Encontré Joyas Espirituais 2021, Semana De 12 a 18 de abril, Números 20 a 21, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 12 a 18 de abril de 2021, Números 20 a 21, Respostas.




Encontré Joyas Espirituais (10 min.)

Núm 20: 23-27. O que podemos aprender da reação de Arão à disciplina e como Jeová o encarava apesar de seus erros? (w14 15/06 26 ¶12)

Aprendemos a ser humildes como Arão quando seus erros lhe foram apontados, visto que ele os admitiu e apoiou as decisões divinas e Jeová não o viu como alguém mau, nem se concentrou em seus erros, mas sim em sua fé e arrependimento sincero que ele havia demonstrado.


COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Embora Arão tenha cometido erros, ele cometeu erros, Jeová não o via como uma pessoa má, porque ele conhecia as situações externas que talvez o levassem a pecar, Então ele continuou vendo Então ele continuou vendo a fé de Aarão e arrependimento sincero, Isso nos ensina que Jeová nunca nos vê como casos perdidos, porque conhece melhor do que ninguém as circunstâncias que nos cercam quando talvez cometemos um erro e, mais ainda, ele se concentra no bem que temos, por isso nos mostra misericórdia.

Também vemos como Arão não apenas demonstrou sua boa atitude de coração, imediatamente confessando sua culpa e se desculpando pela tolice cometida, mas também implorando fervorosamente a Moisés para interceder em favor de Miriã para que Deus a curasse (Números 12: 10-13) . Esse é mais um motivo pelo qual Jeová se concentrou mais no bom coração de Arão e não nos erros que ele havia cometido.

A maneira como Jeová perdoou o erro de Arão reforça o que Isaías 1:18 diz, onde Jeová convida todos os seus servos a acertar as coisas com Ele. Nesse texto, Jeová nos diz que embora nossos pecados “sejam como o vermelho escarlate, com arrependimento sincero, torná-lo branco como a neve. " Como é reconfortante saber que temos um Deus tão amoroso.

Aprendemos que, embora Arão cometesse erros em certas ocasiões, ele sempre os admitia imediatamente, percebia, refletia e se arrependia. Porque, apesar de seus defeitos, Arão era um bom homem e temente a Jeová, é assim que Deus o via. Cometemos muitas faltas, possivelmente mais do que Aaron. Teremos medo de Deus se agirmos como ele, se não colocarmos nosso ego e orgulho antes de nossos erros e os reconhecermos imediatamente.

Aaron não apenas admitiu seus atos e falhas imediatamente, mas apoiou em todos os momentos as decisões divinas que foram feitas por causa desses erros. A pressão tem o mesmo efeito sobre nós que sobre Aaron e muitas vezes podemos cometer erros e enganos. Ter medo de Deus é admiti-los, arrepender-se e aceitar as consequências de nossas ações.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

SOBRE JEOVÁ

Números 21: 7-9. Jeová não tirou as cobras, mas deu-lhes a opção de sobreviver a mais um erro. Somos nós que erramos ou estamos do outro lado, contra quem o erro foi cometido. Precisamos ter em mente que Jeová sempre perdoou. Mas ele também nem sempre lhes dava carta branca, as cobras continuavam a causar dor com suas picadas. Não nos acostumamos a cometer muitos erros e a não dar importância a isso, porque sabemos que eles vão nos perdoar sem mais delongas, porque é o que a Bíblia diz. Vamos nos acostumar a aprender com nossos erros para não cometer mais ou mais dor.

Números 20:12 , nos ensina que Jeová é um Deus que faz justiça e nunca ignora seus padrões, visto que nesta situação podemos pensar que sua sentença contra Moisés e Arão foi muito severa, mas não foi, pois, em primeiro lugar , ele não ordenou a Moisés que falasse ao povo, muito menos os chamasse de rebeldes e também não glorificaram a Deus na hora do milagre.

Números 20: 7,8 , nos mostra que Jeová apesar das reclamações dos israelitas respondeu aos seus pedidos, isso nos ensina como ele é misericordioso e paciente, por isso suportou por tanto tempo um povo rebelde. Mas isso não significa que estamos pecando deliberadamente por esse motivo.

