NOSSA VIDA CRISTÃ 2021, Semana de 12 a 18 de abril, Romper as correntes da pressão dos pares, Vídeo do quadro-negro animado, Análise e Respostas.
NOSSA VIDA CRISTÃ, 12 a 18 de abril de 2021, Vídeo do quadro animado, Análise e Respostas.
Rompa as cadeias da pressão dos pares (8 min.): Discussão com o público. Reproduza o vídeo no quadro branco animado. Então pergunte:
Que problema muitos enfrentam?
Os problemas e as pressões que temos são muitos, já sabemos. Estudos, pressão dos colegas para fazer sexo, trapaças, fumo, drogas ... há muitas coisas ruins que esse sistema nos estimula a fazer. Sabemos que todos são prejudiciais, mas se repete tanto que podemos pensar que estamos perdendo coisas, mas não é assim, o que estamos fazendo é perder muitos problemas. Do contrário, se fizéssemos o que eles nos dizem, teríamos muito mais problemas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Além das ocupações comuns que envolvem ser jovem, como ir à escola, fazer tarefas domésticas e cumprir tarefas domésticas, nossos jovens enfrentam a pressão dos colegas, na qual muitos outros jovens os incentivam a fumar, beber, trapacear ou levar uma vida imoral.
E é que, além de como é difícil resistir à pressão dos colegas, vendo-os se divertindo fazendo coisas ruins, muitos jovens podem chegar a pensar que o que fazem não é tão ruim ou que estão perdendo alguma coisa. Se em algum momento nos sentirmos assim, o texto de Êxodo 23: 2 nos ajudará muito.
O que Êxodo 23: 2 nos aconselha?
Esse texto nos aconselha que não devemos ir atrás da multidão, ou seja, não devemos fazer algo só porque os outros o fazem. Em vez disso, devemos tomar nossas próprias decisões porque ceder à pressão dos colegas nos tornaria escravos do que os outros fazem.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A liberdade tem sido uma das razões pelas quais muitas guerras foram travadas e muitas pessoas morreram. Devemos ser felizes por poder escolher o que queremos fazer e justamente não ceder à pressão do que os outros fazem nos permite exercer plenamente nossa liberdade.
O Êxodo nos avisa que não precisamos ir e correr com a multidão. Não vamos fazer as coisas só porque todo mundo faz. Em vez disso, tomamos nossas próprias decisões. O difícil é não fazer o que todos fazem, isso é muito fácil, o difícil é fazer o que ninguém faz, e é assim que fazemos, porque é o nosso viver cristão que conduz à vida eterna, e enquanto temos vidas mais simples e sem tantos problemas.
Quais são as quatro etapas que nos ajudam a superar a pressão dos colegas?
O primeiro é estar sempre alerta para um perigo que represente uma pedra de tropeço. A segunda é parar para pensar e refletir. A terceira etapa é se preparar com antecedência para lidar melhor com essas situações. E o quarto passo é agir. As anteriores se referiram ao nosso treinamento e preparação, na quarta etapa agimos dizendo não com firmeza a uma tentação prejudicial.
RESPOSTA OPCIONAL
O primeiro passo, ficar alerta, nos permite detectar possíveis e potenciais situações que podem ser muito prejudiciais às nossas vidas. Com a guarda erguida, podemos detectar essas situações e tomar outro caminho que evite esse perigo.
A segunda etapa de pensar e refletir nos permite ir além do que nos é oferecido e ver como podemos finalizar. Quando este sistema nos oferece algo prejudicial, parece muito bom, mas ninguém lhe diz as consequências. Se pensarmos e refletirmos, veremos o que pode acontecer no futuro, e veremos que não é tão bom quanto está sendo pintado para nós. Vamos observar nossos passos como pessoas inteligentes, como diz Provérbios 14:15.
O terceiro passo é nos prepararmos no conhecimento como diz Provérbios 24: 5, já que nos fortalece, saberemos resistir e vencer uma tentação, bem como detectá-la. O conhecimento bíblico, seus conselhos e exemplos de servos fiéis são muito poderosos e nos farão saber como devemos agir.
A quarta etapa, uma vez que tenhamos desenvolvido as anteriores, estaremos prontos para dar uma resposta convincente e contundente à nossa fé. Que nosso sim seja sim e nosso não seja não. Estaremos prontos para agir dizendo não com firmeza, com convicção e também teremos argumentos sólidos. Cada objeção que superarmos nos tornará mais fortes e nos dará mais confiança para o próximo.
Comentários
Postar um comentário