A Sentinela, Artigo de estudo 7, Semana de 19 a 25 de abril de 2021, O Princípio de Autoridade na Congregação, Respostas.

 COMENTÁRIOS: A Sentinela de estudo, "Artigo 7", 19-25 de abril de 2021, Respostas.




1. Qual é um dos motivos pelos quais a família de Jeová é unida?

Um dos motivos de termos tanta paz e união é que todos nós nos esforçamos para defender o princípio de autoridade que Jeová estabeleceu. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E é que, como muitos outros princípios que governam nossa vida cristã, o princípio da autoridade é de origem divina, portanto, viver em harmonia com esse princípio contribui para o nosso bem-estar, porque tudo o que é divino é perfeito.


2. Que perguntas responderemos neste artigo?

Responderemos a estas perguntas: qual é o papel das irmãs? É verdade que todos os irmãos são chefes de todas as irmãs? E os anciãos têm o mesmo tipo de autoridade sobre irmãos e irmãs que um chefe de família tem sobre sua esposa e filhos?

COMO DEVEMOS VER AS IRMÃS?

3. O que nos ajudará a valorizar ainda mais o que nossas irmãs fazem?

Além de apreciá-los por tudo que fazem para cuidar de suas famílias, pregar e a congregação, meditar em como Jeová e Jesus os vêem e como o apóstolo Paulo os tratou, nos fará valorizá-los ainda mais. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E o fato de Jeová e Jesus encararem as irmãs na congregação com tanto valor não é só para dizer o mínimo. Na verdade, nossas irmãs dentro da congregação cristã fazem muito. Eles fazem a maior parte da pregação, dirigem a maioria dos estudos bíblicos e ajudam muitos novos. Eles também passam muito tempo ajudando seus filhos a progredir espiritualmente, contribuem para uma atmosfera de amor, alegria, paz e zelo na congregação e, por causa do apoio que dão aos maridos de muitas maneiras, podem servir mais totalmente a Jeová.

Valorizamos muito as irmãs por todo o trabalho que realizam. Não só se trabalharem secularmente, mas com a família e com tudo o que fazem todos os dias. E nós os valorizamos ainda mais, se possível, se pensarmos e refletirmos em como Jeová e Jesus os vêem, como os tratam e como Paulo também os tratou.

4. Como a Bíblia indica que homens e mulheres são igualmente valiosos para Jeová?

Isso indica de várias maneiras, uma por exemplo é o que está registrado em Atos 2: 1 a 4 e 15 a 18, onde podemos observar como Jeová deu espírito santo a mulheres e homens com o objetivo de que eles pudessem realizar milagres, como falando em línguas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Outra maneira de Jeová indicar que valoriza homens e mulheres igualmente é o fato de que ambos os grupos podem desfrutar das recompensas terrenas e celestiais que Jeová promete a seus servos fiéis. Ou seja, os ungidos que reinarão com Cristo serão constituídos por homens e mulheres, bem como o grupo de pessoas que receberá a vida eterna aqui na Terra.

Outra maneira de Jeová indicar que valoriza homens e mulheres igualmente é o fato de que ambos os grupos podem desfrutar das recompensas terrenas e celestiais que Jeová promete a seus servos fiéis. Ou seja, os ungidos que reinarão com Cristo serão constituídos por homens e mulheres, bem como o grupo de pessoas que receberá a vida eterna aqui na Terra.

A pregação também é um sinal claro de que Jeová valoriza homens e mulheres igualmente, visto que ambos receberam a comissão de pregar; por exemplo, o livro de Atos menciona uma cristã chamada Priscila. Ela e seu marido, Áquila, “explicaram com mais precisão” a verdade a um homem altamente culto chamado Apolo (Atos 18: 24-26). 

A Bíblia indica em muitas ocasiões que homens e mulheres são igualmente valiosos. Para começar, Jeová pagou o mesmo preço por ambos, a vida de seu querido Filho Jesus. Jeová deu a homens e mulheres o Espírito Santo para falar em línguas e realizar milagres, ambos governarão com Cristo no céu, e a promessa de vida eterna é para todos igualmente. E Jesus ordenou pregar as boas novas a homens e mulheres.

Outro exemplo é o que vemos na passagem de Atos 18: 24-26. Onde a verdade foi explicada a um homem muito culto com maior precisão. E isso não foi feito só por Áquila, que era marido de Priscila. Mas ela também falava e ensinava com precisão esse homem, que até ensinava nas sinagogas sobre Jesus.

