idolatria e fizeram uma aliança matrimonial. Isso me ensina a importância de obedecer aos mandamentos de Jeová, visto que são para nosso próprio benefício e por sua vez nos impedem de cair nas armadilhas de Satanás, além de que nosso serviço a Jeová seja como ele quiser, mostrando lealdade.
Em Números 32:12 , aprendemos de Josué e Calebe, visto que é mencionado que eles seguiram a Jeová “totalmente”, eles estavam entre os doze homens que foram enviados para espiar a Terra Prometida, mas dez dos espias tentaram dissuadir Israel de entrar Canaã por medo de seus habitantes. Mas Josué e Caleb não se rebelaram e, como resultado, eles entraram na Terra Prometida junto com uma nova geração. Da mesma forma, se formos fiéis a Jeová e o servirmos com integridade, poderemos desfrutar de muitas bênçãos e vida eterna no paraíso.
Em Números capítulo 33, pelo menos 40 lugares onde os israelitas acampados são mencionados, é provável que às vezes eles estivessem em um lugar confortável e sombreado naquele deserto e que, quando se mudaram, pensaram que essa mudança só os prejudicaria, mas não sobreviveu sem o cuidado e a orientação de Jeová. Hoje pode ser difícil para nós aceitar qualquer mudança dentro da organização, e nos sentirmos oprimidos como os israelitas, já que talvez estivéssemos confortáveis em como certas coisas eram feitas, no entanto, se nos esforçarmos para obedecer e fazer as mudanças que ditam a organização, nós vai ver a bênção de Deus.
Números 32: 20-22 fala sobre como, nos dias de Moisés, eles se prepararam perante Jeová para a guerra. Embora não lutemos literalmente com armas hoje, se enfrentarmos oposição diária e armadilhas do mundo de Satanás, temos a Bíblia e publicações para defender a verdade e, portanto, estar equipados para defender nossas crenças.
Números 32: 4,5 . Esses filhos de Rúben e Gade viram o bem que estava diante de seus olhos e queriam aquelas terras, eles só pensavam nisso e não no que Jeová lhes havia prometido. Esses homens só pensavam em si mesmos e em suas necessidades, eram egoístas e arrogantes. Se é verdade que temos que atender às necessidades físicas de nossa família, devemos fazer o mesmo com as espirituais, e nunca perder de vista o que realmente importa, o Reino de Deus.
Números 32: 6,7 . Moisés foi claro na resposta que deu a eles e o fez ver seu comportamento. Enquanto seus irmãos iam para a guerra, eles ficavam lá, desfrutando de uma terra conquistada por Jeová. Como servos de Deus, devemos estar dispostos a fazer sacrifícios em nossas vidas, mudanças que nos permitam trilhar o caminho que conduz ao que a vida realmente é, e não tentar nos encaixar neste sistema que logo será destruído.
Números 32: 9 . Esses homens desencorajaram a cidade. Nossa atitude pode ter o mesmo efeito em nossos irmãos e na atmosfera geral da congregação. É por isso que sempre queremos ser fortes no sentido espiritual e que nossas conversas, palavras e objetivos na vida são para edificar a nós mesmos e a todos os nossos irmãos em um sentido espiritual e não material.
Números 32:10 . Jeová estava muito zangado com eles e sua mentalidade. E não queremos que isso aconteça conosco. Prometemos entregar nossa vida a Jeová, por isso não devemos desistir. Este sistema tentará nos fazer ver as coisas boas nele e tentar encontrá-las, negligenciando o que realmente importa. Não vamos cair nessa armadilha e sejamos sempre justos aos olhos de Jeová, para que ele seja feliz conosco.
Números 33: 1 . Notamos a sabedoria e a ordem de Jeová no deslocamento de um povo tão vasto. Eles fizeram isso em ordem, eles saíram em grupos de acordo com seus exércitos liderados por Moisés e Aarão. Devemos imitar a mesma ordem em tudo o que fazemos, no planejamento de nossas vidas. Assim como saímos no ministério bem organizados em grupos, se implementarmos a mesma ordem que Jeová nos ensina em nossa vida, eles serão mais simples, sem tantos acontecimentos inesperados e nos ajudarão a nos concentrar no que é realmente importante.
Números 33: 3. Vemos que eles saíram depois da Páscoa. Ou seja, eles enfrentariam um caminho difícil e cheio de confiança para esta celebração. Essa mesma confiança é dada a nós semana após semana por nossas reuniões congregacionais. É por isso que devemos aproveitá-los, e também devemos aproveitar as assembleias, um momento muito especial que sempre nos lembramos, e do qual tiraremos ainda mais proveito se os deixarmos cheios de confiança e começarmos a trabalhar. em nosso serviço a Deus.
Números 33: 6. Em Ezam, o deserto começou. Possivelmente neste ponto estariam vendo o que enfrentariam e que seria muito difícil. O mesmo acontece na vida do cristão, uma vez que ele decide servir a Deus. A princípio pode parecer um deserto, mas com o passar do tempo nos alegramos muito, apesar dos problemas, porque confiamos plenamente em Jeová e nos apoiamos uns aos outros para superar os obstáculos que surgem. Vamos continuar fazendo isso para o bem-estar do povo de Deus.
Números 33: 9-36 . Todas as paradas que Moisés e Arão fizeram foram em lugares que lhes permitiriam continuar avançando. Esse sistema pode nos forçar a fazer muitas paradas, todas para nos permitir continuar avançando no nosso serviço a Jeová e honrar e louvar o nome de Deus em cada uma delas.
