TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 29 de março a 4 de abril de 2021, “Cuidado com o orgulho e o excesso de confiança”, Discurso Preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA: “Cuidado com o orgulho e o excesso de confiança”, Discurso, 29 de março, 4 de abril de 2021.
“Cuidado com o orgulho e o excesso de confiança” (10 min.)
Nós nos lembramos da primeira vez que começamos a procurar trabalho depois de terminar nossos estudos? Ou apenas na primeira vez que procuramos um emprego ou mudamos para um totalmente diferente?
Possivelmente, e a maioria de nós se sente inseguro ou pelo menos um pouco nervoso por não saber o que fazer ou como fazer uma determinada coisa. Ou o que poderíamos encontrar, é a nossa primeira vez, e nas primeiras vezes sempre custa.
E a primeira vez que encontramos nosso cônjuge? Ou melhor, a primeira vez que decidimos entrar em um namoro sério.
Porque nos primeiros momentos, nos primeiros dias, nos primeiros meses a gente se sente um pouco restrito de nós mesmos e é aos poucos que começamos a nos abrir e mudar.
Muda até a nossa maneira de falar, o nosso comportamento ... talvez não nos importemos mais com as formas, talvez não pensemos mais tanto no que falar e ajamos mais por impulso.
Talvez, algo que antes pensávamos e não ousávamos dizer ... agora o fazemos e bastante solto.
Algo semelhante aconteceu com Corá, neste caso, em um sentido muito ruim e que Jeová não gostou nada. Na verdade, quase significou a aniquilação completa da cidade. Porque? Porque ele se rebelou contra Jeová, contra a maneira como Deus faz as coisas e organiza seu povo.
Porque Coré, ele ficou orgulhoso e chegou a um ponto em que confiava demais em si mesmo. Ele chegou a um ponto em que não pensava mais nas coisas, mas acreditava que tinha o direito de julgar e fazer as coisas do seu jeito. O que Coré fez foi tão sério? Vamos ler em Números 16: 1-3. Lá está escrito:
Então Coré, filho de Izar, filho de Cohat, filho de Levi, juntou-se a Dato e Abirão, os filhos de Eliabe, e a O filho de Pélez, dos filhos de Rúben. Eles se rebelaram contra Moisés junto com 250 israelitas, chefes do povo, escolhidos na congregação, homens importantes. Então eles se uniram contra Moisés e Arão e disseram: “Estamos fartos de vocês! Todo o povo é santo, todos eles, e Jeová está no meio deles. Por que você se coloca acima da congregação de Jeová?
Como podemos cair no comportamento de Corá? Vamos recuar muito, quando estudávamos a Bíblia e ainda não éramos testemunhas batizadas.
Alguns, muitos de nós, nascemos na verdade. E muitos outros de nossos irmãos e irmãs vieram do mundo. Em ambos os casos, antes de dar o passo do batismo, encontramos nossos irmãos, compartilhamos um tempo com eles.
E nos primeiros momentos, podemos até ter nos sentido um pouco desconfortáveis conversando sobre determinado assunto na ocasião ou calados por estarmos com irmãos muito experientes que sabem muito sobre o assunto e estamos apenas começando a nos aprofundar nas verdades profundas da Bíblia. .
Os anos passam e, como a relação que discutimos no início, nos soltamos devido ao nosso conhecimento e experiência. Desde a passagem ... desde o momento mais feliz da nossa vida no nosso baptismo, passamos a ter responsabilidades na congregação ou a sermos consultados pela experiência e conhecimento que temos.
Assim foi com Coré. Ele era um levita altamente respeitado. Já como levita, ela recebeu a responsabilidade de prestar serviço sagrado a Jeová na casa dele. Todos os seus anos de serviço o levaram a isso mesmo, pelo qual ele era bem conhecido e respeitado por muitos na cidade.
Todo esse conhecimento e experiência que Coré usou de uma forma muito diferente da de Moisés. A certa altura, cheio de confiança e orgulho, ele se voltou contra Moisés e Arão por causa de sua maneira de ver as coisas e de sua maneira de ver.