Em Números 20: 3-5 . Vemos como em Qadés os israelitas reclamaram amargamente com Moisés e Arão por causa da falta de água. Porém, mais tarde, Jeová forneceu-lhes água de forma milagrosa, com isso aprendemos que Jeová está sempre atento a seus servos e nos fornece o que precisamos no momento apropriado, ao contrário dos israelitas, devemos ter o cuidado de sempre ser gratos a Jeová . 

Em Números 20: 10-12 . Moisés e Arão não santificaram o nome de Jeová quando ele forneceu água para o povo, fazendo com que perdessem o privilégio de entrar na Terra Prometida. Isso me ensina a sempre agir dando glória a Jeová, por exemplo, ao levar a mensagem a outras pessoas, lembrando que NÃO é a nossa mensagem que salvará a vida das pessoas, mas é a mensagem de Jeová que salvará.

Números 20: 7,8 . Notamos a misericórdia e a grande paciência de Jeová, que tanto fez pelos israelitas, que os salvou e escolheu como povo que o conduziu à Terra Prometida. Mesmo assim, eles continuaram a reclamar injustificadamente, e Jeová continuou a atender aos seus pedidos, um grande exemplo de misericórdia, grande paciência e bondade.

Números 21: 2, 3 . Na provocação do rei de Arade, os israelitas rapidamente fizeram um voto a Jeová no qual, se ele lhes desse a vitória, eles destruiriam as cidades dos cananeus, o que se cumpriu porque Jeová ouviu Israel e fez com que os cananeus caíssem suas mãos e Israel os destruíram e suas cidades, este voto especial continuaria a ser cumprido durante todo o processo de que os israelitas conquistariam um a um os territórios dos cananeus e de outras nações, Jeová foi fiel ao seu voto enquanto os israelitas também eram , portanto, Jeová continuará a apoiar todo servo que fizer voto de serviço sagrado, enquanto ele continuar a servi-lo lealmente.

O MINISTÉRIO

Em Números 21: 5 . na parte B, ele fala sobre como os israelitas desprezaram o maná que Jeová havia providenciado para que alimentassem, embora a princípio os espantasse e agradasse, depois eram ingratos e insatisfeitos. Isso me ensina a não agir da mesma forma com o alimento espiritual que o escravo fiel e prudente nos dá, vendo-o como algo comum e ordinário, mas sim a valorizá-lo e tomá-lo na devida importância e colocá-lo em prática.

Números 21: 1 . Todos os povos e reis aproveitaram a ocasião para atacar o povo de Deus. Este sistema não é diferente e aproveita todas as oportunidades para nos atacar. Mais uma razão que temos para proteger uns aos outros, é um absurdo que sentimentos negativos como competitividade, ego, orgulho ou ressentimento sejam fomentados nas congregações. Só temos a nós mesmos, já haverá muitas pessoas que nos atacarão, não o façamos entre nós e mostremos terno carinho e amor com todos os nossos irmãos.

OUTROS TEMAS

Em Números 21: 4 . menciona como os israelitas já estavam cansados ​​da viagem que estavam fazendo do Monte Hor através do Mar Vermelho para circundar a terra de Edom. Isso me ensina que, ao contrário dos israelitas, não devemos cometer o erro de ficar cansados, talvez tenhamos chegado a pensar que depois de nossa dedicação a Jeová o caminho seria mais fácil e mais curto para a chegada do Armagedom, e embora seja verdade que tem sido devagar, não É hora de se arrepender ou se cansar, mas sim de mostrar uma atitude de coragem e resistência. 

Números 20: 4,5 . Nestes versículos, os israelitas reclamam da orientação que estavam recebendo, e o fizeram contra Moisés e Arão, que eram seus líderes. Aprendemos a não ser como os israelitas, sabemos o que aconteceu a seguir. Jeová guia seu povo e não cabe a nós decidir ou refutar decisões que são feitas na congregação e pela organização.

Números 20: 9-11 . Não havia homem mais humilde do que Moisés naquela época e ainda assim ele excedeu seu comportamento e palavras. Ele ainda era um bom homem, mas toda a pressão e estresse acumulados levaram o melhor sobre ele. Isso nos ensina que pode haver situações que nos superam em determinadas ocasiões e isso não significa que deixaremos de ser boas pessoas, desde que percebamos o nosso erro e façamos os devidos ajustes.

Números 20: 12,13 . Moisés excedeu suas palavras e comportamento e Arão também. Isso teve um impacto, como vemos nesses versículos. E é isso, todas as ações têm uma reação. Queremos que nossas ações sejam boas para que gerem boas reações. Mas, se por alguma razão, em algum momento acreditamos ou não agimos muito bem, temos que ser consistentes e encarar e também assumir a reação.

