NOSSA VIDA CRISTÃ 2021, Semana de 22-28 de março, Por que nós, verdadeiros cristãos, devemos ser corajosos: Para pregar e permanecer neutro, Vídeo, Análise e Respostas.
NOSSA VIDA CRISTÃ, 22-28 de março de 2021, Por que os verdadeiros cristãos devem ser corajosos: Para pregar e permanecer neutro, Análise e Respostas.
Por que os verdadeiros cristãos devem ser corajosos: pregar
Que luta a irmã Kitty Kelly estava tendo?
A irmã Kitty Kelly teve uma luta interna com a verdade e seus amigos do mundo todo na escola. Sua mãe foi uma testemunha e seu pai não, e ele estudou a Bíblia para ela. Ela não queria ser diferente dos outros e temia que suas crenças a afastassem de seus amigos, amigos e rissem dela.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Irmã Kitty que morava perto da sala e seu território de pregação estava no meio da verdade, sua mãe e os irmãos, para as reuniões e o ministério e seus amigos que podiam ser encontrados a qualquer hora na rua. O pai não era testemunha e ela própria diz que sabe que não é obrigatório, mas que queria agradar à mãe embora soubesse que isso era verdade. No entanto, seu medo de perder as amizades, de ser vista de forma diferente e de mexer com ela a fez esconder por um tempo.
No vídeo você pode ver uma amiga perguntando sobre o livro que ela acabou de colocar na mochila e ela se esquiva do assunto com medo de descobrir suas crenças. A irmã Kitty teve uma luta interna em que manteve duas aparências, uma enfrentando o mundo como uma garota normal e igual, e outra quando estava com sua mãe e com os irmãos na congregação. Ela mesma diz que se sentiu mal quando não defendeu suas crenças, sua consciência a incomodou, ela não teve coragem de defender suas crenças.
O que o ajudou a ser corajoso?
Quando ela tinha 12 anos, houve um dia em que ela pegou uma revista Awakened e pela primeira vez em sua vida ela leu tudo sozinha por sua própria iniciativa e isso ajudou a fortalecer sua fé e a levou a ler outras publicações, onde aprendeu muito sobre a coragem de outros irmãos que enfrentaram muitas provações e sempre colocaram suas crenças em primeiro lugar. Esse conhecimento a ajudou a ser corajosa.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A irmã viu que não estava sozinha, que esse problema não estava acontecendo apenas com ela, mas muitos irmãos enfrentaram enormes provações e seu amor a Jeová os levou a defender e colocar a verdade em primeiro lugar. Kitty queria ser como eles, imitar o seu exemplo de fé, e isso deu-lhe a coragem de o poder fazer na escola e com os amigos.
Além das publicações que ela começou a ler por conta própria, ela começou a estudar profundamente a Bíblia com a irmã que havia ensinado sua mãe, que lhe ensinou o Insight e a ajudou a meditar e refletir sobre tudo o que aprenderam e, possivelmente, como coloque-o em prática na sua situação pessoal.
A irmã Kitty entendeu que quando você estuda a Bíblia para fortalecer sua fé e amor em Jeová e não por obrigação ou pensando em outras coisas como o que os outros podem pensar ou dizer, o estudo pessoal da Bíblia é muito apreciado e nos ajuda muito a fortalecer nossa fé e integridade à verdade.
Que bênçãos você recebeu por ser corajoso?
A irmã Kitty começou a se apresentar publicamente como Testemunha de Jeová nas apresentações iniciais dos cursos acadêmicos. Não foi fácil, embora com o tempo tenha se tornado mais fácil, e ela sempre orava a Deus para ajudá-la. A irmã viu grandes bênçãos, a turma e as professoras não reagiram mal, pelo contrário, e isso a surpreendeu um pouco. A irmã teve a oportunidade de dar um grande testemunho da verdade a todos os seus colegas e professores.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A irmã fez tudo para aparecer publicamente como testemunha. En las conversaciones que tenían con sus compañeros de clase hablaba de la verdad como cuando le preguntaban que qué había hecho el fin de semana o cuando hablaban de problemas que tenían, la hermana buscaba consejos bíblicos que los ayudarán, otro gran testimonio de la verdad hacia seus companheiros.
Uma grande oportunidade que a irmã aproveitou foi para defender sua fé em público diante de toda a turma inclusive da professora defendendo um tema que muitas vezes somos criticados por ser muito polêmico: evolução ou criação. E a irmã fez isso perfeitamente com a ajuda de Jeová, e foi um grande testemunho, até ela ficou surpresa com a reação da classe. E ao contrário do que ela imaginava, ela não tem mais medo de defender suas crenças, mas tem orgulho de fazê-lo e de fortalecer ainda mais sua fé.
