TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 8 a 14 de março de 2021, “Como Jeová lidera seu povo”, Discurso preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA: “Como Jeová lidera seu povo”, Discurso, 8 a 14 de março de 2021.




“Como Jeová dirige seu povo” (10 min.)

Jeová sempre esteve com seu povo e os orientou como nenhum outro guia poderia existir neste mundo. Ele sempre foi uma ótima direção e um excelente guia, nos referimos à orientação que vem do nosso amoroso criador que sabe a todo momento o que é melhor para o seu povo. Ele provou isso com os israelitas e o mostra hoje. Certo, o que é uma grande demonstração de amor e ordem? Vamos ver um texto precioso que nos mostra duas belas qualidades de Jeová, que é o amor e a ordem, por favor, vá ao livro de Números 9: 17,18, se você o encontrou, por favor, me acompanhe com a leitura: Cada vez Quando a nuvem se ergueu acima da tenda, os israelitas se moveram imediatamente e, onde a nuvem parava, os israelitas acamparam.18 Ao comando do Senhor os israelitas moveram-se e ao comando do Senhor eles acamparam. Enquanto a nuvem permaneceu acima do tabernáculo, eles permaneceram acampados.


Este maravilhoso texto reflete muitas coisas para nós, mas vamos analisar duas delas que são amor e ordem. Por que dizemos isso? Assim como um pássaro enfia seus filhotes sob as asas, Jeová vestiu e protegeu seu povo colocando sua nuvem sobre as tendas e lá permaneceu até que ele decidiu que era hora de se mudar. Verdadeiros irmãos, é uma grande demonstração de amor o que Jeová fez por seu povo.Claro, ele estava e sempre está com seu povo, protegendo-o, dando-lhe abrigo, guiando-o no bom caminho que leva à salvação.

A segunda palavra a destacar é ordem. Jeová decidiu para onde seu povo deveria ir, quando e por quanto tempo eles deveriam ficar lá. A nuvem de Jeová poderia permanecer no mesmo lugar por um dia, um mês ... tudo o que Jeová achasse adequado. Assim, o acampamento poderia estar em constante movimento, pois eles tinham que se mudar à noite ou durante o dia e apenas por alguns dias. 

O que isso implica? Não estamos falando de uma barraca de acampamento que conhecemos atualmente, porque sabemos aproximadamente a imensidão e magnitude do tamanho e volume do acampamento e dificilmente podemos imaginar ou fazer uma imagem mental de um grande acampamento, ele O que exigia muito esforço, pois precisava ser montado e desmontado toda vez que Jeová ordenava, pois para mover era preciso ter uma ordem completa, pois o conseguiam graças à orientação e às instruções que Jeová havia estabelecido para seu povo.

E um detalhe interessante é o que Números 33 menciona, é que este enorme acampamento foi movido 40 vezes. Vamos pensar por um momento o quão difícil é se locomover de carro, já que devido à desordem é impossível chegar a algum lugar que precisamos ir a tempo, pois o texto em questão nos faz ver que apesar da grande massa e tamanho , eles podiam se mover de maneira ordeira e sempre o faziam na hora certa e conseguiram tudo isso graças à orientação que Jeová lhes deu.

Quando a nuvem de Jeová permanecia acima do Tabernáculo, o acampamento descansava naquele lugar, e quando todo o acampamento se movia, o fazia com ela e na direção marcada. Jeová marcava os tempos e o caminho. O acampamento obedecia às instruções que Jeová lhe mostrava através de sua nuvem e duas trombetas de prata feitas de martelo, por meio de dois toques especiais flutuantes comunicavam essas ordens para que todos soubessem que se moviam e vai agir de acordo com as instruções que eles receberam.

Todos estavam se mudando, todos começaram a trabalhar imediatamente e começaram a transferência. não havia nada mais importante, pois pararam de fazer tudo o que estavam fazendo para começar a transferência como mencionado em Números 9: 21,22, que vamos ler diz assim: Outras vezes a nuvem parava apenas da noite para o dia até a manhã , e quando a nuvem subiu pela manhã, eles seguiram em frente. Quando a nuvem subia, dia ou noite, eles se moviam. 22 Enquanto a nuvem permaneceu sobre o tabernáculo - dois dias, um mês ou mais - os israelitas permaneceram acampados e não se moveram. Mas se aumentasse, eles se moviam.