Números, capítulo 33 . Vemos todo um roteiro de todos os movimentos que os israelitas fizeram em sua jornada. Um cristão é bom ter um roteiro sobre o seu serviço a Deus, isso lhe permitirá ter uma perspectiva do futuro, o que é bom porque nos mantém sempre distraídos para as tentações deste sistema porque estamos constantemente pensando em como melhorar nosso serviço a Jeová e, ao fazermos isso, sairemos mais fortes ao ver como avançamos em nossas metas.
Números 33:52 . Assim como Jeová ordenou aos israelitas que fizessem isso. Temos que expulsar de nossas vidas todos aqueles que fazem tropeçar ou enfraquecem nossa fé. Seja coisas materiais ou amigos tóxicos. Devemos descartar de nossa vida qualquer coisa que possa nos incitar a fazer algo que vai contra a vontade de Jeová.
Números 32: 5 . Neste texto podemos confirmar a veracidade da Bíblia, há vários séculos Jacó profetizou que os descendentes de Gade receberiam constantemente ataques de nômades saqueadores, mas ainda assim eles se defenderiam com sucesso, antes de entrar na Terra Prometida, a tribo de Gade pediu para colonizar Na região de gado a leste do Jordão, viver ali representava desafios significativos, pois era uma área sempre exposta à invasão de nômades famintos, alguns dos quais enxameavam todos os anos em busca de pasto, embora esta fosse uma desvantagem que permitiria aos gaditas para se defender e assim cumprir a profecia.
Números 32:12 . Josué e Calebe, homens de coragem, provaram que você pode andar nos caminhos de Deus e permanecer com integridade quando outras pessoas param de confiar em Jeová, eles estavam entre os doze homens que foram enviados para espionar a Terra Prometida, dez dos espias que eles tentaram para dissuadir Israel de entrar em Canaã por medo de seus habitantes, no entanto, Josué e Calebe disseram encorajados que Jeová sem falta lhes daria uma terra que dava leite e mel, visto que aquela geração de israelitas não tinha fé ou coragem, eles nunca entraram em Na terra da promessa, Josué e Calebe entraram porque demonstraram que confiavam em Deus.
Números 32:12 . Calebe filho de Jefuné era uma pessoa leal a Jeová, dos doze espias que foram espionar a terra prometida, só ele e Josué deram um excelente testemunho e por isso, ele foi o único daquela geração adulta, além de Josué e alguns levitas, que entraram na Terra Prometida, ao entrarem na Terra Prometida foram recompensados por sua lealdade ao conceder-lhe uma parte da terra e viver seus últimos dias em paz, mas ainda dispostos a servir a Jeová, mesmo sendo um ex-servo quem não é mencionado com tanta frequência, é um excelente exemplo de lealdade a Deus.
Números 32:28 . Moisés deu uma ordem sobre os filhos de Gade e os filhos de Rúben quando eles entraram na terra prometida ao sacerdote Eleazar, Josué filho de Num e aos chefes das casas paternas das tribos de Israel, é interessante ver que Moisés que estava prestes a deixar de ser o líder de Israel já estava deixando instruções importantes para seus sucessores para que soubessem como deveriam agir em situações futuras, ele já estava praticamente treinado para responsabilidades importantes, o exemplo de Moisés demonstra o quão importante e vital treinar jovens servos de Jeová para se preparar para responsabilidades futuras.
Números 33: 2 . Moisés estava anotando os pontos de partida das etapas de sua jornada desde sua saída do Egito até aquele momento, mas Moisés fez isso por ser uma ordem direta de Jeová, pode ser que o fato de esses dados terem sido incluídos nas escrituras tivesse a função demonstra que Jeová cuidou, alimentou, aconselhou, puniu e retificou Israel ao longo de sua jornada e em todos os pontos onde os israelitas se estabeleceram, quando já estivessem na terra prometida eles se lembrariam de todo o bem que Jeová fez por eles, mesmo quando estamos no Novo Mundo, sempre nos lembraremos de todas as demonstrações de amor de Jeová.
Números 33: 4 . Neste texto vemos que as pragas que Jeová enviou contra os egípcios serviram para humilhação e demonstração do poder divino, em primeiro lugar muitas das pragas que foram enviadas para dar um duro golpe que atingiu os egípcios, seus animais e suas colheitas, em segundo lugar as pragas serviram como forma de humilhar os falsos deuses do Egito, pois foi demonstrado que eram simples representações que eram inúteis e em terceiro lugar a última praga que foi a morte do primogênito do Egito serviu como um aviso do grande erro de se opor a Jeová.
Números 33: 50-53 . Jeová disse a Moisés que antes de os israelitas se estabelecerem na terra prometida, eles teriam que expulsar todas as pessoas iníquas e destruir seus ídolos, uma das razões para tal ordem é que a má influência dessas nações deveria ser eliminada para que isso pudesse ter um efeito devastador na fé dos israelitas e na possibilidade de adotar seus costumes, Jeová esperava que seu povo não fosse contaminado com idéias ou costumes das nações que não o adoravam, da mesma forma, Jeová espera que seus servos evitem de todo custa a influência negativa do mundo maligno de Satanás.
Números 33:55 . Os israelitas tinham uma missão muito importante, deviam expulsar os habitantes da terra, pois seriam um incômodo constante como se fossem farpas em seus olhos e espinhos em seus lados além do fato de que os habitantes daquela região constantemente assediariam eles, embora alguns desses habitantes tenham desaparecido, outras nações da mesma região perseguiriam a nação de Israel repetidas vezes, da mesma forma que sofremos constantemente o assédio de pessoas que não conhecem a Jeová, em tais situações é importante manter a calma e confiar em Jeová.
Muito bom parabéns
ResponderExcluirParabéns Gostei
ResponderExcluir