Estudo da Sentinela, semana de 19 a 25 de abril de 2021, O Princípio de Autoridade na Congregação, Respostas sublinhadas.
Estudo da Sentinela, 19-25 de abril de 2021, O Princípio da Autoridade na Congregação, Respostas sublinhadas.
1. Qual é um dos motivos pelos quais a família de Jeová é unida?
É VERDADE que nos deixa muito felizes fazer parte da família de Jeová? Um dos motivos de termos tanta paz e união é que todos nós nos esforçamos para defender o princípio de autoridade que Jeová estabeleceu. Na verdade, quanto melhor compreendermos esse princípio, mais unidos estaremos.
2. Que perguntas responderemos neste artigo?
2 Neste artigo, falaremos sobre autoridade dentro da congregação. Entre outras coisas, vamos responder a estas perguntas: qual é o papel das irmãs? É verdade que todos os irmãos são cabeças de todas as irmãs? E os anciãos têm o mesmo tipo de autoridade sobre irmãos e irmãs que um chefe de família tem sobre sua esposa e filhos? Vamos primeiro ver qual é o papel das irmãs e como devemos vê-las.
COMO DEVEMOS VER AS IRMÃS?
3. O que nos ajudará a valorizar ainda mais o que nossas irmãs fazem?
3 Nossas irmãs merecem todo o crédito por tudo que fazem para cuidar de sua família, pregar as boas novas e ajudar os irmãos na congregação. Mas se pensarmos em como Jeová e Jesus os vêem e como o apóstolo Paulo os tratou, vamos apreciá-los ainda mais.
4. Como a Bíblia indica que homens e mulheres são igualmente valiosos para Jeová?
4 A Bíblia indica que homens e mulheres são igualmente valiosos para Jeová. Por exemplo, ele explica que no primeiro século Jeová deu espírito santo uns aos outros para que pudessem fazer milagres, como falar em línguas (Atos 2: 1-4, 15-18). O grupo de cristãos ungidos que reinarão com Cristo é composto de homens e mulheres (Gálatas 3: 26-29). Da mesma forma, Jeová dará às pessoas de ambos os sexos a recompensa da vida eterna na Terra (Apocalipse 7: 9, 10, 13-15). E Jesus ordenou a homens e mulheres que pregassem e ensinassem as boas novas (Mt 28:19, 20). Por exemplo, o livro de Atos menciona uma cristã chamada Priscila. Ela e seu marido, Áquila, “explicaram com mais precisão” a verdade a um homem altamente culto chamado Apolo (Atos 18: 24-26).
5. Conforme mostra Lucas 10:38, 39, 42, como Jesus encarava as mulheres?
5 Jesus respeitava as mulheres. Ele não era como os fariseus, que desprezavam as mulheres, nem mesmo falavam com elas em público, muito menos discutiam as Escrituras com elas. Em vez disso, Jesus falou sobre questões espirituais profundas com mulheres e homens (leia Lucas 10:38, 39, 42). * Ele também permitiu que muitas mulheres o acompanhassem enquanto ele pregava (Lucas 8: 1-3). E ele deu a alguns deles a honra de dizer aos apóstolos que ele havia ressuscitado (João 20: 16-18).
6. Como o apóstolo Paulo mostrou que respeitava as mulheres?
6 O apóstolo Paulo ordenou a Timóteo que respeitasse as mulheres. Ele disse a ela para tratar as mulheres mais velhas “como mães” e as mulheres mais jovens “como irmãs” (1 Tim. 5: 1, 2). Embora Paulo tenha feito muito para ajudar Timóteo a ter uma fé forte, ele reconheceu que foram sua mãe e sua avó que lhe ensinaram “as escrituras sagradas” (2 Timóteo 1: 5; 3:14, 15). Além disso, em sua carta aos Romanos, Paulo enviou saudações a várias irmãs e as mencionou pelo nome. Ele estava ciente de tudo o que aquelas mulheres cristãs faziam e expressou o quanto valorizava seu trabalho (Rom. 16: 1-4, 6, 12; Filipe. 4: 3).
7. Que perguntas vamos responder?
7 Como vimos, a Bíblia não sugere que as irmãs sejam inferiores aos irmãos. Com seu amor e generosidade, nossas irmãs contribuem muito para a congregação, e os anciãos contam com sua ajuda para manter a paz e a unidade. Mas essas perguntas ainda precisam ser respondidas: por que Jeová ordena que as irmãs cubram a cabeça em certas ocasiões? E visto que apenas homens são anciãos e servos ministeriais designados, isso significa que todos os irmãos são chefes de todas as irmãs?
TODOS OS IRMÃOS SÃO AS CABEÇAS DE TODAS AS IRMÃS?