5. Conforme mostra Lucas 10:38, 39, 42, como Jesus encarava as mulheres?

Jesus respeitava as mulheres. Isso foi demonstrado por tratá-los de maneira diferente dos fariseus que os desprezavam. Ao contrário deles, Jesus falou de profundos problemas espirituais com mulheres e homens e até permitiu que algumas mulheres o acompanhassem enquanto ele pregava. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Precisamente uma dessas mulheres que seguiram Jesus durante o seu ministério, acompanhou-o até o fim do seu ministério e ficou perto dele quando foi executado, foi Maria Madalena. Ela não apenas serviu como companheira, mas também foi uma mulher generosa que usou seus bens para ajudar o ministério de Jesus. Devido ao valioso trabalho de Maria Madalena, Jesus deu-lhe o privilégio de ser uma das primeiras pessoas a vê-lo ressuscitado.

No versículo 39 está escrito que Maria se sentou aos pés de Jesus e ouviu o que ele estava dizendo. Jesus falou sobre questões profundas com homens e mulheres, ele não fez distinção alguma. Muito diferente do tratamento que os fariseus davam às mulheres, que as desprezavam e nem falavam com elas, muito menos falavam das escrituras. Jesus falou, ensinou e instruiu homens e mulheres nas verdadeiras percepções das Escrituras.

O respeito de Jesus pelas mulheres também é visto em Lucas 8: 1-3. Jesus permitiu que as mulheres o acompanhassem enquanto ele pregava. Além disso, ele deu a honra e o privilégio a uma série de mulheres de transmitir a mensagem aos apóstolos de sua ressurreição.

6. Como o apóstolo Paulo mostrou que respeitava as mulheres?

Ele demonstrou isso de várias maneiras, uma das quais foi quando deu ao jovem Timóteo instruções específicas sobre como deveria tratar as mulheres. Em 1 Timóteo 5: 1, 2 Paulo disse a Timóteo: "Você deve tratar as mulheres mais velhas" como mães "e as mais jovens" como irmãs ". Sem dúvida, esse foi o conselho de muitos que ajudaram Timóteo a ser um consolo e apoio nas congregações do primeiro século.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Paulo também mostrou respeito pelas mulheres quando reconheceu que, por sua avó e mãe lhe terem ensinado “as escrituras sagradas”, Timóteo conseguiu adquirir uma fé forte. Embora Pablo tenha feito muito para ajudá-lo, ele não subestimou o trabalho e o esforço dessas mulheres.

Além disso, a maneira como Pablo cumprimenta várias irmãs como Maria, Trifena, Trifosa e Persida, nos faz ver que além do respeito ele tinha por elas muito carinho fraterno. Nas palavras de Paulo, você pode ver a afeição de seu coração por essas irmãs trabalhadoras que 'trabalharam muito' em favor de seus irmãos.

O apóstolo Paulo disse a Timóteo para respeitar as mulheres. Que as considerem sua mãe para as mulheres mais velhas e para as mais novas como irmãs. Ele não apenas disse a ela que tinha que respeitar, mas que tinha que respeitá-los como sua própria família, onde respeitamos muito nossa mãe, e também respeitamos e cuidamos de nossas irmãs.

Timóteo não apenas ouviu Paulo sobre como ele deveria respeitar as mulheres, mas também disse e reconheceu que sua forte fé era graças a sua mãe e avó, que lhe ensinaram as "escrituras sagradas".

Pablo não apenas disse como as mulheres devem ser respeitadas, mas ele mesmo deu um exemplo em várias ocasiões. Como quando escreveu sua carta aos romanos, nela enviou saudações às irmãs, mencionando cada uma delas pelo nome. Paulo se lembrava e valorizava muito tudo o que essas mulheres cristãs faziam e o grande valor que tinham.

7. Que perguntas vamos responder?

Essas perguntas precisam ser respondidas: por que Jeová ordena às irmãs que cubram a cabeça em certas ocasiões? E visto que apenas homens são anciãos e servos ministeriais designados, isso significa que todos os irmãos são chefes de todas as irmãs?

TODOS OS IRMÃOS SÃO AS CABEÇAS DE TODAS AS IRMÃS?

