TESOUROS DA BÍBLIA, Semana De 22 a 28 de março de 2021, “A fé nos torna corajosos”, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA: “A fé nos torna corajosos”, Discurso, 22-28 de março de 2021.



“Faith Makes Us Brave” (10 min.)

CORAGEM E FÉ VÃO MÃO. Se não tivermos fé, não teremos coragem de enfrentar as situações que surgem em nosso caminho, porque as veremos como muito difíceis e até mesmo intransponíveis, quando na verdade não são. E por que não estão? Porque embora nossa força seja limitada e também nosso poder, o de nosso Pai celestial não é, e é infinito.


Jeová está sempre conosco, ele é nosso refúgio, nossa fortaleza, nossa rocha. Quando nos deparamos com uma situação ou problema muito difícil, sabemos que podemos confiar que Jeová estará conosco e usará diversos meios para nos dar o incentivo de que precisamos na hora certa.

É claro que, para isso, precisamos ter plena confiança de que Jeová realmente está conosco, sabe o que estamos passando e que nos dará o alimento de que precisamos. Seja conhecimento, sabedoria, força, poder ... seja o que for, para que não possamos levar mais do que podemos, porque Deus nunca faria isso por nós.

Isso é o que ele mesmo nos diz em sua Palavra a Bíblia, vamos ler a segunda parte de 1 Coríntios 10:13. Ele diz: “Mas Deus é fiel e não permitirá que sejam tentados além do que podem suportar, mas, quando vier a tentação Também lhes dará a saída para que possam suportá-la "

O texto que lemos destaca que Jeová nos dará uma saída para as pressões, tentações, provações e problemas que surgirem em nosso caminho. Mas, para isso, teremos que ter fé que ele se importa conosco e que se preocupa conosco. E isso, além da ajuda que nos proporciona, nos dará coragem para enfrentar qualquer coisa.

Muitos irmãos viram a mão de Jeová em sua vida em muitas ocasiões. Esses irmãos ou irmãs passaram por situações muito difíceis, e podemos dizer quando eles nos contam sobre suas experiências que eles não pensaram que poderiam sair daquela situação, mas sua fé em Deus tornou isso possível. Esses irmãos viram que Jeová nos dá uma saída, ele não nos deixará lutar contra algo que não podemos suportar.

Quando refletimos sobre muitas dessas experiências, e nos colocamos no lugar de nosso querido irmão, podemos pensar: "Eu não conseguiria sair disso." Mas seremos, porque Jeová nos ama igualmente e nossa fé nele é firme e nos dará coragem, seremos corajosos.

Esses irmãos são experientes e sua fé é ainda mais forte para enfrentar outros problemas que possam surgir. Você já viu a mão de Deus ajudando você, dando-lhe uma saída. No entanto, existem muitos outros irmãos que nunca enfrentaram uma grande prova e podem se sentir menos corajosos.

É verdade que a incerteza gera medo, não saber o que vai acontecer ou não ter controle sobre determinados aspectos pode gerar medo. Mas assim como nossos irmãos que enfrentaram problemas sérios foram corajosos por causa de sua forte fé em Jeová, nós também devemos cultivar a mesma fé e não ser como os espias que os israelitas enviaram para antecipar o que poderia acontecer. Eles apresentaram relatos muito pessimistas por falta de fé em Deus e assustaram todos os israelitas, mesmo com tudo o que Jeová havia feito por eles e ainda está fazendo.

Exceto por dois espiões, Josué e Caleb. Moisés, com a aprovação de Jeová, enviou 12 espias do acampamento de Israel quando eles estavam acampados no deserto de Parã para espiar a terra de Canaã, que eles teriam como sua herança da terra e iriam tomar desde que os cananeus o fizeram não eles não tinham direito a isso e menos às práticas que faziam. Jeová, que tinha e tem direito a toda a terra, iria adjudicá-la aos israelitas. Por esta razão, esses 12 espias foram enviados, possivelmente em grupos de dois, por diferentes áreas para examinar tudo: estradas, rotas, cidades, organização de Canaã, habitantes, etc.

E o que aconteceu? Quando eles voltaram, a maioria dos espiões estava assustada. Sim, eles afirmavam que a terra manava leite e mel. Também como Jeová havia dito, mas eles disseram que não podiam vencê-los e eles morreriam. Eles morreriam? Jeová os tirou do Egito, causou dez pragas, dividiu um mar inteiro, matando Faraó e todos os seus homens ... e mesmo assim esses espiões ainda não tinham fé verdadeira no poder de Jeová. Disseram o que está mencionado em Números 13: 31-33 que vamos ler se você o encontrou, por favor, acompanhe-me com a leitura, diz assim: “Mas os homens que subiram com ele disseram:“ Não podemos vai contra essas pessoas, porque ele é mais forte do que nós ”. E eles continuaram a dar aos israelitas um relatório ruim sobre a terra que haviam espionado. Eles estavam dizendo: “A terra que viajamos para espiá-la é uma terra que devora seus habitantes, e todas as pessoas que vimos nela são homens de tamanho enorme. E lá vimos os Nephilim, os filhos de Anac, que vieram dos Nephilim; parecíamos gafanhotos comparados a eles, e parecíamos a eles o mesmo ”

