Estudo de Livro de Congregação, Semana de 19-25 de abril de 2021, Capítulo 7, Parágrafos, 16-23, Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 19-25 de abril de 2021, Capítulo 7, Parágrafos. 16 A 23, Respostas.



Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 7 par. 24-30 e Box 7B.

CAIXA INFORMATIVA 7B E RESPOSTAS AOS PARÁGRAFOS 24-30

Expressões características do livro de Ezequiel

"Filho do homem"

MAIS DE 90 VEZES

Ezequiel é chamado de "filho do homem" mais de 90 vezes. Dessa forma, Jeová o lembrou de que, embora tivesse recebido grandes privilégios, ele era apenas um ser humano (Ezequiel 2: 1). Curiosamente, Jesus é chamado de "Filho do Homem" cerca de 80 vezes nos Evangelhos. Isso destaca que ele era um ser humano completo, que não veio simplesmente como um anjo materializado (Mt 8:20).


"Eles terão que saber que eu sou Jeová"

MAIS DE 50 VEZES

Ezequiel escreveu estas palavras mais de 50 vezes que Deus se dirigiu a vários grupos de pessoas: "Eles terão que saber que eu sou Jeová." Desse modo, ele deixou claro que somente Jeová merece receber nossa adoração (Ez 6: 7).

"Soberano Senhor Jeová"

217 VEZES

A expressão “Soberano Senhor Jeová” aparece 217 vezes. Isso dá ao nome divino sua importância e destaca que toda a criação está sob a autoridade de Jeová (Ezequiel 2: 4).

O poder político nada mais era do que "um caule seco"

24-26 (a) Por que Jeová chamou o Egito de “talo seco”?

O Egito era considerado uma grande nação, tinha sido no passado e viviam de sua história. Mas ele era frágil e fraco comparado a Jeová. Nesta grande autoridade que eles pensavam ter, eles se viam como invencíveis e como lemos em Ezequiel 29: 6 eles não deram nenhum suporte para a casa de Israel, não mais do que aquele que dá um caule seco, ou seja, nenhum . Seu egocentrismo e auto-estima acabaram com esta nação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Acreditava-se que o Egito tinha muita influência, mas o que é influência política ou humana com o poder de Jeová? O Egito não apoiava Israel, nem acreditava que deveria, porque se viam como poderosos, na verdade, eles os tratavam como eles os tratavam, eles não lhes davam mais apoio ou ajuda do que um caule seco dá, e é assim eles terminaram, ou melhor, eles terminaram ainda pior.

Porque embora fosse uma nação experiente e estável, comparada a Jeová, ela era na verdade frágil e fraca. Talvez a olho nu a nação do Egito pareça um grande aliado, mas os israelitas já tinham seu melhor aliado, Jeová Deus, e tinham que obedecê-lo. 

Quem entre nós, em um dia quente, buscaria abrigo em uma árvore pequena, fraca e seca, com uma árvore grande e frondosa ao nosso lado? Certamente ninguém, e escolhê-lo em vez da árvore grande e frondosa seria um erro completo. Pois isso é exatamente o que os israelitas, especificamente o Rei Zedequias, fizeram ao escolher rebelar-se contra Babilônia e solicitar apoio da nação do Egito em vez de confiar nas instruções que Jeová já havia dado a eles. 

24-26. (b) Como o Rei Zedequias ignorou as instruções de Jeová? E quais foram os resultados?

O rei Zedequias foi um apóstata que jurou em nome de Deus não se rebelar contra Nabucodonosor, mas quebrou seu juramento e pediu ao Egito que lutasse contra os babilônios, mesmo quando Jeremias lhe disse para servir ao rei da Babilônia e eles ainda estariam vivos. Aqueles que confiaram no poder político do Egito sofreram consequências dolorosas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová havia dado instruções precisas sobre o que fazer. No entanto, muitos colocaram mais fé no poder do Egito como a grande nação que a história disse que fosse. Ele tinha grande poder e vivia da fama do passado. Jeová, em Ezequiel 29: 3,4 diz que não importa o quão grande fosse, iria cair. Isso mostrou a eles e nos mostra que nossa confiança sempre tem que estar em Jeová e não no que conquistamos na vida ou no quanto sabemos fazer alguma coisa.

O resultado de o Rei Zedequias ter ignorado as instruções de Jeová foi o que Ezequiel já havia dito. Ele perdeu sua posição, sua coroa e reinado acabaram desaparecendo. O dia deste chefe ímpio de Israel havia chegado.

Isso não significa que Israel estava perdido, longe disso, e exatamente o contrário. O ímpio rei Zedequias chegou ao fim e os israelitas que haviam confiado nele e no poder político do Egito diante de Deus. Agora, como diz Ezequiel, viria uma linhagem que tinha o verdadeiro direito legal de reivindicar o trono e que seria muito próxima de Davi.