De acordo com o texto lido, vemos que tudo o que estavam fazendo ficou para trás e a transferência começou. A nuvem de Jeová poderia se mover a qualquer momento, os israelitas não sabiam, nem sabiam quanto tempo poderiam ficar em determinado lugar. Esse fato deve ser um pouco frustrante não saber onde você vai morar ou por quanto tempo, pois nos lembramos que eles se mudaram pelo deserto e isso implicava ter muita confiança em Jeová. No final das contas, eles precisavam de muita confiança e obediência a Jeová, que sempre faz o melhor por eles. Sempre que sua nuvem se movia com um objetivo, era para seu bem-estar. Os israelitas endossaram as palavras de Hebreus 13:17: "Sede obedientes aos que lideram entre vós e sejam submissos."

Que lições podemos aprender com os israelitas? É verdade que não temos que passar por um deserto, mas temos instruções a seguir, o que nossa Organização terrestre nos traz, visto que zelam por nosso bem-estar e do povo de Deus. Somos obedientes e submissos como os israelitas? Quando recebemos uma instrução, devemos segui-la imediatamente ou esperamos para ver o que acontece? Certo, hoje temos muitas dificuldades? Mas, como os israelitas, queremos ser obedientes à orientação de Jeová e seguir as instruções que nos são dadas. nos dê pela Organização imediatamente e sempre os cumpra. Tais como: manter-se atualizado com as instruções mais recentes sobre como conduzir estudos bíblicos, pregar com pessoas estrangeiras, Mostra o culto familiar,a conduta que devemos ter nas assembleias e a nossa colaboração com as comissões de ligação do hospital e a nossa posição em relação a possíveis operações.

Todas essas instruções são um guia de que obedecer e se submeter aos conselhos que nos são dados é uma forma de agradecer a orientação de Deus, porque todas elas, como a nuvem de Jeová, são para o refúgio e o bem-estar de seu povo. Se ao tomarmos decisões importantes confiarmos e nos voltarmos para Jeová e sua organização, isso será muito benéfico e mostraremos obediência e amor a Deus em vez de confiar em nossas próprias decisões.

Jeová usa seu povo, sua organização, pessoas imperfeitas para liderar seu povo, dando instruções e protegendo-os de todos esses perigos. Irmãos, seu trabalho é garantir a segurança de todos, obedecer e implementar imediatamente as instruções que nos são dadas é demonstrar nosso amor cristão pelo seu trabalho e por Jeová que o usa para esta tarefa, que usa sua organização terrestre para orientar para seu povo, assim como fizeram estes homens que tocaram a trombeta para avisar como está escrito no registro bíblico de Números 10: 5-8 o que vamos ler se eles não encontraram, junte-se a mim com a leitura, por favor diga isto : Quando uma série soa com toques curtos da trombeta, os acampamentos daqueles a leste devem ser movidos. Quando uma série de toques curtos de trombeta é tocada pela segunda vez,os acampamentos dos que estão ao sul devem ser removidos. Os toques de trombeta devem soar desta maneira cada vez que uma das divisões se move. Para convocar a congregação, eles devem tocar as trombetas, mas não com uma série de toques curtos. Os filhos de Arão, os sacerdotes, devem tocar as trombetas; Este será um estatuto permanente para você, geração após geração.

Recebemos um toque de trombeta não faz muito tempo e foi a suspensão de todas as nossas atividades espirituais públicas (pregação e encontros presenciais), um alerta que veio antes das medidas que os governos estavam implementando para conter esta pandemia. Imediata e indefinidamente em todo o mundo. Quando a situação parecia melhorar, os governos começaram a retirar as restrições ao confinamento total que tínhamos até que tiveram que reintroduzi-las ... a instrução de nossa organização permaneceu a mesma: “suspensão por tempo indeterminado”. E quantas vidas de nossos irmãos essa instrução firme e precoce salvou!

Quando obedecemos imediatamente àqueles que nos dirigem, estamos na verdade obedecendo a Jeová, que cuida de nós e zela por nossa vida.

Comentários