8. Em harmonia com Efésios 5:23, por que nem todos os irmãos são os cabeças de todas as irmãs?
8 Simplificando, a resposta é não. Somente Cristo é o cabeça de todas as irmãs na congregação (leia Efésios 5:23). Na família, o marido tem autoridade sobre a esposa, mas o menino batizado não é o cabeça de sua mãe (Ef 6: 1, 2). E, na congregação, a autoridade que os anciãos têm sobre as irmãs e irmãos tem limites (1 Tes. 5:12; Heb. 13:17). E uma irmã solteira que não mora mais com os pais? Ela continua a respeitá-los, mas não está mais sob a autoridade de seu pai. E respeite os idosos; mas, como os homens na congregação, ele tem apenas uma cabeça: Jesus.
ILUSTRAÇÃO
Solteiros que não moram mais com os pais estão sob a autoridade de Jesus. (Veja o parágrafo 8.)
Uma irmã estuda sozinha.
9. Por que as irmãs têm que cobrir a cabeça às vezes?
9 Bem, é verdade que Jeová decidiu que são os homens que lideram a congregação e não as mulheres (1 Timóteo 2:12). Por quê? Pela mesma razão, ele chamou Jesus de cabeça do homem: para que a congregação seja organizada. Se, pelas circunstâncias, uma irmã precisa realizar uma tarefa que um irmão normalmente faria, Jeová pede que ela cubra a cabeça (1 Cor. 11: 4-7). * Isso não é para rebaixá-lo, mas para fornecer uma maneira de mostrar que respeita o princípio da autoridade. Vamos agora responder a esta pergunta: quanta autoridade os chefes de família e os anciãos têm?
Quando uma irmã deve cobrir a cabeça?
Estas três perguntas ajudarão uma irmã a saber se ela deve cobrir a cabeça:
1. Você vai orar em público ou ensinar a Bíblia na presença * de um irmão batizado? (1 Cor. 11: 4, 5).
2. Mesmo que nenhum homem batizado esteja presente, você vai realizar uma tarefa que normalmente seria atribuída a um irmão batizado? (1 Tim. 2:11, 12; Heb. 13:17)
3. Se ela for casada, seu marido está presente * enquanto ela ora em voz alta ou ensina outros sobre a Bíblia? (1 Cor. 11: 3).
Se a resposta a alguma dessas perguntas for sim, a irmã deve cobrir a cabeça. Se a resposta a todas essas perguntas for não, ela não precisa ser respondida. *
A AUTORIDADE DOS CABEÇAS DA FAMÍLIA E DOS IDOSOS
10. Por que um ancião pode pensar em estabelecer padrões para os irmãos na congregação?
10 Os anciãos amam a Cristo e também amam as ovelhas que Jeová e seu Filho ordenaram que cuidassem (João 21: 15-17). Um ancião bem-intencionado pode se considerar o pai dos irmãos na congregação. Você pode estar pensando: "Se um chefe de família tem o direito de estabelecer regras para proteger sua família, um ancião também pode definir regras que ele acha que protegerão as ovelhas de Deus." E, por sua vez, alguns irmãos e irmãs podem incentivar essa maneira de pensar pedindo aos anciãos que tomem decisões por eles. Mas os anciãos e os chefes de família têm o mesmo tipo de autoridade?
Um ancião faz um discurso em uma reunião congregacional.
11. Que aspectos a autoridade dos chefes de família e dos anciãos têm em comum?
11 O apóstolo Paulo indicou que a autoridade de um chefe de família e a de um ancião de congregação têm alguns aspectos em comum (1 Tim. 3: 4, 5). Por exemplo, Jeová quer que os membros da família obedeçam ao chefe da família e quer que os irmãos na congregação obedeçam aos anciãos (Colossenses 3:20). Ele também espera que os chefes de família e também os anciãos garantam que aqueles que estão sob seus cuidados tenham uma fé forte e se sintam amados e valorizados. E, como bons chefes de família, os anciãos ajudam os irmãos necessitados (Tiago 2: 15-17). Além disso, Jeová espera que os anciãos e chefes de família ajudem outros a obedecer aos padrões divinos e a 'não ir além do que está escrito' na Bíblia. - 1 Coríntios 4: 6.
ILUSTRAÇÃO
Os anciãos ajudam os irmãos na congregação a ter uma fé forte e a se sentirem amados e valorizados. Jeová deu a eles a responsabilidade de expulsar pecadores impenitentes da congregação. (Ver parágrafos 11 e 12).
Um irmão lidera o culto familiar.
12, 13. Conforme Romanos 7: 2 indica, como a autoridade dos chefes de família difere da dos anciãos?
12 No entanto, existem diferenças importantes entre a autoridade dos mais velhos e a dos chefes de família. Uma delas é que Jeová deu aos anciãos a responsabilidade de agir como juízes e expulsar pecadores impenitentes da congregação (1 Cor. 5: 11-13).