Números 20: 14-17 . Notamos na maneira como eles se dirigem ao rei de Edom, sua nação irmã. Eles “conhecem” as dificuldades que estavam passando e agora estão pedindo que eles agradem - não lhes dê nada de graça - simplesmente os deixem passar e ainda assim não o fizeram, pelo contrário, tiraram seu exército. Todos nós passamos por dificuldades e, como povo de Deus, estaremos sempre presentes para ajudar nossos irmãos no que pudermos, porque eles são nossos irmãos.

Números 21: 4 . Não sejamos como Israel, que desistiu e se cansou muitas vezes da jornada que fez. Sabemos que a jornada para o novo mundo é feita por um caminho estreito e não é uma corrida, é uma maratona, uma corrida de longa distância. Devemos cultivar perseverança e fortalecer nossa fé diante de todos os obstáculos que surgem em nosso caminho, para que nunca desanimemos ou desanimemos como os israelitas muitas vezes.

Números 20: 1-5 . Passaram-se quase 40 anos desde que Moisés conduziu Israel à libertação do Egito, recentemente sua irmã Miriam faleceu, ela tinha 120 anos e embora ainda tivesse força suficiente apesar da idade, ela ainda teve que lidar com a atitude rebelde dos Israelitas, os israelitas começaram a reclamar de novo que não tinham as coisas necessárias como água, apesar de todos os milagres que Jeová havia feito por meio de Moisés e que ele havia sido um bom líder para eles por tantos anos, eles continuaram protestando, sem dúvida Essa atitude ingrata iria provocar algum tempo depois de Moisés cometer uma falta, nossa atitude de reclamação para com aqueles que nos lideram pode afetá-los negativamente.

Números 20:12 . Embora nesta ocasião Moisés e Arão tenham obedecido às duas primeiras instruções de Jeová, o mesmo não aconteceu com a terceira, e essa única ação fez com que Moisés e Arão não entrassem na Terra prometida, eles que acusaram o povo de ser rebelde, eles foram justamente aqueles que agiram com rebeldia por não seguir as instruções divinas, embora possamos pensar que eles, sendo líderes de Israel, não mereciam tal punição, na verdade a punição é uma demonstração do pensamento de Jeová, como a justiça ama, Jeová sempre aplica suas regras de forma imparcial e nunca profere sentenças injustas. Sem dúvida, é um Juiz que merece nossa confiança e respeito.

Números  20: 14-17 . Moisés enviou mensageiros ao rei de Edom para pedir-lhes permissão para continuar sua jornada para a Terra Prometida, Moisés garantiu que se o rei de Edom lhes concedesse o passe para a travessia, os israelitas não consumiriam nada daquele país e eles não consumiriam beber a água. do nada, eles iriam pela Estrada do Rei sem se desviar para a direita ou para a esquerda até cruzarem aquele território, mas com isso, Moisés demonstrou que era uma pessoa cautelosa e que não agia sobre impulso, mas que ele analisou todas as circunstâncias e se necessário tomou as medidas necessárias para saber como proceder, sendo cauteloso como Moisés nos ajudaria a lidar com muitas situações na vida.

Números  20:21 . Moisés respeitosamente pediu para ir pela estrada real através de Edom, os edomitas eram descendentes de Esaú, irmão de Jacó, mas apesar da proximidade que compartilhavam, seu pedido foi rejeitado pelo rei de Edom, que, pelo contrário, reuniu uma força poderosa para impedir qualquer israelense intrusão, vendo o perigo que os israelitas tomaram uma sábia decisão e se afastaram dali para evitar o confronto, com isso podemos aprender que devemos agir com prudência quando vemos que um confronto se aproxima ou qualquer outra coisa que possa colocar em perigo nossa integridade, abandonar o conflito não é covardia, mas sim pessoas que agem com sensatez.

Números 21: 5 . Perto do fim da jornada para entrar na Terra Prometida, os israelitas tomaram uma atitude negativa e começaram a perder o interesse pelas coisas que se tornam rotineiras, mesmo quando refletem o interesse amoroso de Jeová, chegando a considerar o maná como um pão desprezível, indicando que eles estavam perdendo a fé em Jeová e que estavam começando a se afastar dele, sua forma de agir serve de exemplo para evitar cair em uma atitude semelhante, como nunca permitir que considerem isso como algo comum e com o espiritual alimento que recebemos por meio do escravo fiel e sábio, assim que começarmos a encarar os dons de Jeová como certos ou ficarmos entediados com eles, nosso relacionamento com ele começará a esfriar.