Embora o rei Zedequias tivesse sido instruído por Jeová a se submeter ao rei da Babilônia e tivesse jurado em nome de Jeová que não se rebelaria contra Nabucodonosor, ele desobedeceu a Jeová e quebrou seu juramento quando pediu ao Egito que o ajudasse a lutar contra os babilônios. 

Além disso, apesar do fato de que o apoio do Egito poderia ser comparado a um "grande monstro marinho", as ações do infiel Zedequias terminaram da pior maneira quando ele perdeu sua coroa, e seu reinado acabou desaparecendo. E não só isso, mas ele testemunhou tristemente a morte cruel de seus filhos nas mãos dos babilônios. 

27 O que aprendemos da relação de Israel com o Egito?

Aprendemos que os poderes humanos, sejam políticos, econômicos ou outros, não garantem proteção. Devemos seguir as instruções de Jeová e colocar nossa esperança nele e em nada mais. Para que não façamos parte do mundo, mas sim do povo de Deus. Demonstramos isso por confiar plenamente em Jeová e por colocar seu Reino em primeiro lugar em nossa vida.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Aprendemos como o povo de Jeová hoje não deve confiar em poderes políticos pensando que eles podem nos dar proteção permanente. Não nos permitamos fazer parte deste mundo nem mesmo com o pensamento!

Salmo 146: 3-6 descreve a fragilidade, mortalidade e instabilidade de qualquer ser humano ou de qualquer organização humana. Seríamos cegos se colocássemos nossa esperança em meros mortais em vez do Soberano Todo-Poderoso do universo.

Às vezes, podemos pensar que nosso país goza de muita segurança jurídica e estabilidade. E mesmo inconscientemente, podemos querer que um ou outro governe como vemos na imagem. Mas se fizermos isso, mesmo em particular e dentro do prazo, podemos estar colocando em risco nosso relacionamento com Jeová. Como Tiago 4: 4 diz, amizade com o mundo é inimizade com Deus.

ILUSTRAÇÃO CORRESPONDENTE

Podemos ver na ilustração correspondente a este parágrafo com que facilidade podemos cair na política e deixar de ser neutros neste assunto. Vemos como um casamento cristão devido à propaganda política entra em debate, talvez pensando que um candidato é melhor do que outro. Mesmo em particular, não devemos permitir que nossa mente ou coração confiem mais nos seres humanos do que no Todo-Poderoso Jeová.

Nações "terão que saber"

28-30 (a) Como as nações 'terão de saber' quem é Jeová?

No sentido de que quando chegar a hora designada de Jeová, todos saberão que ele é o soberano do universo e o único que merece receber adoração pura, como vemos no quadro 7B e é dito em Ezequiel 6: 7. Nenhum dos poderes que os governantes e as nações de hoje reuniram servirá ao poder de Jeová e de seu Reino.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Quando as nações lançarem seu ataque impiedoso e total contra o povo de Deus, lá elas descobrirão qual é o poder da verdade. Quando Deus acabar com eles na guerra do Armagedom, eles não terão escolha a não ser saber quem é Jeová, eles terão que admitir que Ele é o Soberano.

Assim como nos tempos antigos, nações muito poderosas sucumbiam ao poder de nosso Deus Jeová, no futuro as nações poderosas também conhecerão o poder do Altíssimo e, naquele momento, saberão quem é Jeová. Infelizmente, eles terão que conhecê-lo em tempos de guerra, não querendo conhecê-lo por meio da pregação.

Na verdade, como vemos no quadro 7B, “Soberano Senhor Jeová” é dito 217 vezes na Bíblia, o que denota a grande importância que tem e que toda a criação está sob sua autoridade. Uma autoridade que milhões de pessoas não reconheceram ou ainda não reconheceram, e nem mesmo as nações. Assim, eles saberão quem é o Soberano Senhor Jeová no Armagedom.

28-30 b) Como mostramos que já sabemos quem é Jeová?

Demonstramos isso confiando nele, obedecendo-lhe e dando-lhe algo que só ele merece: a adoração pura.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Demonstramos isso reconhecendo a sua autoridade, reconhecendo-o como Senhor Soberano e por isso colocamos o seu Reino e a sua vontade em primeiro lugar. Não fazemos parte do mundo, mas como um povo separado, obedecemos a ele, somos leais e damos a ele a melhor adoração pura que podemos, dada a nossa imperfeição.