8. Em harmonia com Efésios 5:23, por que nem todos os irmãos são os cabeças de todas as irmãs?

Porque Efésios 5:23 NÃO diz que o homem é o cabeça de todas as mulheres, mas apenas diz que o homem quando se casa é o cabeça de sua esposa. Portanto, as irmãs solteiras na congregação têm apenas uma cabeça, Cristo, enquanto as que são casadas têm duas cabeças, Cristo e seu marido.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Portanto, embora a Bíblia mencione que os anciãos têm autoridade na congregação e os pais a têm sobre suas casas, isso não significa que eles sejam os chefes da congregação ou de suas famílias, respectivamente. Os maridos são apenas cabeças de sua esposa, e Cristo é da congregação.

Efésios 5:23 é muito claro e diz que apenas o marido é o cabeça de sua esposa, e acima dele, o Cristo é o cabeça da congregação. Portanto, nenhum irmão pode ser o cabeça das irmãs, nem mesmo os mais velhos. Por isso, no casamento, a autoridade está no marido e todos os outros irmãos devem estar fora de suas decisões, que serão segundo o exemplo de Cristo.

E caso a irmã seja solteira e more com sua família, seu pai será o chefe da família. Se você não mora com eles, você é diretamente Cristo. A irmã solteira respeita seus pais e também os irmãos na congregação. Mas nenhum irmão, ancião ou servo ministerial pode ser seu chefe, porque é Jesus.

Isso é muito importante para entender. Porque pode haver situações em que irmãos que têm privilégios podem sair de seu caminho e tentar influenciar a esposa de um irmão ou uma irmã solteira sobre uma decisão ou comportamento. Isso não corresponde a nenhum irmão por não ter autoridade sobre eles. O mesmo respeito que a irmã mostra pelos irmãos com responsabilidades, estes irmãos devem ter por eles.

Vimos que este parágrafo é muito claro. Irmãos experientes e privilegiados podem dar conselhos e eles serão respeitados. Mas eles não têm nenhum tipo de autoridade sobre as irmãs, o único que a tem é Cristo como cabeça de toda a congregação cristã. Em seguida, seu marido, seu pai se ela é solteira e vive com uma família, se não, diretamente com Jesus.

ILUSTRAÇÃO

Solteiros que não moram mais com os pais estão sob a autoridade de Jesus. (Veja o parágrafo 8.)

Uma irmã estuda sozinha.

9. Por que as irmãs têm que cobrir a cabeça às vezes?

Isso não é para rebaixá-lo, mas para fornecer uma maneira de mostrar que respeita o princípio da autoridade. Também permite que você mostre que segue a maneira que Jeová escolheu para organizar sua congregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Deve-se notar então que o princípio de autoridade é um, Jesus Cristo é o cabeça da congregação e o marido é o cabeça da mulher, por sua vez, a cabeça de Cristo é Jeová. Portanto, se em algum ponto questionássemos o porquê de qualquer ponto a respeito da chefia dos homens sobre as mulheres, seria o mesmo que questionarmos porque Jesus Cristo é o cabeça da congregação ou porque Deus é o cabeça de Cristo.

Isso ocorre por causa de como lemos em 1 Timóteo 2:12. Jeová decidiu que o homem deveria liderar a congregação, estabelecendo assim uma hierarquia de ordem, evitando que o caos reinasse. É por isso que, na ausência de um homem cristão, e a irmã tem que realizar seu trabalho ou tarefa, ela deve cobrir a cabeça como uma demonstração de respeito pelo princípio de autoridade que Deus estabeleceu.

Observamos que, embora Jeová reservasse certas responsabilidades para o homem. Se surgiram as circunstâncias em que a mulher devia ensinar, esse ensino não se perdeu, mas ela podia fazê-lo, sempre com respeito. E aqui vemos novamente o entendimento de Jeová. A mulher teve que cortar o cabelo bem curto para isso, mas se fosse motivo de vergonha, ela teve a opção de cobrir a cabeça, para que pudesse desempenhar essas funções, algumas das quais vemos no quadro.

As irmãs devem cobrir a cabeça se forem orar em público ou ensinar a Bíblia na presença de um irmão batizado, ou se o marido estiver presente. E mesmo que não haja nenhum homem presente, você terá que cobrir a cabeça se for realizar qualquer tarefa que normalmente é confiada a um irmão batizado.

INFORMAÇÃO ADICIONAL

Um dos primeiros exemplos bíblicos do uso de um cocar feminino foi a mantilha que Rebeca colocou quando conheceu Isaque (Gênesis 24:65). A palavra hebraica usada para se referir a essa vestimenta é tsa · ʽif, que em outro lugar é traduzida por "xale". O uso desta "mantilha" deve ter representado a sujeição de Rebekah ao seu noivo Isaac.

