Encontré Joyas Espirituais: 26 de abril 2 de maio de 2021, Números 25-26, Respostas.
Encontré Joyas Espirituais (10 min.)
Núm 26:55, 56. Como a maneira de Jeová dividir a terra entre as tribos de Israel demonstra que ele é sábio? (it-2 238 paras. 1, 2).
É mencionado que a forma como a terra foi distribuída entre as tribos de Israel foi por sorteio e correspondendo ao tamanho da tribo. Assim, Jeová demonstrou sua sabedoria, pois ao final do dia tinha a capacidade de controlar o resultado da loteria e ajustar a área do terreno em relação ao tamanho da tribo.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
Um detalhe que devemos ter em mente é que, embora no passado Jeová usasse “sorte ou sorte” para tornar conhecida sua vontade, hoje Jeová não usa mais isso para revelar seus pensamentos e intenções a seu povo. Em vez disso, ele nos comunica sua vontade por meio de sua Palavra. Portanto, para obter sabedoria divina, é essencial adquirirmos um conhecimento exato do que a Bíblia diz.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Além disso, o fato de Jeová ser pessoalmente responsável pela distribuição da terra evitou que houvesse dúvidas e disputas entre as tribos sobre a terra que lhes fora designada. Vemos a grande sabedoria de Jeová em tomar decisões por seu povo, para que não entrem em conflito ou divida, mas sim permaneçam juntos.
Jeová usou dois critérios, o lote e o tamanho das tribos. Com isso conseguiu, por meio de sua sabedoria, que não houvesse conflitos ou divisões na distribuição das terras motivadas pelos interesses de cada tribo. Em vez disso, o que fosse justo corresponderia a cada um.
O fato de ter sido por sorteio permitiu a Jeová cumprir as profecias de Jacó sobre a divisão das terras. Visto que Jeová decidiria sobre eles, seriam evitadas suspeitas e disputas entre as tribos e cada uma teria um determinado aspecto (norte, sul, leste ou oeste) do território.
Por meio do sorteio, foi possível escolher um determinado local aproximado, ou seja, norte, sul, leste ou oeste. E então, dependendo do tamanho de cada tribo, foram estabelecidos os limites geográficos de seu espaço, sendo maiores para os grupos maiores e menores para os menores.
Quando falamos de loteria aqui, não devemos ver isso como sorte, os cristãos não acreditam na sorte. Mas temos que entender a loteria como diz Provérbios 16:33, ali diz que "qualquer decisão que a sorte indicar vem de Jeová". Portanto, esta aqui é apenas uma expressão, visto que a decisão vem de Jeová.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
Números 25: 1,2 . Moabe, aconselhado por Balaão, enviou jovens moabitas para seduzir os israelitas. Eles cometeram dois pecados graves, o primeiro: não permitiram relações sexuais. E a segunda: adorar os falsos deuses dessas jovens. Hoje o mundo pode nos seduzir com coisas que a priori não têm perigo, mas que podem nos levar a cometer um pecado, como o segundo pecado desses israelitas. É por isso que devemos ter cuidado em todos os momentos em nosso relacionamento com o mundo e ser guiados pela Bíblia.
Números 25: 3 . Hoje não temos um Baal do pior. Mas temos muitas coisas que podemos adorar sem perceber e estar pecando contra Jeová. Que pode ser? Qualquer coisa que colocamos em primeiro lugar e deixamos o Reino de Deus em segundo lugar. Se não assistirmos a uma reunião para assistir a um jogo de futebol, estaremos adorando futebol acima de Jeová, estaremos adorando um Baal dos Piores.
Números 25: 7-8 . Devemos imitar a coragem de Finéias, e assim estaremos salvando muitas pessoas. Todos os servos de Jeová têm valor em viver uma vida muito diferente da do mundo, mas devemos ir mais longe. E ter o mesmo valor em público e em nosso ministério, pois graças a essa coragem, por mais que nos ataquem, estamos levando a mensagem do Reino a muitas pessoas, e conseguimos que muitas delas sejam salvas.
Números 26:9,10. Jehová lo ve todo, y estos versículos también supone una advertencia para todos los cristianos. Debemos ser cristianos sinceros, fieles y leales a Jehová. Que lo que hagamos en nuestro servicio a Jehová sea realmente quiénes somos, y no solo apariencias. Porque cuando llegue el juicio de Dios, este también será para justos y todos queremos ser justos y no tener ningún tipo de tacha por nuestras acciones o dobles intereses del pasado.
