TESOUROS DA BÍBLIA, Semana De 26 de abril a 2 de maio de 2021, “Uma pessoa pode fazer a diferença?”, Discurso Preparado
TESOUROS DA BÍBLIA: 26 de abril 2 de maio de 2021, “Uma pessoa pode fazer a diferença?”, Discurso.
"Será que uma pessoa pode fazer a diferença?" (10 minutos)
Os israelitas estavam prestes a cruzar o rio Jordão para entrar na terra que Deus havia prometido a eles. Um dia, alguns estrangeiros vieram convidar os homens para um banquete. Pode ter parecido uma oportunidade única e atraente de fazer novos amigos, dançar e comer bem.
Embora os costumes e a moral dessas mulheres não estivessem de acordo com a lei que Deus havia dado à nação de Israel, alguns homens podem ter pensado que ele tomaria cuidado e que nada aconteceria com eles.
Mas o que houve? A Bíblia nos diz: no texto que vamos ler, dirija sua atenção para o livro dos números 25: 1,2, se você o encontrou, por favor, acompanhe-me com a leitura. Diz assim: Quando Israel vivia em Shittim, o povo passou a ter relações sexuais imorais com as filhas de Moabe. 2 E as mulheres convidaram o povo para os sacrifícios de seus deuses, e o povo começou a comer e se prostrar diante de seus deuses.
Na verdade, essas mulheres queriam que os israelitas adorassem falsos deuses. E foi isso que eles fizeram, por assim dizer, os israelitas morderam a isca.
O rei de Moabe ofereceu muito dinheiro a um homem chamado Balaão para amaldiçoar Israel. No final, Balaão planejou algo para fazer os israelitas pecarem e fazer com que o próprio Jeová os amaldiçoasse.
Para fazer isso, ele escolheu a isca com cuidado: ele enviou alguns jovens moabitas ao acampamento israelita para seduzir os homens e ... um grande número de israelitas caiu na armadilha.
Qual foi o resultado do plano de Balaão? Para responder a essa pergunta, vamos ler o que o livro de Números 25: 3-5 menciona, diz: Então Israel se juntou à adoração de Baal de Peor, e Jeová se zangou com Israel. Jeová disse a Moisés: "Pega todos os líderes deste povo e enforca-os diante de Jeová em plena luz do dia, para que Jeová cesse de se irar contra Israel." Então Moisés disse aos juízes de Israel: "Cada um de vocês mate os seus homens que se juntaram ao culto a Baal de Peor."
De acordo com o texto diário, por que tantos israelitas caíram na armadilha de Balaão? Porque eles eram egoístas e só pensavam em seu próprio prazer. Eles também se esqueceram de tudo o que Jeová havia feito por eles.
Esses israelitas infringiram a Lei de Deus de duas maneiras: curvaram-se aos falsos deuses e cometeram atos de imoralidade sexual.
Por que o que eles fizeram foi tão lamentável? Por enquanto. Se esses milhares de homens não tivessem violado a Lei de Deus, em pouco tempo teriam cruzado o Jordão e entrado na terra prometida ... Vamos voltar à história e ler os versículos 6 a 11 do mesmo Livro dos Números em Capítulo 25, se assim for encontrado, lê-se assim: Mas, bem naquele momento, um israelita apareceu com uma midianita e a levou para onde seus irmãos estavam diante dos olhos de Moisés e de todo o povo de Israel enquanto choravam no entrada da tenda de reunião. 7 Quando Finéias, filho de Eleazar, filho do sacerdote Arão, o viu, ele imediatamente se levantou do meio do povo e agarrou uma lança.8 Então ele entrou na tenda atrás do israelita e perfurou os dois - o israelita e a mulher - pelos genitais. Só então o flagelo contra os israelitas parou. Os que morreram do flagelo foram 24.000. Jeová disse então a Moisés: “Finéias e o filho de Eleazar, filho do sacerdote Arão, desviaram a minha ira do povo de Israel, porque não tolerou que eu tivesse rival entre eles. É por isso que não exterminei os israelitas em minha insistência em receber devoção exclusiva.É por isso que não exterminei os israelitas em minha insistência em receber devoção exclusiva.É por isso que não exterminei os israelitas em minha insistência em receber devoção exclusiva.