RESPOSTAS BASEADAS EM CAIXA Quando uma irmã deve cobrir a cabeça?

O quadro na página 16 nos diz quando uma irmã deve cobrir a cabeça. 1) Se uma irmã vai orar em público ou ensinar a Bíblia na presença de um irmão batizado, ou 2) se ela vai realizar uma tarefa que normalmente seria atribuída a um irmão batizado, embora nenhum homem batizado seja presente ou 3) se ela for casada e seu marido estiver presente enquanto ela ora em voz alta ou ensina outros da Bíblia, VOCÊ DEVE TER UMA CAPA DE CABEÇA. Se você não vai fazer nenhum dos itens acima, não é necessário.

A AUTORIDADE DOS CABEÇAS DA FAMÍLIA E DOS IDOSOS

10. Por que um ancião pode pensar em estabelecer padrões para os irmãos na congregação?

Porque você pode pensar assim: "Se um chefe de família tem o direito de fazer regras para proteger sua família, um ancião também pode definir regras que ele acha que protegerão as ovelhas de Deus." 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Talvez seja com boas intenções, visto que o ancião provavelmente sente a responsabilidade de cuidar dos membros da congregação como se fossem seus filhos e ele fosse o pai dos membros da congregação. No entanto, surge a pergunta: os anciãos e os chefes de família têm o mesmo tipo de autoridade?

Você pode pensar assim porque deseja proteger a congregação como se fosse sua família. E pode até haver irmãos e irmãs que lhe dizem para tomar decisões por eles, mas isso não é bíblico e cada um deve tomar suas próprias decisões. Os presbíteros estão lá para cuidar da congregação, mas não o farão com suas próprias decisões, mas com o que a Bíblia diz, aconselhando por meio dela, e será cada um quem tomará sua decisão.

Jeová deu aos anciãos a responsabilidade de cuidar da congregação e expulsar pecadores impenitentes, deu-lhe a responsabilidade de guiar a congregação por meio da Bíblia e do conselho com base nela, mas não por decisões próprias baseadas em sua experiência ou conhecimento ou o que seja já o fizeram no passado, por mais bem intencionadas que sejam essas decisões.

Um ancião faz um discurso em uma reunião congregacional.

11. Que aspectos a autoridade dos chefes de família e dos anciãos têm em comum?

Um aspecto é que Jeová deseja que os membros da família obedeçam ao chefe da família e da mesma forma que ele deseja que os irmãos na congregação também obedeçam aos anciãos (Colossenses 3:20).

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Um segundo aspecto é que Jeová espera que tanto os chefes de família quanto os anciãos garantam que os que estão sob seus cuidados tenham forte fé e se sintam amados e valorizados. E, como bons chefes de família, os anciãos ajudam os irmãos necessitados (Tiago 2: 15-17).

Finalmente, outro aspecto em comum é que Jeová espera que os anciãos e chefes de família ajudem outros a obedecer aos padrões divinos e a “não ir além do que está escrito” na Bíblia (1 Coríntios 4: 6). Vemos que há vários aspectos em comum na autoridade dos anciãos e dos chefes de família.

Jeová deseja que haja respeito na congregação, o mesmo que existe na família. Este é um dos aspectos em comum e, consequentemente, ele espera que os dois chefes, a família e os anciãos cuidem dos seus, da sua congregação e os ajudem a ter uma fé forte, a se sentirem amados e valorizados, aí está o ajuda de que precisamos em todos os momentos e para obedecer aos padrões divinos.

ILUSTRAÇÃO

Os anciãos ajudam os irmãos na congregação a ter uma fé forte e a se sentirem amados e valorizados. Jeová deu a eles a responsabilidade de expulsar pecadores impenitentes da congregação. (Ver parágrafos 11 e 12).

Um irmão lidera o culto familiar.

12, 13. Conforme Romanos 7: 2 indica, como a autoridade dos chefes de família difere da dos anciãos?