Números 21: 7-9 . A representação da cobra de cobre feita por Moisés serviu para que todos aqueles israelitas que lamentavam ter mostrado um espírito rebelde e que haviam sido picados por cobras venenosas pudessem continuar vivendo apenas de olhar para a cobra de cobre, este evento foi importante. Desde muitos séculos depois o próprio Jesus faria referência ao que aconteceu naquela época e o que ele mesmo teria de viver, Jesus Cristo deixou claro o significado profético daquele incidente, assim como Moisés colocou a serpente de cobre em um poste no deserto, o Filho de Deus estava fixado em uma árvore e que para obter a vida eterna eles tinham que olhar para Jesus Cristo ou seja, era necessário exercer fé nele.

Números 21:14 . Moisés se refere ao livro das Guerras de Jeová, este livro pode muito bem ser um registro das batalhas do povo de Jeová que começa com a guerra de Abraão contra os quatro reis que capturaram Ló e sua família, embora alguns pensem que Este livro foi inspirado por Deus, mas foi perdida mais tarde, a verdade é que alguns escritores bíblicos mencionaram ou consultaram registros ou documentos disponíveis na época e que, ao contrário, eram antologias literárias que falavam dos conflitos entre Israel e seus inimigos, então o fato Justamente porque certos livros são mencionados na Bíblia e usados ​​como fonte de informação não significa que foram inspirados.

Em Números 20: 3,6 , vemos que os israelitas começam a reclamar de novo da sua situação no deserto e, além disso, reclamam da orientação que Jeová estava lhes dando. Esse é um exemplo que nos ensina a não reclamar e muito reclamam menos da orientação que Jeová nos dá por meio dos anciãos, mas aceitam e apóiam as decisões que eles tomam para o bem da congregação.

Números 20: 3 , diz que os israelitas até desejaram ter morrido em vez de estar no deserto. Vemos como eles se tornaram ingratos com tudo o que Jeová havia feito por eles, isso nos ensina que por mais situações ruins do que À medida que avançamos, nunca chegamos ao ponto de negar a Jeová e esquecer todas as coisas boas que ele nos deu.

Arão e Moisés foram fiéis a Jeová por muito tempo, mas como mostra Números 20:10 , quando eles estavam prestes a entrar na Terra Prometida eles falharam, o que o exemplo deles nos ensina é que nunca devemos confiar excessivamente em nós mesmos ou em nós mesmos. anos que servimos a Jeová, pois, se formos descuidados, podemos tropeçar assim como esses homens.

Números 20:10 , é um texto que pessoalmente me faz refletir muito, pois me ensina a cultivar o autocontrole e a paciência, a não me deixar levar pelas emoções do momento, já que, por exemplo, neste caso a raiva levou para esses homens perderiam o que eles esperaram por tanto tempo, para entrar na Terra Prometida.

Números 20: 20,21 , mostra que Edom estava determinado a atrapalhar os israelitas, simplesmente porque sim, uma vez que os israelitas nem pediam comida nem nada, no momento com a nossa pregação não afetamos ninguém, mas há muitas pessoas que são como os edomitas; portanto, em vez de talvez ceder às provocações, devemos fazer o mesmo que os israelitas para fugir deles.

Números 20:27 , diz que Moisés cumpriu a sentença que Jeová deu ao seu irmão, porque essa era a vontade de Deus, isso deixa uma lição importante para aqueles que tomam a dianteira na congregação e que quando eles fazem julgamentos eles deve ser sempre imparcial e não se deixar levar por laços de amizade ou de família, mas pelo que a palavra de Deus diz a respeito.

Números 21: 33-35 , O que abala o rei Og que era um rei poderoso, o livro do insight diz que ele foi um dos gigantescos refains porque seu caixão de ferro tornou-se imenso. Visto que eu tinha aproximadamente 4 metros de comprimento por 2 de largura, isso ensina nós que não há governante que possa ser páreo para Jeová, então nunca tenhamos medo quando eles nos perseguirem porque Jeová está do nosso lado.

Comentários