NOSSA VIDA CRISTÃ 2021, Semana de 12 a 18 de abril, Vídeo Digamos o que “serve para edificar”, Análise e Respostas.
NOSSA VIDA CRISTÃ, 12 a 18 de abril de 2021, Vídeo Digamos o que “serve para edificar”, Análise e Respostas.
Diga o que “serve para edificar os outros” (7 minutos): Discussão com o público. Reproduza o vídeo. Então pergunte:
Qual é o efeito das reclamações e comentários negativos?
Um dos efeitos é que eles fazem as pessoas ao nosso redor se sentirem tristes e envergonhadas. No caso do irmão do vídeo, seus comentários negativos afetaram até mesmo as emoções de sua esposa e também a unidade da congregação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Também vemos que uma atitude como você está crescendo. Talvez primeiro comece com comentários negativos dentro da própria família, mas talvez mais tarde também comecemos a falar negativamente sobre os irmãos em nossa congregação, o que é muito perigoso, pois pode perturbar a unidade e o amor da congregação.
No caso do irmão do vídeo, ele estava ciente do problema que estava tendo. Isso, em parte, é de grande ajuda para podermos melhorar. No entanto, às vezes alguns irmãos nem percebem que são assim. Neste caso, devemos ajudá-los e aconselhá-los com muito tato para que vejam sua má atitude e possam corrigi-la. E se for alguém que tem essa atitude ruim, então aceite conselhos e ajude e mude essa atitude e assim sempre diga coisas que sirvam e edifiquem os outros.
O irmão foi muito claro. Ele mesmo diz e admite que envergonhou a esposa. Ele mesmo usa a palavra vergonha. Uma situação, um convite para que ambos ficassem felizes e desejosos de se divertir com os irmãos, radicalmente mudada apenas por um comentário que pode ser amargo para alguém naquela noite, o constrangimento.
Foi de um momento feliz para um momento estranho e será lembrado como um momento estranho. Devemos ter cuidado para não exagerar nos comentários, temos que conter o nosso espírito para não perdermos algo que pensamos ser inofensivo, mas se o tivéssemos pensado melhor não o teríamos dito, porque sabemos que é fora de questão. lugar ou pode ser desconfortável para alguém.
O irmão estava ciente de que estava se tornando uma pessoa rude, onde seus comentários geravam efeitos negativos e constrangimento para sua esposa. Ele inicialmente não quis falar sobre isso e vemos a preocupação de sua esposa no vídeo. Nossa maneira de falar pode edificar outras pessoas ou gerar muitos problemas. Vamos usar um discurso cristão sem comentários negativos ou reclamações, que nosso discurso sirva para edificar os outros.
O que ajudou o irmão do vídeo a mudar?
Junto com sua esposa procuro informações na Biblioteca Online, sob o tema “Como Devemos Falar”. Eles encontraram o texto de Efésios 4:29 que diz: “Não saiam da tua boca palavras corruptas. Pelo contrário, tudo o que dizem serve para edificar ”. O irmão entendeu que deveria mudar sua atitude ruim, pois percebeu que palavras negativas são tão nojentas quanto comida estragada.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Vemos também que o irmão não se limitou apenas a estudar informações, mas seguiu um plano que o ajudará a erradicar essa má atitude. O que ele fez foi pensar antes de falar e parabenizar alguém após cada reunião pelo bem que eles fazem. Seguir esse plano prático fez com que você percebesse como é bom falar bem aos outros.
O irmão foi se dando conta aos poucos. Ele sabia que às vezes estava exagerando, mas agora decide mudar e pede ajuda a seu complemento perfeito, sua esposa. Quem estaria esperando e orando a Deus por este momento que chegasse, ela não usa suas palavras ou aproveita a situação para censurá-lo por todas as situações em que se sentiu mal, mas, em vez disso, coloca Deus à frente - talvez o que ela faria gostei de dizê-la - e juntos eles se voltaram para a Bíblia em Efésios 4:29.
O coração do irmão tocou as palavras de Efésios 4:29 e as comparou a comida estragada. Assim, sua fala foi corrompida. Um discurso que tudo o que ele estava fazendo estava destruindo. Destruindo seu relacionamento com os outros, e ela também estava destruindo lentamente seu relacionamento com o marido, embora ele não soubesse. E isso não parou por aí, uma coisa assim não muda de dia para dia, então o irmão traçou um plano.
O irmão traçou um plano, uma estratégia que se propôs a fazer um esforço e a mudar gradativamente esse jeito arraigado de falar. O plano é que agora, antes de dizer qualquer coisa, você pare para pensar e refletir sobre as palavras que usa e o efeito delas nas pessoas. Ele também estabeleceu como objetivo parabenizar os irmãos no encontro pelas coisas boas que fazem, isso o ajudará a não sentir ciúmes ou comparar-se com os outros, mas a ver o que os irmãos têm de bom e suas qualidades. E outro objetivo foi o tema das conversas, que é ter saúde e cuidar.
Comentários
Postar um comentário