Números, capítulo 26 . Percebemos como eles faziam o censo e como eram agrupados por família, e que as ações de alguns afetavam toda a família. Hoje nos organizamos de maneira semelhante, por congregações. E qualquer ação negativa de um irmão afeta toda a congregação e sua espiritualidade, por isso queremos respeitar a limpeza e a moralidade de nossa congregação com nossas ações e comportamento em todos os momentos.
Números 26:51 . Vemos como o povo de Jeová era numeroso com os israelitas! Mais de 600 mil pessoas. Na assembleia, o amor nunca falha, que se realizou em Madrid (Espanha), no Estádio de Wanda, com capacidade para 68.456 pessoas. Esta figura dos israelitas está enchendo este estádio quase 9 vezes. Podemos imaginar viver neste acampamento com a ordem que existia e com seus movimentos? Com esses censos, vemos mais uma vez a ordem de Jeová.
Números 26:53 . Se for difícil para nós decidir entre nosso cônjuge ou amigos o que jantaremos, vamos tentar imaginar a divisão da herança da terra entre mais de meio milhão de pessoas. Seria o caos, criaria conflito, ciúme, brigas, etc. Mas estamos falando do povo de Jeová e neles vemos sua sabedoria e ordem, por isso, graças aos critérios que Jeová estabeleceu, era possível uma distribuição eqüitativa sem conflito.
Números 26:54 . Hoje a riqueza do mundo está nas mãos de 10% de todos os habitantes da Terra. Quão diferente é nosso governante Jeová, ele fez uma distribuição proporcional às tribos e seu número. Para que tudo fosse justo e a riqueza não se concentrasse em poucas pessoas como é o caso hoje. Quando Jeová estabelecer sua nova ordem, toda a ganância que existe em nossa sociedade terminará.
Números 26:56 . Entenda rifas diferentes das que são feitas hoje, todas aleatórias. Em vez disso, Jeová é quem toma as decisões e, dessa forma, as profecias de Jacó também seriam cumpridas. Pois ela controla o resultado desse sorteio, que possivelmente seria a área em que cada família estaria localizada, e não a extensão de terreno que lhe corresponde, pois isso seria proporcional ao número de seu censo.
Números 25: 5 . Os israelitas cometeram o pecado de aderir ou estarem vinculados ao culto do Baal de Peor, o que rompeu a relação especial que tinham com Jeová como sua nação especial, devido à infidelidade que haviam demonstrado e aos atos desprezíveis que alguns deles cometeram Cometer eles mereciam uma sentença adversa de Deus e por isso 24.000 israelitas tiveram que morrer, sem dúvida este evento serve como um lembrete de que nós, como cristãos, que nos dedicamos a fazer sua vontade, não seria apropriado começarmos a vincule-se ao espírito deste mundo, cujo propósito é corromper nossa adoração e nos afastar de Jeová.
Números 25: 9 . O deus falo que os moabitas e midianitas adoravam era conhecido como Baal de Peor, pode ser que esse Baal fosse sobre Kemos, o deus principal dos moabitas, a adoração desse deus consistia em rituais onde a libertinagem e a imoralidade sexual eram o tema principal. essas cerimônias, enquanto os israelitas estavam acampados em Shittim, nas planícies altas de Moabe, eram presas fáceis para a adoração de Baal, lembre-se de que Balaão aconselhou Balak a induzi-los a praticar a idolatria, tentando-os a cometer imoralidade sexual com o Idólatra Baal Adorando as mulheres de Peor, milhares de israelitas sucumbiram a essa tentação e perderam a vida.
Números 25:11 . Finéias provou ser valente e zeloso em defender a adoração pura de Jeová, enquanto as mulheres moabitas e midianitas fizeram com que muitos homens israelitas caíssem na armadilha da imoralidade e a idolatria se mostrou leal a Jeová, quando Zinri entrou no acampamento com Cozbi, o midianita, que Finéias executou os fornicadores em sua tenda, demonstrando zelo pela adoração a Jeová e por sua rápida reação pararam o flagelo que já havia custado 24.000 vidas, atualmente haverá momentos em que também nós teremos que falar ou agir em defesa do nome de Jeová, sua adoração e seu povo.
Números 25:13 . Devido ao zelo pela devoção exclusiva a Jeová que Finéias manifestou, Deus estabeleceu com ele um pacto de paz, um pacto no qual lhe assegurou que o sacerdócio estaria em sua família indefinidamente para ele e sua descendência, de acordo com este Abisúa , filho de Finéias e bisneto de Arão, tornou-se o quarto sumo sacerdote de Israel, isso se harmonizaria com a promessa de Jeová a seu pai e de fato o convênio continuaria em vigor por muitos anos até o final do convênio da Lei, Disto podemos aprender que Jeová cumpre as promessas de todos os que demonstram lealdade inabalável a ele.