No caso dos anciãos, Jeová lhes deu a responsabilidade de agir como juízes e expulsar pecadores impenitentes da congregação. - 1 Coríntios 5: 11-13. Ao passo que uma das coisas que um chefe pode fazer é estabelecer regras para os membros de sua família e certificar-se de que sejam seguidas, o que um ancião não pode fazer na congregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A nota neste parágrafo refere-se aos parágrafos 17 a 19 do artigo “Respeite o lugar dos outros na congregação de Jeová” em A Sentinela de agosto de 2020. Esta torre de vigia menciona outra decisão que cabe inteiramente ao chefe da família, a decisão sobre qual congregação a família vai comparecer. E é que o pai de família deve decidir o que é melhor para a família no sentido espiritual. 

Jeová deu aos anciãos congregacionais a responsabilidade de agirem como juízes e expulsar pecadores impenitentes da congregação. E os chefes de família têm o direito de ditar as regras de sua casa para o bem dela, ouvindo a voz de sua esposa como uma só carne.

ILUSTRAÇÃO

Os chefes de família receberam autoridade de Jeová para guiar suas famílias. Um chefe de família atencioso conversará com sua esposa antes de tomar decisões. (Ver parágrafo 13)

VAMOS RESPEITAR CRISTO, CHEFE DA CONGREGAÇÃO

14. a) Em vista do que Marcos 10:45 diz, por que é lógico que Jeová designou Jesus como cabeça da congregação? b) Qual é o papel do Corpo Governante? (Veja o quadro “O Papel do Corpo Governante”).

Como diz Marcos 10:45, Cristo morreu por todos nós, por isso é lógico que Jeová o designou cabeça da congregação. Por esse motivo, Jesus tem autoridade para ditar padrões de conduta para indivíduos, famílias e toda a congregação, e garantir que sejam seguidos (Gálatas 6: 2). 

COMENTÁRIO ADICIONAL

É lógico porque Jesus deu sua vida como resgate por todas as pessoas que depositaram fé nele. Ele não veio para ser servido, mas para servir aos outros, e com seu sacrifício comprou a vida de todos os seus discípulos na congregação. E terá autoridade para ditar regras de conduta, bem como para zelar pelo seu cumprimento, pois nos nutre espiritualmente e por meio delas cuida de todos nós.

14. b) Qual é o papel do Corpo Governante? (Veja o quadro “O Papel do Corpo Governante”).

Os irmãos que constituem o Corpo Governante não são mestres da fé daqueles que constituem a congregação. Em vez disso, eles reconhecem Jesus Cristo como o cabeça da congregação cristã. Sua função é fornecer instruções úteis para organizar os servos de Jeová em todo o mundo. Eles também cumprem a comissão de dar alimento espiritual e orientação com base na Palavra de Deus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

De acordo com a nota no quadro deste parágrafo, o Corpo Governante está atualmente cumprindo o papel de “escravo fiel e sábio” daquele mencionado em Mateus 24:45. Nos últimos dias, esses irmãos ungidos que constituem o escravo fiel têm servido juntos na sede mundial. Embora esse escravo fiel e prudente seja composto por mais de uma pessoa, na verdade ele age como um, ou seja, toma suas decisões em conjunto.

O papel do Corpo Governante é sujeitar-se à autoridade e cabeça da congregação cristã, Jesus. Fazem o que foi estabelecido e, portanto, sob sua autoridade, procuram sempre guiar o povo de Deus com instruções úteis, alimento espiritual no tempo devido e dando uma ordem coerente a toda a organização terrestre. Ele cuida de todos os irmãos e irmãs ao redor do mundo e fornece-lhes toda a orientação bíblica de que precisam, bem como a ajuda necessária em momentos específicos.

RESPOSTA COM BASE NA CAIXA “O papel do Corpo Governante”

A nota no quadro que nos leva à Sentinela de 15 de julho de 2013, páginas 20 a 25, menciona que o escravo fiel e prudente recebeu duas nomeações, em primeiro lugar, foi encarregado dos domésticos, isso implica supervisionar o uso do material bens, a obra de pregação, a preparação de assembléias e a produção de publicações bíblicas para uso no ministério, estudo pessoal e reuniões cristãs. A segunda nomeação será supervisionar todos os bens do mestre que estarão no futuro quando Jesus vier como Juiz durante a grande tribulação.

ILUSTRAÇÃO

Os raios da glória de Jeová iluminam Jesus, sentado em seu trono celestial. Abaixo dele está uma reunião congregacional, uma família durante o culto familiar e uma irmã que estuda sozinha. As imagens são repetidas nos parágrafos 8 e 11 a 14.

15, 16. O que você aprende com o que Marley e Benjamin dizem?