Ele tentou mudar a maneira como Jeová organiza seu povo, os membros que Jeová designou para guiar seu povo à terra prometida.
Mas não foi apenas Corá, ele teve o apoio de uma multidão do povo. Até 250 homens se voltaram contra Moisés e Arão, mais do que contra eles, diretamente contra as maneiras como Jeová, em sua imensa sabedoria, puxa os cordões.
Coré repreendeu Moisés e Arão porque eles deviam ser os que estavam à frente da assembleia, à cabeça do povo, à cabeça da congregação. Seu orgulho o fez pensar que deveria agir dessa forma, ele era muito confiante e acreditava que o favor divino estava do seu lado.
Moisés não reagiu da mesma forma, ele era um homem muito mais humilde, como nenhum outro. E ele lhe disse que Jeová seria, mais uma vez, aquele que estabeleceria claramente, que possui a orientação de seu povo. No final do dia seguinte, Coré e seus 250 homens que o apoiavam já estavam mortos. Eles desafiaram a Jeová.
Não é ruim ser um irmão muito respeitado dentro da congregação, pelo contrário, é um grande privilégio e significa que estamos fazendo um ótimo trabalho a serviço de Deus. Não é uma coisa ruim ter muito conhecimento e experiência, na verdade, é assim que deve ser na vida de um cristão. E não é uma coisa ruim ter responsabilidades, a Bíblia nos diz que trabalhamos para o povo de Deus. Vamos ler Números 16: 8-10.
Então Moisés disse a Corá: “Filhos de Levi, por favor, ouçam. Parece pouco para você que o Deus de Israel os separou do povo de Israel e permitiu que eles se aproximassem dele para realizar o serviço do tabernáculo de Jeová e ficar diante do povo para servi-los, e que ele os aproximou de ele com todos os seus irmãos, os filhos de Levi? Eles também precisam tentar obter o sacerdócio?
Assim como Jesus veio para servir. Estamos aqui para servir nossas congregações. Seja por uma responsabilidade ou por nosso conhecimento, experiência e personalidade.
As responsabilidades vêm e vão. O que não vem e vai é o nosso serviço a Deus, já que prometemos dedicar nossa vida a ele. Prometemos dedicar nossa vida a Jeová. Não ter responsabilidades, nem liderar congregações, nem ter muitos privilégios.
Assim como Jeová separou a tribo de Levi para seu serviço sagrado no tabernáculo. Ele nos separou do mundo para a grande recompensa da esperança de vida eterna com nossa querida família espiritual. Nosso maior privilégio que deve caracterizar nossa vida é sermos conhecidos por nossa adoração pura a Jeová.
Vemos todos os dias como o povo de Deus cresce e permanece constante e leal, conforme Jeová os orienta. Corá também viu, possivelmente testemunhou a libertação de seu povo no mar Vermelho, e ainda assim manifestou sua posição contrária à direção e instruções de Moisés que vieram diretamente de Jeová.
Coré conquistou o respeito de grande parte do acampamento israelita por seu serviço fiel a Jeová por muitos anos, mas se deixou levar pela confiança dessa relação que acreditava ter com Deus a ponto de acreditar ele tinha o direito de desafiá-la. As consequências foram terríveis, Números 16:32, 35:
"E a terra se abriu e os engoliu com os de sua casa e todos os que pertenciam a Corá com todas as suas posses." "Então saiu fogo de Jeová e consumiu os 250 homens que ofereciam o incenso."
Não permitamos que um excesso de confiança em nós mesmos gere orgulho em nossos corações que pode provocar as consequências e o comportamento de Corá. Não permitamos que o que fazemos em nosso serviço a Jeová nos deixe orgulhosos e confiantes demais. Quanto mais tempo estivermos na verdade ou quanto mais responsabilidades tivermos, devemos ser ainda mais humildes e continuar a servir nossos irmãos e irmãs.
Comentários
Postar um comentário