Agora é a hora de ficar do lado de Jeová e mostrar-lhe que confiamos plenamente nele. Portanto, se ainda não fomos batizados, agora é a hora de fazê-lo. Se tivermos dúvidas, agora é a hora de estudar a Palavra de Deus e resolver essas dúvidas. O que muitas nações antigas que sucumbiram ao poder de Deus dariam como uma oportunidade como nós de confiar plenamente no Todo-Poderoso Jeová.

28-30 b) Como mostramos que já sabemos quem é Jeová?

Demonstramos isso confiando nele, obedecendo-lhe e dando-lhe algo que só ele merece: a adoração pura. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Demonstramos isso reconhecendo a sua autoridade, reconhecendo-o como Senhor Soberano e por isso colocamos o seu Reino e a sua vontade em primeiro lugar. Não fazemos parte do mundo, mas como um povo separado, obedecemos a ele, somos leais e damos a ele a melhor adoração pura que podemos, dada a nossa imperfeição.

Agora é a hora de ficar do lado de Jeová e mostrar-lhe que confiamos plenamente nele. Portanto, se ainda não fomos batizados, agora é a hora de fazê-lo. Se tivermos dúvidas, agora é a hora de estudar a Palavra de Deus e resolver essas dúvidas. O que muitas nações antigas que sucumbiram ao poder de Deus dariam como uma oportunidade como nós de confiar plenamente no Todo-Poderoso Jeová.

Adoração Pura e Você do Estudo de Livros

Por que não devemos nos surpreender se nossos familiares se opõem à nossa adoração a Jeová?

Israel estava cercado por muitos inimigos e todos eles eram parentes deles. Na verdade, Jeová disse-lhes que não os atacassem e se dessem bem porque eram seus irmãos ou primos. Mas eles não agiram da mesma maneira e constantemente atacaram Israel. Portanto, não é de surpreender que membros da família se oponham à nossa adoração a Jeová, mas temos que fazer o que ele nos diz. Não entre no confronto e continue a respeitá-los como a família que eles são, mesmo que não o façam, será Jeová quem julgará no tempo devido.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Porque até mesmo parentes dos israelitas fizeram o possível para colocá-los contra Jeová. Eles até sofreram ataques físicos de seus parentes, como os amonitas, moabitas e edomitas, que, lembramos, eram descendentes de Esaú e Ló.

Do que podemos ter certeza, mesmo se formos perseguidos por governos muito poderosos?

O Egito era muito poderoso, todos esses territórios que atacaram Israel eram muito poderosos. Mas ninguém tanto quanto Jeová. E ele trouxe sua sentença, raiva e irá sobre todos eles, sobre todos aqueles que atacaram o povo de Deus. Embora sejamos atacados e perseguidos hoje, chegará o dia em que Jeová também pronunciará sua sentença com toda a injustiça que seu povo está sofrendo, porque podemos ter certeza de que o poder e a proteção de Jeová estão acima de qualquer poder humano.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Que embora esses governos nos ataquem ou tentem nos impedir, muito em breve todos esses governos humanos conhecerão a Jeová assim como os filisteus, que eram grandes inimigos dos israelitas, conheceram a força e a vingança de nosso Deus. Além disso, como os antigos filisteus, esses governos humanos atuais desaparecerão.

Que lição você aprendeu com o povo de Tiro?

Ele nos ensinou que as riquezas materiais são passageiras e a proteção que podem conferir também é temporária. Não são qualquer tipo de parede ou proteção permanente. Visto que a única coisa que nos protege em todos os momentos, em qualquer situação, e com um poder inigualável por qualquer ser humano, é Jeová e sua Palavra, a Bíblia. É por isso que nossa vida se baseia em cultivar um relacionamento achegado e bom com Jeová e nas riquezas espirituais.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Que, ao contrário dos tírios que perderam a oportunidade de conhecer a Jeová e, em vez disso, insistiram em levar um estilo de vida materialista, quero fazer de Jeová minha prioridade na vida. Prefiro conhecer profundamente a Jeová agora do que conhecê-lo mais tarde, quando ele destruir o sistema de comércio com base na ganância e no egoísmo. 

Como você pode mostrar que sabe quem é Jeová?

Mostramos que Jeová é o Soberano Senhor por reconhecer sua autoridade. Por meio de nossa adoração pura, onde permanecemos fiéis e fiéis à sua palavra e cultivamos uma bela e íntima relação de amizade e amor. Demonstramos isso não por fazer parte do mundo, mas por colocar nossa confiança e fé cega e plena nas instruções que Jeová nos dá por meio da Bíblia.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Aproveitando a oportunidade de ouro que temos hoje para mostrar que conhecemos a Jeová. E fazemos isso confiando nEle, obedecendo a Ele e dando a Ele a adoração pura que Ele tanto merece.

Comentários