Todo esse estudo da Bíblia e trabalho que a irmã fez ao longo do tempo a levou a fazer o auxiliar enquanto estudava, o que a manteve ocupada, fortalecendo ainda mais sua fé e quando ela terminou os estudos, ela teve tempo e energia para se tornar regular.
A irmã com todo o seu esforço conseguiu um grande benefício, que não foi fácil de alcançar, mas ela conseguiu ter a consciência limpa. Ela tem orgulho de defender sua fé e crenças e nunca mais as esconde por medo do que elas dirão, ao invés disso, dá testemunho por meio dela.
Por que os verdadeiros cristãos devem ser corajosos: para permanecer neutros (7 min.): Discussão com a audiência. Reproduza o vídeo. Em seguida, pergunte: Quais foram os desafios do irmão Ayenge Nsilu? O que o ajudou a ser corajoso? E que pensamento o ajudou a confiar em Jeová?
Que desafios o irmão Ayenge Nsilu enfrentou?
No território de seu país foi instaurada uma ditadura e ele foi obrigado a ingressar no partido político da ditadura para conseguir qualquer tipo de trabalho. Do contrário, ele não conseguiria emprego, e isso é necessário porque sabemos para poder viver, o que foi um grande desafio para o irmão, já que ele não tinha intenção de entrar, como a Bíblia nos diz para permanecermos neutros.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O irmão recusou-se a participar da política, em qualquer forma ou manifestação dela. Por exemplo, quando lhe pediram para saudar a bandeira, todos tinham que estar presentes e o irmão tinha que ir, lembrar do regime ditatorial, e se opor, explicando seus motivos.
O irmão conseguiu um emprego no qual se manteve discreto até não poder mais e teve que explicar suas crenças quando todos os trabalhadores foram chamados para saudar a bandeira. A partir desse momento, o irmão teve mais dificuldades devido às suas crenças, um membro do partido se apresentou para saber quem era que se recusava a participar na política e, embora o irmão evitasse ser preso, sofreu pressão e tratamento de seus colegas de classe e rebaixou-o no trabalho, com uma grande redução em seu salário.
A situação no trabalho era tão precária que seus filhos não puderam ir à escola durante um ano inteiro. Ele mal conseguia atender às necessidades básicas de sua família. O irmão e sua família passavam por uma situação econômica e social séria, mas ele nunca negligenciou o mais importante, as coisas de Deus.
O que o ajudou a ser corajoso?
O irmão, mesmo com todos os problemas que teve, ainda não faltou às reuniões, saiu para pregar, estudou a Bíblia e como diz, acima de tudo orou muito. Sua constância e insistência na verdade o abençoaram todo esse tempo. Graças à sua fé fervorosa, para permanecer neutro e não sucumbir às pressões políticas de seu país e às suas orações profundas, o irmão foi corajoso e eles se apresentaram.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sua plena fé e confiança em Jeová ajudaram o irmão a ser corajoso, mesmo com os problemas que ele poderia enfrentar por ser neutro e não apoiar o regime. Passaram por muitas dificuldades, mas o serviço a Deus deu-lhes a força necessária para continuar a pregar o seu Reino e para permanecer neutros, para permanecer corajosos, porque a fé nos dá coragem.
O irmão nunca negligenciou as coisas espirituais, e Jeová o abençoou porque ele sempre se manteve fiel à verdade todo esse tempo.
Que pensamento o ajudou a confiar em Jeová?
O irmão sabia que a melhor forma de apoiar o Reino de Deus, mesmo que isso lhe causasse problemas, era ser neutro, neutro ao regime ditatorial e continuar com a obra de pregação. Desse modo, ele mostrou que confia plenamente em Jeová e o tem abençoado. O irmão não parava de pregar um Reino muito melhor do que aquele em que viviam, o Reino de Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Como diz o irmão, embora o governo vá contra o nosso trabalho e nos coloque em muitas dificuldades, é uma grande oportunidade de dar testemunho do nosso pensamento cristão, de pregar o Reino de Deus, permanecendo leal a Jeová e neutro em relação a qualquer outro tipo do governo. Assim estaremos dando testemunho a favor de Jeová e de sua autoridade, a única legítima em toda a Terra.
Esse pensamento do irmão é o que devemos ter. Sempre seja leal, neutro e coloque o Reino de Deus em primeiro lugar. Porque se Jeová permite algo, é por um motivo, como diz o irmão. Se Jeová permite e nos vemos em certas situações, é uma oportunidade única que ele nos dá de dar testemunho, louvar e honrar seu nome.
Comentários
Postar um comentário