Percebemos todo o pessimismo? Notamos também que os espias disseram: “eles são mais fortes do que nós”. Quem nós somos? Homens imperfeitos que vieram e têm tudo o que têm porque Jeová tornou isso possível. Nessa nossa conotação, eles se esqueceram e perderam a fé em onde realmente reside o poder do povo israelita, em sua fé em Jeová, que é Todo-Poderoso. O que Jeová achou disso? Diante dessa grande falta de respeito? Ele não tinha feito ou demonstrado poder suficiente para que eles tivessem plena fé Nele? Agora vamos ler Números 14:11: “Então Jeová disse a Moisés: 'Por quanto tempo este povo me tratará desrespeitosamente? Por quanto tempo eles não terão fé em mim, apesar de todos os milagres que fiz entre eles? "

A má notícia que os espias deram desencorajou todas as pessoas que foram infectadas com o espírito humano desses espias e esqueceram o espírito de Deus, seu poder e tudo o que ele faz por eles, que tudo o que eles têm é porque Jeová os providenciou. Os espias não tinham fé em Jeová, não tinham coragem e diziam tantas coisas pessimistas que lançaram o povo israelita na mesma falta de fé que eles.

A visão do povo israelita ficou turva e eles viram apenas o que tinham diante de si, que não é o que Jeová havia dito, mas o que uma série de pessoas imperfeitamente motivadas, sem fé e com medos humanos haviam dito. E isso provocou o clamor do povo e com isso eles mais uma vez decepcionaram a Deus e sua misericórdia por tudo o que ele faz por eles. Em Números 14: 1-4, lemos estes gritos do povo:

“Então, toda a cidade levantou a voz e as pessoas continuaram gritando e chorando durante a noite. Todos os israelitas começaram a reclamar de Moisés e Arão, e todo o povo começou a falar contra eles. Eles disseram: “Eu gostaria de ter morrido na terra do Egito! Eu gostaria que tivéssemos morrido neste deserto! Por que Jeová nos traz a esta terra? Para cairmos pela espada? Eles levarão nossas esposas e filhos como despojo. Não é melhor voltarmos para o Egito? Eles até disseram um ao outro: "Vamos nomear um líder e voltar para o Egito!"

Essa falta de fé e confiança em Jeová fez com que o povo quisesse se rebelar contra Deus. Até mesmo nomeando um novo líder e retornando ao Egito. Que líder melhor do que Jeová? A falta de fé os cegou a ponto de dizerem que eu gostaria que tivéssemos morrido no Egito. A falta de fé deles não só os desanimou ou teve medo da morte, mas culparam a Jeová e o que ele fez por eles. Podemos imaginar algo assim?

Sem dúvida, queremos sempre ter uma fé forte, uma fé como a dos espiões Josué e Caleb. Eles tinham muito em mente a Jeová e seu poder, o que ele havia feito no Egito e como ele acabou com a maldade daquele lugar e libertou seu povo. Josué e Caleb não pecaram de otimismo, Josué e Caleb tinham plena fé no poder de Deus como ele já havia demonstrado em várias ocasiões. Uma fé que se reflete no valor de seus relatos, que lemos em Números 14: 6-9: “Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefuné, que estavam entre os que foram espiar a terra, rasgaram seus roupas e Disseram a todo o povo de Israel: “A terra que viajamos para espiá-la é muito, muito boa. Se Jeová se agradar de nós, certamente nos levará àquela terra e a dará a nós, uma terra que transborda leite e mel. Mas não se rebelem contra Jeová e não tenham medo das pessoas da terra, pois elas são moleza para nós. Eles não têm mais proteção, e Jeová está conosco. Não tenha medo deles ”.

Vejamos as palavras que eles usam. Essa fé plena em Jeová se reflete. Eles não dizem "vamos lá, nós podemos lidar com eles". Não, eles dizem: "Se Jeová está feliz conosco ... ele certamente nos levará." Assim como ele os libertou e os tirou do Egito. E continuando dizendo: “Não tenhas alívio contra Jeová” - eles não tinham razão para o fazer, muito pelo contrário - “Não tenhas medo do povo daquela Terra (...) Eles não têm proteção (... ) Jeová está conosco. "

É a única coisa que os israelitas precisam para se estabelecer naquela terra. Tenha Jeová com eles, e assim conquistariam Canaã. Porque esta é a nossa vitória sobre o mundo de Satanás, a vitória que o apóstolo João disse em 1 João 5: 4: “Esta é a vitória que venceu o mundo, a nossa fé”. Nossa fé derrotou todos os inimigos hoje e o povo de Deus nunca foi silenciado. As boas novas do Reino são pregadas em toda a Terra como um exército cheio de força e coragem por nossa fé em Jeová.

Irmãos, se tivermos Jeová conosco o tempo todo, se nossa fé for forte como a de Josué e Calebe. Jeová nos dará coragem e força para vencer qualquer prova, tentação ou problema que surgir em nosso caminho.

Comentários