Números 26: 2 . Moisés teve que realizar um segundo censo da nação de Israel nas planícies de Moabe, após o flagelo devido ao pecado de Israel em relação a Baal de Peor, os resultados deste censo sugeririam que o número de homens de vinte anos a Acima havia sofrido uma pequena diminuição em relação ao primeiro censo que foi realizado quase trinta e nove anos antes enquanto os levitas aumentaram, os censos mencionados na Bíblia tinham várias finalidades, como coleta de impostos, serviço militar ou, no caso. dos levitas, designações para cumprir os deveres no santuário.
Números 26:11 . Neste texto é mencionado que os filhos de Corá, que se revelaram contra Jeová, não morreram e que isso indica que os filhos de Corá não se juntaram a seu pai na rebelião contra Moisés e Arão que ele realizou junto com Datã e Abirão, de fato, algum tempo depois os descendentes de Corá assumiram certa importância no serviço dos levitas e até encontramos referências aos filhos de Corá nos cabeçalhos de muitos dos Salmos, sem dúvida mantendo-se leais a Jeová apesar da oposição que possamos sofrer Pela família e amigos pode ser recompensado na forma de bênçãos.
Números 26:20, 21 . Durante o segundo censo da nação de Israel, as gerações de cada uma das tribos são descritas, incluindo a tribo de Judá, a linha genealógica de Judá continuou através de seu filho Pérez e que por sua vez se tornou o pai de Hezron., E embora Hezron não foi mencionado aqui que ele era o pai de Ram, daqui está relacionado com o que
Números 7:12 diz, onde mais dois membros dos descendentes de Judá são mencionados, Aminadab e seu filho Nahsón, Nahsón era o pai de Salmon e avô de Boaz o pai de Davi, todos esses homens eram elos importantes para garantir os futuros descendentes prometidos que levariam a Davi e Jesus.
Números 26:64, 65 . Moisés e Eleazar haviam acabado de realizar o que seria o segundo censo da nação de Israel, já haviam se passado quase 40 anos desde o primeiro e o resultado que esse censo revelaria é que não havia mais nenhum dos israelitas que havia sido revelado no deserto. que Jeová havia dito que eles sem falta morreriam no deserto, daquela geração só restou Calebe filho de Jefuné e Josué filho de Num, visto que demonstraram fé nas promessas de Jeová, daí aprendemos que as sentenças de Jeová são sempre eles cumprem e que sua sentença para eliminar o mal do mundo e das pessoas que o praticam será executada sem falta.
Números 25: 1-9 conta como milhares de israelitas morreram quando estavam prestes a entrar na terra prometida e isso foi porque eles eram egoístas e só pensavam em seu próprio prazer em ter sexo imoral com as filhas de Moabe e adorar falsos deuses, esquecendo o que Jeová fez por eles. Nós, como os israelitas, estamos próximos do novo mundo, por isso devemos ter cuidado para não cair na armadilha de Satanás sobre a imoralidade sexual, mas sim seguir o conselho de 1 Coríntios 6:18 para “fugir” dele.
Em Números 25:11 , vemos o zelo pela adoração a Deus que Finéias demonstrou por não permitir qualquer rivalidade com Jeová após a traição dos israelitas, por adorar falsos deuses e cometer atos de imoralidade, isso me ensina que, como cristãos, sabemos de qualquer caso de imoralidade que conheçamos ou um pecado grave, dê a conhecer aos mais velhos, a fim de contribuir para
Números 26: 2-4 fala sobre como um novo censo foi feito dos israelitas com mais de 20 anos que estavam fisicamente aptos para servir no exército. Atualmente, embora nenhuma idade específica seja exigida, Jeová continua a usar irmãos treinados para apoiar dentro das congregações que nos dão apoio, ajuda e encorajamento para que continuemos a mostrar apreço por eles e para que valorizemos seus esforços na obra que realizam para o serviço de Jeová, apoiando o que podemos.
Em Números 26:10, 11 aprendemos do exemplo de lealdade dos filhos de Corá que salvou suas vidas, visto que seu pai estava insatisfeito com as atividades que desempenhava a serviço de Jeová durante a viagem de Israel e decidiu realizar sacerdotes funções que não correspondiam a ele que causou sua morte. No entanto, seus filhos não se juntaram à rebelião e permaneceram leais a Jeová. Como eles, se dermos devoção exclusiva a Jeová e formos completamente leais a ele, teremos bênçãos infinitas, incluindo a vida eterna.
Comentários
Postar um comentário