13 Por outro lado, Jeová deu autoridade aos moradores para fazerem certas coisas que os anciãos não podem fazer. Uma das coisas que um chefe pode fazer é estabelecer regras para os membros de sua família e certificar-se de que sejam seguidas (leia Romanos 7: 2). Por exemplo, você tem o direito de estabelecer a que horas seus filhos devem voltar para casa à noite, e também a autoridade para discipliná-los se desobedecerem (Ef 6: 1). É claro que, antes de estabelecer uma regra, um chefe de família atencioso falará com sua esposa, visto que os dois são "uma só carne" (Mt 19: 6). *
ILUSTRAÇÃO
Os chefes de família receberam autoridade de Jeová para guiar suas famílias. Um chefe de família atencioso conversará com sua esposa antes de tomar decisões. (Ver parágrafo 13)
RESPEITEMOS A CRISTO, CHEFE DA CONGREGAÇÃO
14. a) Em vista do que Marcos 10:45 diz, por que é lógico que Jeová designou Jesus como cabeça da congregação? b) Qual é o papel do Corpo Governante? (Veja o quadro “O Papel do Corpo Governante”).
a) . Por meio do resgate, Jeová comprou a vida de todos na congregação e de todos os que colocam sua fé em Jesus (Leia Marcos 10:45; Atos 20:28; 1 Cor. 15:21, 22). Visto que Cristo morreu por nós, é lógico que Jeová o designou cabeça da congregação. Por esse motivo, Jesus tem autoridade para ditar padrões de conduta para indivíduos, famílias e toda a congregação, e garantir que sejam seguidos (Gálatas 6: 2). Mas ele não apenas estabelece padrões para nós: Ele alimenta e cuida de cada um de nós (Ef 5:29).
b) Os irmãos que constituem o Corpo Governante não são mestres da fé daqueles que constituem a congregação. Em vez disso, eles reconhecem Jesus Cristo como o cabeça da congregação cristã. Sua função é fornecer instruções úteis para organizar os servos de Jeová em todo o mundo. Eles também cumprem a comissão de dar alimento espiritual e orientação com base na Palavra de Deus.
ILUSTRAÇÃO
Jesus, sob a autoridade de Jeová, guia a congregação cristã. (Ver parágrafo 14)
15, 16. O que você aprende com o que Marley e Benjamin dizem?
Aprendo que o princípio de autoridade que Jeová nos deu implica trabalho para homens e mulheres, digamos que seja um trabalho conjunto, porque assim como as mulheres devem respeitar a autoridade dos homens, os homens têm a obrigação de tratá-los com respeito e honra. Se ambos fizerem a sua parte, podem cumprir mais facilmente esse princípio de autoridade que Jeová estabeleceu.
15 As irmãs mostram que respeitam a autoridade de Cristo por seguir a orientação dos homens que ele designou para cuidar da congregação. Uma irmã chamada Marley, que mora nos Estados Unidos, disse: “Aprecio muito meu papel como esposa e irmã na congregação. Devo continuar a me esforçar para ver de maneira correta o princípio de autoridade estabelecido por Jeová. Mas meu marido e os irmãos na congregação facilitam as coisas para mim porque me respeitam e mostram que valorizam tudo o que faço ”. Essas palavras certamente refletem os sentimentos de muitas irmãs.
16 Os irmãos mostram que entendem o princípio da autoridade, respeitando e honrando as irmãs. Benjamin, um irmão que mora na Inglaterra, diz: “Aprendi muito com os comentários que as irmãs fazem nas reuniões e com suas sugestões sobre como estudar e como pregar e ensinar melhor. Acho que eles fazem um trabalho muito útil. "
17. Por que devemos respeitar o princípio de autoridade?
17 Quando todos na congregação - homens, mulheres, chefes de família e anciãos - entendem e respeitam o princípio de autoridade, porque a congregação tem paz. E, acima de tudo, louvamos nosso amoroso Pai celestial, Jeová (Salmos 150: 6).
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como devemos ver as irmãs na congregação?
Como membros muito valiosos dentro da congregação. E eles realmente fazem muito. Eles fazem a maior parte da pregação, dirigem a maioria dos estudos bíblicos e ajudam muitos novos. Eles também passam muito tempo ajudando seus filhos a progredir espiritualmente, contribuem para uma atmosfera de amor, alegria, paz e zelo na congregação e, devido ao apoio que dão aos maridos de muitas maneiras, podem servir mais totalmente a Jeová.
Todos os irmãos são chefes de todas as irmãs? Explique.
Não, e é que Efésios 5:23 não diz que o homem é o cabeça de todas as mulheres, antes apenas diz que o homem quando se casa é o cabeça de sua esposa. Portanto, as irmãs solteiras na congregação têm apenas uma cabeça, Cristo, enquanto as que são casadas têm duas cabeças, Cristo e seu marido.
Como a autoridade dos chefes de família difere da autoridade dos anciãos?
No caso dos anciãos, foi Jeová quem lhes deu a responsabilidade de agir como juízes e expulsar pecadores impenitentes da congregação (1 Coríntios 5: 11-13). Ao passo que uma das coisas que um chefe pode fazer é estabelecer regras para os membros de sua família e certificar-se de que sejam seguidas, o que um ancião não pode fazer na congregação.
Que Jeová continue instruindo nossos irmãos a nós ajudar de forma tão amorosa.
ResponderExcluirObrigada
ResponderExcluir