Que o princípio de autoridade que Jeová nos deu envolve trabalho para homens e mulheres, digamos que seja um trabalho conjunto, porque assim como as mulheres devem respeitar a autoridade dos homens, os homens têm a obrigação de tratá-las com respeito e honra. Se ambos fizerem a sua parte, podem cumprir mais facilmente esse princípio de autoridade que Jeová estabeleceu.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Aprendo que tanto homens quanto mulheres devem demonstrar por meio de suas ações que respeitam a autoridade de Cristo. Os homens demonstram isso respeitando e honrando as irmãs, enquanto nossas irmãs demonstram isso ao seguir a orientação dada pelos homens que Ele designou para cuidar da congregação.

Tudo é baseado no respeito. Se nos respeitarmos, se respeitarmos o princípio da autoridade, quer sejamos irmão ou irmã, nunca excederemos o que devemos fazer, porque respeitamos o que Jeová estabeleceu e saberemos qual é o nosso papel em cada caso. Desse modo, não haverá situações excessivas, porque todos agimos de acordo com o que Jeová estabeleceu.

17. Por que devemos respeitar o princípio de autoridade?

Porque assim teremos paz na congregação e, acima de tudo, louvaremos nosso amoroso Pai celestial, Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Também devemos ter em mente que o princípio de autoridade não abrange apenas homens e mulheres dentro da congregação. Em vez disso, também abrange a autoridade que Jesus Cristo tem sobre a congregação e a autoridade que Jeová tem sobre Jesus Cristo. Questionar o princípio da autoridade do homem também implicaria em questionar a autoridade de Jeová e Jesus.

Pois assim estaremos fazendo o que está dito no Salmo 150: 6, estaremos louvando a Jeová, pois tudo o que fazemos, o que respiramos em todos os momentos é pela paz, carinho e amor da congregação, das nossas famílias , do princípio da autoridade.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como devemos ver as irmãs na congregação?

Como membros muito valiosos dentro da congregação. E eles realmente fazem muito. Eles fazem a maior parte da pregação, dirigem a maioria dos estudos bíblicos e ajudam muitos novos. Eles também passam muito tempo ajudando seus filhos a progredir espiritualmente, contribuem para uma atmosfera de amor, alegria, paz e zelo na congregação e, devido ao apoio que dão aos maridos de muitas maneiras, podem servir mais totalmente a Jeová.

COMENTÁRIO ADICIONAL

As irmãs na congregação devem vê-los como Jeová e Jesus os veem, seguindo o exemplo de Paulo sobre como devemos respeitá-los. Devemos vê-los como todos igualmente, as irmãs não são inferiores a nada, nem a ninguém, nem a nenhum irmão. Pelo contrário, devemos valorizar o grande trabalho e esforço que eles fazem como colaboradores, assim como homens, da vontade de Jeová.

Todos os irmãos são chefes de todas as irmãs? Explique.

Não, e é que Efésios 5:23 não diz que o homem é o cabeça de todas as mulheres, antes apenas diz que o homem quando se casa é o cabeça de sua esposa. Portanto, as irmãs solteiras na congregação têm apenas uma cabeça, Cristo, enquanto as que são casadas têm duas cabeças, Cristo e seu marido.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Não. O único cabeça de todas as irmãs, como chefe da congregação é Jesus. Então haverá o marido se a irmã for casada, se ela for solteira e morar com sua família, ela será seu pai, e se ela viver sozinha, será Jesus diretamente. As irmãs respeitam todos os irmãos, e os irmãos que não têm nenhum princípio de autoridade sobre eles também devem respeitá-los da mesma maneira e não exagerar.

Como a autoridade dos chefes de família difere da autoridade dos anciãos?

No caso dos anciãos, foi Jeová quem lhes deu a responsabilidade de agir como juízes e expulsar pecadores impenitentes da congregação (1 Coríntios 5: 11-13). Ao passo que uma das coisas que um chefe pode fazer é estabelecer regras para os membros de sua família e certificar-se de que sejam seguidas, o que um ancião não pode fazer na congregação.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Os anciãos têm autoridade e responsabilidade para manter a congregação limpa e enfrentar pecadores impenitentes a fim de manter a unidade da congregação e sua pureza moral, agindo como juízes. Eles também dão orientação e conselhos baseados na Bíblia. Enquanto os chefes de família ditarão as normas adequadas para sua família viver de maneira cristã de acordo com o que a Bíblia diz e cumprir os princípios bíblicos.

Comentários