Graças à coragem de uma única pessoa, Jeová parou de ficar zangado com os israelitas.O que nós, que vivemos nestes últimos dias, aprendemos com esses acontecimentos? Sim, muitíssimo, aliás, lembrando desses acontecimentos, os apóstolos Paulo escreveram a advertência, conforme mencionado em 1 Coríntios 10:11, visto que mostra que essas coisas aconteceram aos israelitas, para servir de exemplo e foram escritas como advertência para quem acabou com os sistemas.
Estamos muito próximos do novo mundo. Então, em certo sentido, somos como os israelitas na entrada da Terra Prometida ... Hoje, o mundo é mais obcecado por sexo do que os moabitas, e é fácil para essa obsessão influenciar os Servos de Deus. . Na verdade, a imoralidade sexual é a isca que funciona melhor para o diabo.
Pergunte-se: «O que é que prefiro? Desfruta de um prazer egoísta que dura pouco tempo? Ou viver para sempre no Novo Mundo?
Estamos muito próximos do novo mundo. Então, em certo sentido, somos como os israelitas na entrada da Terra Prometida ... Hoje, o mundo é mais obcecado por sexo do que os moabitas, e é fácil para essa obsessão influenciar os Servos de Deus. . Na verdade, a imoralidade sexual é a isca que funciona melhor para o diabo.
É necessário estar sempre alerta ... Esteja ciente de que a imoralidade está em toda parte ... O primeiro passo a evitar é a pornografia: Ela está em todo lugar: Revistas, livros, canções, programas de televisão e também a Internet.
Neste caso, a advertência que aparece em Tiago 1: 14,15 se encaixa muito bem, pois ali menciona que a pessoa é seduzida por seu próprio desejo egoísta. Portanto, quando os maus pensamentos vierem, vamos rejeitá-los imediatamente. Se por acaso vir imagens eróticas, olhe para o outro lado, desligue o computador ou mude de canal. Não permita que maus desejos entrem em sua vida, caso contrário, eles podem se tornar tão fortes que se torna muito difícil controlá-los.
As más companhias também podem nos fazer cair ou ver a imoralidade como inofensiva ... O mundo da imoralidade vê de forma diferente de como a vemos ... vamos cuidar disso na escola, no trabalho ou nas redes sociais.
Provérbios 13:20 diz que todo aquele que anda com os sábios se tornará sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal. Tenha como objetivo compreender todo o caminho do bem por meio da Bíblia e, assim, evitar sofrimento desnecessário
Todos os dias, os servos de Jeová demonstram corajosamente que odeiam o que é mau e amam o que é bom. Não importa a sua idade, você pode ser leal a Jeová. Um jovem cristão enfrentou uma situação difícil na escola.
Um colega disse a ela que ela faria sexo com ele se ele a ajudasse com um teste de matemática. O que esse jovem fez? o mesmo que José quando a esposa de Potifar quis seduzi-lo: Ele mesmo explica que recusou imediatamente e, portanto, pôde permanecer fiel aos princípios bíblicos e manter sua dignidade.
Os prazeres temporários que a imoralidade produz quase sempre terminam em dor e angústia de consciência. Em vez disso, a obediência a Jeová sempre traz felicidade duradoura.
Portanto, continuemos a orar a Jeová e pedir-lhe que nos ajude (…) para sermos diferentes do mundo, é preciso muita coragem e, para alcançar a coragem necessária, precisamos ter nosso Deus por perto.
Portanto, como o título desta tarefa pergunta: Uma pessoa pode fazer a diferença?
Sim, como fineheas, com a ajuda de Jeová podemos fazer a diferença e, assim, alegrar o coração do nosso Deus Jeová.
Comentários
Postar um comentário